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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Organismos internacionais: a OEA e a exclusão de Cuba

Discuta o que é a Organização dos Estados Americanos e o caso de Cuba, por que saiu, os problemas enfrentados e as vantagens e desvantagens do organismo OEA

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o que é a Organização dos Estados Americanos (OEA) e julgar o caso de Cuba nesse organismo. Professor, assuntos como este costumam mudar muito, portanto, antes de começar a aula, procure por notícias mais recentes. Para esta aula, os alunos devem fazer uma pesquisa em casa (sala de aula invertida) e trazer um texto pronto, em que devem dissertar sobre: a criação da OEA; por que Cuba saiu desse organismo; quais os problemas enfrentados por Cuba; quem ajudou Cuba; vantagens e desvantagens de Cuba voltar para a OEA. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada de maneira síncrona, portanto, agende um dia e horário com os alunos. Você pode adaptar a aula para o WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
No horário marcado, conecte-se no Google Meet e espere os alunos. Para saber como usar o Google Meet, assista ao tutorial disponível aqui. Apresente para os alunos o slide disponível aqui. Comente que os países de cor azul fazem parte da OEA. Pergunte aos alunos se conhecem ou já ouviram falar da OEA. Como fizeram um pesquisa, incentive-os a expor suas ideias. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Para problematizar, apresente a notícia de jornal disponível aqui. Comente que desde 2009 a OEA revogou a expulsão de Cuba, mas que até hoje o país não fez um pedido oficial de retorno ao órgão. Pergunte aos alunos o que acham das decisões tomadas pelos EUA e por Cuba a partir de 1962. Faça com que eles apresentem argumentos e justifiquem seus pontos de vista. Para se prepararem para a ação propositiva, pergunte ao alunos se Cuba deveria voltar para a OEA. Deixe que pensem a respeito; não é necessário que os alunos respondam nesse momento. Explique que na próxima etapa eles irão fazer uma atividade para discutir mais sobre o tema. Tempo estimado de 5 minutos.

Ação propositiva
Explique para a turma que eles irão trabalhar com o júri simulado, que é uma boa estratégia de ensino quando se trata de um assunto polêmico, que divide opiniões, como o caso de Cuba. Essa estratégia permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando na construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga a participação, o senso crítico e a reflexão. Divida a classe em: 1 - Juiz - responsável por acompanhar o julgamento e determinar uma pena (deve ser um professor); 2 - Jurados (7 alunos) - responsáveis por analisar os fatos e, no final, dar o veredicto; 3 - Advogados de defesa - procuram defender o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas; 4 - Promotores - procuram acusar o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas; 5 - Testemunhas - devem fornecer evidências para defender ou acusar o réu; 6 - Réu ou caso a ser analisado - no exemplo da aula, não teremos um réu: será acusação e defesa de um assunto específico. Com as pesquisas feitas e o texto sobre o tema preparado em casa pelos alunos, comece o júri. A sugestão é que os alunos discutam sobre a volta de Cuba para a OEA. O juiz (professor) deve organizar o júri. Uma sugestão é pedir que os promotores (os que não defendem a volta de Cuba) comecem, seguidos pelos advogados de defesa (os que defendem a volta de Cuba). Pode ocorrer um rodízio entre as duas partes. Os jurados devem ficar atentos aos argumentos apresentados e, no final, dar um veredicto. As testemunhas (os demais alunos) podem ser chamadas a qualquer momento para defender os argumentos apresentados pelos advogados ou promotores. Incentive-os a participar ativamente. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Agora é sua hora, professor! Retome o objetivo de aprendizagem. Comente que é uma decisão muito polêmica, pois, para Cuba voltar a fazer parte da OEA, o país terá que assinar a Carta Democrática Interamericana, que vai contra o projeto da nova Constituição cubana. O projeto da nova Constituição, que busca substituir a Carta Magna vigente desde 1976, reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro na economia, mas não abre mão das ideias “comunistas” e de apenas um partido na ilha. Em 2009, Cuba deixou claro que não pretendia voltar a OEA e, de lá para cá, nunca fez um pedido oficial para retornar. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_12UND03

(EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).


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