17838
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Anchor.fm, Flipgrid.

Contexto
O objetivo desta aula é entender as funções das colônias de exploração para a manutenção do mercantilismo europeu entre os séculos XV e XVIII.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Vamos fazer uma viagem a lua? Inicie a aula, incentivando os alunos a pensarem e conversarem em casa sobre o que fariam se tivessem essa possibilidade:
- Quantas coisas poderiam conhecer? O que aproveitariam desta experiência?

Disponibilize as manchetes 1 e 2, que tratam sobre essa possibilidade. Proponha que reflitam:
- Quais os interesses referentes a viagens para a Lua expostas nas duas notícias?
- Você havia pensado em motivações semelhantes a estas?
- Será que esses interesses de povoamento e exploração de “novas terras” são novidades na História?

Se disponibilizarem de internet, podem realizar a dinâmica sobre a lua com a turma por meio de uma enquete, que pode ser feita utilizando o Mentimeter (veja como aqui - ative a tradução da página).

Problematização
Proponha que investiguem se já aconteceram experiências na Terra semelhantes aos interesses apresentados nas notícias (povoamento e exploração) e as consequências. Disponibilize o Diagrama e o texto contido no slide da problematização sobre a Colônia. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la em casa) e analisarem:
- Qual era a função da Metrópole em relação à Colônia?
- O que a Colônia deveria fornecer para a Metrópole?

Solicite que pesquisem o que quer dizer cada uma das características das Colônias a partir da relação com a Metrópole: economia especializada, investimento externo, dependência do mercado externo e mão de obra compulsória.

Oriente-os a elaborarem uma conclusão, para discutirem com os colegas em um momento de videoconferência ou em uma enquete:
- A partir do Pacto Colonial, quem tinha mais direitos e quem tinha mais deveres?
- Quem foi mais beneficiado e quem foi mais prejudicado?

Sistematização
Alerta de um terráqueo! Os alunos poderão enviar mensagens a possíveis seres habitantes da Lua, alertando sobre interesses dos terráqueos em povoá-la e explorá-la. Nesta mensagem, deverão expressar como foi esse tipo de experiência já ocorrida na Terra, no contexto do Pacto Colonial, de forma que devem deixar claro quem foram os maiores beneficiados daquela relação. As mensagens poderão ser feitas em formato de texto, áudio ou vídeo, e compartilhadas por meio do Whatsapp ou em murais virtuais: Anchor.fm (veja como usar) ou o Flipgrid (veja como usar).

Convite às famílias
Para que reflitam juntos sobre os interesses de exploração da Lua, as potencialidades e consequências, podem acessar: PARKINSON, Justin. Exploração da Lua: se a superfície lunar virar um campo de mineração, quem será seu dono? BBC Brasil, 27 jan. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_17UND04

(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas