Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo trabalhar o conceito de agroindústrias e a sua importância para o país. Desta forma, o plano se inicia promovendo uma construção coletiva e colaborativa do conceito de agroindústria e de cooperativa agroindustrial. Durante a problematização é realizado uma reflexão sobre a sua importância para a modernização do campo no Brasil. Como atividade sistematizadora os alunos deverão “criar” uma agroindústria fictícia e, após, como sistematização, apresentá-la para a turma.
Materiais necessários: Texto impresso (Problematização), lápis, borracha, caneta.
Materiais complementares:
Texto para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf
Imagens contextualização:
Imagens problematização:
Imagem ação propositiva:
Imagem sistematização:
Para você saber mais:
A agroindústria é uma das atividades que compõe o agronegócio, que ainda engloba outros três segmentos: insumos (fertilizantes, inseticidas, sementes selecionadas, etc.) para a agropecuária, produção agropecuária básica e agrosserviços (veterinário, agrônomo, etc.). Denominamos agroindústria o conjunto de atividades ligadas à transformação e beneficiamento de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura ou da silvicultura. Este ramo industrial tem como peculiaridade o fato de trabalhar com matérias-primas sazonais, perecíveis e heterogêneas (variedade de espécies), característica que exige dinamismo e competência de seus proprietários.
No ano de 2018, a População Economicamente Ativa (PEA) no agronegócio era 18,2 milhões de pessoas, estando 21,9% ocupada na agroindústria, o que corresponde a cerca de 4 milhões de trabalhadores. A agroindústria teve uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mesmo ano. As agroindústrias acabam estimulando a modernização das atividades agropecuárias por exigirem padrões de qualidade só atingidos mediante a investimentos em adubos, fertilizantes, pesticidas, etc.
Uma outra forma encontrada pelos pequenos e médios produtores rurais para agregar valor aos seus produtos e aumentar a produtividade e o grau de competitividade de suas atividades foi a criação de cooperativas agroindustriais. Organizados em cooperativa, este produtores adquirem maior poder de barganha, acesso a financiamento, maquinário, e assistência técnica especializada na produção, armazenamento e venda de seu produtos. É denominada de cooperativa agrícola toda a sociedade de produtores rurais, que atuam no mesmo ramos de atividade, que dividem igualmente as responsabilidades e os lucros, tudo decidido democraticamente em assembleias. Organizados desta forma, conseguem melhores preços para seus produtos e para a compra de insumos.
Para mais informações sobre o agronegócio, agroindústria e cooperativas agrícolas no Brasil, acesse os links abaixo:
- https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/2018_Relatorio%20MERCADODETRABALHO_CEPEA(1).pdf Acesso em 14 maio 2019.
- http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/140226_radar31_cap1.pdf Acesso em 14 maio 2019.
- https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-20-empresas-do-agronegocio-que-mais-empregam-no-brasil/ Acesso em 14 maio 2019.
- https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm Acesso em 14 maio 2019.
- http://blog.datacoper.com.br/cooperativas-agricolas-o-que-sao-e-como-funcionam Acesso em 21 maio 2019.
- https://www.youtube.com/watch?v=GxuHxCdUGiQ Acesso em 14 maio 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos de até 5 pessoas. Informe que eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Se a resposta for positiva, solicite que informem exemplos de agroindústrias ou de cooperativas agroindustriais e o que produzem. Porém, se a resposta à pergunta for negativa inicie uma construção de seu significado através da análise das palavras: agro + indústria; cooperativa > cooperação; etc.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida. Você também poderá utilizar exemplos de produtos produzidos por estas empresas que são consumidos pelos alunos, como biscoitos, iogurtes, sucos, etc.
Contextualização
Orientações: Solicite aos alunos que analisem as imagens contidas no slide e, após, construa com eles o conceito de agroindústria. Com relação à definição de cooperativa agroindustrial, utilize exemplos de cooperativas (de vans, taxi, etc.) existentes na cidade onde a escola está localizada para construir o conceito de cooperativa, expandido-o logo após para cooperativa agroindustrial.
Material complementar
Imagens:
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo. Solicite que façam a leitura do mesmo e que discutam sobre a questão contida contida no slide. Espera-se que os alunos compreendam o papel destas empresas para a modernização das atividades agropecuárias e extrativistas no país, pois ao exigirem um elevado padrão de qualidade dos produtos, forçam os pequenos produtores individuais e as cooperativas a investirem em insumos, novas técnicas e maquinário.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Organizados em grupos, informe aos alunos que eles terão a tarefa de criar uma agroindústria ou cooperativa agroindustrial fictícia, cujo produtos fabricados são derivados de materiais existentes em abundância na cidade onde a escola está inserida ou do reaproveitamento de materiais descartados na escola ou no bairro onde vivem como, por exemplo, esgoto doméstico, óleo de cozinha, materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, etc.
Oriente aos grupos que eles deverão criar um nome e slogan para esta empresa, definir o local de instalação, o segmento de atuação (laticínio, vestuário, biocombustíveis, etc.), a matéria-prima principal e os produtos derivados. Deverão ainda criar um planejamento de funcionamento para o negócio: como será feita a coleta da matéria-prima, industrialização, venda e distribuição do produto. Quanto maior o embasamento dos argumentos melhor será a avaliação da atividade.
Material complementar
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/KdeqA3aTnBY
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos grupos que apresentem a empresa que criaram para a turma. Para avaliação do trabalho realizado pelos grupos considere o embasamento dos argumentos e a sua viabilidade, ou seja, se são possíveis de serem postos em prática.
Ao final desta aula, espera-se que os alunos tenham aprendido o significado de cooperativa agroindustrial e de agroindústria, a importância destas atividades para a modernização do campo e para a melhora do nível de vida de seus proprietários e funcionários.
Material complementar
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/-Xv7k95vOFA