17821
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - O Alfabeto Cartográfico

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre reconhecer o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área) como um subsídio fundamental para produzir mapas temáticos.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a interpretação e produção de mapas temáticos a um alfabeto cartográfico já consolidado na Cartografia, ou seja, a grafia do mapa composta basicamente por pontos, linhas e áreas. Essa estrutura é básica para elaborar qualquer mapa, seja em meio digital ou não, sendo uma linguagem necessária para o aluno visando um entendimento dos fenômenos geográficos contidos num fundo de mapa plano. Para isso, será produzido um mapa com a proposta do aluno vivenciar e reconhecer os significados do alfabeto cartográfico em sua estrutura.

Materiais necessários:

Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides; lápis; borracha; papel; Atlas geográfico.

Material complementar:

Mapa malha ferroviária de Minas Gerais - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZUrHzhk4QGUcgeqn4W8VfH3fFq3kj8uhzgAaZ72nRyDqdkvA5GqNjEUqdsB/ge07-09und08-contextualizacao-mapa-malha-ferroviaria-de-minas-gerais.pdf

Produção de mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9f9YWmMRs6Mf5Aw34yF6m5vpbAePMEguvJacghaFJY8eweHDevecuyqwpuTU/ge07-09und08-acao-propositiva-producao-de-mapa.pdf

Mapa modelo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAFZ7nTnKDyqMSAQczVnfSw9PYBm6gVAAHDmP8DbjdDBu9tkPRgtdwG3f5hX/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-modelo-regiao-sudeste.pdf

Mapa mudo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zNJwbQmRp8vZcn7g9aSRYv2hNPsrpa3G863Ym6X8myRJTPn559VRez7AE9FD/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-mudo-regiao-sudeste.pdf

Para você saber mais:

Os elementos que compõem um mapa

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa Acesso em 06 abr. 2019.

Alfabetização cartográfica

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 06 abr. 2019.

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

O Significado das Representações Gráficas Cartográficas no Ensino

Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-o-significado-das-representacoes-graficas-cartograficas-no-ensino.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

Mapas Temáticos

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Tipos de Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt Acesso em 06 abr. 2019.

Contextos prévios: um mínimo de necessidade do aluno já compreender representação cartográfica.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de se representar fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico com sua representação de algum fato da realidade, como por exemplo um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor aos alunos, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos. E para isso o aluno precisa ter noções básicas de representação gráfica nos mapas.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para que os alunos comecem a entender o alfabeto de um mapa, é importante levantar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A representação dos fenômenos geográficos num mapa é feito através do grafia de seus símbolos e sinais gráficos. Diante disso, o básico para a confecção e entendimento de mapas na cartografia são as noções que as informações plotadas no mapa são geométricas e compostas por linhas, pontos e áreas. Sabendo disso, proponha as seguintes questões aos alunos:

1- O que é o grafismo num mapa?

2- Que tipos de sinais gráficos geométricos são possíveis de se visualizar no mapa?

O mapa exposto no slide é uma representação das principais linhas férreas do estado de Minas Gerais. Mas essa informação é central, mas não a única. É possível visualizar no mapa a divisão por áreas dos municípios e regiões, pontos que indicam alguns municípios e as linhas que indicam as vias férreas. Provavelmente os alunos se confundirão com a palavra grafia, mas você pode associá-la a outras palavras semelhantes, tais como gráficos, gráfica, grafia (referente a linguagem verbal e escrita, etc). O destaque do mapa está nas linhas. Portanto, é provável que o aluno perceberá elas. Caso não consigam perceber as áreas e os pontos, indique para eles introduzindo questões cartográficas inerentes a representação, como por exemplo: o mapa não é a realidade, mas tenta representá-la da melhor forma para visualizarmos e entendermos os significados das coisas. Sendo assim, os pontos, nesse caso, representam cidades importantes para a informação principal do mapa, as ferrovias. E as áreas delimitam os municípios e suas regiões. O mapa não apresenta a legenda intencionalmente, pois sendo uma atividade de levantamento de conhecimento prévio, é importante o aluno refletir sobre a grafia do mapa em si, para que o professor conheça seu conhecimento cartográfico através de sua visualização da imagem e da grafia do mapa. Entendendo isso, abrimos caminho para a continuidade da aula com uma aprendizagem significativa para os alunos.

Material complementar

Mapa da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZUrHzhk4QGUcgeqn4W8VfH3fFq3kj8uhzgAaZ72nRyDqdkvA5GqNjEUqdsB/ge07-09und08-contextualizacao-mapa-malha-ferroviaria-de-minas-gerais.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Existe uma certa lógica na utilização de sinais gráficos num mapa, visando a representação de uma dada realidade. Um mapa é pensado a partir dos interesses de seu uso, ou seja, sua temática. Por isso a denominação mapa temático. Assim, refletir sobre a realidade pode nos dar pistas fundamentais nos tipos de grafias que podemos utilizar nos mapas. Isso dependerá de sua escala também. Por exemplo, num mapa na escala 1:1.000.000 as informações serão menos específicas que um mapa na escala 1:10.000. O que será representado dependerá do interesse e demanda do construtor do mapa. Diante disso, a reta deverá ser utilizada para representar estruturas da realidade em formato de reta. Os pontos deverão ser utilizados pensando numa visão de conjunto, ou seja, um ponto em relação ao outro ou a própria área. Os sinais gráficos só fazem sentido se pensado um em relação ao outro, dentro da temática proposta nos limites (área maior) do mapa. Assim, um ponto maior ou em destaque pictórico poderá representar uma cidade grande, enquanto os pontos menores cidades menores. Retas grossas poderão representar estradas ou rodovias de duas vias e retas finas de uma via. As áreas podem ser maiores ou menores umas em relação às outras. Então as relações de tamanho, densidade e cor são fundamentais na escolha e utilização de sinais gráficos num mapa.

De qualquer forma, sabendo disso, proponha a pergunta do slide para os alunos, estimulando uma reflexão sobre o alfabeto cartográfico e seus sinais representativos da realidade. É esperado que os alunos tenham um repertório para entender o básico de utilização dos sinais. Verificando suas respostas, que poderá ser feito voluntariamente através das falas dos alunos, complemente a ideia geral assim como foi indicado no início dessas orientações.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: A ideia central dessa ação propositiva é que o aluno vivencie através da produção de uma mapa a utilização mais coerente do alfabeto cartográfico e seus sinais gráficos. A proposta inicial é utilizar um mapa que represente bem e claramente retas, pontos e áreas, facilitando a visualização e aprendizado do aluno. Forme grupos de 3 a 4 alunos e oriente-os a produzir o mapa de acordo com a atividade do material complementar:

Serão utilizados na atividade um mapa modelo para orientar o aluno, além do mapa base (mudo), onde o aluno deverá criar os sinais gráficos. A ideia central é de um mapa da região sudeste, com o intuito de indicar as rodovias, ferrovias, rios, etc como retas (nesse caso hipotéticas, pois o mapa modelo não as apresenta), as capitais, cidades médias e pequenas, etc indicadas por pontos e indicar qual a função das áreas no mapa (que no caso é a divisão da região sudeste brasileira e seus estados). Ao final, criar uma legenda. Disponibilize um Atlas para a consulta dos alunos (digital ou em papel), mas atente-os que não é para copiar ou colar dos mapas. É para ter apenas uma referência/ideia de como fazer a atividade.

Essa atividade pode ser utilizada pelo professor no sentido de entender o conhecimento cartográfico do aluno até então e, ao mesmo tempo, ensinar o alfabeto cartográfico conjuntamente.

Material complementar

Produção de mapa - orientações

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9f9YWmMRs6Mf5Aw34yF6m5vpbAePMEguvJacghaFJY8eweHDevecuyqwpuTU/ge07-09und08-acao-propositiva-producao-de-mapa.pdf

Mapa modelo Região Sudeste

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAFZ7nTnKDyqMSAQczVnfSw9PYBm6gVAAHDmP8DbjdDBu9tkPRgtdwG3f5hX/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-modelo-regiao-sudeste.pdf

Mapa mudo Região Sudeste

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zNJwbQmRp8vZcn7g9aSRYv2hNPsrpa3G863Ym6X8myRJTPn559VRez7AE9FD/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-mudo-regiao-sudeste.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após terminada a ação propositiva, é necessário retomar e encadear os conhecimentos trabalhados nessa aula. Os sinais gráficos do alfabeto cartográfico são fundamentais para o aluno entender a lógica de um mapa, qualquer que seja. Essa aula possibilita que o aluno compreenda a grafia dos mapas, potencializando os mapas na aula de geografia para além de seu caráter ilustrativo. Peça que os grupos falem um pouco sobre os mapas produzidos, relacionando a legenda construída com os sinais gráficos escolhidos e desenhados. É importante nesse momento o professor estar apto para escutar os alunos, intervindo de acordo com as premissas do alfabeto cartográfico. Em outras oportunidades, os mapas produzidos poderão passar por uma segunda intervenção dos alunos, principalmente em relação a legenda, que não foi o foco dessa aula. É esperado que os alunos entendam o básico da relação representação gráfica dos mapas com os fenômenos geográficos da realidade, um dos pontos fundamentais da existência e uso dos mapas de uma forma geral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a interpretação e produção de mapas temáticos a um alfabeto cartográfico já consolidado na Cartografia, ou seja, a grafia do mapa composta basicamente por pontos, linhas e áreas. Essa estrutura é básica para elaborar qualquer mapa, seja em meio digital ou não, sendo uma linguagem necessária para o aluno visando um entendimento dos fenômenos geográficos contidos num fundo de mapa plano. Para isso, será produzido um mapa com a proposta do aluno vivenciar e reconhecer os significados do alfabeto cartográfico em sua estrutura.

Materiais necessários:

Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides; lápis; borracha; papel; Atlas geográfico.

Material complementar:

Mapa malha ferroviária de Minas Gerais - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZUrHzhk4QGUcgeqn4W8VfH3fFq3kj8uhzgAaZ72nRyDqdkvA5GqNjEUqdsB/ge07-09und08-contextualizacao-mapa-malha-ferroviaria-de-minas-gerais.pdf

Produção de mapa - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9f9YWmMRs6Mf5Aw34yF6m5vpbAePMEguvJacghaFJY8eweHDevecuyqwpuTU/ge07-09und08-acao-propositiva-producao-de-mapa.pdf

Mapa modelo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAFZ7nTnKDyqMSAQczVnfSw9PYBm6gVAAHDmP8DbjdDBu9tkPRgtdwG3f5hX/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-modelo-regiao-sudeste.pdf

Mapa mudo Região Sudeste - Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zNJwbQmRp8vZcn7g9aSRYv2hNPsrpa3G863Ym6X8myRJTPn559VRez7AE9FD/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-mudo-regiao-sudeste.pdf

Para você saber mais:

Os elementos que compõem um mapa

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa Acesso em 06 abr. 2019.

Alfabetização cartográfica

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 06 abr. 2019.

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

O Significado das Representações Gráficas Cartográficas no Ensino

Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-o-significado-das-representacoes-graficas-cartograficas-no-ensino.pdf Acesso em 06 abr. 2019.

Mapas Temáticos

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Tipos de Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm Acesso em 06 abr. 2019.

Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos

Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt Acesso em 06 abr. 2019.

Contextos prévios: um mínimo de necessidade do aluno já compreender representação cartográfica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de se representar fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico com sua representação de algum fato da realidade, como por exemplo um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor aos alunos, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos. E para isso o aluno precisa ter noções básicas de representação gráfica nos mapas.

Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para que os alunos comecem a entender o alfabeto de um mapa, é importante levantar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A representação dos fenômenos geográficos num mapa é feito através do grafia de seus símbolos e sinais gráficos. Diante disso, o básico para a confecção e entendimento de mapas na cartografia são as noções que as informações plotadas no mapa são geométricas e compostas por linhas, pontos e áreas. Sabendo disso, proponha as seguintes questões aos alunos:

1- O que é o grafismo num mapa?

2- Que tipos de sinais gráficos geométricos são possíveis de se visualizar no mapa?

O mapa exposto no slide é uma representação das principais linhas férreas do estado de Minas Gerais. Mas essa informação é central, mas não a única. É possível visualizar no mapa a divisão por áreas dos municípios e regiões, pontos que indicam alguns municípios e as linhas que indicam as vias férreas. Provavelmente os alunos se confundirão com a palavra grafia, mas você pode associá-la a outras palavras semelhantes, tais como gráficos, gráfica, grafia (referente a linguagem verbal e escrita, etc). O destaque do mapa está nas linhas. Portanto, é provável que o aluno perceberá elas. Caso não consigam perceber as áreas e os pontos, indique para eles introduzindo questões cartográficas inerentes a representação, como por exemplo: o mapa não é a realidade, mas tenta representá-la da melhor forma para visualizarmos e entendermos os significados das coisas. Sendo assim, os pontos, nesse caso, representam cidades importantes para a informação principal do mapa, as ferrovias. E as áreas delimitam os municípios e suas regiões. O mapa não apresenta a legenda intencionalmente, pois sendo uma atividade de levantamento de conhecimento prévio, é importante o aluno refletir sobre a grafia do mapa em si, para que o professor conheça seu conhecimento cartográfico através de sua visualização da imagem e da grafia do mapa. Entendendo isso, abrimos caminho para a continuidade da aula com uma aprendizagem significativa para os alunos.

Material complementar

Mapa da contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ZUrHzhk4QGUcgeqn4W8VfH3fFq3kj8uhzgAaZ72nRyDqdkvA5GqNjEUqdsB/ge07-09und08-contextualizacao-mapa-malha-ferroviaria-de-minas-gerais.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Existe uma certa lógica na utilização de sinais gráficos num mapa, visando a representação de uma dada realidade. Um mapa é pensado a partir dos interesses de seu uso, ou seja, sua temática. Por isso a denominação mapa temático. Assim, refletir sobre a realidade pode nos dar pistas fundamentais nos tipos de grafias que podemos utilizar nos mapas. Isso dependerá de sua escala também. Por exemplo, num mapa na escala 1:1.000.000 as informações serão menos específicas que um mapa na escala 1:10.000. O que será representado dependerá do interesse e demanda do construtor do mapa. Diante disso, a reta deverá ser utilizada para representar estruturas da realidade em formato de reta. Os pontos deverão ser utilizados pensando numa visão de conjunto, ou seja, um ponto em relação ao outro ou a própria área. Os sinais gráficos só fazem sentido se pensado um em relação ao outro, dentro da temática proposta nos limites (área maior) do mapa. Assim, um ponto maior ou em destaque pictórico poderá representar uma cidade grande, enquanto os pontos menores cidades menores. Retas grossas poderão representar estradas ou rodovias de duas vias e retas finas de uma via. As áreas podem ser maiores ou menores umas em relação às outras. Então as relações de tamanho, densidade e cor são fundamentais na escolha e utilização de sinais gráficos num mapa.

De qualquer forma, sabendo disso, proponha a pergunta do slide para os alunos, estimulando uma reflexão sobre o alfabeto cartográfico e seus sinais representativos da realidade. É esperado que os alunos tenham um repertório para entender o básico de utilização dos sinais. Verificando suas respostas, que poderá ser feito voluntariamente através das falas dos alunos, complemente a ideia geral assim como foi indicado no início dessas orientações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: A ideia central dessa ação propositiva é que o aluno vivencie através da produção de uma mapa a utilização mais coerente do alfabeto cartográfico e seus sinais gráficos. A proposta inicial é utilizar um mapa que represente bem e claramente retas, pontos e áreas, facilitando a visualização e aprendizado do aluno. Forme grupos de 3 a 4 alunos e oriente-os a produzir o mapa de acordo com a atividade do material complementar:

Serão utilizados na atividade um mapa modelo para orientar o aluno, além do mapa base (mudo), onde o aluno deverá criar os sinais gráficos. A ideia central é de um mapa da região sudeste, com o intuito de indicar as rodovias, ferrovias, rios, etc como retas (nesse caso hipotéticas, pois o mapa modelo não as apresenta), as capitais, cidades médias e pequenas, etc indicadas por pontos e indicar qual a função das áreas no mapa (que no caso é a divisão da região sudeste brasileira e seus estados). Ao final, criar uma legenda. Disponibilize um Atlas para a consulta dos alunos (digital ou em papel), mas atente-os que não é para copiar ou colar dos mapas. É para ter apenas uma referência/ideia de como fazer a atividade.

Essa atividade pode ser utilizada pelo professor no sentido de entender o conhecimento cartográfico do aluno até então e, ao mesmo tempo, ensinar o alfabeto cartográfico conjuntamente.

Material complementar

Produção de mapa - orientações

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9f9YWmMRs6Mf5Aw34yF6m5vpbAePMEguvJacghaFJY8eweHDevecuyqwpuTU/ge07-09und08-acao-propositiva-producao-de-mapa.pdf

Mapa modelo Região Sudeste

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAFZ7nTnKDyqMSAQczVnfSw9PYBm6gVAAHDmP8DbjdDBu9tkPRgtdwG3f5hX/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-modelo-regiao-sudeste.pdf

Mapa mudo Região Sudeste

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zNJwbQmRp8vZcn7g9aSRYv2hNPsrpa3G863Ym6X8myRJTPn559VRez7AE9FD/ge07-09und08-acao-propositiva-mapa-mudo-regiao-sudeste.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Após terminada a ação propositiva, é necessário retomar e encadear os conhecimentos trabalhados nessa aula. Os sinais gráficos do alfabeto cartográfico são fundamentais para o aluno entender a lógica de um mapa, qualquer que seja. Essa aula possibilita que o aluno compreenda a grafia dos mapas, potencializando os mapas na aula de geografia para além de seu caráter ilustrativo. Peça que os grupos falem um pouco sobre os mapas produzidos, relacionando a legenda construída com os sinais gráficos escolhidos e desenhados. É importante nesse momento o professor estar apto para escutar os alunos, intervindo de acordo com as premissas do alfabeto cartográfico. Em outras oportunidades, os mapas produzidos poderão passar por uma segunda intervenção dos alunos, principalmente em relação a legenda, que não foi o foco dessa aula. É esperado que os alunos entendam o básico da relação representação gráfica dos mapas com os fenômenos geográficos da realidade, um dos pontos fundamentais da existência e uso dos mapas de uma forma geral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano