17853
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Os impactos econômicos e sociais do mercado de trabalho na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos em duplas irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho, bem como abordando as desigualdades existentes entre homens e mulheres. Após a confecção da tirinha, as duplas irão construir uma nuvem de palavras pensando o que seria necessário ser feito para haver a igualdade entre os gêneros.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Panorama Social da América Latina

Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/ps. Acesso 14\04\2019

O momento de garantir a igualdade de gênero é agora. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/03/o-momento-de-garantir-igualdade-de-genero-e-agora.html. Acesso 14\04\2019

O que é IDH?

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-idh.htm. Acesso 14\04\2019

Desigualdades no mercado de trabalho na América Latina.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/relatorio-aponta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-na-america-latina. Acesso 14\04\2019

Artigo: Mercado de Trabalho, Desigualdade Social e de Gênero

Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1630 Acesso 14\04\2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro. Chame atenção da turma para imagem e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos digam sobre as diferenças de remuneração entre homens e mulheres. É interessante fazê-los pensar porque isso acontece? Nos países da América Latina as desigualdades entre homens e mulheres, em relação ao mercado de trabalho tem se acentuado. Segundo dados do Panorama Social de 2018, as mulheres nos países latino-americano ocupam posições consideradas como de “subemprego” 26,9%, encontrando-se abaixo da linha da pobreza e com jornadas extensas, contra 19% dos homens na mesma situação. A questão se agrava, quando se examina as políticas públicas em relação a promoção da igualdade entre os gêneros. Segundo o relatório mais recente a região América Latina e Caribe avançou 0,6%em direção à igualdade em 2017, mais do que a média mundial. Mas esse avanço foi puxado por países menores como Nicarágua, Costa Rica e Cuba. Na América do Sul, Bolívia, Argentina e Colômbia são os mais bem colocados. O Brasil aparece entre os quatro últimos países da região (e em 95º lugar no mundo), acima de Paraguai, Guatemala e Belize.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.

Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.

Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura da tabela, pergunte à turma quais países da América Latina mantêm padrões mais equitativos e quais apresentam disparidades entre homens mulheres? É provável que digam que o Uruguai e Argentina seriam países onde as desigualdades entre homens e mulheres é menor e os que apresentam disparidades seriam Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Chame atenção da turma para os dados IDH, expectativa de vida, tempo de estudo.

Pergunte os alunos se sabem o que é o IDH? Provavelmente os alunos responderão que é índice utilizado para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

Vale lembrar para a turma que o IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.

A tabela também demonstra as diferenças entre homens e mulheres no que tange o tempo de estudo. Vale analisar cada país e pedir que comparem o Brasil com os outros países da América Latina. Qual a conclusão que pode-se chegar?

Espera-se que os alunos compreendam que embora as mulheres, na maior parte dos países estudem mais que os homens, ainda sim não possuem as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima. Peça que se organizem em duplas. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de uma tirinha que dialogue sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos. Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Materiais complementares:

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.

Explique para as duplas que irão, a partir dos símbolos homens e mulheres, listar palavras que apresente ideias de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, para posteriormente criar uma nuvem de palavras.

Apresente para a turma a explicação do que é uma nuvem de palavras. Consiste em uma representação visual de dados de texto, normalmente usada para descrever palavras-chave (tags) em websites ou para visualizar texto livre. As tags são geralmente palavras soltas e a importância de cada tag é mostrada com tamanho ou cor da fonte.

Entregue as folhas ofício e oriente os alunos a utilizar lápis de cor e canetas hidrocor para confeccionar as nuvens de palavras.

Outra possibilidade de realização da atividade, caso a escola disponha de sala de informática com acesso a internet é confeccioná-la por meio dos sites:

Disponível em: https://infogram.com/pt/criar/nuvem-de-palavra. Acesso 14\04\2019.

Disponível em: https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras. Acesso 14\04\2019.

Ao final da atividade recolha e aproveite para expor no mural da sala.

Materiais complementares:

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos em duplas irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho, bem como abordando as desigualdades existentes entre homens e mulheres. Após a confecção da tirinha, as duplas irão construir uma nuvem de palavras pensando o que seria necessário ser feito para haver a igualdade entre os gêneros.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Panorama Social da América Latina

Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/ps. Acesso 14\04\2019

O momento de garantir a igualdade de gênero é agora. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/03/o-momento-de-garantir-igualdade-de-genero-e-agora.html. Acesso 14\04\2019

O que é IDH?

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-idh.htm. Acesso 14\04\2019

Desigualdades no mercado de trabalho na América Latina.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/relatorio-aponta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-na-america-latina. Acesso 14\04\2019

Artigo: Mercado de Trabalho, Desigualdade Social e de Gênero

Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1630 Acesso 14\04\2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro. Chame atenção da turma para imagem e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos digam sobre as diferenças de remuneração entre homens e mulheres. É interessante fazê-los pensar porque isso acontece? Nos países da América Latina as desigualdades entre homens e mulheres, em relação ao mercado de trabalho tem se acentuado. Segundo dados do Panorama Social de 2018, as mulheres nos países latino-americano ocupam posições consideradas como de “subemprego” 26,9%, encontrando-se abaixo da linha da pobreza e com jornadas extensas, contra 19% dos homens na mesma situação. A questão se agrava, quando se examina as políticas públicas em relação a promoção da igualdade entre os gêneros. Segundo o relatório mais recente a região América Latina e Caribe avançou 0,6%em direção à igualdade em 2017, mais do que a média mundial. Mas esse avanço foi puxado por países menores como Nicarágua, Costa Rica e Cuba. Na América do Sul, Bolívia, Argentina e Colômbia são os mais bem colocados. O Brasil aparece entre os quatro últimos países da região (e em 95º lugar no mundo), acima de Paraguai, Guatemala e Belize.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.

Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.

Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura da tabela, pergunte à turma quais países da América Latina mantêm padrões mais equitativos e quais apresentam disparidades entre homens mulheres? É provável que digam que o Uruguai e Argentina seriam países onde as desigualdades entre homens e mulheres é menor e os que apresentam disparidades seriam Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Chame atenção da turma para os dados IDH, expectativa de vida, tempo de estudo.

Pergunte os alunos se sabem o que é o IDH? Provavelmente os alunos responderão que é índice utilizado para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

Vale lembrar para a turma que o IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.

A tabela também demonstra as diferenças entre homens e mulheres no que tange o tempo de estudo. Vale analisar cada país e pedir que comparem o Brasil com os outros países da América Latina. Qual a conclusão que pode-se chegar?

Espera-se que os alunos compreendam que embora as mulheres, na maior parte dos países estudem mais que os homens, ainda sim não possuem as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima. Peça que se organizem em duplas. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de uma tirinha que dialogue sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos. Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Materiais complementares:

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.

Explique para as duplas que irão, a partir dos símbolos homens e mulheres, listar palavras que apresente ideias de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, para posteriormente criar uma nuvem de palavras.

Apresente para a turma a explicação do que é uma nuvem de palavras. Consiste em uma representação visual de dados de texto, normalmente usada para descrever palavras-chave (tags) em websites ou para visualizar texto livre. As tags são geralmente palavras soltas e a importância de cada tag é mostrada com tamanho ou cor da fonte.

Entregue as folhas ofício e oriente os alunos a utilizar lápis de cor e canetas hidrocor para confeccionar as nuvens de palavras.

Outra possibilidade de realização da atividade, caso a escola disponha de sala de informática com acesso a internet é confeccioná-la por meio dos sites:

Disponível em: https://infogram.com/pt/criar/nuvem-de-palavra. Acesso 14\04\2019.

Disponível em: https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras. Acesso 14\04\2019.

Ao final da atividade recolha e aproveite para expor no mural da sala.

Materiais complementares:

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano