17825
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - América Latina e África no período da Guerra Fria e a construção da lógica do terceiro mundo.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da guerra fria, em relação às periferias do sistema capitalista e o terceiro mundismo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, terá como objetivo analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da Guerra Fria, em relação às periferias do sistema capitalista e o terceiro mundismo.

Materiais necessários: Papel A1, ou flipchart, ou cartolina branca, lápis, borracha, canetinha, material impresso, jornais velhos e revista para recorte.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z5yDxFp23CccxB2Nr9JHvPk8JTZSvupfBsxCrbGvDMXKVjXRxHJR5mGy32Vh/ge08-08und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Regionalização do Espaço Mundial durante o período da Guerra Fria - Primeiro, Segundo, Terceiro Mundo.

( https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cold_War_alliances_mid-1975.svg )

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://revistacontemporartes.com.br/2018/05/29/estudo-comparativo-ditaduras-militares-da-argentina-e-do-brasil/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-divida-externa-dos-paises-america-latina.htm acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, para os alunos e solicite que eles observem a proposta de divisão regional do espaço mundial durante o período da Guerra Fria. Nesta perspectiva, teremos os países de primeiro mundo, com industrialização completa e alinhados ao capitalismo e os de segundo mundo com industrialização e alinhados ao socialismo, e os de terceiro mundo com industrialização tardia ou incompleta e que sofreram influência direta na constituição de suas estruturas de estado, sendo chamados ainda de não alinhados. O termo terceiro mundo, apresenta uma abordagem de divisão que coloca esses países como produtores de matéria-prima, consumidores de tecnologia produzida no primeiro ou segundo mundo.

Material complementar

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z5yDxFp23CccxB2Nr9JHvPk8JTZSvupfBsxCrbGvDMXKVjXRxHJR5mGy32Vh/ge08-08und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reafirme junto aos alunos que as condições de pobreza, estabeleceram relação direta a intervenção dos países do primeiro e segundo mundo na economia do terceiro mundo, o que limitou esses países a uma periferia do capitalismo globalitário. O socialismo não teve na América Latina uma capilaridade, limitando-se apenas a Cuba. Em outro sentido, a imposição de golpes militares e instalação de regimes nacionalistas, que também assolaram o continente africano e americano, consolidaram o capitalismo pautado no intervencionismo estatal. Logo, as duas regiões são consideradas periféricas em função da posição global de fornecedor de matérias-primas ou produtos agrícolas primários, e industrialização tardia pautada na substituição das importações e forte aspecto nacionalista. Neste sentido, muitos países só conseguiram desenvolver seu parque industrial e suas economias às custas de organismos internacionais como o FMI - Fundo Monetário Internacional, que surgiu nesse contexto a fim de emprestar volumosas quantidades de dinheiro aos países, o que gerou dívidas exorbitantes que mantiveram o domínio da superpotência, principalmente a soberania dos Estados Unidos.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Explique ao alunos quais características marcam os países do terceiro mundo, a partir da lógica capitalista globalitária, o limite de tecnológico e a limitação a exportação de produtos primários, e havidos consumidores de tecnologias criadas em países de primeiro mundo.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:

1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;

2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:

Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.

3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;

4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;

5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.

Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:

1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;

2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:

Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.

3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;

4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;

5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.

Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que colem os murais de fatos e notícias, e circularem lendo os murais dos temas que não foram sorteados, a fim de observarem possíveis conclusões sobre a caracterização da lógica do terceiro mundismo durante o período da guerra fria, e como essa lógica ainda se faz presente, porém com outra roupagem. Neste sentido, hoje temos países emergentes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, terá como objetivo analisar o contexto da regionalização econômica ao longo da Guerra Fria, em relação às periferias do sistema capitalista e o terceiro mundismo.

Materiais necessários: Papel A1, ou flipchart, ou cartolina branca, lápis, borracha, canetinha, material impresso, jornais velhos e revista para recorte.

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z5yDxFp23CccxB2Nr9JHvPk8JTZSvupfBsxCrbGvDMXKVjXRxHJR5mGy32Vh/ge08-08und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Regionalização do Espaço Mundial durante o período da Guerra Fria - Primeiro, Segundo, Terceiro Mundo.

( https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cold_War_alliances_mid-1975.svg )

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: http://revistacontemporartes.com.br/2018/05/29/estudo-comparativo-ditaduras-militares-da-argentina-e-do-brasil/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-divida-externa-dos-paises-america-latina.htm acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema da aula, para os alunos e solicite que eles observem a proposta de divisão regional do espaço mundial durante o período da Guerra Fria. Nesta perspectiva, teremos os países de primeiro mundo, com industrialização completa e alinhados ao capitalismo e os de segundo mundo com industrialização e alinhados ao socialismo, e os de terceiro mundo com industrialização tardia ou incompleta e que sofreram influência direta na constituição de suas estruturas de estado, sendo chamados ainda de não alinhados. O termo terceiro mundo, apresenta uma abordagem de divisão que coloca esses países como produtores de matéria-prima, consumidores de tecnologia produzida no primeiro ou segundo mundo.

Material complementar

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z5yDxFp23CccxB2Nr9JHvPk8JTZSvupfBsxCrbGvDMXKVjXRxHJR5mGy32Vh/ge08-08und04-tema-da-aula-mapa.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Reafirme junto aos alunos que as condições de pobreza, estabeleceram relação direta a intervenção dos países do primeiro e segundo mundo na economia do terceiro mundo, o que limitou esses países a uma periferia do capitalismo globalitário. O socialismo não teve na América Latina uma capilaridade, limitando-se apenas a Cuba. Em outro sentido, a imposição de golpes militares e instalação de regimes nacionalistas, que também assolaram o continente africano e americano, consolidaram o capitalismo pautado no intervencionismo estatal. Logo, as duas regiões são consideradas periféricas em função da posição global de fornecedor de matérias-primas ou produtos agrícolas primários, e industrialização tardia pautada na substituição das importações e forte aspecto nacionalista. Neste sentido, muitos países só conseguiram desenvolver seu parque industrial e suas economias às custas de organismos internacionais como o FMI - Fundo Monetário Internacional, que surgiu nesse contexto a fim de emprestar volumosas quantidades de dinheiro aos países, o que gerou dívidas exorbitantes que mantiveram o domínio da superpotência, principalmente a soberania dos Estados Unidos.

Material complementar

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3F7V77TR2gZTdXB2NnXuy3ESRgXT5yyvk5HwE5VDwqjcvxM92w34DNf6SWVe/ge08-08und04-contextualizacao-mapa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Explique ao alunos quais características marcam os países do terceiro mundo, a partir da lógica capitalista globalitária, o limite de tecnológico e a limitação a exportação de produtos primários, e havidos consumidores de tecnologias criadas em países de primeiro mundo.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/terceiro-mundo/ acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Artigo disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/20/teorias-para-o-desenvolvimento/ acesso em 12 de abril de 2019.

Artigo disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/08/mundo/10.html acesso em 12 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:

1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;

2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:

Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.

3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;

4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;

5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.

Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Oriente os alunos a produzirem um mural de fatos e notícias, para isso siga as instruções:

1º Reúna os alunos em grupos de até 5 pessoas;

2º Explique que existem três temas a serem sorteados pelos grupos:

Tema 1: América Latina no contexto econômico da Guerra Fria - do endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 2: África no contexto econômico da Guerra Fria - o endividamento externo ao terceiro mundismo

Tema 3: América Latina e África semelhanças e contradições no contexto econômico da Guerra Fria, do endividamento ao terceiro mundismo.

3º Os temas 1 e 2, tem um texto base a ser entregue aos alunos;

4º O grupo que sair com o tema 3, deverá produzir uma síntese a partir dos textos do tema 1 e 2;

5º Oriente os alunos a lerem os texto, selecionando palavras-chave, frases de efeito, para serem transcritas no mural de fatos e notícias, sugira ainda que os alunos podem fazer desenhos, ou usar colagem para montagem do mural.

Mostre aos aluno o exemplo o mural de fatos e notícias.

Material complementar

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HbQvZXmTj4JXq4HjfbmYRdAfs9pM7rK8J7k9aw7Mg84R8G92Dc68jpDtBRFD/ge08-08und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: https://www.academia.edu/24308340/A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL_A_FORMA%C3%87%C3%83O_DOS_ESTADOS_AFRICANOS_CONFLITOS_E_CONSTRU%C3%87%C3%83O_DE_CAPACIDADE_ESTATAL acesso em 02 de abril de 2019

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300003 acesso em 02 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que colem os murais de fatos e notícias, e circularem lendo os murais dos temas que não foram sorteados, a fim de observarem possíveis conclusões sobre a caracterização da lógica do terceiro mundismo durante o período da guerra fria, e como essa lógica ainda se faz presente, porém com outra roupagem. Neste sentido, hoje temos países emergentes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano