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Plano de aula - As fronteiras naturais entre Europa e Ásia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Docs

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar as fronteiras naturais entre a Europa e a Ásia, e suas principais características. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em duplas ou grupos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Neste momento, proponha a questão que terá função de ligar a contextualização apresentada à pesquisa proposta a seguir. Estimule os alunos a pensarem quais elementos fisiográficos foram utilizados para definir a fronteira entre os continentes Europa e Ásia. Espera-se que eles indiquem a presença de algum relevo acidentado, como uma montanha ou um rio, como divisor de espaços, estabelecendo limites fronteiriços. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso. Por exemplo: "Você conhece os motivos que levaram essa região a ser escolhida como o limite entre a Europa e a Ásia? Essa região é marcada por conflitos, mas, afinal, esses conflitos são motivados por quais aspectos?". Nesse momento, é importante ressaltar que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolíticas, étnicas e religiosas. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Envie os arquivos necessários para as atividades desta etapa, disponíveis aqui. Proponha uma pesquisa a fim de identificarem as fronteiras naturais e suas principais características. Eles podem usar o Google Docs, por exemplo. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro a fim de sistematizar as informações encontradas sobre as fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais: espera-se que os alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formando a fronteira tradicional entre a Europa e a Ásia, e que se estende do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, e é marcada pela presença de uma cadeia de montanhas denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. O Cáucaso assume um papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) ao Mar Negro, separando a Europa da Ásia, e separando Istambul, cidade da Turquia que se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam. Grave um áudio e oriente os alunos pelo WhatsApp. Fique atento para ajudá-los quando as dúvidas surgirem. Solicite que os alunos enviem suas produções a toda a classe no momento correto. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Para finalizar a aula, grave um vídeo curto propondo uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. Informe aos alunos que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, classificadas como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia, que se caracteriza como país europeu devido à história de conquistas imperiais na Ásia, e a Turquia, que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia com cerca de 12 milhões de habitantes, estende-se pelos dois continente. Dividida pelo estreito de Bósforo, a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste, no continente asiático. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem do Cáucaso, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_07UND03

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.


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