10376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Cubra a diferença

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Exercitar, em situação lúdica, os fatos básicos da subtração

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Exercitar, em situação lúdica, os fatos básicos da subtração.

Conceito-chave

Fatos básicos da subtração

Recursos necessários

  • 2 saquinhos cada um contendo 20 papeizinhos numerados de 1 até 20;
  • 1 cartela para cada aluno da sala com nove números diferentes em cada uma, variando de 0 até 19. (se as cartelas forem descartáveis, os alunos poderão marcar, com um lápis, o resultado. caso contrário, os alunos poderão utilizar tampinhas, fichas coloridas ou grãos de feijão para marcar os resultados);
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de propor o jogo “Cubra a diferença”, retome com seus alunos algumas subtrações e peça que as resolvam utilizando estratégias pessoais de cálculo. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.

Propósito: Relembrar as subtrações para que as crianças possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Que números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que cada grupo relate que estratégias utilizaram para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar maneiras diferentes de cálculo e peça que registrem no quadro, se for o caso. Se usaram cálculo mental, peça que contem como fizeram.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da subtração em situação lúdica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.

Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo.

Mentora: Carina do Espírito Santo.

Especialista de área: Luciana Tenuta.

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Exercitar, em situação lúdica, os fatos básicos da subtração.

Conceito-chave

Fatos básicos da subtração

Recursos necessários

  • 2 saquinhos cada um contendo 20 papeizinhos numerados de 1 até 20;
  • 1 cartela para cada aluno da sala com nove números diferentes em cada uma, variando de 0 até 19. (se as cartelas forem descartáveis, os alunos poderão marcar, com um lápis, o resultado. caso contrário, os alunos poderão utilizar tampinhas, fichas coloridas ou grãos de feijão para marcar os resultados);
  • Atividades impressas;
  • Datashow ( opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de propor o jogo “Cubra a diferença”, retome com seus alunos algumas subtrações e peça que as resolvam utilizando estratégias pessoais de cálculo. Diga-lhes que a agilidade na realização desses cálculos os ajudará no jogo que terão a seguir.

Propósito: Relembrar as subtrações para que as crianças possam calculá-las, rapidamente, em situação de jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Que números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientação:

  • Organize, previamente, os materiais necessários para o jogo.
  • No dia da atividade, organize a sala em grupos de quatro alunos.
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Quantos dados cada jogador deverá jogar na sua vez? O que ele fará com os números obtidos? O que ele fará com o resultado obtido? Caso o resultado já tenha sido coberto, o que ele deverá fazer? Quem ganhará o jogo?
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem números você já cobriu? Você lembra quais valores tirou no dado quando cobriu o número “x”? Há outros números que podem ser tirados para que você chegue ao mesmo resultado? Quais?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração em situação lúdica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que cada grupo relate que estratégias utilizaram para realizar os cálculos de maneira rápida e correta. Procure identificar maneiras diferentes de cálculo e peça que registrem no quadro, se for o caso. Se usaram cálculo mental, peça que contem como fizeram.

Propósito: Oportunizar a utilização dos fatos básicos da subtração em situação lúdica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para encontrar, rapidamente, o resultado das subtrações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia para as crianças o slide. Pergunte aos alunos que conhecimento matemático eles utilizaram enquanto estavam jogando, que raciocínio ajudou quem venceu, que estratégias matemáticas foram utilizadas. Estas perguntas permitem que o aluno identifique que houve um aprendizado matemático por trás do jogo.

Propósito: Encerrar a aula, retomando as aprendizagens realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando cálculo mental e estimativa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens realizadas tendo em vista o cálculo mental e a estimativa para operações de subtração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano