17836
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - A composição do navio negreiro e as viagens do tráfico transatlântico

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A composição do navio negreiro e as viagens do tráfico transatlântico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, YouTube.

Contexto
O objetivo desta aula é analisar a estruturação de um navio negreiro e as características de uma viagem do tráfico transatlântico do século XVII ao XIX.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para sensibilizar os alunos quanto ao tema da aula, disponibilize um curto vídeo com a reportagem: Navio que naufragou com escravos é encontrado na África do Sul. Rede TVT YouTube, 10 jun. 2015. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020. Peça que identifiquem e reflitam:
- Onde o navio foi encontrado?
- Qual seria o destino dele?
- Qual motivo provável para que parte dos escravizados não conseguissem deixar o navio?

Peça que os alunos elaborem um desenho prévio de como imaginam a estrutura de um navio como o narrado na reportagem. Ao longo das demais etapas, ele deverá ser reavaliado, conforme encontrarem novas informações.

Problematização
Convide-os a investigarem mais detalhes da estrutura de um navio negreiro. Para intrigá-los, forneça a imagem de uma reconstituição de partes de um deles, que integra o acervo do Museu Afro Brasil em São Paulo:
- Viagem às raízes do Brasil negro. El país, 19 fev. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Disponibilize as Fontes 1 e 2 e proponha que os alunos façam uma observação e leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la em casa) e respondam as questões sugeridas no plano, seja no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula.

Incentive-os a chegarem a uma conclusão para compartilhar com os colegas:
- Por que o Museu considera importante expor aquela parte da estrutura do navio?
- Com base em quais referenciais foi possível fazer sua reconstituição?

Sistematização
Proponha que retomem o desenho elaborado no início das atividades e reavaliem se ele condiz com as imagens e descrições estudados ao longo da aula (tamanho, altura, divisões). Os alunos poderão reformular o que for necessário e inserir legendas explicativas quanto as partes que o compunham, disposição e condições das pessoas no interior.

Caso se animem, podem elaborar mini réplicas com materiais que tenham em casa, como palitos de sorvete ou caixas de papelão. Peça que fotografem ou façam pequenos vídeos explicando como foi o processo de elaboração dos desenhos e/ou das réplicas.

Convite às famílias
É interessante que conheçam a respeito da importância do acervo do Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo: Conheça o Museu Afro Brasil e aprofunde seus estudos. Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Viagem às raízes do Brasil negro. El país, 19 fev. 2016. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_16UND04

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas