Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é entender o modo de produção do açúcar e a sua importância para a formação da América portuguesa.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula com algumas perguntas que possam despertar a curiosidade dos alunos quanto ao tema:
- Quais são os seus doces favoritos?
- Vocês sabem dizer se as receitas desses doces são muito antigas?
- Vocês sabem como é feito o açúcar para fazer esses doces?
Incentive-os a conversarem com a família a respeito disso, conhecendo os gostos e receitas favoritas. Podem, também, verificar o tipo de açúcar que utilizam e onde é fabricado.
Problematização
Disponibilize o Mapa da Capitania de Pernambuco. Os alunos devem observar e responder no caderno:
- O que chama a atenção no mapa?
- Vocês conseguem identificar que tipo de construção é esta, quem está nela e o que fazem?
Disponibilize os textos I e II (ou, caso prefira, disponibilize apenas o texto II) e oriente-os quantos aos pontos centrais a serem observados para responder às questões: como os engenhos eram organizados? Qual o uso da água nos engenhos? Qual o tipo de trabalho utilizado nestes engenhos? Quem realizava este trabalho?
Eles devem responder às questões no caderno ou nos meios digitais que já fazem uso. Incentive a interação com os colegas por meio de mensagens, participação em um quiz no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página) ou participação em videoconferência.
Sistematização
Para a produção do caderno de receitas de doces regionais, oriente-os a pesquisar em sites e livros de receita de sua região, assim como realizar entrevistas com parentes, vizinhos e colegas. Para isso, podem elaborar um questionário ou quiz manualmente, ou utilizando os formulários do Google (veja como usá-lo aqui) ou do Mentimeter.
É interessante que você crie um mural virtual colaborativo para que os alunos possam postar as receitas, inserindo, também, desenhos ou fotografias delas. O Padlet é uma boa ferramenta para esta função (veja como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Convide-as a conhecerem mais a respeito dos Engenhos de açúcar, assistindo ao vídeo educativo: “Ciclo do açúcar, escambo e economia colonial - História do Brasil pelo Brasil (Ep.3)”. Débora Aladim. 16/04/2019. Disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva
Código: HIS7_11UND02
(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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