GE07_09UND08 - Contextualização - Mapa malha ferroviária de Minas Gerais
Plano de Aula
Plano de aula: O Alfabeto Cartográfico
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
Por: Murilo Rossi
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a interpretação e produção de mapas temáticos a um alfabeto cartográfico já consolidado na Cartografia, ou seja, a grafia do mapa composta basicamente por pontos, linhas e áreas. Essa estrutura é básica para elaborar qualquer mapa, seja em meio digital ou não, sendo uma linguagem necessária para o aluno visando um entendimento dos fenômenos geográficos contidos num fundo de mapa plano. Para isso, será produzido um mapa com a proposta do aluno vivenciar e reconhecer os significados do alfabeto cartográfico em sua estrutura.
Materiais necessários:
Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides; lápis; borracha; papel; Atlas geográfico.
Material complementar:
Mapa malha ferroviária de Minas Gerais - Contextualização
Produção de mapa - Ação Propositiva
Mapa modelo Região Sudeste - Ação Propositiva
Mapa mudo Região Sudeste - Ação Propositiva
Para você saber mais:
Os elementos que compõem um mapa
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa Acesso em 06 abr. 2019.
Alfabetização cartográfica
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 06 abr. 2019.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS
Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf Acesso em 06 abr. 2019.
O Significado das Representações Gráficas Cartográficas no Ensino
Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda-o-significado-das-representacoes-graficas-cartograficas-no-ensino.pdf Acesso em 06 abr. 2019.
Mapas Temáticos
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm Acesso em 06 abr. 2019.
Tipos de Mapas
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm Acesso em 06 abr. 2019.
Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos
Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/3483?lang=pt Acesso em 06 abr. 2019.
Contextos prévios: um mínimo de necessidade do aluno já compreender representação cartográfica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de se representar fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico com sua representação de algum fato da realidade, como por exemplo um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor aos alunos, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos. E para isso o aluno precisa ter noções básicas de representação gráfica nos mapas.
Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para que os alunos comecem a entender o alfabeto de um mapa, é importante levantar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. A representação dos fenômenos geográficos num mapa é feito através do grafia de seus símbolos e sinais gráficos. Diante disso, o básico para a confecção e entendimento de mapas na cartografia são as noções que as informações plotadas no mapa são geométricas e compostas por linhas, pontos e áreas. Sabendo disso, proponha as seguintes questões aos alunos:
1- O que é o grafismo num mapa?
2- Que tipos de sinais gráficos geométricos são possíveis de se visualizar no mapa?
O mapa exposto no slide é uma representação das principais linhas férreas do estado de Minas Gerais. Mas essa informação é central, mas não a única. É possível visualizar no mapa a divisão por áreas dos municípios e regiões, pontos que indicam alguns municípios e as linhas que indicam as vias férreas. Provavelmente os alunos se confundirão com a palavra grafia, mas você pode associá-la a outras palavras semelhantes, tais como gráficos, gráfica, grafia (referente a linguagem verbal e escrita, etc). O destaque do mapa está nas linhas. Portanto, é provável que o aluno perceberá elas. Caso não consigam perceber as áreas e os pontos, indique para eles introduzindo questões cartográficas inerentes a representação, como por exemplo: o mapa não é a realidade, mas tenta representá-la da melhor forma para visualizarmos e entendermos os significados das coisas. Sendo assim, os pontos, nesse caso, representam cidades importantes para a informação principal do mapa, as ferrovias. E as áreas delimitam os municípios e suas regiões. O mapa não apresenta a legenda intencionalmente, pois sendo uma atividade de levantamento de conhecimento prévio, é importante o aluno refletir sobre a grafia do mapa em si, para que o professor conheça seu conhecimento cartográfico através de sua visualização da imagem e da grafia do mapa. Entendendo isso, abrimos caminho para a continuidade da aula com uma aprendizagem significativa para os alunos.
Material complementar
Mapa da contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Existe uma certa lógica na utilização de sinais gráficos num mapa, visando a representação de uma dada realidade. Um mapa é pensado a partir dos interesses de seu uso, ou seja, sua temática. Por isso a denominação mapa temático. Assim, refletir sobre a realidade pode nos dar pistas fundamentais nos tipos de grafias que podemos utilizar nos mapas. Isso dependerá de sua escala também. Por exemplo, num mapa na escala 1:1.000.000 as informações serão menos específicas que um mapa na escala 1:10.000. O que será representado dependerá do interesse e demanda do construtor do mapa. Diante disso, a reta deverá ser utilizada para representar estruturas da realidade em formato de reta. Os pontos deverão ser utilizados pensando numa visão de conjunto, ou seja, um ponto em relação ao outro ou a própria área. Os sinais gráficos só fazem sentido se pensado um em relação ao outro, dentro da temática proposta nos limites (área maior) do mapa. Assim, um ponto maior ou em destaque pictórico poderá representar uma cidade grande, enquanto os pontos menores cidades menores. Retas grossas poderão representar estradas ou rodovias de duas vias e retas finas de uma via. As áreas podem ser maiores ou menores umas em relação às outras. Então as relações de tamanho, densidade e cor são fundamentais na escolha e utilização de sinais gráficos num mapa.
De qualquer forma, sabendo disso, proponha a pergunta do slide para os alunos, estimulando uma reflexão sobre o alfabeto cartográfico e seus sinais representativos da realidade. É esperado que os alunos tenham um repertório para entender o básico de utilização dos sinais. Verificando suas respostas, que poderá ser feito voluntariamente através das falas dos alunos, complemente a ideia geral assim como foi indicado no início dessas orientações.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: A ideia central dessa ação propositiva é que o aluno vivencie através da produção de uma mapa a utilização mais coerente do alfabeto cartográfico e seus sinais gráficos. A proposta inicial é utilizar um mapa que represente bem e claramente retas, pontos e áreas, facilitando a visualização e aprendizado do aluno. Forme grupos de 3 a 4 alunos e oriente-os a produzir o mapa de acordo com a atividade do material complementar:
Serão utilizados na atividade um mapa modelo para orientar o aluno, além do mapa base (mudo), onde o aluno deverá criar os sinais gráficos. A ideia central é de um mapa da região sudeste, com o intuito de indicar as rodovias, ferrovias, rios, etc como retas (nesse caso hipotéticas, pois o mapa modelo não as apresenta), as capitais, cidades médias e pequenas, etc indicadas por pontos e indicar qual a função das áreas no mapa (que no caso é a divisão da região sudeste brasileira e seus estados). Ao final, criar uma legenda. Disponibilize um Atlas para a consulta dos alunos (digital ou em papel), mas atente-os que não é para copiar ou colar dos mapas. É para ter apenas uma referência/ideia de como fazer a atividade.
Essa atividade pode ser utilizada pelo professor no sentido de entender o conhecimento cartográfico do aluno até então e, ao mesmo tempo, ensinar o alfabeto cartográfico conjuntamente.
Material complementar
Produção de mapa - orientações
Mapa modelo Região Sudeste
Mapa mudo Região Sudeste
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após terminada a ação propositiva, é necessário retomar e encadear os conhecimentos trabalhados nessa aula. Os sinais gráficos do alfabeto cartográfico são fundamentais para o aluno entender a lógica de um mapa, qualquer que seja. Essa aula possibilita que o aluno compreenda a grafia dos mapas, potencializando os mapas na aula de geografia para além de seu caráter ilustrativo. Peça que os grupos falem um pouco sobre os mapas produzidos, relacionando a legenda construída com os sinais gráficos escolhidos e desenhados. É importante nesse momento o professor estar apto para escutar os alunos, intervindo de acordo com as premissas do alfabeto cartográfico. Em outras oportunidades, os mapas produzidos poderão passar por uma segunda intervenção dos alunos, principalmente em relação a legenda, que não foi o foco dessa aula. É esperado que os alunos entendam o básico da relação representação gráfica dos mapas com os fenômenos geográficos da realidade, um dos pontos fundamentais da existência e uso dos mapas de uma forma geral.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); YouTube e câmera.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Envie por e-mail o tema da aula aos alunos. Comente que nesta aula vocês vão discutir as formas de representação de fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico à representação de algum fato, como, por exemplo, um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de apresentar a grafia e os sinais cartográficos do mapa para os estudantes. Para isso, envie por e-mail o mapa disponível na contextualização desta aula, junto com os dois questionamentos a seguir:
1 - O que é o grafismo em um mapa?
2 - Que tipos de sinais gráficos geométricos são possíveis de se visualizar no mapa?
Peça que o registro das respostas seja feito no caderno de Geografia.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail o arquivo da atividade, disponível no plano original. A proposta da atividade é que os alunos vivenciem, através da produção de uma mapa, a utilização mais coerente do alfabeto cartográfico e seus sinais gráficos. A proposta inicial é utilizar um mapa que represente bem e claramente retas, pontos e áreas, facilitando a visualização e o aprendizado do aluno. Além do envio do arquivo por e-mail, professor, acrescente às orientações um áudio exemplificando como podem ser feitas essas representações. Comente sobre as formas geométricas mais utilizadas na cartografia e como elas podem ser combinadas também com o uso de cores.
Sistematização
Finalizado o mapa, peça que tirem uma fotografia dele e a enviem por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Organize todos os mapas em um arquivo único de slides (Powerpoint ou Google Apresentações) e retorne à turma uma linda coleção de mapas.
Convite às famílias
Convide os familiares a pesquisarem mais sobre mapas históricos do mundo. Sugira que visitem o site disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área) como um subsídio fundamental para produzir mapas temáticos.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
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