17852
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O uso de drones na resolução de problemas da organização do espaço geográfico

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre avaliar o uso de drones na proposição solução de problemas em diferentes contextos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Peter Rodrigo Trento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_13UND05

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp ou E-mail
- Google Docs ou Word

Valor trabalhado
Resolução de situações-problema

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é avaliar o uso de drones na proposição de solução de problemas em diferentes contextos. Comente com os alunos que nesta aula eles vão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resolução de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabe como funciona. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor resolução de situações-problema estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos uma imagem de drone, como esta. Grave um áudio e converse com os alunos sobre as situações possíveis para se utilizar um drone. No cotidiano imaginado por eles, poderá aparecer situações lúdicas, de filmagem ou fotografia e até mesmo espionagem. Lembre-os que algumas prefeituras utilizam os drones para fazerem imagens aéreas de imóveis para cobrança de imposto (IPTU). Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Envie a imagem de uma vista aérea para os alunos, como esta. Grave um áudio e diga para eles pensarem no que podemos visualizar de uma imagem vertical que não visualizamos em uma posição a nível do solo. Indague os alunos sobre como eles imaginam as cores dos telhados das casas, e o que teria nas casas vizinhas. Indague se eles já viram imagens de satélite ou fotografias aéreas. Explique que, atualmente, muitas das imagens aéreas podem ser feitas por drones. Solicite que eles participem contando suas experiências com drones, seja através de filmes, televisão etc. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Peça para os alunos analisarem as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Explique que eles vão fazer uma atividade com papel e post-it (pode ser substituído por outro material). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. A sugestão é usar o Google Docs, assim os alunos não precisam imprimir as imagens. Durante a sistematização, eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles. Ao final, solicite que todos compartilhem suas produções. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Com base nas respostas que os alunos escreveram sobre como utilizar os drones nessas situações, oriente-os a listar quais são as melhores. Eles devem anotar as conclusões no caderno. Faça uma discussão de como os drones podem ser utilizados de outras maneiras, como para a guerra, para filmagens cinematográficas, para entregas de produtos, entre outras. Destaque algumas soluções apresentadas e também indique algumas das melhores soluções para as problemáticas apresentadas. Lembre que o essencial é que eles cheguem ao fim desta aula capazes de imaginar soluções para problemas que afligem nossa sociedade, utilizando desse novo momento de desenvolvimento científico e tecnológico, refletido no uso dos drones. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre drones. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: LEANDRO CAMPELO


Código: GEO8_13UND05

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas