17820
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A agroindústria e a modernização do campo no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre refletir sobre o significado de agroindústria e a sua importância para a modernização do campo no Brasil.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo trabalhar o conceito de agroindústrias e a sua importância para o país. Desta forma, o plano se inicia promovendo uma construção coletiva e colaborativa do conceito de agroindústria e de cooperativa agroindustrial. Durante a problematização é realizado uma reflexão sobre a sua importância para a modernização do campo no Brasil. Como atividade sistematizadora os alunos deverão “criar” uma agroindústria fictícia e, após, como sistematização, apresentá-la para a turma.

Materiais necessários: Texto impresso (Problematização), lápis, borracha, caneta.

Materiais complementares:

Texto para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf

Imagens contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Imagens problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vzR5cGHjduvZn7HGVxAZmf5EqQv6DKzQ37TqKRcGPBdkfAyhF7DJuueD5Wa6/geo7-08un10-problematizacao-imagens.pdf

Imagem ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umAubrMp9zv7Fb9eRhQkVRFVBX46Wu7SCdAPrjvS6Ve4VyVus2XQF4zPXKTE/geo7-08un10-acao-propositiva-imagem.pdf

Imagem sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2JZakbR4nUjRKtXHbpHdQceSGqRVzy66pYvB4GNvG9xKZKzGfg87EN8kCUQP/geo7-08un10-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

A agroindústria é uma das atividades que compõe o agronegócio, que ainda engloba outros três segmentos: insumos (fertilizantes, inseticidas, sementes selecionadas, etc.) para a agropecuária, produção agropecuária básica e agrosserviços (veterinário, agrônomo, etc.). Denominamos agroindústria o conjunto de atividades ligadas à transformação e beneficiamento de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura ou da silvicultura. Este ramo industrial tem como peculiaridade o fato de trabalhar com matérias-primas sazonais, perecíveis e heterogêneas (variedade de espécies), característica que exige dinamismo e competência de seus proprietários.

No ano de 2018, a População Economicamente Ativa (PEA) no agronegócio era 18,2 milhões de pessoas, estando 21,9% ocupada na agroindústria, o que corresponde a cerca de 4 milhões de trabalhadores. A agroindústria teve uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mesmo ano. As agroindústrias acabam estimulando a modernização das atividades agropecuárias por exigirem padrões de qualidade só atingidos mediante a investimentos em adubos, fertilizantes, pesticidas, etc.

Uma outra forma encontrada pelos pequenos e médios produtores rurais para agregar valor aos seus produtos e aumentar a produtividade e o grau de competitividade de suas atividades foi a criação de cooperativas agroindustriais. Organizados em cooperativa, este produtores adquirem maior poder de barganha, acesso a financiamento, maquinário, e assistência técnica especializada na produção, armazenamento e venda de seu produtos. É denominada de cooperativa agrícola toda a sociedade de produtores rurais, que atuam no mesmo ramos de atividade, que dividem igualmente as responsabilidades e os lucros, tudo decidido democraticamente em assembleias. Organizados desta forma, conseguem melhores preços para seus produtos e para a compra de insumos.

Para mais informações sobre o agronegócio, agroindústria e cooperativas agrícolas no Brasil, acesse os links abaixo:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos de até 5 pessoas. Informe que eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Se a resposta for positiva, solicite que informem exemplos de agroindústrias ou de cooperativas agroindustriais e o que produzem. Porém, se a resposta à pergunta for negativa inicie uma construção de seu significado através da análise das palavras: agro + indústria; cooperativa > cooperação; etc.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida. Você também poderá utilizar exemplos de produtos produzidos por estas empresas que são consumidos pelos alunos, como biscoitos, iogurtes, sucos, etc.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que analisem as imagens contidas no slide e, após, construa com eles o conceito de agroindústria. Com relação à definição de cooperativa agroindustrial, utilize exemplos de cooperativas (de vans, taxi, etc.) existentes na cidade onde a escola está localizada para construir o conceito de cooperativa, expandido-o logo após para cooperativa agroindustrial.

Material complementar

Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo. Solicite que façam a leitura do mesmo e que discutam sobre a questão contida contida no slide. Espera-se que os alunos compreendam o papel destas empresas para a modernização das atividades agropecuárias e extrativistas no país, pois ao exigirem um elevado padrão de qualidade dos produtos, forçam os pequenos produtores individuais e as cooperativas a investirem em insumos, novas técnicas e maquinário.

Material complementar

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vzR5cGHjduvZn7HGVxAZmf5EqQv6DKzQ37TqKRcGPBdkfAyhF7DJuueD5Wa6/geo7-08un10-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Organizados em grupos, informe aos alunos que eles terão a tarefa de criar uma agroindústria ou cooperativa agroindustrial fictícia, cujo produtos fabricados são derivados de materiais existentes em abundância na cidade onde a escola está inserida ou do reaproveitamento de materiais descartados na escola ou no bairro onde vivem como, por exemplo, esgoto doméstico, óleo de cozinha, materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, etc.

Oriente aos grupos que eles deverão criar um nome e slogan para esta empresa, definir o local de instalação, o segmento de atuação (laticínio, vestuário, biocombustíveis, etc.), a matéria-prima principal e os produtos derivados. Deverão ainda criar um planejamento de funcionamento para o negócio: como será feita a coleta da matéria-prima, industrialização, venda e distribuição do produto. Quanto maior o embasamento dos argumentos melhor será a avaliação da atividade.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umAubrMp9zv7Fb9eRhQkVRFVBX46Wu7SCdAPrjvS6Ve4VyVus2XQF4zPXKTE/geo7-08un10-acao-propositiva-imagem.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/KdeqA3aTnBY

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos grupos que apresentem a empresa que criaram para a turma. Para avaliação do trabalho realizado pelos grupos considere o embasamento dos argumentos e a sua viabilidade, ou seja, se são possíveis de serem postos em prática.

Ao final desta aula, espera-se que os alunos tenham aprendido o significado de cooperativa agroindustrial e de agroindústria, a importância destas atividades para a modernização do campo e para a melhora do nível de vida de seus proprietários e funcionários.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2JZakbR4nUjRKtXHbpHdQceSGqRVzy66pYvB4GNvG9xKZKzGfg87EN8kCUQP/geo7-08un10-sistematizacao-imagens.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/-Xv7k95vOFA

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano tem como objetivo trabalhar o conceito de agroindústrias e a sua importância para o país. Desta forma, o plano se inicia promovendo uma construção coletiva e colaborativa do conceito de agroindústria e de cooperativa agroindustrial. Durante a problematização é realizado uma reflexão sobre a sua importância para a modernização do campo no Brasil. Como atividade sistematizadora os alunos deverão “criar” uma agroindústria fictícia e, após, como sistematização, apresentá-la para a turma.

Materiais necessários: Texto impresso (Problematização), lápis, borracha, caneta.

Materiais complementares:

Texto para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf

Imagens contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Imagens problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vzR5cGHjduvZn7HGVxAZmf5EqQv6DKzQ37TqKRcGPBdkfAyhF7DJuueD5Wa6/geo7-08un10-problematizacao-imagens.pdf

Imagem ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umAubrMp9zv7Fb9eRhQkVRFVBX46Wu7SCdAPrjvS6Ve4VyVus2XQF4zPXKTE/geo7-08un10-acao-propositiva-imagem.pdf

Imagem sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2JZakbR4nUjRKtXHbpHdQceSGqRVzy66pYvB4GNvG9xKZKzGfg87EN8kCUQP/geo7-08un10-sistematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

A agroindústria é uma das atividades que compõe o agronegócio, que ainda engloba outros três segmentos: insumos (fertilizantes, inseticidas, sementes selecionadas, etc.) para a agropecuária, produção agropecuária básica e agrosserviços (veterinário, agrônomo, etc.). Denominamos agroindústria o conjunto de atividades ligadas à transformação e beneficiamento de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura ou da silvicultura. Este ramo industrial tem como peculiaridade o fato de trabalhar com matérias-primas sazonais, perecíveis e heterogêneas (variedade de espécies), característica que exige dinamismo e competência de seus proprietários.

No ano de 2018, a População Economicamente Ativa (PEA) no agronegócio era 18,2 milhões de pessoas, estando 21,9% ocupada na agroindústria, o que corresponde a cerca de 4 milhões de trabalhadores. A agroindústria teve uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mesmo ano. As agroindústrias acabam estimulando a modernização das atividades agropecuárias por exigirem padrões de qualidade só atingidos mediante a investimentos em adubos, fertilizantes, pesticidas, etc.

Uma outra forma encontrada pelos pequenos e médios produtores rurais para agregar valor aos seus produtos e aumentar a produtividade e o grau de competitividade de suas atividades foi a criação de cooperativas agroindustriais. Organizados em cooperativa, este produtores adquirem maior poder de barganha, acesso a financiamento, maquinário, e assistência técnica especializada na produção, armazenamento e venda de seu produtos. É denominada de cooperativa agrícola toda a sociedade de produtores rurais, que atuam no mesmo ramos de atividade, que dividem igualmente as responsabilidades e os lucros, tudo decidido democraticamente em assembleias. Organizados desta forma, conseguem melhores preços para seus produtos e para a compra de insumos.

Para mais informações sobre o agronegócio, agroindústria e cooperativas agrícolas no Brasil, acesse os links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos de até 5 pessoas. Informe que eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Se a resposta for positiva, solicite que informem exemplos de agroindústrias ou de cooperativas agroindustriais e o que produzem. Porém, se a resposta à pergunta for negativa inicie uma construção de seu significado através da análise das palavras: agro + indústria; cooperativa > cooperação; etc.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida. Você também poderá utilizar exemplos de produtos produzidos por estas empresas que são consumidos pelos alunos, como biscoitos, iogurtes, sucos, etc.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite aos alunos que analisem as imagens contidas no slide e, após, construa com eles o conceito de agroindústria. Com relação à definição de cooperativa agroindustrial, utilize exemplos de cooperativas (de vans, taxi, etc.) existentes na cidade onde a escola está localizada para construir o conceito de cooperativa, expandido-o logo após para cooperativa agroindustrial.

Material complementar

Imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CwysGGeYUYfJrZnV8Q9v2546maYZQdN3tPs8d7eKBe4Zv5VvnJVRQCw2QVdZ/geo7-08un10-contextualizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo. Solicite que façam a leitura do mesmo e que discutam sobre a questão contida contida no slide. Espera-se que os alunos compreendam o papel destas empresas para a modernização das atividades agropecuárias e extrativistas no país, pois ao exigirem um elevado padrão de qualidade dos produtos, forçam os pequenos produtores individuais e as cooperativas a investirem em insumos, novas técnicas e maquinário.

Material complementar

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vzR5cGHjduvZn7HGVxAZmf5EqQv6DKzQ37TqKRcGPBdkfAyhF7DJuueD5Wa6/geo7-08un10-problematizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Organizados em grupos, informe aos alunos que eles terão a tarefa de criar uma agroindústria ou cooperativa agroindustrial fictícia, cujo produtos fabricados são derivados de materiais existentes em abundância na cidade onde a escola está inserida ou do reaproveitamento de materiais descartados na escola ou no bairro onde vivem como, por exemplo, esgoto doméstico, óleo de cozinha, materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, etc.

Oriente aos grupos que eles deverão criar um nome e slogan para esta empresa, definir o local de instalação, o segmento de atuação (laticínio, vestuário, biocombustíveis, etc.), a matéria-prima principal e os produtos derivados. Deverão ainda criar um planejamento de funcionamento para o negócio: como será feita a coleta da matéria-prima, industrialização, venda e distribuição do produto. Quanto maior o embasamento dos argumentos melhor será a avaliação da atividade.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/umAubrMp9zv7Fb9eRhQkVRFVBX46Wu7SCdAPrjvS6Ve4VyVus2XQF4zPXKTE/geo7-08un10-acao-propositiva-imagem.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/KdeqA3aTnBY

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite aos grupos que apresentem a empresa que criaram para a turma. Para avaliação do trabalho realizado pelos grupos considere o embasamento dos argumentos e a sua viabilidade, ou seja, se são possíveis de serem postos em prática.

Ao final desta aula, espera-se que os alunos tenham aprendido o significado de cooperativa agroindustrial e de agroindústria, a importância destas atividades para a modernização do campo e para a melhora do nível de vida de seus proprietários e funcionários.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2JZakbR4nUjRKtXHbpHdQceSGqRVzy66pYvB4GNvG9xKZKzGfg87EN8kCUQP/geo7-08un10-sistematizacao-imagens.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/-Xv7k95vOFA

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 7º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano