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Plano de aula - Os desafios do trabalhador livre ao longo da História

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Os desafios do trabalhador livre ao longo da História

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ivonilda Ferreira De Andrade

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender os desafios do trabalhador livre durante a História.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para iniciar a aula, peça que os alunos reflitam:
- O que é um trabalho livre? Quem seriam os trabalhadores livres?

Eles também podem conversar com familiares ou outras pessoas próximas a respeito disso. Disponibilize a imagem do slide 1. Eles devem refletir:
- Vocês pensaram em algo próximo destes trabalhos das imagens ao pensar sobre “trabalho livre”?
- A dona de casa pode ser considerada uma trabalhadora?
- Quais são os desafios que estes trabalhadores têm no cotidiano?

Uma opção interessante para a interação entre a turma é realizar uma enquete, na qual os alunos respondem estas questões. O Mentimeter é uma boa ferramenta virtual para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).

Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises documentais. Oriente-os quanto ao foco em cada um deles e de que é possível que se organizem em duplas ou trios, via Whatsapp, para trabalharem juntos, trocando percepções:
- Abordagem 1 - A qual época e lugar se refere? Quem eram as pessoas livres? A quais condições desiguais eram submetidas? Essas desigualdades persistem?

- Abordagem 2 - A qual época e lugar se refere? Quais os direitos das pessoas livres? O que melhorou e o que ainda é um fator negativo em relação aos direitos dos trabalhadores?

- Abordagem 3 - Quais são as críticas direcionadas aos trabalhadores? E na visão dos trabalhadores, há uma valorização de seus trabalhos?

Os alunos devem chegar a uma conclusão sobre o tema: o que mudou e o que permaneceu em relação às condições dos trabalhadores livres ao longo da História?

Sistematização
Vamos organizar um painel sobre a legislação trabalhista no mundo? Proponha que os alunos pesquisem acerca de quais países possuem legislações que garantem aos trabalhadores direitos, como: regulamentação de horário de trabalho, folga semanal, férias, 13º salário, licença maternidade etc. Cada aluno pode contribuir fazendo a pesquisa sobre um país diferente. É interessante que reúnam as pesquisas da turma em um mural virtual colaborativo, como o Padlet. Eles podem postar as bandeiras dos países acompanhadas de comentários, ou criar legendas correspondentes ao tema em um design de Mapa (veja aqui como usá-lo). Os alunos podem fazer críticas a respeito destas leis por meio dos comentários.

Convite às famílias
É interessante refletir acerca dos direitos trabalhistas no contexto de pandemia causada pelo Coronavírus. Recomende a matéria: Quais os direitos dos trabalhadores diante da pandemia do coronavírus? Brasil de Fato, 24 mar. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020 (podcast ou leitura).

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_17UND04

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.


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