17827
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Barreiras protecionistas no comércio mundial

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender os esforços de países para implantação de barreiras protecionistas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Materiais complementares:

Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Para você saber mais:

Barreiras Comerciais

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Acordos da OMC

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como se resolvem disputas na OMC

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Disponível em:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/15964/web_brics_na_omc.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Acesso em: 27 Mar. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.

Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.

Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.

Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 Minuto

Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens que os países têm ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Indague os alunos com as perguntas colocadas no slide e, a partir delas, chame-os para respondê-las conjuntamente através da ação propositiva.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Peça que os alunos se juntem em grupos de 5 pessoas e compartilhem entre eles as manchetes e o que diz cada uma das 3 notícias que cada um componente do grupo trouxe, tendo em vista responder às perguntas colocadas na problematização.

Peça para que eles separem as notícias em 3 temas distintos:

  • Questões comerciais entre BRICS e EUA;
  • Tentativas ou intenção de acordos comerciais entre 2 países;
  • Litígios e reclamações à OMC;

Na folha A1, Cartolinas ou local para execução do mural, divida um espaço para cada um dos 3 temas e peça para que, após discutirem entre si sobre qual o eixo mais apropriado para a notícia, eles colem ou escrevam a manchete no espaço reservado.

Materiais complementares

Veja alguns exemplos de notícias que podem ser utilizadas em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos o que eles acham das tarifas alfandegárias impostas. Qual a opinião deles sobre o assunto (se acham certo ou errado essas tarifas). Se eles imaginavam que existiam tantos conflitos e disputas por conta do comércio entre países.

Tente destacar a recente atuação do Governo Trump implementando tarifas alfandegárias e outras barreiras protecionistas e a oportunidade de intensificação das relações comerciais entre os BRICS diante dos grandes mercados consumidores e das grandes e diversas economias que esses países possuem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Materiais complementares:

Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Para você saber mais:

Barreiras Comerciais

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Acordos da OMC

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como se resolvem disputas na OMC

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Disponível em:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/15964/web_brics_na_omc.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Acesso em: 27 Mar. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.

Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.

Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.

Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 Minuto

Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens que os países têm ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Slide Plano Aula

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Slide Plano Aula

Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Indague os alunos com as perguntas colocadas no slide e, a partir delas, chame-os para respondê-las conjuntamente através da ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Peça que os alunos se juntem em grupos de 5 pessoas e compartilhem entre eles as manchetes e o que diz cada uma das 3 notícias que cada um componente do grupo trouxe, tendo em vista responder às perguntas colocadas na problematização.

Peça para que eles separem as notícias em 3 temas distintos:

  • Questões comerciais entre BRICS e EUA;
  • Tentativas ou intenção de acordos comerciais entre 2 países;
  • Litígios e reclamações à OMC;

Na folha A1, Cartolinas ou local para execução do mural, divida um espaço para cada um dos 3 temas e peça para que, após discutirem entre si sobre qual o eixo mais apropriado para a notícia, eles colem ou escrevam a manchete no espaço reservado.

Materiais complementares

Veja alguns exemplos de notícias que podem ser utilizadas em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos o que eles acham das tarifas alfandegárias impostas. Qual a opinião deles sobre o assunto (se acham certo ou errado essas tarifas). Se eles imaginavam que existiam tantos conflitos e disputas por conta do comércio entre países.

Tente destacar a recente atuação do Governo Trump implementando tarifas alfandegárias e outras barreiras protecionistas e a oportunidade de intensificação das relações comerciais entre os BRICS diante dos grandes mercados consumidores e das grandes e diversas economias que esses países possuem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano