GE07_08UN06 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A indústria e os demais setores da economia no Brasil
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano visa promover uma reflexão das transformações realizadas pela indústria nos demais setores econômicos. No campo, a mecanização e a modernização dos implementos agrícolas aumentou a produtividade ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor. Já a indústria, por sua vez, também apresentou uma redução na demanda mão de obra, dada a crescente utilização de robôs na linha de produção. Por fim, verifica-se um um forte crescimento do setor terciário, que absorveu toda a mão de obra excedente, seja na forma do trabalho formal quanto no informal.
Materiais necessários: Cartolina, lápis, lápis de cor, borracha, caneta e hidrocor.
Materiais complementares:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cnKsdhEb2DZXkumT6yNEjzqT8YCGAWxuAKFumnd436wD38xYEDyaWzUQV5HY/ge07-08un06-contextualizacao-imagens.pdf
Problematização:
Ação propositiva:
Exemplo de mapa conceitual da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
O crescimento da atividade industrial promoveu fortes transformações no setor primário, ao exigir maior eficiência e qualidade de seus produtos. Das indústrias saíram os principais implementos agrícolas (adubos, fertilizantes, agrotóxicos, maquinário, ferramentas, etc.) que propiciaram um grande aumento de produtividade no campo brasileiro ao passo que reduziu a demanda por mão de obra neste setor, que se viu obrigada a migrar para as cidades. As grandes indústrias também modernizaram os seus processos produtivos, mecanizando sua produção, aumentando a produtividade e também reduzindo a necessidade de mão de obra em suas fábricas. Toda esta mão de obra excedente foi absorvida pelo setor terciário (comércio e prestação de serviços) formal e informal, e que, atualmente, responde pela maior parte do PIB do país.
Para mais informações sobre estas transformações acesse os links abaixo:
- https://www.todamateria.com.br/setores-da-economia/
- https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm
- https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/10/62-dos-trabalhadores-da-industria-no-brasil-temem-perder-emprego-para-robos.html
- https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-terciario.htm
- http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-servicos/a-secretaria-de-comercio-e-servicos-scs/402-a-importancia-do-setor-terciario
- https://www.todamateria.com.br/trabalho-informal/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos com até 4 alunos, esta formatação deverá ser mantida até o final da aula. Apresente o tema para os alunos e informe que deverão refletir sobre como a indústria afeta, direta e indiretamente, os outros setores da economia.
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Desenhe uma tabela no quadro contendo três colunas, uma para cada setor da economia. Informe que todas as atividades econômicas existentes são agrupadas em um destes setores. Após, solicite que dois alunos de cada grupo informem a profissão de seu responsável (pai, mãe, etc.). Coloque o nome de cada profissão (médico, advogado, agricultor, etc.) dentro de sua respectiva coluna. Estando as profissões listadas na tabela, pergunte aos alunos o que faz cada um destes setores. Utilize este momento para construir coletiva e colaborativamente o significado de cada setor econômico.
Obs: dependendo das características socioeconômicas do local onde a escola está inserida, haverá a predominância de um ou outro setor.
Materiais complementares
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.
Contextualização
Orientações: Solicite que os alunos identifiquem a quais setores pertencem cada uma das imagens contidas no slide. Após, promova uma rápida reflexão sobre a importância de cada um deles.
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos reais, que fazem parte da realidade dos alunos e de seus familiares, para construir coletivamente o significado de cada um destes setores.
Fontes das imagens:
- banco de imagens da Nova Escola.
- https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=f%C3%A1brica+motores&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:General_Motors_Rosario.jpg
- https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wolfsburg_VW-Werk.jpg
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Automa%C3%A7%C3%A3o#/media/File:FANUC_R2000iB_AtWork.jpg
Contextualização
Orientações: Utilize este momento para aprofundar o entendimento a respeito do funcionamento e interdependência entre estes setores econômicos. Faça a pergunta contida no slide “como os setores da economia estão interligados?”. Se a turma ainda estiver confusa pergunte o que o setor primário manda para o secundário e vice-versa, assim como o que o secundário manda para o terciário e vice-versa. Estes questionamentos auxiliarão os alunos no entendimento das múltiplas relações entre estes setores.
Como adequar à sua realidade: Utilize como exemplo atividades econômicas presentes na cidade onde a escola está localizada.
Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Confusion#/media/File:Confused_man.jpg
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide para os alunos e deixe que respondam. Solicite que os grupos analisem as imagens e que informem quais diferenças são observadas entre elas.
Espera-se que os alunos compreendam que quanto maior a tecnologia empregada no campo e na indústria menor será a necessidade de mão de obra nestas atividades, visto que as máquinas substituíram o trabalho humano, tornando mais rápida e eficiente a produção, além de aumentar a produtividade destas atividades.
Materiais complementares
Como adequar à sua realidade: Utilize atividades existentes no bairro ou cidade onde a escola está inserida para exemplificar os impactos causados pela mecanização da produção na produtividade e oferta de empregos.
Fonte das imagens:
Problematização
Orientações: Promova uma reflexão com a turma através da comparação entre os dados presentes no gráfico deste slide com a tabela feita no quadro onde constam as profissões dos responsáveis dos alunos da turma. Solicite que informem possíveis semelhanças e diferenças entre eles. Após, informe que, ao longo dos últimos anos, observou-se no Brasil uma redução progressiva da mão de obra empregada no campo e na indústria, resultante da modernização tecnológica destes setores, que migrou para o setor terciário.
Observação: o grau de semelhanças ou diferenças observadas entre o gráfico e a tabela irá variar de acordo com o contexto socioespacial onde a escola está inserida: em um área urbana ou rural, comercial ou industrial, etc.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 19 minutos
Orientações: Distribua a cada grupo uma folha de cartolina e a folha de atividade contendo os textos desta etapa. Solicite aos alunos que leiam o texto. Após, informe que deverão elaborar, na cartolina, um mapa conceitual que explique como a indústria vem transformando o setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e o setor terciário (comércio e prestação de serviços) no Brasil. Para isto, escreva no quadro as seguintes palavras-chave que o mapa conceitual poderá utilizar: industrialização, desenvolvimento tecnológico, produtividade, mão de obra, setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo), setor terciário ( comércio, prestação de serviços). Os alunos poderão acrescentar outras palavras-chave se assim desejarem.
Os textos utilizados nesta etapa estão disponíveis no link abaixo:
No link abaixo está disponibilizado um exemplo de como ficaria o mapa conceitual elaborado pelos alunos. Vale ressaltar, que mais importante do que a forma tomada pelo mapa conceitual é a clareza, amplitude e profundidade de questões que ele aborda. A utilização de verbos e preposições colocadas sobre as setas é fundamental se conferir um sentido semântico às ideias representadas.
Para você saber mais:
Um mapa conceitual bem feito deve utilizar, sobre as setas, termos de ligação apropriados (verbos e preposições) de modo a dar sentido semântico a ele, originando uma proposição. Para maiores informações sobre o que são e como elaborar mapas conceituais acesse o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=vLFVLmUhSQo
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minuto
Orientações: Solicite aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma. Espera-se, neste momento, que os alunos levantem questões referentes ao aumento de produtividade no campo, redução da demanda de emprego nos setores primário e secundário, decorrentes da mecanização e robotização destas atividade, e o consequente aumento da mão de obra ocupada no setor terciário, que absorveu os trabalhadores excedentes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês irão refletir sobre como a indústria afeta, direta e indiretamente, os outros setores da economia.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o debate sobre a relação entre a indústria e os demais setores. Inicialmente, peça que os estudantes façam uma pesquisa e registrem no caderno quais são as atividades econômicas de cada setor no Brasil. Os setores são: primário, secundário e terciário.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o enunciado, disponível na ação propositiva. A proposta é que os estudantes leiam os textos e construam um mapa conceitual sobre a relação entre os setores econômicos no Brasil.
Sistematização
Peça que os estudantes tirem uma fotografia do mapa conceitual e a enviem para análise, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks individuais.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, à videoaula sobre o os setores econômicos no Brasil disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Entender como a indústria auxiliou na transformação/modernização dos demais setores econômicos.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA