17826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O nascimento de uma nova ordem multipolar: O contexto da América Latina e da África no novo alinhamento global.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e na África, além do surgimento dos blocos econômicos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e África, e o surgimento dos blocos econômicos

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite ou cartolina branca, canetinha e lápis de cor.

Material complementar:

Tema da Aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDuY7zP3ZykhzKR72FJbVJfDDjND79He7TjHWVwuxtFnKJAmnXKCeceXDk4K/geo8-08und05-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

O fim da ordem bipolar e a ordem multipolar em blocos econômicos. (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:800px-ActiveBlocs_2008.PNG )

SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Southern_African_Development_Community.svg)

Mapa do Mercosul e Comunidade Andina (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercosur-map-pt.svg)

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.apec.unesc.net/V_EEC/sessoes_tematicas/Temas%20Especiais/COMUNIDADE%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20%C3%81FRICA%20AUSTRAL.pdf acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2274/como-surgiu-e-como-funciona-o-mercosul acesso em 10 de abril de 2019.

Texto para discussão. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se deu a partir de um colapso na estrutura econômica interna. A fome e o aumento da pobreza, por exemplo, foram fatores que impulsionaram o fim da ordem bipolar em 1989, que teve como símbolo a queda do muro de Berlim, na Alemanha. A partir de então nascia uma nova ordem de domínio capitalista, que conduziu os países a se organizarem em blocos econômicos, que a princípio são rearranjos entre países vizinhos a fim de potencializar o comércio. Pode ser entendido também como um processo e agrupamento de países com interesses semelhantes na construção das atividades econômicas e sociais como: moeda única, livre circulação de mercadorias e pessoas, união aduaneira, integração socioeconômica. Neste sentido ainda, nem todos os blocos econômicos apresentam todas as formas de integrações possíveis, pois há muitas desigualdades entre países, mesmo que sejam de mesmas regiões geográficas. São exemplos de blocos econômicos Mercosul - Mercado Comum do Sul, SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral, U.E - União Europeia. O mapa mostra a organização dos blocos em 2008.

Material complementar

Tema da Aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDuY7zP3ZykhzKR72FJbVJfDDjND79He7TjHWVwuxtFnKJAmnXKCeceXDk4K/geo8-08und05-tema-da-aula-mapa.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a Guerra Fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e o MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos dos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a guerra fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, e MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações. É importante destacar que a Venezuela foi suspensa do bloco em 2016.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Oriente os alunos a questionarem sobre o que de fato mudou nos países, após o fim da ordem bipolar. Neste sentido irão observar que a Guerra Fria refletiu no espaço dos países seja pelo endividamento externo, seja pela imposição de golpes militares que limitaram o desenvolvimento de muitos. Com isso a proposta de blocos econômicos, ganhou uma visão de integração econômica necessária, a fim de melhorar as condições econômica e social dos países, agora entendidos no cenário global como em desenvolvimento.

Para você saber mais:

Artigo disponível em https://www.encontro2018.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1529346384_ARQUIVO_GLOBALIZACAOEOSDESAFIOSDOSBLOCOSECONOMICOS_OCASODAALIANCADOPACIFICOcor.pdf acesso em 12 de abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:

1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC

2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.

Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?

Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?

3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”

4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”

5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:

1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC

2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.

Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?

Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?

3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”

4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”

5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Solicite que dois a quatro grupos explique o mapa conceitual produzido, reflita que apesar da organização em blocos econômicos as melhorias sociais e econômicas nos países ditos em desenvolvimento foram visíveis, porém ainda não foram suficientes para de fato mudar o panorama socioeconômicos dos países seja no Mercosul ou na SADC. Neste sentido, ressaltar que as diferenças entre os países membros também é um desafio a integração.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, tem como objetivo analisar como o fim da ordem bipolar impactou a estrutura econômica na América Latina e África, e o surgimento dos blocos econômicos

Materiais necessários: Lápis, borracha, papel sulfite ou cartolina branca, canetinha e lápis de cor.

Material complementar:

Tema da Aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDuY7zP3ZykhzKR72FJbVJfDDjND79He7TjHWVwuxtFnKJAmnXKCeceXDk4K/geo8-08und05-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

O fim da ordem bipolar e a ordem multipolar em blocos econômicos. (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:800px-ActiveBlocs_2008.PNG )

SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Southern_African_Development_Community.svg)

Mapa do Mercosul e Comunidade Andina (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercosur-map-pt.svg)

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.apec.unesc.net/V_EEC/sessoes_tematicas/Temas%20Especiais/COMUNIDADE%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20%C3%81FRICA%20AUSTRAL.pdf acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2274/como-surgiu-e-como-funciona-o-mercosul acesso em 10 de abril de 2019.

Texto para discussão. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se deu a partir de um colapso na estrutura econômica interna. A fome e o aumento da pobreza, por exemplo, foram fatores que impulsionaram o fim da ordem bipolar em 1989, que teve como símbolo a queda do muro de Berlim, na Alemanha. A partir de então nascia uma nova ordem de domínio capitalista, que conduziu os países a se organizarem em blocos econômicos, que a princípio são rearranjos entre países vizinhos a fim de potencializar o comércio. Pode ser entendido também como um processo e agrupamento de países com interesses semelhantes na construção das atividades econômicas e sociais como: moeda única, livre circulação de mercadorias e pessoas, união aduaneira, integração socioeconômica. Neste sentido ainda, nem todos os blocos econômicos apresentam todas as formas de integrações possíveis, pois há muitas desigualdades entre países, mesmo que sejam de mesmas regiões geográficas. São exemplos de blocos econômicos Mercosul - Mercado Comum do Sul, SADC - Comunidade para Desenvolvimento da África Austral, U.E - União Europeia. O mapa mostra a organização dos blocos em 2008.

Material complementar

Tema da Aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDuY7zP3ZykhzKR72FJbVJfDDjND79He7TjHWVwuxtFnKJAmnXKCeceXDk4K/geo8-08und05-tema-da-aula-mapa.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/ acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente aos alunos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a Guerra Fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e o MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos dos dois exemplos de blocos econômicos regionais que surgiram após a guerra fria, SADC (1992) - Comunidade Para Desenvolvimento da África Austral, formado por: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, e MERCOSUL - Mercado Comum do Sul (1991), Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, países da América do Sul. Os dois blocos apresentam como objetivo integrar a economia dos países membros a partir da união aduaneira. Dê exemplos para os alunos como a importação de produtos ou matérias primas do cotidiano, como a compra de farinha de trigo pelo Brasil da Argentina, que por sua vez importa Eletrodoméstico do Brasil, que com a instituição do Mercosul diminuíram as tarifas e impostos. Nesta perspectiva, entres os países membros do Mercosul não há necessidade do passaporte para circular entre as nações. É importante destacar que a Venezuela foi suspensa do bloco em 2016.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dBbhuXKjZ5ZDxy8TgkZEgEMSwGjGGgJAaMXKU2VMPqVEuefmz5nURxPQVAw/geo8-08und05-contextualizacao-mapas.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/sadc.htm acesso em 10 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/mercosul/ acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Oriente os alunos a questionarem sobre o que de fato mudou nos países, após o fim da ordem bipolar. Neste sentido irão observar que a Guerra Fria refletiu no espaço dos países seja pelo endividamento externo, seja pela imposição de golpes militares que limitaram o desenvolvimento de muitos. Com isso a proposta de blocos econômicos, ganhou uma visão de integração econômica necessária, a fim de melhorar as condições econômica e social dos países, agora entendidos no cenário global como em desenvolvimento.

Para você saber mais:

Artigo disponível em https://www.encontro2018.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1529346384_ARQUIVO_GLOBALIZACAOEOSDESAFIOSDOSBLOCOSECONOMICOS_OCASODAALIANCADOPACIFICOcor.pdf acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:

1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC

2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.

Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?

Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?

3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”

4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”

5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 15 de abril de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Siga as etapas abaixo:

1º - Reúnam-se em grupos de até 4 pessoas. Vocês irão criar um mapa conceitual sobre o Mercosul e a SADC

2º - Sortearemos a pergunta sobre o tema.

Pergunta 1 - Como o Mercosul atua no mercado interno e global?

Pergunta 2 - Quais os desafios do Bloco Econômico SADC?

3º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 1 será “MERCOSUL”

4º A palavra central dos grupos que forem sorteados pela pergunta 2 será “SADC”

5º Cada grupo receberá um texto base para auxiliar a produção do mapa conceitual

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9u65yNSVvjzeFXD9rsjeARSQWt5cvnuKbwVMk4akZXDEu2TrWj6q387dMM4Z/geo8-08und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Texto para discussão. Disponivel em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0494.pdf acesso em 15 de abril de 2019.

Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pepi/2018/defesa_pepi/mestrado/ana_paula_de_mattos__calich_073de.pdf acesso em 19 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Solicite que dois a quatro grupos explique o mapa conceitual produzido, reflita que apesar da organização em blocos econômicos as melhorias sociais e econômicas nos países ditos em desenvolvimento foram visíveis, porém ainda não foram suficientes para de fato mudar o panorama socioeconômicos dos países seja no Mercosul ou na SADC. Neste sentido, ressaltar que as diferenças entre os países membros também é um desafio a integração.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano