10377
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Direção faz Sentido

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Plano Cartesiano

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Maria Viana Suriano

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir e localizar pontos no plano cartesiano como e conhecer a localização de pontos de forma descritiva.

Conceito-chave

Plano Cartesiano

Recursos necessários

Folha de atividades impressa, Régua, Datashow (opcional)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento “ONDE ESTÁ?” select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .

Discuta com a turma:

  • Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
  • Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?

No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?ão suficientes e às vezes há a necessidade de utilizar um ponto de referência.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento “ONDE ESTÁ?” select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .

Discuta com a turma:

  • Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
  • Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?
  • No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Estabelecer um padrão para encontrar Marrie.

Orientação: Apresente a Marrie a turma. Diga a turma que eles terão primeiramente que encontrar Marrie na imagem. Essa atividade pode ser feita na própria apresentação de slide. Caso não seja possível utilizar o projetor faça a impressão colorida da atividade e separe a turma em duplas ou trios para realizarem a tarefa e trocarem estratégias de solução.

Pergunte à turma: “Onde está Marrie?”. Dê um tempo para que os alunos consigam encontrá-la. Incentive-os a persistirem e buscarem estratégias para achá-la com mais rapidez. Podem surgir ideias como tentar estabelecer fileiras na mente ou manuseando a imagem. Os alunos podem mostrar que estão praticando essa estratégia na vertical ou na horizontal, em linha, deslizando o dedo ou em zig zag. Valorize cada estratégia.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para localizar a Marrie?
  • Que facilidades que essas estratégias podem causar? Se aplicarmos essas estratégias em conjunto que tipo de imagem é possível visualizar? Essas estratégias utilizadas na horizontal ou na vertical podem ser aplicadas em conjunto formando uma espécie de quadriculado?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal: select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Construir o plano cartesiano e reconhecer descrever pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientação: Apresente a imagem a turma com a malha quadriculada para facilitar a localização. Pergunte aos alunos se a malha quadriculada se assemelha a alguma estratégia que eles utilizaram. Peça aos alunos que sugiram uma forma de indicar a localização de Marrie sem apontar no slide ou manusear a folha. Espera-se que os alunos percebam que existe uma relação entre a localização de Marrie e a malha quadriculada. Que a malha ajuda na localização. Espera-se ainda que os alunos indiquem a localização expressando-a contando as linhas na vertical e na horizontal. Todavia é possível que essa contagem seja feita pelos alunos de outro modo. Permita que os alunos expressem suas estratégias. Sugira um ponto de referência para se começar a contagem para o desenvolvimento dessa parte da atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais os valores obtidos na contagem realizada por eles?
  • Existe necessidade de se estabelecer um padrão para determinar a localização?
  • Qual o ponto de referência adotado pelos alunos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de representação melhor?
  • Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
  • Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de representação melhor?
  • Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
  • Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientações: Apresente a formalização do plano cartesiano. Destaque a localização de Marrie. Diga à turma que ela se encontra a três pontos à direita e um ponto acima do ponto de referência. Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a conclusão de que o melhor número é o zero. Espera-se que os alunos percebam que os eixos auxiliam o trajeto na vertical e na horizontal que que as marcas formadas pelo quadriculado pode se associada a outros números que para continuar a padronização é necessário utilizar a sequência numérica que eles conhecem e identificam na reta numérica dos naturais.

Discuta com a turma:

  • Qual número poderia ser usado para associar ao ponto de referência?
  • Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a localização?
  • Qual seria um bom ponto de partida padrão?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Formalização do conceito estudado.

Orientações: Destaque os elementos do plano cartesiano. Marque na lousa esses elementos. Realize alguma contagem a partir da origem para os alunos identificarem como funciona.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discussão da atividade principal e comparação com a o aquecimento.

Orientações: Conclua enfatizando algumas aplicações do sistema criado por René Descartes. Seria interessante que o professor utilizasse uma imagem local de GPS para mostrar aos alunos de sua classe.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

Objetivos específicos

Construir e localizar pontos no plano cartesiano como e conhecer a localização de pontos de forma descritiva.

Conceito-chave

Plano Cartesiano

Recursos necessários

Folha de atividades impressa, Régua, Datashow (opcional)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .

Discuta com a turma:

  • Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
  • Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?

No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?ão suficientes e às vezes há a necessidade de utilizar um ponto de referência.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.

Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .

Discuta com a turma:

  • Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
  • Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?
  • No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Estabelecer um padrão para encontrar Marrie.

Orientação: Apresente a Marrie a turma. Diga a turma que eles terão primeiramente que encontrar Marrie na imagem. Essa atividade pode ser feita na própria apresentação de slide. Caso não seja possível utilizar o projetor faça a impressão colorida da atividade e separe a turma em duplas ou trios para realizarem a tarefa e trocarem estratégias de solução.

Pergunte à turma: “Onde está Marrie?”. Dê um tempo para que os alunos consigam encontrá-la. Incentive-os a persistirem e buscarem estratégias para achá-la com mais rapidez. Podem surgir ideias como tentar estabelecer fileiras na mente ou manuseando a imagem. Os alunos podem mostrar que estão praticando essa estratégia na vertical ou na horizontal, em linha, deslizando o dedo ou em zig zag. Valorize cada estratégia.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias foram utilizadas para localizar a Marrie?
  • Que facilidades que essas estratégias podem causar? Se aplicarmos essas estratégias em conjunto que tipo de imagem é possível visualizar? Essas estratégias utilizadas na horizontal ou na vertical podem ser aplicadas em conjunto formando uma espécie de quadriculado?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).

Propósito: Construir o plano cartesiano e reconhecer descrever pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientação: Apresente a imagem a turma com a malha quadriculada para facilitar a localização. Pergunte aos alunos se a malha quadriculada se assemelha a alguma estratégia que eles utilizaram. Peça aos alunos que sugiram uma forma de indicar a localização de Marrie sem apontar no slide ou manusear a folha. Espera-se que os alunos percebam que existe uma relação entre a localização de Marrie e a malha quadriculada. Que a malha ajuda na localização. Espera-se ainda que os alunos indiquem a localização expressando-a contando as linhas na vertical e na horizontal. Todavia é possível que essa contagem seja feita pelos alunos de outro modo. Permita que os alunos expressem suas estratégias. Sugira um ponto de referência para se começar a contagem para o desenvolvimento dessa parte da atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais os valores obtidos na contagem realizada por eles?
  • Existe necessidade de se estabelecer um padrão para determinar a localização?
  • Qual o ponto de referência adotado pelos alunos?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de representação melhor?
  • Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
  • Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de representação melhor?
  • Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
  • Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.

Orientações: Apresente a formalização do plano cartesiano. Destaque a localização de Marrie. Diga à turma que ela se encontra a três pontos à direita e um ponto acima do ponto de referência. Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a conclusão de que o melhor número é o zero. Espera-se que os alunos percebam que os eixos auxiliam o trajeto na vertical e na horizontal que que as marcas formadas pelo quadriculado pode se associada a outros números que para continuar a padronização é necessário utilizar a sequência numérica que eles conhecem e identificam na reta numérica dos naturais.

Discuta com a turma:

  • Qual número poderia ser usado para associar ao ponto de referência?
  • Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a localização?
  • Qual seria um bom ponto de partida padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Formalização do conceito estudado.

Orientações: Destaque os elementos do plano cartesiano. Marque na lousa esses elementos. Realize alguma contagem a partir da origem para os alunos identificarem como funciona.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Discussão da atividade principal e comparação com a o aquecimento.

Orientações: Conclua enfatizando algumas aplicações do sistema criado por René Descartes. Seria interessante que o professor utilizasse uma imagem local de GPS para mostrar aos alunos de sua classe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano