Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre as classificações dos triângulos. Lembrando que os alunos deverão conhecer o tema, nesse caso, do plano anterior. As que levam em consideração seus lados e as que levam em consideração seus ângulos internos. Faça as perguntas do slide e ouça as explicações dos alunos. Feito isso, conclua o aquecimento repetindo as classificações que os próprios alunos se lembraram.
Quanto aos lados
- Equiláteros (3 lados iguais);
- Isósceles (2 lados iguais);
- Escaleno (3 lados diferentes).
Quanto aos ângulos internos
- Acutângulo (3 ângulos menores que 90º);
- Obtusângulo (1 ângulo maior que 90º);
- Retângulo (1 ângulo igual a 90º).
Propósito: Relembrar os alunos sobre estes importantes conceitos dos triângulos, que deverão ser levados em conta na resolução de diversos problemas, não somente desta aula como de outras também.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Organize a classe em grupos. Peça para juntarem as carteiras, distribua os palitos (22 palitos de 15 cm e 8 palitos de 18 cm, para formar triângulos diferentes) e a massa de modelar. Explique que cada grupo deverá usar todos os palitos para “construir” uma ponte entre duas carteiras, de maneira que uma carteira fique a 40 cm de distância da outra. As massas de modelar servirão para unir os palitos pelas pontas.
Observação: O tipo de palito dependerá de sua disponibilidade na região. Sugerimos palitos para aromatizante, pois são baratos e fáceis de encontrar. Os dois diferentes tamanhos de palitos também ficam a critério do professor, mas sugerimos dois tamanhos para que sejam construídos diferentes triângulos. A massa de modelar também poderá ser substituída por outro material, como: argila, bolinhas de isopor etc., ficando a critério do professor.
Propósito: Instigar a imaginação dos alunos para combinarem os palitos, formando triângulos e conseguir “solucionar o problema” de como construir uma estrutura forte o suficiente e que não se quebre ao meio, unindo as duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Diga aos alunos que agora é só juntar os palitos formando os triângulos e construir a ponte. Explique que devem conversar a fim de que descubram como devem ser os triângulos para aguentar sustentar a ponte. Cada grupo irá construir e unir os triângulos da maneira que achar melhor. Professor, deixe que os alunos tomem suas decisões e procure interferir o mínimo possível.
Converse com a classe:
- Se não tivessem usado triângulos a ponte aguentaria? Por quê?
Propósito: Estimular o desejo de solucionar o problema, propiciando o entendimento do assunto (usar a característica de rigidez das formas triangulares) pela prática.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Como foi dada a liberdade aos grupos para escolherem a maneira que iriam combinar os triângulos para construir uma ponte funcional. Sugerimos que cada grupo apresente sua ponte, colocando a mesma entre duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra, demonstrando que a ponte “aguenta”. Se a ponte resistiu, o grupo escolheu a melhor combinação de triângulos.
Pergunte aos alunos:
- As estruturas em forma de triângulos que foram montadas na ponte poderiam ser classificadas como quais triângulos? Sugira comparar os palitos que formam os lados para dar a classificação quanto aos lados.
- Qual motivo de terem escolhido essa combinação? Como as pontes serão diferentes os grupos deverão basear sua resposta na ponte que construíram.
- Conseguem deduzir os ângulos das estruturas em forma de triângulos montados com palitos iguais? Se foram utilizados palitos iguais, a estrutura tem a forma de um triângulo equilátero e seus ângulos serão de 60º.
- Depois de construída a ponte, conseguem visualizar na mesma, a figura de outro polígono? Qual? Como cada grupo possivelmente montou uma ponte diferente as respostas poderão variar um pouco. No caso da ponte apresentada no slide, podemos identificar estruturas em forma de quadriláteros diversos (paralelogramos, trapézios, quadrados e retângulos).
Propósito: Compreender que “neste caso” a ponte resistiu por causa das estruturas em forma de triângulos e de suas características. Sem os triângulos, o problema da ponte resistir ao seu próprio peso não seria solucionado.
Encerramento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre os resultados obtidos na aula. Faça questionamentos sobre as classificações dos triângulos usados na construção da ponte, pergunte se era possível construírem um triângulo escaleno, e os motivos da resposta.
Questione os alunos sobre quais as diferenças entre uma estrutura na forma de um quadrilátero e outra na forma de triângulo. Neste momento o professor pode apresentar um modelo construído com canudos e tachinhas para os alunos, demonstrando que a forma quadrilátera não é rígida como a forma triangular.
Durante a conversa de encerramento peça aos alunos para fazerem anotações sobre o que aprenderam na aula.
Propósito: Solucionar um problema concreto (construir uma ponte) destacando a importância da característica de rigidez dos triângulos usados nas estruturas que formarão a ponte.
Material complementar para impressão:
Estrutura de canudos