17853
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Os impactos econômicos e sociais do mercado de trabalho na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail, e Infogram ou WordArt

Valor trabalhado
Desigualdade social

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais. Nesta aula, os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos, em duplas, irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a questão da desigualdade social estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e pergunte aos alunos se eles conhecem mulheres que recebem salários menores do que homens na mesma profissão. Escute as respostas e faça-os pensar por que isso acontece. Para ampliar a discussão, envie o arquivo disponível aqui para o WhatsApp da classe. Solicite que leiam os dados do Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na região. Pergunte à turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho. Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se tirar em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias? Peça que levantem hipóteses dos motivos por que isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina. Eles devem discutir pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 15 minutos.

Problematização
Envie a tabela disponível aqui aos alunos. Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura da tabela, pergunte à turma quais países da América Latina mantêm padrões mais equitativos e quais apresentam disparidades entre homens e mulheres. É provável que digam que o Uruguai e a Argentina seriam países onde as desigualdades entre homens e mulheres é menor, e os que apresentam disparidades seriam Bolívia, Paraguai e Venezuela. Chame a atenção da turma para os dados IDH, expectativa de vida e tempo de estudo. Incentive-os sempre a discutir e tirar dúvidas sobre algum conceito que eles não conheçam ou de que não se lembram. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Peça que se organizem em duplas. Eles podem usar revistas para recorte. Proponha a confecção de uma tirinha que dialogue sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Aproveite para motivá-los a usarem imagens de revistas, ou mesmo a criarem seus próprios desenhos. Tire as dúvidas das duplas pelo WhatsApp. Ao final, os alunos devem compartilhar suas produções com a turma. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Envie aos alunos o arquivo de sistematização, disponível aqui. Explique para as duplas que irão, a partir dos símbolos de homens e mulheres, listar palavras que apresentem ideias de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, para posteriormente criar uma nuvem de palavras. Apresente para a turma a explicação do que é uma nuvem de palavras: uma representação visual de dados de texto, normalmente usada para descrever palavras-chave (tags) em websites ou para visualizar textos livres. As tags são geralmente palavras soltas, e a importância de cada uma é mostrada pelo tamanho ou cor da fonte. Outra possibilidade de realização da atividade é confeccioná-la por meio dos sites Infogram, disponível aqui, ou WordArt, disponível aqui. Ao final, eles devem também compartilhar suas nuvens de palavras com a turma, pelo WhatsApp. Tempo estimado: 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre a África disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_14UND04

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas