17859
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As fronteiras naturais entre Europa e Ásia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, iremos identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características, por meio de um trabalho colaborativo e de pesquisa.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno ou folha para registro, lápis e caneta, sala de informática com computadores com acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima cópias de textos dos três marcos fronteiriços entre Europa e Ásia: Montes Urais, região do Cáucaso e Estreito de Bósforo, podendo ser os textos indicados no “Saiba Mais” da Ação Propositiva. Você deverá ainda disponibilizar aos alunos cópia do material para o desenvolvimento da Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Continentes. Para saber mais sobre as divisões das terras emersas em continentes, acesse o link, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-continentes.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Fronteiras dos Continentes:Para entender mais sobre as fronteiras dos continentes, acesse os links, diponíveis em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_dos_continentes. Acesso em: 04 de abril de 2019 e https://www.geografiaopinativa.com.br/2013/07/fronteiras-dos-continentes.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Acidentes Geográficos. É um termo genérico utilizado para se referir a qualquer alteração ou transformação que ocorre sobre a superfície terrestre. Mais informações, acesse os links disponíveis em:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/acidentes-geograficos.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019 e http://professorleandronieves.blogspot.com/2015/11/acidentes-geograficos.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Fronteiras e limites. Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Para saber mais acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.

Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://escola.britannica.com.br/artigo/montes-Urais/482754. Acesso em: 14 de março de 2019.

https://www.suapesquisa.com/geografia/montes_urais.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Urais. Acesso em: 14 de março de 2019.

Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.

Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.

https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.

Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Istambul. Cidade da Turquia é considerada transcontinental, por estar localizada em dois continentes diferentes. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/cidade-localizada-em-dois-continentes-istambul. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos, em duplas ou grupos, na sala de informática ou ambiente que possibilite uma pesquisa na internet, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de pesquisa. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: As fronteiras naturais entre Europa e Ásia. Caso não seja possível a utilização da internet para pesquisa, você poderá realizar a atividade proposta na Ação Propositiva, por meio da leitura e análise de textos indicados no “Saiba mais” da Ação Propositiva, que servirão como fonte de pesquisa.

Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio, como marco fronteiriço.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha a questão que terá função de ligação entre a contextualização apresentada e a pesquisa proposta a seguir, ou seja, estimule os alunos a pensarem quais os elementos fisiográficos foram utilizados para definir a fronteira entre os continentes: Europa e Ásia. Espera-se que eles indiquem a presença de algum relevo acidentado, como uma montanha, relevo acidentado ou rio como divisor de espaços, estabelecendo limites fronteiriços.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, iremos identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características, por meio de um trabalho colaborativo e de pesquisa.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno ou folha para registro, lápis e caneta, sala de informática com computadores com acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima cópias de textos dos três marcos fronteiriços entre Europa e Ásia: Montes Urais, região do Cáucaso e Estreito de Bósforo, podendo ser os textos indicados no “Saiba Mais” da Ação Propositiva. Você deverá ainda disponibilizar aos alunos cópia do material para o desenvolvimento da Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Continentes. Para saber mais sobre as divisões das terras emersas em continentes, acesse o link, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-continentes.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Fronteiras dos Continentes:Para entender mais sobre as fronteiras dos continentes, acesse os links, diponíveis em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_dos_continentes. Acesso em: 04 de abril de 2019 e https://www.geografiaopinativa.com.br/2013/07/fronteiras-dos-continentes.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Acidentes Geográficos. É um termo genérico utilizado para se referir a qualquer alteração ou transformação que ocorre sobre a superfície terrestre. Mais informações, acesse os links disponíveis em:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/acidentes-geograficos.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019 e http://professorleandronieves.blogspot.com/2015/11/acidentes-geograficos.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Fronteiras e limites. Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Para saber mais acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.

Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://escola.britannica.com.br/artigo/montes-Urais/482754. Acesso em: 14 de março de 2019.

https://www.suapesquisa.com/geografia/montes_urais.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Urais. Acesso em: 14 de março de 2019.

Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.

Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.

https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.

Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Istambul. Cidade da Turquia é considerada transcontinental, por estar localizada em dois continentes diferentes. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/cidade-localizada-em-dois-continentes-istambul. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em: 04 de abril de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos, em duplas ou grupos, na sala de informática ou ambiente que possibilite uma pesquisa na internet, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de pesquisa. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: As fronteiras naturais entre Europa e Ásia. Caso não seja possível a utilização da internet para pesquisa, você poderá realizar a atividade proposta na Ação Propositiva, por meio da leitura e análise de textos indicados no “Saiba mais” da Ação Propositiva, que servirão como fonte de pesquisa.

Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio, como marco fronteiriço.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, realize uma breve contextualização. Para isso, apresente a imagem da superfície da Terra, na qual podemos observar à porção continental e a porção oceânica. Explique aos estudantes que a porção territorial visível, é denominada de terras emersas (acima do nível dos oceanos), onde habitamos e que esses grandes blocos de terras emersas são denominados Continentes. Em seguida apresente o Mapa “Planisfério - Divisão dos Continentes” do IBGE que mostra a divisão atual dos continentes, na qual prevê a existência de seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Informe-os que alguns pesquisadores não consideram a Antártida um continente, mas sim uma área continental e outros ainda, dividem a América em duas: América do Norte e América do Sul ou em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Essas definições são definidas e delimitadas por aspectos geográficos que podem ser naturais ou artificiais, como por exemplo, o Continente Americano que está localizado entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em seguida, mostre o mapa que ilustra a Eurásia, que constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K98SNDYD98xBQucFcsCFRpVH4aTCNnbaVjuywtRTByufVbg8ANrSgvETPxV6/geo9-07und03-imagens-da-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha a questão que terá função de ligação entre a contextualização apresentada e a pesquisa proposta a seguir, ou seja, estimule os alunos a pensarem quais os elementos fisiográficos foram utilizados para definir a fronteira entre os continentes: Europa e Ásia. Espera-se que eles indiquem a presença de algum relevo acidentado, como uma montanha, relevo acidentado ou rio como divisor de espaços, estabelecendo limites fronteiriços.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha uma pesquisa direcionada aos alunos, a fim de identificar as fronteiras naturais e suas principais características. Para nortear as pesquisa dos estudantes, solicite o preenchimento do quadro, a fim de sistematizar as informações encontradas das fronteiras entre Europa e Ásia. Espera-se que os alunos consigam identificar os três marcos fronteiriços entre esses dois continentes, sendo eles: os Montes Urais, a região do Cáucaso e o Estreito de Bósforo, identificando a localização, as principais características e os países abrangentes. Sobre os Monte Urais espera-se que alunos compreendam que se trata de uma extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia e que se estendem do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Já a região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio, marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. E quanto ao Estreito de Bósforo, espera-se que os alunos compreendam que se trata de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia , separando a cidade de Istambul, cidade da Turquia, ou seja, a cidade se localiza em dois continentes diferentes ao mesmo tempo. Após realizada a pesquisa, disponibilize o mapa fisiográfico da região e peça que os alunos indiquem o local onde esses marcos de fronteira se localizam.

Material complementar

Para realização da atividade proposta, imprima o material complementar para os alunos, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VJbjjYaVVCgpxxAN6DnPSEdC7gBMbzWUn2jpmJgBq9YP4e5EASU6MqaGwDcN/geo9-07und03-material-para-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a aula, proponha uma reflexão sobre a divisão dos continentes a partir de limites naturais, levando em consideração apenas aspectos fisiográficos. As convenções que apenas um aspectos são, por muitas vezes, arbitrárias. Informe aos alunos, que nas fronteiras entre Europa e Ásia, por exemplo, encontramos países que são separados em dois continentes, como é o caso da Rússia e da Turquia, que são classificados como estados ou nações transcontinentais. Diante disso, outros aspectos são considerados além dos aspectos físico-naturais, como é o caso da Rússia que se caracteriza como país europeu devido a história de conquistas imperiais na Ásia e a Turquia que se caracteriza como país asiático devido às conquistas territoriais na Europa desde o antigo Império Otomano. Por fim, informe aos alunos que Istambul, cidade da Turquia, com cerca de 12 milhões de habitantes, que se estende nos dois continentes, pois é dividida pelo estreito de Bósforo, sendo a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano