17826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O nascimento de uma nova ordem multipolar: O contexto da América Latina e da África no novo alinhamento global.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e na África, além do surgimento dos blocos econômicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO8_08UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e na África, além do surgimento dos blocos econômicos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie os mapas para os alunos (disponíveis aqui). Grave um áudio, peça que analisem os mapas. A seguir, peça que exponham suas opiniões sobre os mapas, desta forma você poderá conhecer o que os alunos sabem sobre o tema. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
O que de fato mudou nos países, após o fim da ordem bipolar e a nova ordem global multipolar? Solicite que eles enviem áudios ou mensagens pelo WhatsApp. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Envie o arquivo disponível aqui. Grave um áudio ou vídeo curto para explicar os detalhes. Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível neste link. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Solicite que os grupos compartilhem e expliquem pelo WhatsApp o mapa conceitual produzido. Os grupos devem refletir que, apesar da organização em blocos econômicos, as melhorias sociais e econômicas nos países ditos em desenvolvimento foram visíveis, porém ainda não foram suficientes para de fato mudar o panorama socioeconômico dos países, seja no Mercosul ou na SADC. Neste sentido, ressalte que as diferenças entre os países membros também é um desafio à integração. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_08UND05

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas