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Plano de aula - Trabalhando com triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre características dos triângulos

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA18 - Identificar as características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e ângulos




Objetivos específicos

Construir uma estrutura que utilize  as propriedades dos triângulos que lhe dão rigidez



Conceito-chave

Características dos triângulos

Recursos necessários

  • Palitos de madeira de dois tamanhos diferentes, sendo 22 menores e 8 maiores, por grupo;
  • Massa de modelar (dois bastões para cada grupo).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Referências bibliográficas para consulta

Referências complementares

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as classificações dos triângulos. Lembrando que os alunos deverão conhecer o tema, nesse caso, do plano anterior. As que levam em consideração seus lados e as que levam em consideração seus ângulos internos. Faça as perguntas do slide e ouça as explicações dos alunos. Feito isso, conclua o aquecimento repetindo as classificações que os próprios alunos se lembraram.

Quanto aos lados

  • Equiláteros (3 lados iguais);
  • Isósceles (2 lados iguais);
  • Escaleno (3 lados diferentes).

Quanto aos ângulos internos

  • Acutângulo (3 ângulos menores que 90º);
  • Obtusângulo (1 ângulo maior que 90º);
  • Retângulo (1 ângulo igual a 90º).

Propósito: Relembrar os alunos sobre estes importantes conceitos dos triângulos, que deverão ser levados em conta na resolução de diversos problemas, não somente desta aula como de outras também.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Organize a classe em grupos. Peça para juntarem as carteiras, distribua os palitos (22 palitos de 15 cm e 8 palitos de 18 cm, para formar triângulos diferentes) e a massa de modelar. Explique que cada grupo deverá usar todos os palitos para “construir” uma ponte entre duas carteiras, de maneira que uma carteira fique a 40 cm de distância da outra. As massas de modelar servirão para unir os palitos pelas pontas.

Observação: O tipo de palito dependerá de sua disponibilidade na região. Sugerimos palitos para aromatizante, pois são baratos e fáceis de encontrar. Os dois diferentes tamanhos de palitos também ficam a critério do professor, mas sugerimos dois tamanhos para que sejam construídos diferentes triângulos. A massa de modelar também poderá ser substituída por outro material, como: argila, bolinhas de isopor etc., ficando a critério do professor.

Propósito: Instigar a imaginação dos alunos para combinarem os palitos, formando triângulos e conseguir “solucionar o problema” de como construir uma estrutura forte o suficiente e que não se quebre ao meio, unindo as duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Diga aos alunos que agora é só juntar os palitos formando os triângulos e construir a ponte. Explique que devem conversar a fim de que descubram como devem ser os triângulos para aguentar sustentar a ponte. Cada grupo irá construir e unir os triângulos da maneira que achar melhor. Professor, deixe que os alunos tomem suas decisões e procure interferir o mínimo possível.

Converse com a classe:

  • Se não tivessem usado triângulos a ponte aguentaria? Por quê?

Propósito: Estimular o desejo de solucionar o problema, propiciando o entendimento do assunto (usar a característica de rigidez das formas triangulares) pela prática.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Como foi dada a liberdade aos grupos para escolherem a maneira que iriam combinar os triângulos para construir uma ponte funcional. Sugerimos que cada grupo apresente sua ponte, colocando a mesma entre duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra, demonstrando que a ponte “aguenta”. Se a ponte resistiu, o grupo escolheu a melhor combinação de triângulos.

Pergunte aos alunos:

  • As estruturas em forma de triângulos que foram montadas na ponte poderiam ser classificadas como quais triângulos? Sugira comparar os palitos que formam os lados para dar a classificação quanto aos lados.
  • Qual motivo de terem escolhido essa combinação? Como as pontes serão diferentes os grupos deverão basear sua resposta na ponte que construíram.
  • Conseguem deduzir os ângulos das estruturas em forma de triângulos montados com palitos iguais? Se foram utilizados palitos iguais, a estrutura tem a forma de um triângulo equilátero e seus ângulos serão de 60º.
  • Depois de construída a ponte, conseguem visualizar na mesma, a figura de outro polígono? Qual? Como cada grupo possivelmente montou uma ponte diferente as respostas poderão variar um pouco. No caso da ponte apresentada no slide, podemos identificar estruturas em forma de quadriláteros diversos (paralelogramos, trapézios, quadrados e retângulos).

Propósito: Compreender que “neste caso” a ponte resistiu por causa das estruturas em forma de triângulos e de suas características. Sem os triângulos, o problema da ponte resistir ao seu próprio peso não seria solucionado.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre os resultados obtidos na aula. Faça questionamentos sobre as classificações dos triângulos usados na construção da ponte, pergunte se era possível construírem um triângulo escaleno, e os motivos da resposta.

Questione os alunos sobre quais as diferenças entre uma estrutura na forma de um quadrilátero e outra na forma de triângulo. Neste momento o professor pode apresentar um modelo construído com canudos e tachinhas para os alunos, demonstrando que a forma quadrilátera não é rígida como a forma triangular.

Durante a conversa de encerramento peça aos alunos para fazerem anotações sobre o que aprenderam na aula.

Propósito: Solucionar um problema concreto (construir uma ponte) destacando a importância da característica de rigidez dos triângulos usados nas estruturas que formarão a ponte.

Material complementar para impressão:

Estrutura de canudos

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Orientação: Os alunos deverão realizar a atividade de raio X em 10 minutos e será individual. Distribua a folha com o exercício impresso e explique aos alunos para ficarem atentos na identificação dos triângulos.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Referências bibliográficas para consulta

Referências complementares


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA18 - Identificar as características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e ângulos




Objetivos específicos

Construir uma estrutura que utilize  as propriedades dos triângulos que lhe dão rigidez



Conceito-chave

Características dos triângulos

Recursos necessários

  • Palitos de madeira de dois tamanhos diferentes, sendo 22 menores e 8 maiores, por grupo;
  • Massa de modelar (dois bastões para cada grupo).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as classificações dos triângulos. Lembrando que os alunos deverão conhecer o tema, nesse caso, do plano anterior. As que levam em consideração seus lados e as que levam em consideração seus ângulos internos. Faça as perguntas do slide e ouça as explicações dos alunos. Feito isso, conclua o aquecimento repetindo as classificações que os próprios alunos se lembraram.

Quanto aos lados

  • Equiláteros (3 lados iguais);
  • Isósceles (2 lados iguais);
  • Escaleno (3 lados diferentes).

Quanto aos ângulos internos

  • Acutângulo (3 ângulos menores que 90º);
  • Obtusângulo (1 ângulo maior que 90º);
  • Retângulo (1 ângulo igual a 90º).

Propósito: Relembrar os alunos sobre estes importantes conceitos dos triângulos, que deverão ser levados em conta na resolução de diversos problemas, não somente desta aula como de outras também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Organize a classe em grupos. Peça para juntarem as carteiras, distribua os palitos (22 palitos de 15 cm e 8 palitos de 18 cm, para formar triângulos diferentes) e a massa de modelar. Explique que cada grupo deverá usar todos os palitos para “construir” uma ponte entre duas carteiras, de maneira que uma carteira fique a 40 cm de distância da outra. As massas de modelar servirão para unir os palitos pelas pontas.

Observação: O tipo de palito dependerá de sua disponibilidade na região. Sugerimos palitos para aromatizante, pois são baratos e fáceis de encontrar. Os dois diferentes tamanhos de palitos também ficam a critério do professor, mas sugerimos dois tamanhos para que sejam construídos diferentes triângulos. A massa de modelar também poderá ser substituída por outro material, como: argila, bolinhas de isopor etc., ficando a critério do professor.

Propósito: Instigar a imaginação dos alunos para combinarem os palitos, formando triângulos e conseguir “solucionar o problema” de como construir uma estrutura forte o suficiente e que não se quebre ao meio, unindo as duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Diga aos alunos que agora é só juntar os palitos formando os triângulos e construir a ponte. Explique que devem conversar a fim de que descubram como devem ser os triângulos para aguentar sustentar a ponte. Cada grupo irá construir e unir os triângulos da maneira que achar melhor. Professor, deixe que os alunos tomem suas decisões e procure interferir o mínimo possível.

Converse com a classe:

  • Se não tivessem usado triângulos a ponte aguentaria? Por quê?

Propósito: Estimular o desejo de solucionar o problema, propiciando o entendimento do assunto (usar a característica de rigidez das formas triangulares) pela prática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Como foi dada a liberdade aos grupos para escolherem a maneira que iriam combinar os triângulos para construir uma ponte funcional. Sugerimos que cada grupo apresente sua ponte, colocando a mesma entre duas carteiras a 40 cm de distância uma da outra, demonstrando que a ponte “aguenta”. Se a ponte resistiu, o grupo escolheu a melhor combinação de triângulos.

Pergunte aos alunos:

  • As estruturas em forma de triângulos que foram montadas na ponte poderiam ser classificadas como quais triângulos? Sugira comparar os palitos que formam os lados para dar a classificação quanto aos lados.
  • Qual motivo de terem escolhido essa combinação? Como as pontes serão diferentes os grupos deverão basear sua resposta na ponte que construíram.
  • Conseguem deduzir os ângulos das estruturas em forma de triângulos montados com palitos iguais? Se foram utilizados palitos iguais, a estrutura tem a forma de um triângulo equilátero e seus ângulos serão de 60º.
  • Depois de construída a ponte, conseguem visualizar na mesma, a figura de outro polígono? Qual? Como cada grupo possivelmente montou uma ponte diferente as respostas poderão variar um pouco. No caso da ponte apresentada no slide, podemos identificar estruturas em forma de quadriláteros diversos (paralelogramos, trapézios, quadrados e retângulos).

Propósito: Compreender que “neste caso” a ponte resistiu por causa das estruturas em forma de triângulos e de suas características. Sem os triângulos, o problema da ponte resistir ao seu próprio peso não seria solucionado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre os resultados obtidos na aula. Faça questionamentos sobre as classificações dos triângulos usados na construção da ponte, pergunte se era possível construírem um triângulo escaleno, e os motivos da resposta.

Questione os alunos sobre quais as diferenças entre uma estrutura na forma de um quadrilátero e outra na forma de triângulo. Neste momento o professor pode apresentar um modelo construído com canudos e tachinhas para os alunos, demonstrando que a forma quadrilátera não é rígida como a forma triangular.

Durante a conversa de encerramento peça aos alunos para fazerem anotações sobre o que aprenderam na aula.

Propósito: Solucionar um problema concreto (construir uma ponte) destacando a importância da característica de rigidez dos triângulos usados nas estruturas que formarão a ponte.

Material complementar para impressão:

Estrutura de canudos

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos

Orientação: Os alunos deverão realizar a atividade de raio X em 10 minutos e será individual. Distribua a folha com o exercício impresso e explique aos alunos para ficarem atentos na identificação dos triângulos.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

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