17858
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Região do Cáucaso

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar a região do Cáucaso como uma região de fronteiras entre a Europa e Ásia, compreendendo os conflitos e a questão geopolítica dessa região.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar o Cáucaso como uma região de fronteiras entre a Europa e a Ásia, compreendendo os conflitos e a questão geopolítica dessa região. É recomendável que para esta aula os alunos estejam dispostos em duplas. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Professor, envie os mapas para a contextualização, disponíveis aqui. Grave um áudio para iniciar uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios da turma. Para isso, questione o que eles já sabem a respeito da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Proponha questões problematizadoras para induzir à reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso. Por exemplo: "Você conhece os motivos que levaram essa região a ser escolhida como o limite entre a Europa e a Ásia? Essa região é marcada por conflitos, mas, afinal, esses conflitos são motivados por quais aspectos?". Nesse momento, é importante ressaltar que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolíticas, étnicas e religiosas. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Proponha aos alunos, divididos em duplas, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e da resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, envie aos alunos os textos disponíveis aqui. Grave um áudio e oriente-os pelo WhatsApp. Solicite que enviem suas produções para toda a classe no momento correto. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Para finalizar a aula, traga uma reflexão sobre a afirmação de que a região de fronteira do Cáucaso é marcada por conflitos vigentes, como pode ser identificado nos textos apresentados e lidos por eles. Além disso, relacione a importância geopolítica da região com os interesses dos países vizinhos, como é o caso do Irã, Turquia e Rússia. Este último mantém relações conflituosas com algumas de suas repúblicas, como é o caso da Chechênia, em luta separatista. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem à reportagem do Cáucaso, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_07UND02

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas