Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo do estreito de Bósforo, a fim de reconhecer a importância geoestratégica e geopolítica da região, compreendendo as relações estabelecidas na fronteira entre Europa e Ásia.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.
https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://magazine.zarpo.com.br/estreito-de-bosforo-istambul-nisantasi/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
https://www.dn.pt/mundo/interior/e-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-5358978.html. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Istambul. A antiga Bizâncio e Constantinopla, é maior cidade da Turquia. Para saber mais sobre essa cidade, acesse os links disponíveis em:
https://www.tudosobreistambul.com/historia. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://geografiadavida.com/2012/11/27/istambu-geografia-curiosa/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Istambul. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Qual a única cidade localizada em dois continentes? Matéria publicada na Superinteressante que traz a questão da transcontinentalidade de Istambul. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em 13 de abril de 2019.
Os encantos de Istambul, a cidade de dois continentes. Reportagem exibida no programa Domingo Espetacular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Constantinopla. Para saber mais acesso o link, disponível em: https://www.infoescola.com/antiguidade/constantinopla/. Acesso em: 22 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade,fronteiras e mobilidade urbana.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de textos e imagem, a fim de compreender a importância geopolítica do estreito de Bósforo.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatam os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade, fronteiras e mobilidade urbana.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Inicie uma conversa com os estudantes a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione-os sobre o que eles já conhecem da região do estreito de Bósforo, bem como sua localização geográfica e aspectos naturais, sociais e históricos conhecidos por eles. Caso não tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região. Em seguida, apresente os dois mapas, que apresentam a localização do estreito de Bósforo, sendo o primeiro um recorte maior, entre Europa e Ásia e o segundo um mapa com a localização da Turquia, com destaque ao estreito. Nesse momento, informe o Estreito de Bósforo é um marco fronteiriço que divide Europa e Ásia e que a Turquia é considerada uma nação transcontinental, pois apresenta seus territórios nos dois continentes, como pode ser observado no mapa. Por fim, apresente a imagem de satélite da região, na qual observa-se as características físicas e geográficas, como sendo um canal que liga o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, chame atenção para uma das característica mais marcante da região que é a cidade de Istambul, única cidade localizada em dois continentes.
Material complementar
Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7QcyrRbJ7TnvJ7nSeCDAHernnBxvjEwVnfU9bsrqh6xVwpVQGDReFgTU8ewB/geo9-07und05-imagens-da-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre o papel geopolítico do Bósforo ao longo da história e por que os acordos e tratados internacionais são fundamentais nos dias atuais. Nesse momento, é importante que os alunos não tenham, a preocupação de uma resposta correta, mas que surja um momento de chuva de ideias, para que você perceba o que os alunos entendem por um papel geopolítico e o que os alunos entendem por acordos e tratados.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Proponha aos estudantes, em dupla, uma leitura colaborativa de uma imagem de satélite e de trechos de alguns textos selecionados. em seguida os alunos deverão responder questões acerca da importância geopolítica do estreito de Bósforo, bem como a união entre Europa e Ásia a partir de construções humanas, no caso das três pontes construídas pela Turquia. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rDCsDES6Wp4aPCsmB6QeM2ruqAKt6BF2YHKX4VYr7b2VYpAgpdpk5VPe7rMj/geo9-07und05-material-para-acao-propositiva.pdf. As questões propostas tem como objetivo discutir a importância geopolítica do Bósforo, por estabelecer uma ligação natural entre os continentes: Europa e Ásia. Na Questão 1 espera-se que os estudantes identifiquem na imagem de satélite as características de um estreito, sendo ele um canal que liga dois mares, o Mar de Marmara ao sul ao Mar negro ao Norte. Além disso, que é uma região com as margens densamente povoada, com a presente de uma grande malha urbana, e que os fluxos de mercadorias e pessoas podem ser via marítima e terrestre, por meio de construções de pontes. Na Questão 2, os estudantes deverão recorrer a importância histórica da região, sobretudo, na época do império Otomano, quando Istambul era denominada Constantinopla, quando a cidade foi tomada pelos Turcos-Otomanos em 1453 e os europeus foram impedidos de se deslocarem até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas. Na questão 3, os alunos devem associar a presença das pontes construídas no estreito como a principal forma de deslocamento dos moradores de Istambul, que se deslocam diariamente entre as duas partes, europeia a oeste e asiática a leste. Por fim, a Questão 5 espera-se que os estudantes consigam perceber a importância geopolítica no pronunciamento do presidente turco, no qual estabelece uma conexão entre os dois continentes.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, realize uma breve sintetização dos conhecimentos aprendidos na aula. Para isso, retome a afirmação que o estreito de Bósforo tem uma importância geopolítica, por estabelecer uma importante ligação natural entre dois continentes, percebida ao longo da história desde da época dos impérios, sobretudo o Otomano, no qual a cidade de Istambul era chamada de Constantinopla. E que a cidade de Istambul tem uma característica marcante que é a transcontinentalidade, por ter seus território separado por dois continentes, Europa e Ásia.