17854
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Os desafios da América Latina a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre entender a lógica da reorganização produtiva da América Latina e da China a partir da Nova Divisão Internacional no Trabalho.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar mapas e dados que revelam o desafios dos países da América Latina no século XXI, a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do trabalho. Para tanto, interpretar, comparar e criar um quadro comparativo auxiliará os alunos a compreenderem quais são os desafios dos países da América Latina frente a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, revistas para recorte. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm Acesso 02\05\2019

A Nova Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/a-nova-divisao-internacional-do-mundo-2/ Acesso 02\05\2019

Disponível em: http://www.justificando.com/2017/11/01/nova-divisao-internacional-do-trabalho-e-crise-de-efetividade-das-normas-da-oit/ Acesso 02\05\2019

China e América Latina: uma nova matriz para uma velha dependência?

Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/562246-china-e-america-latina-uma-nova-matriz-para-uma-velha-dependencia Acesso 02\05\2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide. Chame atenção da turma para os mapas e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos identifiquem as relações comerciais a partir das direções das setas. Como podemos interpretá-las? Os alunos a partir das informações nos mapas compreenderam o papel desempenhado pelos países latino americanos, como fornecedores de mão de obra barata, sustentando-se da economia da commodity e dependente de seus recursos naturais e do agronegócio. Já a China necessita cada vez mais de alimentos, petróleo, alguns minerais, entre outros. Nesse sentido, a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho necessita ter acesso aos recursos naturais, energia e alimentos e em troca, a mesma dispõe de uma alta produção industrial e tecnológica.

Materiais complementares:

Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima.

Chame atenção da turma para os números destacados, bem como as informações. Ao observar os dados sobre a China é esperado que os alunos compreendam o objetivo de promover um relacionamento mais próximo com países produtores de commodities e assim assegurar as matérias-primas para que o país desse continuidade ao seu crescimento econômico. A América Latina é cada vez mais, um destino para os investimentos em energia da China. Os chineses estão se tornando importantes produtores no Peru e Equador, demonstram interesse em participar de futuros desenvolvimentos energéticos no Brasil e têm investimentos na Venezuela.

Espera-se que os alunos compreendam que o comércio é marcado por sua natureza desequilibrada. Os países latino-americanos são essencialmente exportadores de produtos primários e matérias-primas de baixo valor agregado (soja, ferro, cobre, petróleo etc.), enquanto a China exporta seus produtos manufaturados (têxteis, papel, automóveis, produtos eletrônicos e tecnológicos etc.).

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em times (03 ou 04 alunos). Projete os slides ou escreva no quadro.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os desafios da América Latina com a ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho? Vale relembrar aos alunos que a Divisão Internacional do Trabalho é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Os países emergentes ou em desenvolvimento que obtiveram uma industrialização tardia e que possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante. A Divisão Internacional do Trabalho provoca desigualdades. Os países emergentes ou em desenvolvimento, como México, Argentina, Brasil e outros, adquirem tecnologias a preços altos, enquanto que os produtos exportados pelos países citados não atingem preços satisfatórios, favorecendo os países ricos.

É esperado que os alunos a partir das informações “oportunidades e ameaças”, compreendam que os países da América Latina tornaram-se dependentes do comércio com a China. Não podemos deixar de mencionar que os acordos proporcionaram lucros e investimentos para os países da América Latina, porém o preço foi alto, pois esse países não se destacam em outro setor se não o primário. Já a China saiu lucrando, pois além de comprar as matérias primas que necessita, ampliou seu comércio de produtos industrializados nos países latino americanos. Portanto, o desafio para estes países são como criar estratégias de crescimento econômico que permita a não dependência do mercado chinês.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o modelo.

Peça que se organizem em times. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de um esquema que apresente a Nova Divisão Internacional do Trabalho entre a China os países latino americanos.

Entregue as revistas para que possam ajudá-los a ilustrar ou faça desenhos que representam os fluxos comerciais entre a China e os países da América Latina.

Nas setas escreva o papel desempenhado pelos países na Nova Divisão Internacional do Trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos.

Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Materiais complementares:

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.

Explique para as turmas que irão colocar na balança as palavras que representam as vantagens e desvantagens para os países da América Latina na Nova Divisão Internacional do Trabalho com a ascensão da China.

Entregue folhas brancas e solicite que desenhem a balança e distribua as palavras.

Reserve 5 minutos para que os times apresentem para turma. Exponha o trabalho no mural.

Materiais complementares:

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar mapas e dados que revelam o desafios dos países da América Latina no século XXI, a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do trabalho. Para tanto, interpretar, comparar e criar um quadro comparativo auxiliará os alunos a compreenderem quais são os desafios dos países da América Latina frente a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, revistas para recorte. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm Acesso 02\05\2019

A Nova Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/a-nova-divisao-internacional-do-mundo-2/ Acesso 02\05\2019

Disponível em: http://www.justificando.com/2017/11/01/nova-divisao-internacional-do-trabalho-e-crise-de-efetividade-das-normas-da-oit/ Acesso 02\05\2019

China e América Latina: uma nova matriz para uma velha dependência?

Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/562246-china-e-america-latina-uma-nova-matriz-para-uma-velha-dependencia Acesso 02\05\2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide. Chame atenção da turma para os mapas e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos identifiquem as relações comerciais a partir das direções das setas. Como podemos interpretá-las? Os alunos a partir das informações nos mapas compreenderam o papel desempenhado pelos países latino americanos, como fornecedores de mão de obra barata, sustentando-se da economia da commodity e dependente de seus recursos naturais e do agronegócio. Já a China necessita cada vez mais de alimentos, petróleo, alguns minerais, entre outros. Nesse sentido, a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho necessita ter acesso aos recursos naturais, energia e alimentos e em troca, a mesma dispõe de uma alta produção industrial e tecnológica.

Materiais complementares:

Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima.

Chame atenção da turma para os números destacados, bem como as informações. Ao observar os dados sobre a China é esperado que os alunos compreendam o objetivo de promover um relacionamento mais próximo com países produtores de commodities e assim assegurar as matérias-primas para que o país desse continuidade ao seu crescimento econômico. A América Latina é cada vez mais, um destino para os investimentos em energia da China. Os chineses estão se tornando importantes produtores no Peru e Equador, demonstram interesse em participar de futuros desenvolvimentos energéticos no Brasil e têm investimentos na Venezuela.

Espera-se que os alunos compreendam que o comércio é marcado por sua natureza desequilibrada. Os países latino-americanos são essencialmente exportadores de produtos primários e matérias-primas de baixo valor agregado (soja, ferro, cobre, petróleo etc.), enquanto a China exporta seus produtos manufaturados (têxteis, papel, automóveis, produtos eletrônicos e tecnológicos etc.).

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em times (03 ou 04 alunos). Projete os slides ou escreva no quadro.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os desafios da América Latina com a ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho? Vale relembrar aos alunos que a Divisão Internacional do Trabalho é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Os países emergentes ou em desenvolvimento que obtiveram uma industrialização tardia e que possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante. A Divisão Internacional do Trabalho provoca desigualdades. Os países emergentes ou em desenvolvimento, como México, Argentina, Brasil e outros, adquirem tecnologias a preços altos, enquanto que os produtos exportados pelos países citados não atingem preços satisfatórios, favorecendo os países ricos.

É esperado que os alunos a partir das informações “oportunidades e ameaças”, compreendam que os países da América Latina tornaram-se dependentes do comércio com a China. Não podemos deixar de mencionar que os acordos proporcionaram lucros e investimentos para os países da América Latina, porém o preço foi alto, pois esse países não se destacam em outro setor se não o primário. Já a China saiu lucrando, pois além de comprar as matérias primas que necessita, ampliou seu comércio de produtos industrializados nos países latino americanos. Portanto, o desafio para estes países são como criar estratégias de crescimento econômico que permita a não dependência do mercado chinês.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima o modelo.

Peça que se organizem em times. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de um esquema que apresente a Nova Divisão Internacional do Trabalho entre a China os países latino americanos.

Entregue as revistas para que possam ajudá-los a ilustrar ou faça desenhos que representam os fluxos comerciais entre a China e os países da América Latina.

Nas setas escreva o papel desempenhado pelos países na Nova Divisão Internacional do Trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos.

Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Materiais complementares:

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.

Explique para as turmas que irão colocar na balança as palavras que representam as vantagens e desvantagens para os países da América Latina na Nova Divisão Internacional do Trabalho com a ascensão da China.

Entregue folhas brancas e solicite que desenhem a balança e distribua as palavras.

Reserve 5 minutos para que os times apresentem para turma. Exponha o trabalho no mural.

Materiais complementares:

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano