17859
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As fronteiras naturais entre Europa e Ásia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_07UND03

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp
- Acesso à internet
- Google Docs

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características. É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas ou grupos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Nesse momento, proponha a questão que terá função de ligação entre a contextualização apresentada e a pesquisa proposta a seguir, ou seja, estimule os alunos a pensarem quais os elementos fisiográficos foram utilizados para definir a fronteira entre os continentes Europa e Ásia. Espera-se que eles indiquem a presença de algum relevo acidentado, como uma montanha ou um rio como divisor de espaços, estabelecendo limites fronteiriços.Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso, por exemplo: "Você conhece os motivos que levaram essa região a ser escolhida como o limite entre a Europa e Ásia? Essa região é marcada por conflitos, mas afinal esses conflitos são motivados por quais aspectos?". Nesse momento, é importante ressaltar que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolítica, étnicas e religiosas. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Envie os arquivos necessários para as atividades nesta etapa, disponíveis aqui. Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Eles podem usar o Google Docs, por exemplo. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formando a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estende do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanhas, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas; e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia, e separando Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam. Grave um áudio e oriente os alunos pelo WhatsApp, fique atento para ajudá-los quando as dúvidas surgirem. Solicite que os alunos enviem suas produções para toda a classe no momento correto. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Para finalizar a aula, grave um vídeo curto, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul, fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a reportagem do Cáucaso, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_07UND03

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas