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Plano de aula > História > 7º ano > Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Plano de aula - A arte renascentista - arquitetura

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A arte renascentista - arquitetura

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Spiess Cardoso

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas das atividades. Projetor, ou opte por imprimir as imagens. Se optar por reproduzir o conteúdo dos impressos no quadro ou ainda em papel pardo ou cartolina, se preferir reproduzir os impressos em forma de cartaz. Dicionário de Língua Portuguesa.

Material complementar:

Link Fonte Visual 1 - Visão panorâmica Florença

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YCqYmzYeVqJAhsFjBwsTmDtXpEbkbDMFxU4WabqkSKqS5WmDvQmhjSYN9ePd/his7-04und04-fonte-visual-1-visao-panoramica-florenca.pdf

Insira a seguir Atividade I “O primado do desenho”, Giorgio Vasari:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tyn6jmdC8hS6wFZTUX39tGAV2RW6w9ATj9u2MmvXewVchTT8gwQq845FHaB/his7-04und04-atividade-i-o-primado-do-desenho-giorgio-vasari.pdf

Link Fonte visual 2 - Vitrúvio e Alberti

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sh8ZsYhsHHa5H76Rzx2V2BX95yhp22fpwjMr8fdpERWry5Eve3BT2bruXjfy/his7-04und04-fonte-visual-2-vitruvio-e-alberti.pdf

Projete o vídeo abaixo que se encontra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Q1xdkPJ3yQs

Link Fonte visual 3 - Catedral Santa Maria del Fiore

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rw6nea6UB8ZwxnJZUMbxJ9Jd3BF4ZvXpMFFHetZwzJ5wgdhB2KNMPDZxmSEB/his7-04und04-fonte-visual-3-gotico-renascentista-catedral-santa-maria-del-fiore.pdf

Link ficha ATIVIDADE II - Características da arquitetura gótica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zjFkUvqkdf22Yr9n4D8E4fqdJXQDenzF25YSVH4KaKkGuzRDRH4V66t3PRG/his7-04und04-atividade-ii-caracteristicas-da-arquitetura-gotica.pdf

Link Fonte Visual 4 - O Gótico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf

Link Atividade III - Características da arquitetura da Renascença:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXfT46NdgBuVaG8gdYeVQBqmPW4f8ffnszYspgavGFCNXNuQKPeCF29tEC4W/his7-04und04-atividade-iii-caracteristicas-da-arquitetura-da-renascenca.pdf

Link Fonte visual 5 - RENASCENTISTA: Catedral San Lorenzo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf

Link Fonte visual 6 Palácio Tiradentes - Alerj:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf

Referências das imagens:

CORDIGNANO, Giulio. Santa Maria del Fiore from Palazzo Vecchio. Fotografia, Abril de 2014. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore_from_Palazzo_Vecchio.JPG Acesso em: 11/4/2019.

PETREJUS, Johann (Drucker). Proportionen einer Figur, 1547. Dimensões 17,2 x 16,2 cm. Fotografia de Walther Hermann Ryff. Disponível: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotothek_df_tg_0000110_Architektur_%5E_Proportion_%5E_Figur.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Imagem 1 Perspectiva com Formas geométricas. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91 Acesso em: 11/4/2019.

WIKI COMMONS. Santa Maria del Fiore. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Santa Maria del Fiore segundo Heydenreich. In: CHASTEL, André. A Arte Italiana. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 1991, p. 224.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

HAAS, Peter. Notre Dame de Paris. Fotografia. Julho de 2013, Paris - França. Catedral Notre-Dame de Paris visto do oeste. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris#/media/File:Notre_Dame_de_Paris_DSC_0846w.jpg Acesso em: 11/4/2019.

SKOUAME. Cathédrale Notre-Dame de Paris. Fotografia. Setembro de 2010, Paris-França. Catedral Notre-Dame de Paris, Fachada visto do sudeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris_2011.jpg Acesso em: 11/4/2019.

MENDEZ, Miguel. Notre Dame. Fotografia. Interior da Nave. Fevereiro de 2014, Paris - França. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Notre_Dame_(12621287475).jpg Acesso em: 11/4/2019.

HARMONIA AMANDA. Cathedrale nd paris vitraux024. Fotografia. Março de 2007, Paris - França. Vitrais da Catedral Notre-Dame de Paris (França). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedrale_nd_paris_vitraux024.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

ANZOLA, Francisco. Basílica de San Lorenzo (Interior da Cúpula). Fotografia. Junho de 2016, Florença. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_Di_San_Lorenzo_(209000695).jpeg Acesso em: 11/4/2019.

BURIAN, Peter K.Basílica de San Lorenzo, olhando para o altar. Fotografia. Maio de 2017. Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_di_San_Lorenzo,_looking_toward_the_altar.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BIBLIOTECA MEDICEA LAURENZIANA, San Lorenzo Medicibib. Fotografia. Março de 2015, Florença. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Medicibib.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Perspectiva em San Lorenzo. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91Acesso em: 11/4/2019.

NIKOLOF. Palácio Tiradentes. Fotografia. Agosto de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_Tiradentes_2.JPG Acesso em: 11/4/2019.

OLIVEIRA, Halley Pacheco de. Palácio de São Cristóvão. Janeiro de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Na Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional da UFRJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.

Tratadistas. Disponível em: https://arquitetandoblog.wordpress.com/2009/04/06/tratados-renascentistas/ Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi - o método experimental. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi : O Caçador de tesouros. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.040/651 Acesso em: 11/4/2019.

Vitruvio - De Archiitectura Libri Decem. In BORGES FILHO, Francisco. O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval (séculos XII e XIII), indicativos na formação dos arquitetos mestres construtores. Monografia. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13102005-115856/en.php). Disponível em: 03_cap2.pdf (1.29 Mbytes). Acesso em: 11/4/2019.

Simetria e Proporção no Design. Disponível em: https://www.thoughtco.com/symmetry-and-proportion-in-design-177569.> Acesso em: 11/4/2019.

How an Amateur Built the World’s Biggest Dome. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_IOPlGPQPuM&t=16s Acesso em: 11/4/2019.

Filippo Brunelleschi - Vol. 4. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QWz90KdrDBs Acesso em: 11/4/2019.

Top 10 domes de Todo o mundo. Disponível em: https://www.thoughtco.com/great-domes-from-around-the-world-177717 Acesso em: 11/4/2019.

Imanência x transcendência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yyoELnFVaLE Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi - Método experimental. Disponível em:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Alberti, Sant’Andrea em Mântua. Disponível em:

https://pl.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/sculpture-architecture-florence/a/alberti-santandrea-in-mantua. Acesso em: 11/4/2019.

Missão Francesa.

Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-19/missao-francesa/ Acesso em: 11/4/2019.

Biblioteca Nacional (Brasil)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kml6RIq5UQ Acesso em: 11/4/2019.

Neoclassicismo História da Arte/ 5

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4 Acesso em: 11/4/2019.

História da Arte - Neoclassicismo parte 1

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqpT8jR-vlw Acesso em: 11/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais:

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Forme grupos com três alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando a colaboração para uma troca de percepções sobre a Contextualização. Apresente a imagem impressa ou projetada.

Questione seus alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover o debate inicial da Contextualização:

1 - O que temos representado na imagem?

2 - Olhando em direção ao horizonte, qual construção parece atrair a atenção?

3 - Esta intenção de atrair a atenção poderia ser proposital?

4 - Quem seria o responsável por executar esta intenção?

5 - Para que fosse possível a construção o que este profissional teve que fazer primeiro para poder executar sua ideia?

Espera-se que digam parecer uma cidade, talvez digam que parece antiga ou de um lugar diferente devido à estética. Diga que se trata de uma foto recente da cidade de Florença, na Itália, que recebe milhões de turistas todos os anos, e que o início do Renascimento teve nela o seu centro. Que olhando a linha do horizonte a construção que atrai a atenção é a Catedral Maria del Fiore e que a sua construção foi financiada por guildas que selecionaram arquitetos que pudessem expressar todo o esplendor e do objetivo que detinham, o de que esta fosse a maior catedral do mundo da época, um símbolo de poder, do papel central de Florença dentre as mais ricas cidades da Europa, sendo que nela havia um desafio irresoluto, o da execução de sua cúpula e que devido às mais variadas crises (fome, pragas, guerra e grande depressão econômica) a catedral teve sua construção interrompida, tendo sido resgatada mais de

100 anos depois. É uma construção que rompeu com paradigmas sociais (as obras não serão mais financiadas apenas por senhores feudais) e que difundirá uma nova perspectiva de homem por meio de outras concepções de espaço, estabelecendo outro conceito de ordem arquitetônica desafiando inclusive a paisagem. Apartir das construções desta região serão formulados modelos com soluções matemáticas que chegarão aos seus contemporâneos por meio de tratados arquitetônicos.

Por fim, pergunte:

1- Qual a importância das construções (arquitetônicas ou da arquitetura) para a nossa vida?

2 - Qual é seu sonho de casa? O que você buscaria colocar de idéias neste projeto?

3 - Você já parou para observar uma construção ou assistiu a algum programa interessante sobre arquitetura? Por quê?

4- Quanto falamos e ouvimos falar de arquitetura no nosso dia a dia?

Explore seus valores a respeito das construções e dos desejos para seus espaços valorizando seus comentários.Entre os mais variados desejos e ideias revelados destaque a importância destes espaços além da ideia de conforto ou abrigo, mas como representação de um lugar que expresse quem eles são, seus valores, seu estilo. Diga que as pessoas de forma geral se interessam por cinema, fotografia, pintura, música, livros, esculturas mas não por arquitetura, e mesmo que possam abandonar um filme e não ler um livro, ninguém pode fechar os olhos diante das construções que são nossos palcos

da vida e a marca do homem no campo e na cidade.

É numa cidade que teve sua população reduzida reiteradamente devido à peste negra (da primeira vez pela metade), que passara portanto por dificuldades enormes, que seus cidadãos (pode-se talvez usar este conceito moderno pela primeira vez ali) se inspiraram nos antigos clássicos greco-romanos, nos seus conceitos de simetria e proporcionalidade para se restabelecerem, fortalecendo a autoestima local e se tornariam referência econômica e cultural para a Europa. Artesãos (escultores, pintores, ourives e marceneiros) de origens mais diversas vão reproduzir em Florença outra visão sobre o espaço, por meio de grandes estudos (o que os eleverão de condição - a artistas, e não mais artesãos mecânicos), no que se chamou de Renascença, não por menos, mas patrocinadas por segmentos importantes, organizados, as guildas.

O pai de Brunelleschi (assim como outros), deixou que o filho se tornasse ourives - o que era condição muito abaixo do status de notário (espécie de advogado e escrivão) que herdaria do pai que detinha certa influência política no círculo social florentino, onde seu pai teria sido também representante local. Sua atitude como pai e como sujeito naquele contexto em que passava Florença revela a importância e o desejo de concluir a obra inacabada de
Santa Maria del Fiore.

Link Fonte visual 1 - Visão panorâmica Florença

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YCqYmzYeVqJAhsFjBwsTmDtXpEbkbDMFxU4WabqkSKqS5WmDvQmhjSYN9ePd/his7-04und04-fonte-visual-1-visao-panoramica-florenca.pdf

Referência da imagem:

CORDIGNANO, Giulio. Santa Maria del Fiore from Palazzo Vecchio. Fotografia, Abril de 2014. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore_from_Palazzo_Vecchio.JPG Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Tratadistas. Disponível em: https://arquitetandoblog.wordpress.com/2009/04/06/tratados-renascentistas/ Acesso em: 11/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após apresentar a reflexão de Vitrúvio, diga-lhes que ele foi um arquiteto romano do século I a.C. e que nos deixou o tratado De arquitetura, único tratado greco-romano que sobreviveu até os nossos dias e serviu de inspiração a diversos arquitetos da Renascença, especialmente a Leon Battista Alberti (segundo fragmento do slide) que seria relevante referência para seus contemporâneos. Os padrões de proporções e os seus princípios conceituais de Marcus Vitruvius Pollio - “utilitas” (utilidade), “venustas” (beleza) e “firmitas” (solidez) inauguraram a base da arquitetura clássica. Ressalte a importância da precisão matemática para estes arquitetos, e que os renascentistas foram estudar as medidas e proporções nas obras das antigas cidades da Grécia e Roma. Que o que está representado na imagem à esquerda é o conceito de perspectiva geométrica linear: Quando em uma imagem as linhas paralelas parecem unir-se a distância, se cria a ilusão de profundidade.

Insira a seguir Atividade “O primado do desenho”, Giorgio Vasari:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tyn6jmdC8hS6wFZTUX39tGAV2RW6w9ATj9u2MmvXewVchTT8gwQq845FHaB/his7-04und04-atividade-i-o-primado-do-desenho-giorgio-vasari.pdf

Link Fonte visual 2 - Vitrúvio e Alberti

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sh8ZsYhsHHa5H76Rzx2V2BX95yhp22fpwjMr8fdpERWry5Eve3BT2bruXjfy/his7-04und04-fonte-visual-2-vitruvio-e-alberti.pdf

O objetivo desta etapa é que compreendam o valor do desenho, do estudos matemáticos para compor com exatidão as medidas (geometria), e de que execução correta nos transmitiria a fórmula divina natural de todas as coisas.

Para saber mais:

Brunelleschi - o método experimental. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi : O caçador de tesouros. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.040/651Acesso em: 11/4/2019.

Vitruvio - De Archiitectura Libri Decem. In BORGES FILHO, Francisco. O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval (séculos XII e XIII), indicativos na formação dos arquitetos mestres construtores. Monografia. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13102005-115856/en.php). Disponível em: 03_cap2.pdf (1.29 Mbytes). Acesso em: 11/4/2019.

Simetria e proporção no design. Disponível em: https://www.thoughtco.com/symmetry-and-proportion-in-design-177569 Acesso em: 11/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Faça um comentário introdutório abordando o fato da Renascença ser um período muito importante de transformação nas ideias, e que a obra que verão é um símbolo da renovação da confiança dos homens (humanismo).

Caso disponha de tempo adicional, apresente o vídeo com o link logo abaixo. Se você não puder apresentá-lo aos estudantes, assista anteriormente ao vídeo junto das sugestões presentes em “Para saber mais” e desenvolva no quadro a explicação do problema que se apresentava a Brunelleschi: devido à altura do edifício a cúpula não poderia ser semiesférica pois o seu diâmetro era muito grande e irregular, o que não sustentaria seu peso. Que a solução seria por exemplo executar uma cúpula no estilo árabe (o que não faria sentido por se tratar de uma igreja cristã) ou encontrar outra solução. Desenhe no quadro o que seria uma cúpula semiesférica, uma árabe e por fim a do formato desenvolvido por Brunelleschi - a cúpula octogonal e flexionada, mostre a imagem da cúpula do slide acima onde se vê que foram construídas duas cúpulas uma sobre a outra, uma para apresentar a quem estivesse dentro as pinturas feitas por Vasari e outra externa para protegê-la das ações do tempo. Conte-lhes ainda sobre a técnica de “espinha de peixe” e do sistema de cordas usado na execução construção, que funcionava como uma espécie de pêndulo de medição.

Sugestão de vídeo encontra-se aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Q1xdkPJ3yQs

Link Fonte visual 3 - Catedral Santa Maria del Fiore

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rw6nea6UB8ZwxnJZUMbxJ9Jd3BF4ZvXpMFFHetZwzJ5wgdhB2KNMPDZxmSEB/his7-04und04-fonte-visual-3-gotico-renascentista-catedral-santa-maria-del-fiore.pdf

Em seguida pergunte:

1- Segundo a descrição da imagem (quadro amarelo) do slide acima, quais são os estilos representados na Catedral Santa Maria del Fiore?

2- Por que haveria mais de um estilo nesta construção?

3- Costumamos usar roupas de estilos diferentes num mesmo traje?

4- Qual o estudo que Brunelleschi teve de fazer para solucionar o desafio de concluir a cúpula da catedral?

Espera-se que digam que temos o estilo gótico-renascentista. Não deverão compreender o que representa a pergunta 2, não antecipe ainda os detalhes que caracterizam os dois estilos e pergunte se faz sentido haver uma construção com dois estilos. Explique que a igreja teve sua construção interrompida quando o estilo que estava no auge era o gótico, típico da Baixa Idade Média, e que ela foi retomada mais de 100 anos depois quando o estilo renascentista surgia. E que existem algumas edificações com estilos diversos, mas que que os artistas e arquitetos renascentistas tinham completa aversão ao que se produzia até aquele momento, o gótico.

Referências das imagens:

WIKI COMMONS. Santa Maria del Fiore. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Santa Maria del Fiore segundo Heydenreich. In: CHASTEL, André. A Arte Italiana. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 1991, p. 224.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para saber mais:

How an Amateur Built the World’s Biggest Dome.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_IOPlGPQPuM&t=16s Acesso em: 11/4/2019.

Filippo Brunelleschi - Vol. 4

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QWz90KdrDBs Acesso em: 11/4/2019.

Top 10 domes de todo o mundo

Disponível em: https://www.thoughtco.com/great-domes-from-around-the-world-177717 Acesso em: 11/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa procuraremos identificar junto aos alunos os elementos arquitetônicos do gótico para que seja possível fazer a contraposição de estilos com a inspiração greco-romana da Renascença. Evoque a palavra “TRANSCENDÊNCIA” presente no slide, se sabem o que significa, se preferir peça que olhem no dicionário. Complemente explicando a associação desta expressão com as imagens projetadas.

Em seguida insira a ficha Atividade II:

Link ficha ATIVIDADE II - Características da arquitetura gótica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zjFkUvqkdf22Yr9n4D8E4fqdJXQDenzF25YSVH4KaKkGuzRDRH4V66t3PRG/his7-04und04-atividade-ii-caracteristicas-da-arquitetura-gotica.pdf

Link Fonte visual 4 - O gótico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf

No gótico há uma negação às paredes. É um sonho de descarnar e uma necessidade de continuidade espacial entre o interior e o exterior, infinita, no comprimento dispersivo de seus visuais. Há um apego pela extensão no sentido de garantir esta continuidade. Há um contraste entre as “forças dimensionais”. Pela primeira vez na História cristã e da arquitetura em que coloca-se o espaço em antítese a escala humana. Situação que não coloca o espectador em condição confortável, de calma contemplação, mas de desequilíbrio, de busca, de luta contra “tentações humanas”, por elevação. É a escala humana em oposição à escala monumental. A arquitetura moderna propõe uma arquitetura concebida para o homem em oposição a um edifício-símbolo, construído para representar uma ideia, um mito. O edifício determina o tempo da caminhada do homem, e este caminhar conduz as diretrizes determinadas pelo arquiteto. O gótico domina a verticalidade, o sensorial e a diversidade. Será a Reforma Protestante que marca a morte do gótico. (Compilações da obra de: ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.)

Referências das imagens:

HAAS, Peter. Notre Dame de Paris. Fotografia. Julho de 2013, Paris - França. Catedral Notre-Dame de Paris visto do oeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris#/media/File:Notre_Dame_de_Paris_DSC_0846w.jpg Acesso em: 11/4/2019.

SKOUAME. Cathédrale Notre-Dame de Paris. Fotografia. Setembro de 2010, Paris-França. Catedral Notre-Dame de Paris, Fachada visto do sudeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris_2011.jpg Acesso em: 11/4/2019.

MENDEZ, Miguel. Notre Dame. Fotografia. Interior da Nave. Fevereiro de 2014, Paris - França. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Notre_Dame_(12621287475).jpg. Acesso em: 11/4/2019.

HARMONIA AMANDA. Cathedrale nd paris vitraux024. Fotografia. Março de 2007, Paris - França. Vitrais da Catedral Notre-Dame de Paris (França). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedrale_nd_paris_vitraux024.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para saber mais:

Imanência x transcendência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm. Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yyoELnFVaLE Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm Acesso em: 11/4/2019.

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Slide Plano Aula

Orientações: Agora vamos identificar junto aos alunos os elementos arquitetura renascentista. Faça as pontuações acerca da contraposição de estilos, da inspiração greco-romana da Renascença para expressar os valores humanistas em detrimento ao teocentrismo. Evoque a palavra “IMANÊNCIA” presente no slide, se sabem o que significa, se preferir peça que olhem no dicionário. A seguir insira a ficha Atividade III:

Link Atividade III - Características da arquitetura da Renascença:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXfT46NdgBuVaG8gdYeVQBqmPW4f8ffnszYspgavGFCNXNuQKPeCF29tEC4W/his7-04und04-atividade-iii-caracteristicas-da-arquitetura-da-renascenca.pdf

Link Fonte visual 5 - RENASCENTISTA: Catedral San Lorenzo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf

O interior da Catedral de San Lorenzo nos mostra perfeitamente os critérios de perspectiva. Suas linha horizontais que prevalecem sobre o vertical convergem para um único ponto de fuga de modo que todo o ambiente pode ser compreendido de uma só vez na medida do próprio homem, obtendo um sentido unitário da obra. As arquitraves contínuas sobre os arcos de volta perfeita (arco romano) mantêm o sentido geométrico e simétrico, característico da arquitetura renascentista.

A proporcionalidade matemática do conjunto arquitetônico converte os edifícios do Renascimento em construções racionalmente compreensíveis, cuja estrutura interna se caracteriza pela claridade. A proporcionalidade se aprecia na largura do edifício na nave central. As proporções são no sentido de produzir um ambiente simples, não artificioso. O equilíbrio entre base e altura responde a uma exigência humana, não divina. Para Brunelleschi, o homem ocupa o centro do universo porque ele contém o divino. Assim, a planta deveria ser circular ou de uma forma derivada do círculo como o hexágono ou o quadrado, pois esta seria a única forma perfeita. Criou um abóboda “de uma só peça” simples e geometricamente regular, que fez de cada trama, uma unidade distinta. Transformou a linguagem da época num sistema estável, preciso e baseado em estudos científicos. É uma arquitetura que domina a horizontalidade, o racional, a claridade e o unitário.

A nova arquitetura será sobretudo urbana desde o início de sua difusão em Florença, e seus precursores serão Filippo Brunelleschi e Leon Batitsta Alberti. Os artistas não produzirão mais para senhores feudais e definirão com exclusiva personalidade sua obra apesar das imposições dos mecenas. A de San Lorenzo foi encomendada por Juan de Médici com a finalidade de ser um templo que serviria de panteão da família, para mostrar o poder e riqueza e de

sua importância na vida política e cultural toscana.

Referências das imagens:

ANZOLA, Francisco. Basílica de San Lorenzo (Interior da Cúpula). Fotografia. Junho de 2016, Florença. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_Di_San_Lorenzo_(209000695).jpeg Acesso em: 11/4/2019.

BURIAN, Peter K.Basílica de San Lorenzo, olhando para o altar. Fotografia. Maio de 2017, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_di_San_Lorenzo,_looking_toward_the_altar.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BIBLIOTECA MEDICEA LAURENZIANA, San Lorenzo Medicibib. Fotografia. Março de 2015, Florença. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Medicibib.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Perspectiva em San Lorenzo. Disponível em: <https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91>
Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Brunelleschi - Método experimental. Disponível em:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Alberti, Sant’Andrea em Mântua. Disponível em:

https://pl.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/sculpture-architecture-florence/a/alberti-santandrea-in-mantua. Acesso em: 11/4/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Estamos na etapa final desta atividade. Peça que os alunos mantenham os grupos e que façam uma pesquisa na internet ou mesmo em campo (permita que os alunos desenvolvam sua pesquisa com mais tempo caso julgue necessário) de edifícios neoclássicos que existam na sua cidade ou em seu estado, e no país (sugere-se que divida os grupos de modo que a metade procure em seu estado/cidade e a outra metade a respeito de obras pelo Brasil), sugerindo que pesquisem e reflitam que objetivo tinha o governo em usar esse tipo de arquitetura para representar espaços públicos. Panfletos e uma visita no site oficial do prédio, se ele for público, poderá ajudar a que compreendam o significado político que as características da construção representam. Peça que observem ainda utilizando inclusive o Google Street ou em loco que tipo de observação o artista deve ter feito para valorizar sua arquitetura e qual valor que esta edificação dá ao seu entorno. Peça que produzam uma ficha, um cartaz ou um um audiovisual com informações sobre o período da construção (início e fim), arquiteto e demais artistas que contribuíram com a edificação, bem quem foi o mandatário da obra, seus significados e simbologias presentes. Ao final peça que compartilhem com a turma suas descobertas.

Possivelmente encontrarão (como apresentado no slide - Palácio Tiradentes/RJ - Alerj) edificações de composição eclética que tenham a predominância do neoclássico. Aproveite a oportunidade para observar conjuntamente a obra, observando também como outros elementos trazem mais significados para o edifício. Contextualize o surgimento do estilo no país com a vinda da Missão Francesa ao Brasil.

Espera-se que observem como o neoclássico é utilizado como símbolo de poder do homem perante o espaço, e dos elementos que trazem da arquitetura greco-romana, renascentista, inovações. Permita que explorem a temática, observando a ornamentação, o escultório, as pinturas e outras características arquitetônicas presentes no ambiente.

Link Fonte visual 6 Palácio Tiradentes - Alerj:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf

Referências das imagens:

NIKOLOF. Palácio Tiradentes. Fotografia. Agosto de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_Tiradentes_2.JPG Acesso em: 11/4/2019.

OLIVEIRA, Halley Pacheco de. Palácio de São Cristóvão. Janeiro de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Na Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional da UFRJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Missão Francesa. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-19/missao-francesa/ Acesso em: 11/4/2019.

Biblioteca Nacional (Brasil). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kml6RIq5UQ Acesso em: 11/4/2019.

Neoclassicismo História da Arte / 5. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4. Acesso em: 11/4/2019.

História da arte - Neoclassicismo parte 1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqpT8jR-vlw Acesso em: 11/4/2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Cópias impressas das atividades. Projetor, ou opte por imprimir as imagens. Se optar por reproduzir o conteúdo dos impressos no quadro ou ainda em papel pardo ou cartolina, se preferir reproduzir os impressos em forma de cartaz. Dicionário de Língua Portuguesa.

Material complementar:

Link Fonte Visual 1 - Visão panorâmica Florença

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YCqYmzYeVqJAhsFjBwsTmDtXpEbkbDMFxU4WabqkSKqS5WmDvQmhjSYN9ePd/his7-04und04-fonte-visual-1-visao-panoramica-florenca.pdf

Insira a seguir Atividade I “O primado do desenho”, Giorgio Vasari:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tyn6jmdC8hS6wFZTUX39tGAV2RW6w9ATj9u2MmvXewVchTT8gwQq845FHaB/his7-04und04-atividade-i-o-primado-do-desenho-giorgio-vasari.pdf

Link Fonte visual 2 - Vitrúvio e Alberti

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sh8ZsYhsHHa5H76Rzx2V2BX95yhp22fpwjMr8fdpERWry5Eve3BT2bruXjfy/his7-04und04-fonte-visual-2-vitruvio-e-alberti.pdf

Projete o vídeo abaixo que se encontra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Q1xdkPJ3yQs

Link Fonte visual 3 - Catedral Santa Maria del Fiore

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rw6nea6UB8ZwxnJZUMbxJ9Jd3BF4ZvXpMFFHetZwzJ5wgdhB2KNMPDZxmSEB/his7-04und04-fonte-visual-3-gotico-renascentista-catedral-santa-maria-del-fiore.pdf

Link ficha ATIVIDADE II - Características da arquitetura gótica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zjFkUvqkdf22Yr9n4D8E4fqdJXQDenzF25YSVH4KaKkGuzRDRH4V66t3PRG/his7-04und04-atividade-ii-caracteristicas-da-arquitetura-gotica.pdf

Link Fonte Visual 4 - O Gótico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf

Link Atividade III - Características da arquitetura da Renascença:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXfT46NdgBuVaG8gdYeVQBqmPW4f8ffnszYspgavGFCNXNuQKPeCF29tEC4W/his7-04und04-atividade-iii-caracteristicas-da-arquitetura-da-renascenca.pdf

Link Fonte visual 5 - RENASCENTISTA: Catedral San Lorenzo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf

Link Fonte visual 6 Palácio Tiradentes - Alerj:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf

Referências das imagens:

CORDIGNANO, Giulio. Santa Maria del Fiore from Palazzo Vecchio. Fotografia, Abril de 2014. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore_from_Palazzo_Vecchio.JPG Acesso em: 11/4/2019.

PETREJUS, Johann (Drucker). Proportionen einer Figur, 1547. Dimensões 17,2 x 16,2 cm. Fotografia de Walther Hermann Ryff. Disponível: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fotothek_df_tg_0000110_Architektur_%5E_Proportion_%5E_Figur.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Imagem 1 Perspectiva com Formas geométricas. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91 Acesso em: 11/4/2019.

WIKI COMMONS. Santa Maria del Fiore. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Santa Maria del Fiore segundo Heydenreich. In: CHASTEL, André. A Arte Italiana. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 1991, p. 224.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

HAAS, Peter. Notre Dame de Paris. Fotografia. Julho de 2013, Paris - França. Catedral Notre-Dame de Paris visto do oeste. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris#/media/File:Notre_Dame_de_Paris_DSC_0846w.jpg Acesso em: 11/4/2019.

SKOUAME. Cathédrale Notre-Dame de Paris. Fotografia. Setembro de 2010, Paris-França. Catedral Notre-Dame de Paris, Fachada visto do sudeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris_2011.jpg Acesso em: 11/4/2019.

MENDEZ, Miguel. Notre Dame. Fotografia. Interior da Nave. Fevereiro de 2014, Paris - França. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Notre_Dame_(12621287475).jpg Acesso em: 11/4/2019.

HARMONIA AMANDA. Cathedrale nd paris vitraux024. Fotografia. Março de 2007, Paris - França. Vitrais da Catedral Notre-Dame de Paris (França). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedrale_nd_paris_vitraux024.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

ANZOLA, Francisco. Basílica de San Lorenzo (Interior da Cúpula). Fotografia. Junho de 2016, Florença. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_Di_San_Lorenzo_(209000695).jpeg Acesso em: 11/4/2019.

BURIAN, Peter K.Basílica de San Lorenzo, olhando para o altar. Fotografia. Maio de 2017. Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_di_San_Lorenzo,_looking_toward_the_altar.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BIBLIOTECA MEDICEA LAURENZIANA, San Lorenzo Medicibib. Fotografia. Março de 2015, Florença. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Medicibib.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Perspectiva em San Lorenzo. Disponível em: https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91Acesso em: 11/4/2019.

NIKOLOF. Palácio Tiradentes. Fotografia. Agosto de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_Tiradentes_2.JPG Acesso em: 11/4/2019.

OLIVEIRA, Halley Pacheco de. Palácio de São Cristóvão. Janeiro de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Na Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional da UFRJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.

Tratadistas. Disponível em: https://arquitetandoblog.wordpress.com/2009/04/06/tratados-renascentistas/ Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi - o método experimental. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi : O Caçador de tesouros. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.040/651 Acesso em: 11/4/2019.

Vitruvio - De Archiitectura Libri Decem. In BORGES FILHO, Francisco. O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval (séculos XII e XIII), indicativos na formação dos arquitetos mestres construtores. Monografia. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13102005-115856/en.php). Disponível em: 03_cap2.pdf (1.29 Mbytes). Acesso em: 11/4/2019.

Simetria e Proporção no Design. Disponível em: https://www.thoughtco.com/symmetry-and-proportion-in-design-177569.> Acesso em: 11/4/2019.

How an Amateur Built the World’s Biggest Dome. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_IOPlGPQPuM&t=16s Acesso em: 11/4/2019.

Filippo Brunelleschi - Vol. 4. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QWz90KdrDBs Acesso em: 11/4/2019.

Top 10 domes de Todo o mundo. Disponível em: https://www.thoughtco.com/great-domes-from-around-the-world-177717 Acesso em: 11/4/2019.

Imanência x transcendência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yyoELnFVaLE Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi - Método experimental. Disponível em:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Alberti, Sant’Andrea em Mântua. Disponível em:

https://pl.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/sculpture-architecture-florence/a/alberti-santandrea-in-mantua. Acesso em: 11/4/2019.

Missão Francesa.

Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-19/missao-francesa/ Acesso em: 11/4/2019.

Biblioteca Nacional (Brasil)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kml6RIq5UQ Acesso em: 11/4/2019.

Neoclassicismo História da Arte/ 5

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4 Acesso em: 11/4/2019.

História da Arte - Neoclassicismo parte 1

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqpT8jR-vlw Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais:

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Forme grupos com três alunos para que todos consigam ter acesso ao material da aula e facilite as discussões, valorizando a colaboração para uma troca de percepções sobre a Contextualização. Apresente a imagem impressa ou projetada.

Questione seus alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover o debate inicial da Contextualização:

1 - O que temos representado na imagem?

2 - Olhando em direção ao horizonte, qual construção parece atrair a atenção?

3 - Esta intenção de atrair a atenção poderia ser proposital?

4 - Quem seria o responsável por executar esta intenção?

5 - Para que fosse possível a construção o que este profissional teve que fazer primeiro para poder executar sua ideia?

Espera-se que digam parecer uma cidade, talvez digam que parece antiga ou de um lugar diferente devido à estética. Diga que se trata de uma foto recente da cidade de Florença, na Itália, que recebe milhões de turistas todos os anos, e que o início do Renascimento teve nela o seu centro. Que olhando a linha do horizonte a construção que atrai a atenção é a Catedral Maria del Fiore e que a sua construção foi financiada por guildas que selecionaram arquitetos que pudessem expressar todo o esplendor e do objetivo que detinham, o de que esta fosse a maior catedral do mundo da época, um símbolo de poder, do papel central de Florença dentre as mais ricas cidades da Europa, sendo que nela havia um desafio irresoluto, o da execução de sua cúpula e que devido às mais variadas crises (fome, pragas, guerra e grande depressão econômica) a catedral teve sua construção interrompida, tendo sido resgatada mais de

100 anos depois. É uma construção que rompeu com paradigmas sociais (as obras não serão mais financiadas apenas por senhores feudais) e que difundirá uma nova perspectiva de homem por meio de outras concepções de espaço, estabelecendo outro conceito de ordem arquitetônica desafiando inclusive a paisagem. Apartir das construções desta região serão formulados modelos com soluções matemáticas que chegarão aos seus contemporâneos por meio de tratados arquitetônicos.

Por fim, pergunte:

1- Qual a importância das construções (arquitetônicas ou da arquitetura) para a nossa vida?

2 - Qual é seu sonho de casa? O que você buscaria colocar de idéias neste projeto?

3 - Você já parou para observar uma construção ou assistiu a algum programa interessante sobre arquitetura? Por quê?

4- Quanto falamos e ouvimos falar de arquitetura no nosso dia a dia?

Explore seus valores a respeito das construções e dos desejos para seus espaços valorizando seus comentários.Entre os mais variados desejos e ideias revelados destaque a importância destes espaços além da ideia de conforto ou abrigo, mas como representação de um lugar que expresse quem eles são, seus valores, seu estilo. Diga que as pessoas de forma geral se interessam por cinema, fotografia, pintura, música, livros, esculturas mas não por arquitetura, e mesmo que possam abandonar um filme e não ler um livro, ninguém pode fechar os olhos diante das construções que são nossos palcos

da vida e a marca do homem no campo e na cidade.

É numa cidade que teve sua população reduzida reiteradamente devido à peste negra (da primeira vez pela metade), que passara portanto por dificuldades enormes, que seus cidadãos (pode-se talvez usar este conceito moderno pela primeira vez ali) se inspiraram nos antigos clássicos greco-romanos, nos seus conceitos de simetria e proporcionalidade para se restabelecerem, fortalecendo a autoestima local e se tornariam referência econômica e cultural para a Europa. Artesãos (escultores, pintores, ourives e marceneiros) de origens mais diversas vão reproduzir em Florença outra visão sobre o espaço, por meio de grandes estudos (o que os eleverão de condição - a artistas, e não mais artesãos mecânicos), no que se chamou de Renascença, não por menos, mas patrocinadas por segmentos importantes, organizados, as guildas.

O pai de Brunelleschi (assim como outros), deixou que o filho se tornasse ourives - o que era condição muito abaixo do status de notário (espécie de advogado e escrivão) que herdaria do pai que detinha certa influência política no círculo social florentino, onde seu pai teria sido também representante local. Sua atitude como pai e como sujeito naquele contexto em que passava Florença revela a importância e o desejo de concluir a obra inacabada de
Santa Maria del Fiore.

Link Fonte visual 1 - Visão panorâmica Florença

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YCqYmzYeVqJAhsFjBwsTmDtXpEbkbDMFxU4WabqkSKqS5WmDvQmhjSYN9ePd/his7-04und04-fonte-visual-1-visao-panoramica-florenca.pdf

Referência da imagem:

CORDIGNANO, Giulio. Santa Maria del Fiore from Palazzo Vecchio. Fotografia, Abril de 2014. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore_from_Palazzo_Vecchio.JPG Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Tratadistas. Disponível em: https://arquitetandoblog.wordpress.com/2009/04/06/tratados-renascentistas/ Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Após apresentar a reflexão de Vitrúvio, diga-lhes que ele foi um arquiteto romano do século I a.C. e que nos deixou o tratado De arquitetura, único tratado greco-romano que sobreviveu até os nossos dias e serviu de inspiração a diversos arquitetos da Renascença, especialmente a Leon Battista Alberti (segundo fragmento do slide) que seria relevante referência para seus contemporâneos. Os padrões de proporções e os seus princípios conceituais de Marcus Vitruvius Pollio - “utilitas” (utilidade), “venustas” (beleza) e “firmitas” (solidez) inauguraram a base da arquitetura clássica. Ressalte a importância da precisão matemática para estes arquitetos, e que os renascentistas foram estudar as medidas e proporções nas obras das antigas cidades da Grécia e Roma. Que o que está representado na imagem à esquerda é o conceito de perspectiva geométrica linear: Quando em uma imagem as linhas paralelas parecem unir-se a distância, se cria a ilusão de profundidade.

Insira a seguir Atividade “O primado do desenho”, Giorgio Vasari:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tyn6jmdC8hS6wFZTUX39tGAV2RW6w9ATj9u2MmvXewVchTT8gwQq845FHaB/his7-04und04-atividade-i-o-primado-do-desenho-giorgio-vasari.pdf

Link Fonte visual 2 - Vitrúvio e Alberti

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sh8ZsYhsHHa5H76Rzx2V2BX95yhp22fpwjMr8fdpERWry5Eve3BT2bruXjfy/his7-04und04-fonte-visual-2-vitruvio-e-alberti.pdf

O objetivo desta etapa é que compreendam o valor do desenho, do estudos matemáticos para compor com exatidão as medidas (geometria), e de que execução correta nos transmitiria a fórmula divina natural de todas as coisas.

Para saber mais:

Brunelleschi - o método experimental. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Brunelleschi : O caçador de tesouros. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.040/651Acesso em: 11/4/2019.

Vitruvio - De Archiitectura Libri Decem. In BORGES FILHO, Francisco. O desenho e o canteiro no Renascimento Medieval (séculos XII e XIII), indicativos na formação dos arquitetos mestres construtores. Monografia. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-13102005-115856/en.php). Disponível em: 03_cap2.pdf (1.29 Mbytes). Acesso em: 11/4/2019.

Simetria e proporção no design. Disponível em: https://www.thoughtco.com/symmetry-and-proportion-in-design-177569 Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: Faça um comentário introdutório abordando o fato da Renascença ser um período muito importante de transformação nas ideias, e que a obra que verão é um símbolo da renovação da confiança dos homens (humanismo).

Caso disponha de tempo adicional, apresente o vídeo com o link logo abaixo. Se você não puder apresentá-lo aos estudantes, assista anteriormente ao vídeo junto das sugestões presentes em “Para saber mais” e desenvolva no quadro a explicação do problema que se apresentava a Brunelleschi: devido à altura do edifício a cúpula não poderia ser semiesférica pois o seu diâmetro era muito grande e irregular, o que não sustentaria seu peso. Que a solução seria por exemplo executar uma cúpula no estilo árabe (o que não faria sentido por se tratar de uma igreja cristã) ou encontrar outra solução. Desenhe no quadro o que seria uma cúpula semiesférica, uma árabe e por fim a do formato desenvolvido por Brunelleschi - a cúpula octogonal e flexionada, mostre a imagem da cúpula do slide acima onde se vê que foram construídas duas cúpulas uma sobre a outra, uma para apresentar a quem estivesse dentro as pinturas feitas por Vasari e outra externa para protegê-la das ações do tempo. Conte-lhes ainda sobre a técnica de “espinha de peixe” e do sistema de cordas usado na execução construção, que funcionava como uma espécie de pêndulo de medição.

Sugestão de vídeo encontra-se aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Q1xdkPJ3yQs

Link Fonte visual 3 - Catedral Santa Maria del Fiore

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rw6nea6UB8ZwxnJZUMbxJ9Jd3BF4ZvXpMFFHetZwzJ5wgdhB2KNMPDZxmSEB/his7-04und04-fonte-visual-3-gotico-renascentista-catedral-santa-maria-del-fiore.pdf

Em seguida pergunte:

1- Segundo a descrição da imagem (quadro amarelo) do slide acima, quais são os estilos representados na Catedral Santa Maria del Fiore?

2- Por que haveria mais de um estilo nesta construção?

3- Costumamos usar roupas de estilos diferentes num mesmo traje?

4- Qual o estudo que Brunelleschi teve de fazer para solucionar o desafio de concluir a cúpula da catedral?

Espera-se que digam que temos o estilo gótico-renascentista. Não deverão compreender o que representa a pergunta 2, não antecipe ainda os detalhes que caracterizam os dois estilos e pergunte se faz sentido haver uma construção com dois estilos. Explique que a igreja teve sua construção interrompida quando o estilo que estava no auge era o gótico, típico da Baixa Idade Média, e que ela foi retomada mais de 100 anos depois quando o estilo renascentista surgia. E que existem algumas edificações com estilos diversos, mas que que os artistas e arquitetos renascentistas tinham completa aversão ao que se produzia até aquele momento, o gótico.

Referências das imagens:

WIKI COMMONS. Santa Maria del Fiore. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_del_Fiore.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Santa Maria del Fiore segundo Heydenreich. In: CHASTEL, André. A Arte Italiana. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 1991, p. 224.

BAUER, Stefan. Dom von Florenz, Kuppelfresko. Fotografia, set. 2004. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dom_Florenz_Kuppelfresko.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para saber mais:

How an Amateur Built the World’s Biggest Dome.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_IOPlGPQPuM&t=16s Acesso em: 11/4/2019.

Filippo Brunelleschi - Vol. 4

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QWz90KdrDBs Acesso em: 11/4/2019.

Top 10 domes de todo o mundo

Disponível em: https://www.thoughtco.com/great-domes-from-around-the-world-177717 Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa procuraremos identificar junto aos alunos os elementos arquitetônicos do gótico para que seja possível fazer a contraposição de estilos com a inspiração greco-romana da Renascença. Evoque a palavra “TRANSCENDÊNCIA” presente no slide, se sabem o que significa, se preferir peça que olhem no dicionário. Complemente explicando a associação desta expressão com as imagens projetadas.

Em seguida insira a ficha Atividade II:

Link ficha ATIVIDADE II - Características da arquitetura gótica:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zjFkUvqkdf22Yr9n4D8E4fqdJXQDenzF25YSVH4KaKkGuzRDRH4V66t3PRG/his7-04und04-atividade-ii-caracteristicas-da-arquitetura-gotica.pdf

Link Fonte visual 4 - O gótico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3E8X4j64prxKhXB8y38QaVARCDNNXTrxRuMqgCkAV65EM5WmyeZgcwuqAq3S/his7-04und04-fonte-visual-4-gotico-catedral-notre-dame-de-paris.pdf

No gótico há uma negação às paredes. É um sonho de descarnar e uma necessidade de continuidade espacial entre o interior e o exterior, infinita, no comprimento dispersivo de seus visuais. Há um apego pela extensão no sentido de garantir esta continuidade. Há um contraste entre as “forças dimensionais”. Pela primeira vez na História cristã e da arquitetura em que coloca-se o espaço em antítese a escala humana. Situação que não coloca o espectador em condição confortável, de calma contemplação, mas de desequilíbrio, de busca, de luta contra “tentações humanas”, por elevação. É a escala humana em oposição à escala monumental. A arquitetura moderna propõe uma arquitetura concebida para o homem em oposição a um edifício-símbolo, construído para representar uma ideia, um mito. O edifício determina o tempo da caminhada do homem, e este caminhar conduz as diretrizes determinadas pelo arquiteto. O gótico domina a verticalidade, o sensorial e a diversidade. Será a Reforma Protestante que marca a morte do gótico. (Compilações da obra de: ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. Ed. Martins Fontes. São Paulo: 2002, 286 p.)

Referências das imagens:

HAAS, Peter. Notre Dame de Paris. Fotografia. Julho de 2013, Paris - França. Catedral Notre-Dame de Paris visto do oeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris#/media/File:Notre_Dame_de_Paris_DSC_0846w.jpg Acesso em: 11/4/2019.

SKOUAME. Cathédrale Notre-Dame de Paris. Fotografia. Setembro de 2010, Paris-França. Catedral Notre-Dame de Paris, Fachada visto do sudeste. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_de_Paris_2011.jpg Acesso em: 11/4/2019.

MENDEZ, Miguel. Notre Dame. Fotografia. Interior da Nave. Fevereiro de 2014, Paris - França. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Notre_Dame_(12621287475).jpg. Acesso em: 11/4/2019.

HARMONIA AMANDA. Cathedrale nd paris vitraux024. Fotografia. Março de 2007, Paris - França. Vitrais da Catedral Notre-Dame de Paris (França). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cathedrale_nd_paris_vitraux024.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para saber mais:

Imanência x transcendência. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/imanencia-transcendencia.htm. Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yyoELnFVaLE Acesso em: 11/4/2019.

Arte gótica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-gotica.htm Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Agora vamos identificar junto aos alunos os elementos arquitetura renascentista. Faça as pontuações acerca da contraposição de estilos, da inspiração greco-romana da Renascença para expressar os valores humanistas em detrimento ao teocentrismo. Evoque a palavra “IMANÊNCIA” presente no slide, se sabem o que significa, se preferir peça que olhem no dicionário. A seguir insira a ficha Atividade III:

Link Atividade III - Características da arquitetura da Renascença:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXfT46NdgBuVaG8gdYeVQBqmPW4f8ffnszYspgavGFCNXNuQKPeCF29tEC4W/his7-04und04-atividade-iii-caracteristicas-da-arquitetura-da-renascenca.pdf

Link Fonte visual 5 - RENASCENTISTA: Catedral San Lorenzo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btuDthMvVVHfu483v4cm7H3HgNQ6N2CGy3g8W6m6ejkr5gtcUQGucUfWwu87/his7-04und04-fonte-visual-5-renascentista-catedral-san-lorenzo.pdf

O interior da Catedral de San Lorenzo nos mostra perfeitamente os critérios de perspectiva. Suas linha horizontais que prevalecem sobre o vertical convergem para um único ponto de fuga de modo que todo o ambiente pode ser compreendido de uma só vez na medida do próprio homem, obtendo um sentido unitário da obra. As arquitraves contínuas sobre os arcos de volta perfeita (arco romano) mantêm o sentido geométrico e simétrico, característico da arquitetura renascentista.

A proporcionalidade matemática do conjunto arquitetônico converte os edifícios do Renascimento em construções racionalmente compreensíveis, cuja estrutura interna se caracteriza pela claridade. A proporcionalidade se aprecia na largura do edifício na nave central. As proporções são no sentido de produzir um ambiente simples, não artificioso. O equilíbrio entre base e altura responde a uma exigência humana, não divina. Para Brunelleschi, o homem ocupa o centro do universo porque ele contém o divino. Assim, a planta deveria ser circular ou de uma forma derivada do círculo como o hexágono ou o quadrado, pois esta seria a única forma perfeita. Criou um abóboda “de uma só peça” simples e geometricamente regular, que fez de cada trama, uma unidade distinta. Transformou a linguagem da época num sistema estável, preciso e baseado em estudos científicos. É uma arquitetura que domina a horizontalidade, o racional, a claridade e o unitário.

A nova arquitetura será sobretudo urbana desde o início de sua difusão em Florença, e seus precursores serão Filippo Brunelleschi e Leon Batitsta Alberti. Os artistas não produzirão mais para senhores feudais e definirão com exclusiva personalidade sua obra apesar das imposições dos mecenas. A de San Lorenzo foi encomendada por Juan de Médici com a finalidade de ser um templo que serviria de panteão da família, para mostrar o poder e riqueza e de

sua importância na vida política e cultural toscana.

Referências das imagens:

ANZOLA, Francisco. Basílica de San Lorenzo (Interior da Cúpula). Fotografia. Junho de 2016, Florença. Disponível em:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_Di_San_Lorenzo_(209000695).jpeg Acesso em: 11/4/2019.

BURIAN, Peter K.Basílica de San Lorenzo, olhando para o altar. Fotografia. Maio de 2017, Florença. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Basilica_di_San_Lorenzo,_looking_toward_the_altar.jpg Acesso em: 11/4/2019.

BIBLIOTECA MEDICEA LAURENZIANA, San Lorenzo Medicibib. Fotografia. Março de 2015, Florença. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Medicibib.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Perspectiva em San Lorenzo. Disponível em: <https://es.slideshare.net/arelar/arquitectura-del-renacimiento-brunelleschi-12086257/91>
Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Brunelleschi - Método experimental. Disponível em:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/inventions2003/marrocos2.asp Acesso em: 11/4/2019.

Alberti, Sant’Andrea em Mântua. Disponível em:

https://pl.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/early-renaissance1/sculpture-architecture-florence/a/alberti-santandrea-in-mantua. Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Estamos na etapa final desta atividade. Peça que os alunos mantenham os grupos e que façam uma pesquisa na internet ou mesmo em campo (permita que os alunos desenvolvam sua pesquisa com mais tempo caso julgue necessário) de edifícios neoclássicos que existam na sua cidade ou em seu estado, e no país (sugere-se que divida os grupos de modo que a metade procure em seu estado/cidade e a outra metade a respeito de obras pelo Brasil), sugerindo que pesquisem e reflitam que objetivo tinha o governo em usar esse tipo de arquitetura para representar espaços públicos. Panfletos e uma visita no site oficial do prédio, se ele for público, poderá ajudar a que compreendam o significado político que as características da construção representam. Peça que observem ainda utilizando inclusive o Google Street ou em loco que tipo de observação o artista deve ter feito para valorizar sua arquitetura e qual valor que esta edificação dá ao seu entorno. Peça que produzam uma ficha, um cartaz ou um um audiovisual com informações sobre o período da construção (início e fim), arquiteto e demais artistas que contribuíram com a edificação, bem quem foi o mandatário da obra, seus significados e simbologias presentes. Ao final peça que compartilhem com a turma suas descobertas.

Possivelmente encontrarão (como apresentado no slide - Palácio Tiradentes/RJ - Alerj) edificações de composição eclética que tenham a predominância do neoclássico. Aproveite a oportunidade para observar conjuntamente a obra, observando também como outros elementos trazem mais significados para o edifício. Contextualize o surgimento do estilo no país com a vinda da Missão Francesa ao Brasil.

Espera-se que observem como o neoclássico é utilizado como símbolo de poder do homem perante o espaço, e dos elementos que trazem da arquitetura greco-romana, renascentista, inovações. Permita que explorem a temática, observando a ornamentação, o escultório, as pinturas e outras características arquitetônicas presentes no ambiente.

Link Fonte visual 6 Palácio Tiradentes - Alerj:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hR8ukPEvjHHfyJ8D6Z2jzBvz5QC5tQpxWgEeaMQpnUxYDjH3azHWnfbvZnUF/his7-04und04-fonte-visual-6-ecletico-palacio-tiradentes-alerj.pdf

Referências das imagens:

NIKOLOF. Palácio Tiradentes. Fotografia. Agosto de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_Tiradentes_2.JPG Acesso em: 11/4/2019.

OLIVEIRA, Halley Pacheco de. Palácio de São Cristóvão. Janeiro de 2011, Rio de Janeiro/RJ. Na Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional da UFRJ. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o.jpg Acesso em: 11/4/2019.

Para você saber mais:

Missão Francesa. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-19/missao-francesa/ Acesso em: 11/4/2019.

Biblioteca Nacional (Brasil). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kml6RIq5UQ Acesso em: 11/4/2019.

Neoclassicismo História da Arte / 5. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zc3feyJg3g4. Acesso em: 11/4/2019.

História da arte - Neoclassicismo parte 1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AqpT8jR-vlw Acesso em: 11/4/2019.

Slide Plano Aula

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