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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Os tecnopolos e a indústria de tecnologia no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre entender como a criação de tecnopolos no Brasil tem proporcionado o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no país.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Fábio Veríssimo Pacheco

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Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo deste plano os alunos aprenderão o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de tecnologia no Brasil. Este plano se inicia através da construção coletiva e colaborativa do conceito de tecnopolo. Após é realizada realizado uma rápida análise sobre os principais tecnopolos existentes no no Brasil e, por fim, os alunos terão que apresentar, através da metodologia “think, pair, share” suas considerações sobre a importância destes tecnopolos para a indústria brasileira.

Materiais necessários: Folha de atividade referentes às etapas de problematização e ação propositiva, lápis, borracha e caneta.

Materiais complementares:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzeHttwYK6dDtxtftXvEPRAZpNtGMYKA36MNWE9WQhUDxAQB5N9QAjRfhMM9/geo7-08un08-problematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para a turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Utilize as respostas dos alunos para construir o significado e importância do desenvolvimento tecnológico, enquanto aprimoramento de produtos, técnicas e serviços. Após pergunte se, atualmente, a criação e desenvolvimento de um novo produto ou serviço, decorre de atitudes criativas e empreendedoras individuais de um inventor ou da ação organizada e planejada de pessoas, empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias? Reforce que, diferente dos séculos passados, onde o surgimento de um novo produto era fruto do trabalho criativo de um inventor, nos dias atuais o desenvolvimento de uma nova técnica ou produto é fruto do trabalho conjunto e intencional de pessoas, empresas, universidades e centros de pesquisas.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: você poderá utilizar objetos que fazem parte do contexto socioeconômicos dos alunos para exemplificar a importância das novas tecnologias na vida social e econômica das pessoas.

Para você saber mais: as atuais inovações tecnológicas fazem parte de um amplo processo de desenvolvimento do capitalismo moderno, iniciado na segunda metade do século XX, denominado de Revolução Técnico-Científica-Informacional ou de Terceira Revolução Industrial, no qual, a integração entre ciência, tecnologia e produção se deu orientada pelo lógica do mercado. É dentro deste contexto que os tecnopolos surgiram e passaram a aglutinar instituições de ensino-pesquisa e empresas voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao processo produtivo.

Fontes das imagens:

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Este é o momento inicial de construção do significado e importância dos tecnopolos para a indústria brasileira e mundial. Contextualize a pergunta com o exemplo do Vale do Silício no EUA que, atualmente, concentra a maior parte das empresas de tecnologia dos EUA, como a Intel, IMB, Facebook, Apple e a Google. Após, construa com os seus alunos o conceito de tecnopolo.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.

O tecnopolo do Vale do Silício surgiu da parceria entre a Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia e empresas de tecnologia como a Intel, a partir da década de 1970, como o objetivo de ser um centro de criação e melhoramento de produtos e técnicas, destinadas às indústrias de alta tecnologia que se instalavam na cidade. O termo vale do Silício faz referência ao circuitos integrados de silício, fabricados inicialmente pelas empresas instaladas na região.

Fonte da imagem:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que os alunos respondam a pergunta contida no slide. Após, distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo e peça que façam a leitura do mesmo. Este momento será muito importante para o início da atividade da ação propositiva que, neste plano, utilizará a metodologia “think, pair, share”, cujo tradução significa pensar em par e compartilhar, ou ainda, pensar, compartilhar e socializar.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzeHttwYK6dDtxtftXvEPRAZpNtGMYKA36MNWE9WQhUDxAQB5N9QAjRfhMM9/geo7-08un08-problematizacao-imagens.pdf

Link do texto para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MM6DnHgMwZe3yejWejtZJ7PdkJy7Qewk8FXwRZASeh3S6U7GRv4F44BJmdGU/geo7-08un08-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia que estimula a produção individual do aluno e a troca de experiências e conhecimento em duplas, através do diálogo, da fala consciente e a da escuta ativa. Após este processo, cada aluno deverá apresentar para a turma a sua opinião sobre um determinado tema e o que aprendeu com o colega. Esta metodologia será explicada no slide a seguir.

Fonte das imagens:

Dúvida: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg

Mapa mudo: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 14 minutos

Orientações: A pergunta contida no slide será balizadora para a realização desta etapa. Distribua a folha de atividade, presente no link abaixo, e solicite que, individualmente, cada aluno(a) responda a questão proposta no campo “o que eu penso”. Atribua um tempo de 4 minutos para a realização desta etapa. Após, solicite que os alunos se organizem em duplas. Cada aluno deverá ler para o colega de dupla a sua resposta, devendo cada qual escrever no campo “o que eu descobri com o meu colega” um texto contendo novas informações fornecidas pelo colega de dupla. Atribua o tempo tem de 10 minutos para a realização desta etapa. Esta atividade desenvolve a autonomia do aluno, a escuta ativa, promove o diálogo e a troca de conhecimento e experiência entre os alunos.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2yPGVVQn2x9tSEfxNDdcEv7Tvd2sM4UQdXRu6N5YQX5HXsFqztqWUeRn75M/geo7-08un08-acao-propositiva-imagens.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3xfWZW3BReCbtxMyG49C3QHvJcQcBRRcaDDUKJ5UFZgPvX7WXZRnhdbFaWUc/geo7-08un08-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia de ensino colaborativa criada por Frank Lyman, professor da universidade de Maryland, em 1981, que estimula o aluno a formar uma opinião, debater e apresentar as suas ideias para a turma. Nesta estratégia de ensino, o professor cumpre a função de um facilitador ou mediador da aprendizagem, através de uma questão norteadora, que orientará a leitura, produção textual e troca de ideias dos alunos com seus pares, promovendo a construção de uma ideia, comparação de pensamentos e a socialização de conclusões.

Após a leitura de um texto balizador, é solicitado ao aluno que preencha, na coluna “o que eu penso”, suas ideias sobre a questão norteadora. Após, os alunos são organizados em duplas e terão que compartilhar suas ideias, preenchendo o campo “o que eu aprendi com o meu colega” com novos pontos de vista sobre o assunto. Por fim, todos alunos terão que socializar com a turma o que escreverão e ainda preencher o campo “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com novas informações ou ideias obtidas durante as apresentações dos colegas.

Para mais informações sobre esta metodologia, acesse os links abaixo:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Informe aos alunos que eles deverão socializar com a turma o que aprenderam e que deverão preencher a coluna “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com as novas informações obtidas com as apresentações dos colegas de classe. Para isso, selecione oito alunos, de duplas diferentes, para lerem as respostas referentes aos campos “o que eu penso” e “o que eu descobri com o meu colega”, atribua o tempo de 1 minuto para cada aluno.

Esta atividade promove a leitura, o diálogo responsável e a atenção ao colega, exigindo concentração e conferindo autonomia aos alunos. O preenchimento das três colunas permite ao aluno verificar o que ele sabia antes e o que aprendeu ao compartilhar com o colega e ao socializar com a turma.

Ao final desta atividade, espera-se que os alunos tenham apreendido o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aHUhvXFNpZKrgk92JKTWJEVxxQVhWkVmn9TvKg8P4qzkFg2JTJPsBPU86he5/geo7-08un08-sistematizacao-imagens.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/zFSo6bnZJTw

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Ao longo deste plano os alunos aprenderão o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de tecnologia no Brasil. Este plano se inicia através da construção coletiva e colaborativa do conceito de tecnopolo. Após é realizada realizado uma rápida análise sobre os principais tecnopolos existentes no no Brasil e, por fim, os alunos terão que apresentar, através da metodologia “think, pair, share” suas considerações sobre a importância destes tecnopolos para a indústria brasileira.

Materiais necessários: Folha de atividade referentes às etapas de problematização e ação propositiva, lápis, borracha e caneta.

Materiais complementares:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzeHttwYK6dDtxtftXvEPRAZpNtGMYKA36MNWE9WQhUDxAQB5N9QAjRfhMM9/geo7-08un08-problematizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: Denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.

Para mais informações acesse os links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para a turma e informe-os que terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia no Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Utilize as respostas dos alunos para construir o significado e importância do desenvolvimento tecnológico, enquanto aprimoramento de produtos, técnicas e serviços. Após pergunte se, atualmente, a criação e desenvolvimento de um novo produto ou serviço, decorre de atitudes criativas e empreendedoras individuais de um inventor ou da ação organizada e planejada de pessoas, empresas e instituições voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias? Reforce que, diferente dos séculos passados, onde o surgimento de um novo produto era fruto do trabalho criativo de um inventor, nos dias atuais o desenvolvimento de uma nova técnica ou produto é fruto do trabalho conjunto e intencional de pessoas, empresas, universidades e centros de pesquisas.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: você poderá utilizar objetos que fazem parte do contexto socioeconômicos dos alunos para exemplificar a importância das novas tecnologias na vida social e econômica das pessoas.

Para você saber mais: as atuais inovações tecnológicas fazem parte de um amplo processo de desenvolvimento do capitalismo moderno, iniciado na segunda metade do século XX, denominado de Revolução Técnico-Científica-Informacional ou de Terceira Revolução Industrial, no qual, a integração entre ciência, tecnologia e produção se deu orientada pelo lógica do mercado. É dentro deste contexto que os tecnopolos surgiram e passaram a aglutinar instituições de ensino-pesquisa e empresas voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao processo produtivo.

Fontes das imagens:

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Este é o momento inicial de construção do significado e importância dos tecnopolos para a indústria brasileira e mundial. Contextualize a pergunta com o exemplo do Vale do Silício no EUA que, atualmente, concentra a maior parte das empresas de tecnologia dos EUA, como a Intel, IMB, Facebook, Apple e a Google. Após, construa com os seus alunos o conceito de tecnopolo.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HJZVsD9YmEJTxfjCGgnM5muffruFAaAze3MBMf9qr2PP8Z4gUUkRSBjdwaAy/geo7-08un08-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais: denominamos de tecnopolos ou parque da ciência e da tecnologia, o centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Esta aglomeração espacial provoca uma sinergia que possibilita o desenvolvimento de novas ideias, técnicas e processos produtivos e criativos, atraindo ainda mais empresas e indústrias para o seu entorno. Desta forma, podemos dizer que os atuais tecnopolos estão para a Terceira Revolução Industrial assim como as bacias carboníferas estiveram para a Primeira Revolução Industrial.

O tecnopolo do Vale do Silício surgiu da parceria entre a Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia e empresas de tecnologia como a Intel, a partir da década de 1970, como o objetivo de ser um centro de criação e melhoramento de produtos e técnicas, destinadas às indústrias de alta tecnologia que se instalavam na cidade. O termo vale do Silício faz referência ao circuitos integrados de silício, fabricados inicialmente pelas empresas instaladas na região.

Fonte da imagem:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Solicite que os alunos respondam a pergunta contida no slide. Após, distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo e peça que façam a leitura do mesmo. Este momento será muito importante para o início da atividade da ação propositiva que, neste plano, utilizará a metodologia “think, pair, share”, cujo tradução significa pensar em par e compartilhar, ou ainda, pensar, compartilhar e socializar.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzeHttwYK6dDtxtftXvEPRAZpNtGMYKA36MNWE9WQhUDxAQB5N9QAjRfhMM9/geo7-08un08-problematizacao-imagens.pdf

Link do texto para realização da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MM6DnHgMwZe3yejWejtZJ7PdkJy7Qewk8FXwRZASeh3S6U7GRv4F44BJmdGU/geo7-08un08-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia que estimula a produção individual do aluno e a troca de experiências e conhecimento em duplas, através do diálogo, da fala consciente e a da escuta ativa. Após este processo, cada aluno deverá apresentar para a turma a sua opinião sobre um determinado tema e o que aprendeu com o colega. Esta metodologia será explicada no slide a seguir.

Fonte das imagens:

Dúvida: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg

Mapa mudo: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf

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Tempo Sugerido: 14 minutos

Orientações: A pergunta contida no slide será balizadora para a realização desta etapa. Distribua a folha de atividade, presente no link abaixo, e solicite que, individualmente, cada aluno(a) responda a questão proposta no campo “o que eu penso”. Atribua um tempo de 4 minutos para a realização desta etapa. Após, solicite que os alunos se organizem em duplas. Cada aluno deverá ler para o colega de dupla a sua resposta, devendo cada qual escrever no campo “o que eu descobri com o meu colega” um texto contendo novas informações fornecidas pelo colega de dupla. Atribua o tempo tem de 10 minutos para a realização desta etapa. Esta atividade desenvolve a autonomia do aluno, a escuta ativa, promove o diálogo e a troca de conhecimento e experiência entre os alunos.

Material complementar

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2yPGVVQn2x9tSEfxNDdcEv7Tvd2sM4UQdXRu6N5YQX5HXsFqztqWUeRn75M/geo7-08un08-acao-propositiva-imagens.pdf

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3xfWZW3BReCbtxMyG49C3QHvJcQcBRRcaDDUKJ5UFZgPvX7WXZRnhdbFaWUc/geo7-08un08-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais: “think, pair, share” (TPS) é uma metodologia de ensino colaborativa criada por Frank Lyman, professor da universidade de Maryland, em 1981, que estimula o aluno a formar uma opinião, debater e apresentar as suas ideias para a turma. Nesta estratégia de ensino, o professor cumpre a função de um facilitador ou mediador da aprendizagem, através de uma questão norteadora, que orientará a leitura, produção textual e troca de ideias dos alunos com seus pares, promovendo a construção de uma ideia, comparação de pensamentos e a socialização de conclusões.

Após a leitura de um texto balizador, é solicitado ao aluno que preencha, na coluna “o que eu penso”, suas ideias sobre a questão norteadora. Após, os alunos são organizados em duplas e terão que compartilhar suas ideias, preenchendo o campo “o que eu aprendi com o meu colega” com novos pontos de vista sobre o assunto. Por fim, todos alunos terão que socializar com a turma o que escreverão e ainda preencher o campo “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com novas informações ou ideias obtidas durante as apresentações dos colegas.

Para mais informações sobre esta metodologia, acesse os links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Informe aos alunos que eles deverão socializar com a turma o que aprenderam e que deverão preencher a coluna “o que eu aprendi com a apresentação compartilhada” com as novas informações obtidas com as apresentações dos colegas de classe. Para isso, selecione oito alunos, de duplas diferentes, para lerem as respostas referentes aos campos “o que eu penso” e “o que eu descobri com o meu colega”, atribua o tempo de 1 minuto para cada aluno.

Esta atividade promove a leitura, o diálogo responsável e a atenção ao colega, exigindo concentração e conferindo autonomia aos alunos. O preenchimento das três colunas permite ao aluno verificar o que ele sabia antes e o que aprendeu ao compartilhar com o colega e ao socializar com a turma.

Ao final desta atividade, espera-se que os alunos tenham apreendido o significado e importância dos tecnopolos para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país.

Material complementar

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aHUhvXFNpZKrgk92JKTWJEVxxQVhWkVmn9TvKg8P4qzkFg2JTJPsBPU86he5/geo7-08un08-sistematizacao-imagens.pdf

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/zFSo6bnZJTw

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