17855
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Habitações em zonas de risco: alagamentos e deslizamentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender as áreas de habitações irregulares como zonas de risco para alagamentos, enchentes, desmoronamentos e deslizamentos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_17UND03

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é compreender as áreas de habitações irregulares como zonas de risco para alagamentos, enchentes, desmoronamentos e deslizamentos. A ideia é a aprendizagem a partir de um jogo de perguntas. Inicialmente, os alunos irão analisar quatro imagens de problemas comuns das ocupações em áreas de risco, que demonstram deslizamentos ou desmoronamentos, e enchentes ou alagamentos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie as imagens de contextualização (disponível aquipara os alunos. Grave um áudio e comente que são imagens de ocupações em áreas de risco, como encostas e regiões de várzeas e baixada. Em todas, verifica-se os acidentes por consequência dessas ocupações. As duas primeiras imagens tratam de deslizamentos ou desmoronamentos em áreas de encosta no estado do Rio de Janeiro. As duas últimas apresentam áreas de enchentes e alagamentos no RJ e MA. Incentive-os a discutir pelo WhatsApp da turma. Depois, faça comentários que identifique os fenômenos apresentados e discuta a ocupação irregular que ocorre nessas áreas. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos: "Que problemas foram observados? Como a ocupação irregular, relevo e o clima influenciam nos problemas constatados?". Espere as respostas dos alunos, que devem associar o impacto observado com a ocupação irregular, clima e relevo. Nas áreas de encostas observa-se relevo íngreme e declividade acentuada que, associado com a ocupação responsável pela a retirada da cobertura vegetal - ou seja, a impermeabilização dos solos - e com as chuvas intensas, favorecem escoamento de água e não sua infiltração, tendo como consequência os escorregamentos de terras, deslizamentos e desmoronamentos de habitações. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Nesse momento, a sala deve ser dividida em dois grupos. Cada um representando um fenômeno observado: enchentes e alagamentos em áreas de várzeas de rios e baixadas; e outro, os deslizamentos e desmoronamentos em áreas de encostas e escorregadias. Se achar necessário, diferencie os termos. Enchente ocorre quando temos o aumento do nível da água, causada sobretudo pela elevada vazão da chuva, geralmente está associada ao transbordamento de rios e canais, atingindo grandes áreas. Alagamento ocorre pelo acúmulo de água e sistema de drenagem sem eficácia ou até mesmo em falta, ou seja, está associado ao acúmulo de água na ruas e no perímetro urbano, por problemas de drenagem. Os grupos devem elaborar questões a respeito desse assunto que tenham como resposta V (verdadeiro) ou F (falso). Solicite que cada grupo elabore ao menos 07 questões. Você pode sugerir ao alunos assuntos para embasar a elaboração das questões, como as causas do fenômeno, consequências, medidas preventivas ou corretivas, que órgão são responsáveis pelo acidente, política adequadas diante o cenário, medidas a serem tomada pela população diante a situação, etc. Você pode permitir que eles usem seus livros didáticos ou pesquisem sobre a temática para aprimorar a elaboração das questões. Quando os alunos terminarem, solicite que eles enviem apenas para você a produção via WhatsApp. Cheque a viabilidade das perguntas, revise as questões e respostas dos alunos para que não haja conceitos incorretos. Logo após esse momento, planeje uma dinâmica de perguntas e respostas entre os grupos. Os alunos irão questionar o grupo oposto. Você pode estabelecer regras como: uma pessoa deve perguntar diretamente a outra; ou que haja sorteio dos alunos que devem responder no grupo; ou todos do grupo podem combinar a resposta e depois responder por meio de um orador final. A cada resposta correta, o grupo ganha um ponto. A cada resposta errada, o ponto deve ir para o grupo que elaborou a questão. Vence quem ao final tiver mais pontos. Tempo estimado: 60 minutos.

Sistematização
Por fim, após a dinâmica das questões, converse com os alunos pelo WhatsApp a respeito dos temas levantados. Além de retomar os conceitos, você pode sugerir que busquem soluções aos problemas levantados, tais como: melhoria no sistema de drenagens por meio de filtros subterrâneos, plantio de vegetação nas áreas de risco (encostas ou beira de rios) para ampliar a infiltração de água e evitar escoamento superficial ou por meio da construção da pavimentação com concreto mais poroso, desocupação de áreas de risco por meio da relocação de populações para moradias populares, entre outras. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre enchentes e inundações, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_17UND03

(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas