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Plano de aula - Os direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os direitos humanos e os regimes ditatoriais latino-americanos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Duarte Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Proponha a atividade de brainstorming, para isso, peça para os alunos escreverem ou falarem todas as palavras e frases que tenham relação com a expressão direitos humanos. Você pode: criar uma atividade no Google Sala de Aula com uma pergunta aberta, para que todos possam responder mais de uma vez e ver as respostas uns dos outros; enviar um e-mail com cópia não oculta para todos da sala; mandar a pergunta no Whatsapp da sala e pedir para que mandem as palavras e frases. ou enviar um link para um documento no Google Docs compartilhado com a turma toda no Google Drive, para que todos possam acrescentar palavras e frases e ver o que os colegas incluíram.

Dê um prazo para que os alunos possam refletir e mandar sugestões para a atividade. Em seguida, envie por escrito o objetivo da aula, um documento com as palavras/frases mandadas pela turma e os questionamentos:

- Por que vocês escreveram estas frases e/ou palavras?
- Estas situações acontecem cotidianamente no Brasil?
- Em que regimes de governo as violações de direitos humanos se fazem mais presentes?
- Vocês acreditam que as violações de direitos humanos são prejudiciais para a sociedade?

Estabeleça um novo prazo para que os alunos possam responder e discutir. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos, orientando a discussão e acrescentando informações que achar necessárias.

Problematização
Nesta etapa da aula, a proposta é que a turma seja dividida em três, de maneira que cada terço da sala fique responsável por analisar a fonte relacionada à ditadura de um dos países da América do Sul: Argentina, Uruguai ou Chile.

Você pode criar três atividades diferentes no Google Sala de Aula, uma com cada texto, e destiná-las para os alunos/grupos que escolher, de maneira bastante simples. Também é possível fazer isso por e-mail, Whatsapp, Facebook etc.

Encaminhe cada texto junto com os questionamentos por escrito, que são os mesmos para todos os textos.

- O que mais chamou a atenção de vocês no texto?
- Vocês acreditam que estas práticas estão associadas ao regime ditatorial militar?
- Quais práticas de violações de direitos humanos foram praticadas por esse país durante a ditadura ?
- Quais as justificativas alegadas para as práticas destas violações?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Em seguida, peça para os alunos/grupos escreverem um texto ou gravarem um pequeno vídeo ou áudio, com base nas respostas das questões, para explicar sobre o texto que leu para os colegas que trabalharam outros, e vice-versa.

Outra alternativa para este momento é agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam apresentar o que aprenderam com as fontes aos colegas e a você.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Para produzirem as charges em equipe, podem conversar sobre o que querem incluir e como fazer a atividade por Whatsapp, Facebook, e-mail ou em um documento compartilhado do Google Docs ou Google Apresentações, onde podem construir a charge coletivamente com imagens da internet e textos, deixando comentários uns para os outros.

Eles também podem fazer as charges em folha sulfite ou de caderno e enviar foto.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos/grupos enviem as charges, ou eles podem enviá-los pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive-os a compartilharem as charges e as dúvidas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

É possível assistir ao documentário “Para todos em todo lugar”, sobre a criação da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos no canal da ONU Brasil no Youtube (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_30UND02

(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.


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