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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Região do Cáucaso

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar a região do Cáucaso como uma região de fronteiras entre a Europa e Ásia, compreendendo os conflitos e a questão geopolítica dessa região.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo da região do Cáucaso, a fim de identificar a região como marco de fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia. Além disso, os alunos serão motivados a compreender os conflitos existente nessa fronteira, de diversas naturezas, como caráter separatista, social, cultural, étnico e religioso.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

Cáucaso e seus conflitos. Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

Conflitos no Cáucaso. Atualmente há diversos conflitos nessa região entre eles o conflito na Chechênia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/conflitos_e_crises_atuais/aulas/russia_conflito_na_regiao_do_caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/historia/conflitos-do-caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/conflito-na-chechenia.htm. Acesso em: 25 de março de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de texto, afim da compreensão dos conflitos existentes nessa região. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Cáucaso: fronteira entre Europa e Ásia.

Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatem os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

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Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso referentes a limitação natural dos continentes europeu e asiático e os conflitos existentes. Nesse momento, é importante ressaltar o que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolítica, étnicas e religiosas.

Ação Propositiva select-down

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

Ação Propositiva select-down

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Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

Sistematização select-down

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, traga a reflexão sobre a afirmação que a região de fronteira do Cáucaso é marcada por conflitos vigentes, como pode ser identificado nos textos apresentados e lidos por eles. Além disso, relacione a importância geopolítica da região com os interesses dos países vizinhos, como é o caso do Irã, Turquia e Rússia, como é o caso da Rússia que mantém relações conflituosas com algumas de suas repúblicas, como é o caso da Chechênia, na luta separatista.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, embarcaremos em um estudo da região do Cáucaso, a fim de identificar a região como marco de fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia. Além disso, os alunos serão motivados a compreender os conflitos existente nessa fronteira, de diversas naturezas, como caráter separatista, social, cultural, étnico e religioso.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens; caderno, lápis, borracha, caneta para registro da atividade; Atlas Escolar e Mapas Mundi, caso não seja possível a projeção ou impressão dos materiais apresentados e a Material impresso da Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

Material para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.

Cáucaso e seus conflitos. Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

Conflitos no Cáucaso. Atualmente há diversos conflitos nessa região entre eles o conflito na Chechênia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:

https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/conflitos_e_crises_atuais/aulas/russia_conflito_na_regiao_do_caucaso. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.infoescola.com/historia/conflitos-do-caucaso/. Acesso em: 25 de março de 2019.

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/conflito-na-chechenia.htm. Acesso em: 25 de março de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos em duplas, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de leitura e interpretação de texto, afim da compreensão dos conflitos existentes nessa região. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: Cáucaso: fronteira entre Europa e Ásia.

Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio como marco fronteiriço. Além disso, você pode utilizar seleção de textos, notícias que relatem os conflitos ou tensões existentes nessas áreas de limites e/ou fronteiras.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população, sociedade e fronteiras.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

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Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

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Orientações: Inicie uma conversa com os alunos a fim de realizar uma sondagem dos conhecimentos prévios. Para isso, questione os alunos sobre o que eles já conhecem da região do Cáucaso, como sua localização geográfica e aspectos conhecidos por eles. Caso os alunos tenham total desconhecimento da região, informe-os que isso não será um problema, pois nessa aula eles terão oportunidade de conhecer a região, seus aspectos e conflitos.

Em seguida, apresente as imagens de satélites da região do Cáucaso para que os alunos consigam identificar a presença de uma cordilheira, denominada Cordilheira do Cáucaso e suas planícies adjacentes, localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Informe aos alunos que essa região marca a fronteira entre a Europa e Ásia, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas distribuídas em três países independentes, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas partes da Turquia e Rússia e algumas repúblicas da Rússia, sendo elas: Chechênia, Inguchétia, Adiguésia, Cabárdia-Balcária, Carachi-Circássia, Ossétia do Norte, Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol, como pode ser observado no mapa político da região.

Por fim, destaque que Geórgia e a Armênia são considerados países integrantes do continente da Europa, enquanto que o Azerbaijão é classificado tradicionalmente como um país do continente da Ásia, entretanto, algumas fontes o considera como país transcontinental (pertencente ao continente europeu e asiático).

Material complementar

Caso não seja possível projetar as imagens, você pode realizar a impressão das imagens utilizadas nessa etapa. Para isso, acesse o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3XHGE9ceZpQdzDnUhA3JAqFdy5EnbNMK7NXJxA5sewkXByebfQ9MjtybWjFq/geo9-07und02-imagens-para-contextualizacao.pdf

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Proponha questões problematizadoras para induzir a reflexão sobre os problemas encontrados na região do Cáucaso referentes a limitação natural dos continentes europeu e asiático e os conflitos existentes. Nesse momento, é importante ressaltar o que os conflitos dessa região estão ligados a vários aspectos, como a pluralidade existente, questões separatistas, geopolítica, étnicas e religiosas.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

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Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

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Orientações: Nesse momento, proponha aos alunos, em dupla, uma leitura colaborativa de trechos de alguns textos selecionados, seguida de uma análise e resolução de questões acerca dos conflitos existentes na fronteira do Cáucaso. Para isso, distribua cópia dos textos selecionados e das questões a serem discutidas e respondidas pelos alunos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjhAdap9dVJq2XCBPQBSS383eVaEScvrR6exU7NT4JKkrB7GCmYFWswuTm94/ge09-07un02-material-para-acao-propositiva.pdf

As questões propostas tem como objetivo levar o aluno identificar os problemas ocorridos na fronteira do Cáucaso, suas origens e consequências. Na Questão 1 espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 que a região foi ponto de encontro entre Oriente e Ocidente e que sua posição estratégica favoreceu a chegada de vários povos, possibilitada pela presença das montanhas e vales que serviram de refúgio para as mais variadas minorias étnicas. A Questão 2 aborda a grande diversidade, nos aspectos étnicos e religiosos, sendo que os alunos devem identificar no Texto 2, a informação explícita que a região conta com cerca de 100 etnias, resultando a maior diversidade linguística que existe no mundo e também há o encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda algumas budistas em minoria. A questão 3 aborda a posição estratégica política-econômica, na qual os alunos devem atribuir essa condição ao fato de ser considerada a fronteira geográfica entre a Europa e Ásia, além de abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos. Na questão 4, o aluno terá que identificar marcos históricos da ocupação do Cáucaso, bem como os séculos e os povos que habitaram essa região, para isso, deverá coletar informações contidas no Texto 4. Por fim, na Questão 5 eles deverão relacionar os problemas da fronteira dos Cáucaso, não sendo apenas um problema de limite, mas todas as relações identificadas anteriormente, como por exemplo, os conflitos de ordem separatista, que busca a independência (exemplo da Chechênia), conflitos e tensões de ordem étnica e social, devido a grande diversidade, com cerca de 100 etnia e religiosa pelo encontro entre as religiões cristã e muçulmanas, possuindo ainda budista em minoria. Outro fator relevante que deve ser apontado pelos alunos é o fato da região possuir jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, traga a reflexão sobre a afirmação que a região de fronteira do Cáucaso é marcada por conflitos vigentes, como pode ser identificado nos textos apresentados e lidos por eles. Além disso, relacione a importância geopolítica da região com os interesses dos países vizinhos, como é o caso do Irã, Turquia e Rússia, como é o caso da Rússia que mantém relações conflituosas com algumas de suas repúblicas, como é o caso da Chechênia, na luta separatista.

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