10375
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Jogo “Escala Richter”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre números decimais

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Ordenar números decimais;
  • Localizar números decimais em uma reta numérica;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios

Comparação de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa,
  • Cópias das cartas do jogo,
  • Cópias da Escala Richter,
  • Cópias das setas para registro da localização dos números,
  • Cópias do raio x (opcional),
  • Cópias das atividades complementares (opcional),
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar a medida dos objetos.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Trem: 6,5 cm e Navio: 5,6

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário medir, isto é comparar os objetos com as medidas expressas por números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

? Qual a medida do trem? Que número representa sua medida?

? Qual a medida do navio? Que número representa sua medida?

? O que você observou para determinar as medidas dos objetos?

? O que representa a vírgula nestes números?

? Quais ordens representa os algarismos que compõem o número?

Material complementar para impressão:

Atividade de Retomada

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia o enunciado acima que explica brevemente o que representa a Escala Richter. Leia os quadros com as informações sobre o estragos que os terremotos causam de acordo com a sua intensidade. Dê exemplos de alguns terremotos e peça que informem onde se localizaria na escala e que tipo de estragos ele causaria.

Propósito: Explicar o objetivo do jogo e apresentar a Escala Richter.

Discuta com a turma:

? Um terremoto de 6,1 se localizaria onde nesta escala?

? O que você observou para definir sua localização?

Algumas fontes consultadas: < http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escala-richter.htm >

< https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/quais-foram-os-maiores-terremotos-de-todos-os-tempos/ >

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para ordenar números decimais, e localizá-los na reta numerada, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como as cartas devem ser organizadas para início do jogo.

Propósito: Explicar a organização das cartas no jogo.

Discuta com a turma:

? Por que as cartas dos terremotos devem estar dispostas de maneira que todos vejam?

? Alguma dúvida na organização das cartas?

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Explique para os alunos como as cartas do jogo se estruturam.

Propósito: Explicar as cartas utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Para que servem as informações da primeira coluna das cartas de terremoto?

? Depois de virada a carta colorida, o que deve ser feito?

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia a segunda parte das regras e esclareça como as jogadas ocorrerão. Deixar claro que os alunos iniciarão pegando uma carta da pilha verde, lerão quais cartas brancas deverão selecionar. Selecionadas as cartas, deverão colocá-las em ordem crescente, estando correta tal ordenação, poderão com a ajuda das setas localizar os números decimais indicados pelas cartas brancas selecionadas de acordo com a solicitação das cartas coloridas.

Propósito: Explicar as regras do jogo para que assim os participantes possam jogar e atingir o objetivo proposto pelo jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito após serem selecionadas as cartas brancas?

? O que será observado para a ordenação dos números decimais?

? Todas as cartas verdes solicitam as mesmas cartas brancas de terremoto?

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia a terceira parte das regras e esclareça como as jogadas seguintes ocorrerão e como será definido o vencedor, como também qual deve ser o procedimento caso ocorra empate.

Propósito: Explicar como ocorrerão as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado nas cartas dos terremotos?

? Todas as cartas verdes pedem as mesmas cartas cartas de terremoto?

Atividade principal – Escala Richter select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Verifique se todos os alunos compreenderam as regras do jogo e esclareça se existe alguma dúvida. Não existindo dúvidas, permita que os alunos comecem a jogar. Circule na sala acompanhando jogadas dos trios e verificando se estão fazendo corretamente como indicado. Caso constate que existe algum trio que não compreendeu ou apresenta dificuldades, esclareça e acompanhe a próxima jogada, verificando se as informações ficaram claras.

Propósito: Iniciar o jogo e constatar se os alunos compreenderam.

Discuta com a turma:

? Como o jogo deve ser iniciado?

? Como saber se o jogador localizou o terremoto corretamente?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 10 - 12) 15 minutos

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de um exemplo de uma jogada. Leia a carta verde tirada pelo jogador e peça que peguem as duas cartas de terremoto que aparecem no slide e peça que digam se atendem ao solicitado.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a localização de números decimais na reta numérica.

Discuta com a turma:

? O que a carta verde solicita?

? Qual o país selecionado?

? As carta selecionadas atendem o solicitado?

? Como estas cartas brancas selecionadas devem ser organizadas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 10- 12) 15 minutos

Orientações: Neste momento apresenta-se como o jogador localizou os números decimais na escala. Mesmo que os alunos já constatem que um está localizado incorretamente, peça para que aguardem o próximo momento para a discussão.

Propósito: Ordenar e representar a localização de números decimais na reta numerada em uma jogada.

Discuta com a turma:

? O que foi observado para ordenar os números decimais?

? As duas cartas de terremoto foram localizadas corretamente na escala?

? O que você observou para definir se estava certa a localização?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 9 a 12) 15 minutos

Orientações: Nesta fase os jogadores do trio fazem observações da localização dos decimais feitas por Roberta. Discutir sobre as falas dos jogadores e identificar com os alunos qual deles fez uma observação correta. Pedir para os alunos informarem qual carta foi localizada incorretamente e dizer onde deve ser posta. (Guilherme fez a observação certa. A carta 8,6 foi colocada no 8,5)

Propósito: Analisar com os alunos a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

? A carta de terremoto 7,9 foi localizada corretamente?

? A carta de terremoto 8,6 foi localizada corretamente?

? O que foi observado para definir se as cartas foram localizadas na escala corretamente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a ordenação dos números decimais?

? O que foi observado para definir a localização destes números na escala?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram construir a aprendizagem almejada, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais são os algarismos que compõem a medida do giz de Roberta?
  • Quais são os algarismos que compõem a medida do lápis de Mariana?
  • A medida representada na parte inteira corresponde aos centímetros e a parte decimal corresponde a qual unidade?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.



Objetivos específicos

  • Ordenar números decimais;
  • Localizar números decimais em uma reta numérica;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios

Comparação de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa,
  • Cópias das cartas do jogo,
  • Cópias da Escala Richter,
  • Cópias das setas para registro da localização dos números,
  • Cópias do raio x (opcional),
  • Cópias das atividades complementares (opcional),
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar a medida dos objetos.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Trem: 6,5 cm e Navio: 5,6

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário medir, isto é comparar os objetos com as medidas expressas por números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

? Qual a medida do trem? Que número representa sua medida?

? Qual a medida do navio? Que número representa sua medida?

? O que você observou para determinar as medidas dos objetos?

? O que representa a vírgula nestes números?

? Quais ordens representa os algarismos que compõem o número?

Material complementar para impressão:

Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia o enunciado acima que explica brevemente o que representa a Escala Richter. Leia os quadros com as informações sobre o estragos que os terremotos causam de acordo com a sua intensidade. Dê exemplos de alguns terremotos e peça que informem onde se localizaria na escala e que tipo de estragos ele causaria.

Propósito: Explicar o objetivo do jogo e apresentar a Escala Richter.

Discuta com a turma:

? Um terremoto de 6,1 se localizaria onde nesta escala?

? O que você observou para definir sua localização?

Algumas fontes consultadas: < http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escala-richter.htm >

< https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/quais-foram-os-maiores-terremotos-de-todos-os-tempos/ >

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para ordenar números decimais, e localizá-los na reta numerada, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como as cartas devem ser organizadas para início do jogo.

Propósito: Explicar a organização das cartas no jogo.

Discuta com a turma:

? Por que as cartas dos terremotos devem estar dispostas de maneira que todos vejam?

? Alguma dúvida na organização das cartas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Explique para os alunos como as cartas do jogo se estruturam.

Propósito: Explicar as cartas utilizadas no jogo.

Discuta com a turma:

? Para que servem as informações da primeira coluna das cartas de terremoto?

? Depois de virada a carta colorida, o que deve ser feito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia a segunda parte das regras e esclareça como as jogadas ocorrerão. Deixar claro que os alunos iniciarão pegando uma carta da pilha verde, lerão quais cartas brancas deverão selecionar. Selecionadas as cartas, deverão colocá-las em ordem crescente, estando correta tal ordenação, poderão com a ajuda das setas localizar os números decimais indicados pelas cartas brancas selecionadas de acordo com a solicitação das cartas coloridas.

Propósito: Explicar as regras do jogo para que assim os participantes possam jogar e atingir o objetivo proposto pelo jogo.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito após serem selecionadas as cartas brancas?

? O que será observado para a ordenação dos números decimais?

? Todas as cartas verdes solicitam as mesmas cartas brancas de terremoto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Leia a terceira parte das regras e esclareça como as jogadas seguintes ocorrerão e como será definido o vencedor, como também qual deve ser o procedimento caso ocorra empate.

Propósito: Explicar como ocorrerão as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser observado nas cartas dos terremotos?

? Todas as cartas verdes pedem as mesmas cartas cartas de terremoto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.

Orientações: Verifique se todos os alunos compreenderam as regras do jogo e esclareça se existe alguma dúvida. Não existindo dúvidas, permita que os alunos comecem a jogar. Circule na sala acompanhando jogadas dos trios e verificando se estão fazendo corretamente como indicado. Caso constate que existe algum trio que não compreendeu ou apresenta dificuldades, esclareça e acompanhe a próxima jogada, verificando se as informações ficaram claras.

Propósito: Iniciar o jogo e constatar se os alunos compreenderam.

Discuta com a turma:

? Como o jogo deve ser iniciado?

? Como saber se o jogador localizou o terremoto corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 10 - 12) 15 minutos

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de um exemplo de uma jogada. Leia a carta verde tirada pelo jogador e peça que peguem as duas cartas de terremoto que aparecem no slide e peça que digam se atendem ao solicitado.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a localização de números decimais na reta numérica.

Discuta com a turma:

? O que a carta verde solicita?

? Qual o país selecionado?

? As carta selecionadas atendem o solicitado?

? Como estas cartas brancas selecionadas devem ser organizadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 10- 12) 15 minutos

Orientações: Neste momento apresenta-se como o jogador localizou os números decimais na escala. Mesmo que os alunos já constatem que um está localizado incorretamente, peça para que aguardem o próximo momento para a discussão.

Propósito: Ordenar e representar a localização de números decimais na reta numerada em uma jogada.

Discuta com a turma:

? O que foi observado para ordenar os números decimais?

? As duas cartas de terremoto foram localizadas corretamente na escala?

? O que você observou para definir se estava certa a localização?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 9 a 12) 15 minutos

Orientações: Nesta fase os jogadores do trio fazem observações da localização dos decimais feitas por Roberta. Discutir sobre as falas dos jogadores e identificar com os alunos qual deles fez uma observação correta. Pedir para os alunos informarem qual carta foi localizada incorretamente e dizer onde deve ser posta. (Guilherme fez a observação certa. A carta 8,6 foi colocada no 8,5)

Propósito: Analisar com os alunos a localização de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

? A carta de terremoto 7,9 foi localizada corretamente?

? A carta de terremoto 8,6 foi localizada corretamente?

? O que foi observado para definir se as cartas foram localizadas na escala corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a ordenação dos números decimais?

? O que foi observado para definir a localização destes números na escala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram construir a aprendizagem almejada, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Quais são os algarismos que compõem a medida do giz de Roberta?
  • Quais são os algarismos que compõem a medida do lápis de Mariana?
  • A medida representada na parte inteira corresponde aos centímetros e a parte decimal corresponde a qual unidade?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano