17807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As desigualdades sociais no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre estabelecer relação entre os dados estatísticos de renda e as desigualdades presentes na sociedade brasileira.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Theobaldo Yamaguti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); internet e Google Apresentações ou Documentos.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula analisará as desigualdades sociais no Brasil.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar o estudante para entender as diferentes dimensões da desigualdade brasileira. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo com três representações (dois mapas e um gráfico), disponível na contextualização do plano. Peça aos estudantes que escrevam no caderno um parágrafo sobre cada representação destacando as principais informações de cada uma delas.

Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula e a organização dos grupo, sendo necessária apenas a adaptação do produto final a ser apresentado pelos grupos. A primeira parte é a organização de 7 grupos e a definição dos temas de cada um. As opções são: questão étnico racial, trabalho infantil, moradia e saneamento básico, educação, segurança pública, alimentação e emprego. Além da organização dos grupos, peça também que estabeleçam alguma forma de comunicação entre si. Boas opções são os grupos do WhatsApp ou o agendamento de videochamadas entre os estudantes. Solicite a colaboração dos familiares para a organização da comunicação dos grupos.

Escolhidos os grupos e os temas, envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo que está na ação propositiva, juntamente com as orientações da atividade. A única adaptação necessária é que o cartaz será virtual. Combine com os estudantes o uso de arquivo de texto (Word ou Google Documentos) ou slides (PowerPoint ou Google Apresentações) para a produção do cartaz.

Sistematização
Organize todos os cartazes enviados pelos grupos e faça uma exposição virtual. Caso a escola tenha site ou redes sociais, uma sugestão é publicar os cartazes, ou organizá-los em um arquivo único e enviar por e-mail aos alunos e familiares.

Convite às famílias
Convide as famílias a lerem com os estudantes a publicação "Retratos do IBGE", disponível aqui, que apresenta diversas informações sobre a desigualdade social do país.  

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_04UND04

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas