17842
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Unasul, Aladi e Comunidade Andina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender os objetivos e analisar a situação de organismos de integração do território.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha celular (tablets ou computadores) e folha da ação propositiva. Se julgar interessante, mostre um mapa onde se destacam os países que compõem cada bloco.

Material complementar:

Contextualização.https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Para você saber mais:

- Fim da Unasul representa o ocaso do ciclo progressista da América Latina do princípio do século XXI

Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/fim-da-unasul-representa-o-ocaso-do-ciclo-progressista-da-america-latina-do-principio-do-seculo-xxi/. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Saída do Brasil da Unasul é parte do projeto de submissão total a Washington, diz Celso Amorim

Disponível: https://www.revistaforum.com.br/saida-do-brasil-da-unasul-e-parte-do-projeto-de-submissao-total-a-washington-diz-celso-amorim/. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Brasil organiza seminário para fomentar relações entre Mercosul e Aliança do Pacífico

Disponível: https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/brasil-organiza-semin%C3%A1rio-para-fomentar-rela%C3%A7%C3%B5es-entre-mercosul-e-alian%C3%A7a. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Comunidade Andina confirma compromisso com direitos humanos de migrantes venezuelanos

Disponível: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2018/08/30/comunidade-andina-confirma-compromisso-com-direitos-humanos-de-migrantes-venezuelanos-352956.php. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Contextos prévios: Conhecimentos básicos sobre globalização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula vamos estudar três exemplos de integração no território americano (Unasul, Aladi e Comunidade Andina) e compreender seus objetivos e suas situações.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide para a turma ou faça cópias. Explique de forma sucinta o objetivo da Aladi, Unasul e Comunidade Andina. A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros. Já a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 1980. Este processo visa à implantação, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano, caracterizado principalmente pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias. A Comunidade Andina é um bloco econômico tem, atualmente, quatro nações – Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. O Chile e a Venezuela saíram do bloco. Os objetivos da Comunidade Andina são: a) realizar a integração comercial, econômica e política entre os países componentes do bloco; b) facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um Mercado Comum Latino-Americano; c) promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países-membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; d) proporcionar mais postos de trabalho.

Material complementar

Contextualização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explique para a turma que eles vão fazer uma atividade que se chama "Intercâmbio com o autor" (CAMARGO; DAROS, 2018). A ideia central nessa estratégia é estabelecer diálogos entre o autor e o leitor de um texto, de modo que a compreensão da leitura realizada pelo aluno se expanda. Assim, os alunos são desafiados a discutir com o autor ou a discordar dele o que vai estabelecer um intercâmbio entre autor e leitor, e por meio de registros, possibilita ao aluno refletir acerca do texto com profundidade. Os alunos irão desenvolver as seguintes competências: leitura compreensiva do texto, reflexão e síntese.

Separe a turma em grupos (3 a 5 alunos). Os alunos podem acessar o texto através do link - Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Com-o-fim-da-Unasul-a-America-do-Sul-se-torna-uma-zona-de-guerra-/6/41455 . Acesso em 21 de abril 2019. Se julgar necessário, escolha outro texto que seja mais adequado aos seus alunos.

Aconselhe-os a usarem celulares, tablets, notebook ou até mesmo o laboratório de informática da sua escola. Outra opção é fazer a impressão da reportagem para os grupos. Solicite uma primeira leitura. Agora entregue o quadro (arquivo Ação Propositiva) para os grupos e peça para os alunos lerem novamente o texto e preencherem o quadro. A primeira coluna pensando nas dúvidas ou questionamentos dos alunos. A segunda coluna, os alunos preenchem o que eles acreditam que o autor diz, referente à dúvida da primeira coluna. Na terceira coluna, os alunos devem estabelecer conexão entre aquilo que pensam sobre o assunto e aquilo que o autor menciona no texto. Na última coluna os alunos estabelecem considerações daquilo que o autor diz no texto com o que pensam, procurando extrair conclusões, resumindo sua compreensão (CAMARGO; DAROS, 2018, p.70-71). Caminhe pela sala de aula e acompanhe o desenvolvimento da atividade.

Material complementar

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para concluir a aula, reserve esses minutos finais para escutar alguns grupos. Deixe os grupos comentarem os seus quadros, mas principalmente o item "E, assim, concluo...". Faça intervenções quando necessário. É importante incentivar esse tipo de leitura crítica nos alunos, isso ajudará no desenvolvimento de outras disciplinas curriculares.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha celular (tablets ou computadores) e folha da ação propositiva. Se julgar interessante, mostre um mapa onde se destacam os países que compõem cada bloco.

Material complementar:

Contextualização.https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Para você saber mais:

- Fim da Unasul representa o ocaso do ciclo progressista da América Latina do princípio do século XXI

Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/fim-da-unasul-representa-o-ocaso-do-ciclo-progressista-da-america-latina-do-principio-do-seculo-xxi/. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Saída do Brasil da Unasul é parte do projeto de submissão total a Washington, diz Celso Amorim

Disponível: https://www.revistaforum.com.br/saida-do-brasil-da-unasul-e-parte-do-projeto-de-submissao-total-a-washington-diz-celso-amorim/. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Brasil organiza seminário para fomentar relações entre Mercosul e Aliança do Pacífico

Disponível: https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/brasil-organiza-semin%C3%A1rio-para-fomentar-rela%C3%A7%C3%B5es-entre-mercosul-e-alian%C3%A7a. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- Comunidade Andina confirma compromisso com direitos humanos de migrantes venezuelanos

Disponível: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2018/08/30/comunidade-andina-confirma-compromisso-com-direitos-humanos-de-migrantes-venezuelanos-352956.php. Acesso em: 17 de abril de 2019.

- CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Contextos prévios: Conhecimentos básicos sobre globalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula vamos estudar três exemplos de integração no território americano (Unasul, Aladi e Comunidade Andina) e compreender seus objetivos e suas situações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide para a turma ou faça cópias. Explique de forma sucinta o objetivo da Aladi, Unasul e Comunidade Andina. A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros. Já a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 1980. Este processo visa à implantação, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano, caracterizado principalmente pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias. A Comunidade Andina é um bloco econômico tem, atualmente, quatro nações – Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. O Chile e a Venezuela saíram do bloco. Os objetivos da Comunidade Andina são: a) realizar a integração comercial, econômica e política entre os países componentes do bloco; b) facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um Mercado Comum Latino-Americano; c) promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países-membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; d) proporcionar mais postos de trabalho.

Material complementar

Contextualização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.

Material complementar

Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explique para a turma que eles vão fazer uma atividade que se chama "Intercâmbio com o autor" (CAMARGO; DAROS, 2018). A ideia central nessa estratégia é estabelecer diálogos entre o autor e o leitor de um texto, de modo que a compreensão da leitura realizada pelo aluno se expanda. Assim, os alunos são desafiados a discutir com o autor ou a discordar dele o que vai estabelecer um intercâmbio entre autor e leitor, e por meio de registros, possibilita ao aluno refletir acerca do texto com profundidade. Os alunos irão desenvolver as seguintes competências: leitura compreensiva do texto, reflexão e síntese.

Separe a turma em grupos (3 a 5 alunos). Os alunos podem acessar o texto através do link - Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Com-o-fim-da-Unasul-a-America-do-Sul-se-torna-uma-zona-de-guerra-/6/41455 . Acesso em 21 de abril 2019. Se julgar necessário, escolha outro texto que seja mais adequado aos seus alunos.

Aconselhe-os a usarem celulares, tablets, notebook ou até mesmo o laboratório de informática da sua escola. Outra opção é fazer a impressão da reportagem para os grupos. Solicite uma primeira leitura. Agora entregue o quadro (arquivo Ação Propositiva) para os grupos e peça para os alunos lerem novamente o texto e preencherem o quadro. A primeira coluna pensando nas dúvidas ou questionamentos dos alunos. A segunda coluna, os alunos preenchem o que eles acreditam que o autor diz, referente à dúvida da primeira coluna. Na terceira coluna, os alunos devem estabelecer conexão entre aquilo que pensam sobre o assunto e aquilo que o autor menciona no texto. Na última coluna os alunos estabelecem considerações daquilo que o autor diz no texto com o que pensam, procurando extrair conclusões, resumindo sua compreensão (CAMARGO; DAROS, 2018, p.70-71). Caminhe pela sala de aula e acompanhe o desenvolvimento da atividade.

Material complementar

Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para concluir a aula, reserve esses minutos finais para escutar alguns grupos. Deixe os grupos comentarem os seus quadros, mas principalmente o item "E, assim, concluo...". Faça intervenções quando necessário. É importante incentivar esse tipo de leitura crítica nos alunos, isso ajudará no desenvolvimento de outras disciplinas curriculares.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano