Você já foi à feira?
Plano de Aula
Plano de aula: Comércio medieval: as feiras
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização.
Tesouras.
Material complementar:
Contexto - Você já foi à feira?
Problematização
Primeira etapa:
Resolução Atividades sobre os documentos:
Segunda etapa:
Resolução Clientes da feira:
Resolução Feirantes 1:
Resolução Feirantes 2:
Resolução Cartas de crédito:
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI
Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html
Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.
https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/
Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf
Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre as feiras medievais é importante salientar aos alunos que esta atividade tornou-se mais frequente a partir do século XI, quando os mercadores deslocavam-se de uma região para outra a fim de comercializar seus produtos. Estes homens acabavam se instalando perto das estradas ou ainda nos burgos (pequenas aglomerações populacionais assentadas próximas dos castelos). Com o tempo as cidades foram se desenvolvendo cada vez mais e as feiras passaram a ser realizadas também nestas localidades. Entre as principais podemos citar as de Champagne (França), Flandres (Bélgica), Gênova e Veneza (Itália) que geralmente ocorriam de uma a duas vezes ao ano.
Os mercadores vendiam especiarias (pimenta, gengibre), perfumes, seda, lã, peles, mel, cera, trigo, madeira, cobre, ferro, sal, animais, produtos de uso doméstico (cestos, talheres etc.), roupas, sapatos, entre outros produtos oriundos da Europa e de outras partes do mundo. A importância deste comércio foi fundamental para o desenvolvimento da economia, haja vista que foi a partir das feiras que a moeda começou a circular com maior intensidade, além do surgimento das casas de câmbio, que trocavam o dinheiro de diferentes regiões, e as cartas de crédito, que emprestavam capital àqueles que não podiam comprar as mercadorias à vista.
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI
Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html
Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.
https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/
Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf
Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HawEUsXXeCErsVwkyMMtq6Atn7JjRWcEWqZ2MFKbJGZKjS48F8f5mRVAtXsY/his6-16und05-voce-ja-foi-a-feira.pdf)
Para que os alunos possam compreender a importância das feiras para a economia medieval é necessário aproximá-los do tema. Desta forma, na Contextualização, os alunos irão responder uma série de questionamentos vinculados às feiras de modo que compreendam melhor sua dinâmica
para a atualidade e para a Idade Média.
-Primeiramente peça para que observem as imagens deixando claro que aquelas que estão à esquerda são feiras medievais e as demais são registros de feiras atuais. Depois, dirija a pergunta do slide para a sala (Você já foi à feira?).
-Permita que os alunos respondam a questão e contem um pouco sobre sua ida às feiras. Questione-os perguntando quantas vezes já foram e o que costumam comprar e se os familiares vão com frequência.
Caso nenhum aluno da sala tenha ido a feiras, pergunte a eles se conhecem alguém que frequente estes espaços e o que estes conhecidos costumam comprar ou vender. Pergunte ainda como eles acham que é uma feira com base na análise das imagens.
-Com base na experiência de vocês e da análise das imagens, o ambiente das feiras é calmo ou é agitado?
Provavelmente os alunos responderão que as feiras são bem dinâmicas devido à quantidade de pessoas circulando, produtos variados e os vendedores que anunciam as mercadorias.
-Com base nas imagens das feiras atuais, quais os produtos vocês acreditam que são mais vendidos?
Para esta questão as respostas podem ser variadas de acordo com a experiência de cada aluno, mas procure frisar a importância de observarem as imagens do slide. É importante que percebam que hoje em dia a venda de frutas, verduras e legumes predomina.
-Por que vocês acreditam que as pessoas que frequentam as feiras preferem comprar seus alimentos lá em vez de comprar no supermercado?
Estimule os alunos a pensar na questão da qualidade e do preço dos produtos. No caso de frutas, legumes e verduras muitos produtores não utilizam agrotóxicos sendo, portanto, mais saudáveis. Com relação aos demais artigos vendidos como roupas, eletrônicos e utilidades domésticas frise a questão do preço que costuma ser mais barato, além de ser negociável com os próprios vendedores.
-Analisando as imagens das feiras medievais e modernas, quais as semelhanças que vocês poderiam apontar?
É esperado que os alunos notem a dinâmica das feiras com a circulação de pessoas, a variedade dos produtos, a presença de barracas, os mesmos artigos sendo vendidos até os dias atuais etc.
-Qual a importância e o papel do feirante na Idade Média e nos dias atuais?
Os alunos certamente responderão que sem o feirante não seria possível a realização das feiras sendo eles são os responsáveis por trazer os produtos até os clientes.
-Com que frequência as feiras ocorrem hoje? Com que frequência vocês acreditam que elas ocorriam na Idade Média?
A resposta à primeira questão pode variar dependendo da região do país. Existem cidades que promovem feiras cotidianamente, outras algumas vezes na semana ou até mesmo uma vez ao mês. Sobre a frequência das feiras medievais permita que os alunos deem suas respostas e depois informe-os que elas eram realizadas apenas algumas vezes ao ano.
Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.
Imagens:
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Sc%C3%A8ne_de_foire_-_ca_1400_-_BNF_Fr12559_f167.jpg. Acesso em: 7 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/Medieval_market_ms.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Vendor_un_S%C3%A3o_Paulo_Sa%C3%BAde_Market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Street_Scene_with_Market_-_Salvador_-_Brazil.jpg.
Acesso em: 31 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Sa%C3%BAde_flea_market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil_02.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Esta parte da aula está dividida em duas etapas: na primeira delas os alunos estudarão trechos de documentos relacionados às feiras medievais, onde serão relatados sua periodicidade, os principais produtos comercializados, seus preços e as dificuldades vivenciadas pelos feirantes. Posteriormente, eles vivenciarão o papel de clientes, feirantes e fornecedores de crédito em uma feira fictícia que será realizada na última etapa da aula.
PRIMEIRA ETAPA:
Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:
- Formem grupos de acordo com a orientação do professor.
-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNXQQ4NCrFpVEkJ4XPPAkZK77NuY7GMdBY7f2wGw83q6rgRqq6U3tc3vT7Vm/his6-16und05-resolucao-atividades-sobre-os-documentos.pdf )
-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.
-Esta etapa tem apenas 10 minutos.
-Atenção: para a última etapa da aula será necessário, pelo menos, a formação de quatro grupos. Portanto, caso a sala seja pequena, divida os alunos em duplas ou trios. Veja em qual situação sua classe se encaixa e siga a recomendação:
Se a sala for pequena: é necessário que haja, pelo menos, um grupo de clientes para fazer as compras, dois grupos de feirantes (haverá duas “barracas” na feira) e um grupo para a carta de crédito. Estes grupos podem ser duplas ou trios, dependendo do tamanho da sala.
Se a sala for grande: recomenda-se de dois a três grupos de clientes, três ou quatro grupos de feirantes e dois ou três grupos para representar aqueles que emprestavam dinheiro. Estes grupos podem ser trios ou quartetos. Se for necessário, forme mais grupos para cada função e imprima mais cópias dos documentos até que todos os grupos estejam com uma atividade na feira.
Atenção: conforme especificado na primeira etapa da aula, monte os grupos de acordo com o tamanho da classe.
-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.
-A folha desta primeira etapa permanecerá com os grupos.
-Siga o tempo indicado (10 minutos) para a realização da atividade.
SEGUNDA ETAPA:
Nesta etapa será iniciada a montagem de uma feira medieval que se realizará na Sistematização, onde os alunos vão representar os clientes que comprarão os produtos, os feirantes que venderão diversas mercadorias e os responsáveis por emprestar dinheiro a quem necessitasse. Siga as recomendações abaixo:
-Os alunos deverão permanecer em seus grupos.
-Para a otimização da atividade será o professor o responsável por escolher qual papel cada grupo terá na feira medieval.
-A etapa terá 12 minutos
-Imprima os arquivos a seguir e distribua para os grupos que ficaram com a função determinada:
Arquivo para os clientes (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apQ9cAZ33hc7xVGUhPyZPeXypZrtKDUKBWu2fbfnnCqwbKwSUw4BG4dX5dWm/his6-16und05-resolucao-clientes-da-feira.pdf ).
Os clientes devem levar a lista de compras e as moedas para a feira.
Arquivo para os feirantes 1 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ErH2W2S3QJRJP7VaVG7EKnP9KA22zNjxCZVqY7wJNpAbT5JqjABT6muxeVW9/his6-und05-resolucao-feirantes-1.pdf ).
Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.
Arquivo para os feirantes 2 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sgu2H9acqFmTG2szDzbHF88JEm86VT6R7AX9KZ9r8Un3v92RD8U4KmTAWbpC/his6-16und05-resolucao-feirantes-2.pdf ). Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.
Arquivo para as cartas de crédito (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/afCCsVFKdAwwvfHZsHgHFFD96jQZ4cEqcMUxgup5ZM36dDPEsHmUrWd4YaaX/his6-und1605-resolucao-cartas-de-credito.pdf ).
Os responsáveis pelas cartas de crédito deverão recortar as moedas e os recibos para utilizar na feira. Eles também usarão uma caneta para o preenchimento do recibo.
-Distribua algumas tesouras sem ponta para os grupos, de modo que os alunos agilizem o recorte de cada uma das mercadorias, moedas ou recibos.
Como adequar à sua realidade: Os arquivos poderão ser copiados em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para impressão copie as orientações numa folha almaço e peça para que os alunos desenhem seus produtos. Neste caso serão necessárias mais aulas para cumprir
toda a atividade aqui proposta.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos vivenciarão a experiência de uma feira medieval. Espera-se que eles possam compreender melhor a dinâmica desses eventos da Idade Média, os principais produtos comercializados, a negociação, a questão dos empréstimos e a necessidade de armazenamento de mercadorias por um longo período.
-Para otimização do seu tempo e organização da atividade, leia as orientações do slide com a sala.
-Em seguida, ajude os feirantes e os responsáveis pelos empréstimos a organizar suas barracas juntando duas ou três carteiras para a exposição dos produtos e serviços.
-Enquanto organizam a exposição da feira, os clientes devem aguardar para dar início às compras.
-Durante o desenvolvimento da atividade observe se todos estão cumprindo as regras expostas no slide.
-Estimule os clientes a pechinchar os preços e comprar mais mercadorias caso necessitem. Para tanto, peça que os feirantes utilizem as informações sobre os produtos que foram disponibilizadas na folha da Problematização. Desta forma, poderão fazer propaganda de suas mercadorias e explicar a serventia das mesmas no medievo.
-Veja se os responsáveis pelas cartas de crédito estão preenchendo corretamente os recibos e recolhendo as assinaturas. Reforce com eles o fato de estipularem um prazo (como no documento analisado) para o pagamento dos empréstimos.
Durante a realização da atividade questione os alunos sobre a dinâmica da feira. Para tanto, lance as seguintes indagações:
-Para os clientes: Vocês sabiam que os produtos anunciados tinham esta serventia na Idade Média? Agora que sabem dessas informações precisarão comprar mais?
-Para os feirantes: É mais vantajoso vender pelo preço anunciado ou tentar fazer promoções para que o cliente compre mais?
-Para os feirantes: Qual mercadoria está sendo mais vendida?
-Para os responsáveis pelas cartas de crédito: Quanto dinheiro os clientes estão pedindo emprestado?. A quantia é alta ou baixa?. Qual foi o prazo estabelecido para o pagamento da dívida?
-Quais características desta feira medieval permaneceram nas feiras da atualidade?
Espera-se que com esta atividade os alunos não tenham apenas uma noção da importância das feiras para o comércio medieval, mas sejam capazes de notar que algumas características destes eventos ainda permanecem nas feiras atuais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender o funcionamento do comércio medieval por meio das feiras.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Comece a aula propondo que façam uma brincadeira em casa: “Eu vou montar uma feira, o que você me dá?”. Estabeleça um prazo para que cada aluno faça uma listinha do que conseguiu para a feira. Se você tiver acesso às listinhas deles, pode organizá-las em formato de uma nuvem de palavras utilizando o Mentimeter (veja como fazer aqui). Assim, terá um mapeamento visual das percepções iniciais sobre o tema. Compartilhe com os alunos o resultado alcançado nesta nuvem junto com a imagem do slide 1. Peça que reflitam:
- Qual é a importância das feiras?
- Quais semelhanças e diferenças entre a nossa feira e a da época Medieval?
Problematização
Disponibilize o documento com o texto sobre as feiras medievais e questões para responder.em Oriente-os de que o foco é entender os possíveis problemas enfrentados pelos mercadores na venda dos produtos e as estratégias para conseguirem atrair mais compradores. Os registros individuais podem ser feitos na ficha de análise, caderno ou em mídias que utilizam, como o Google sala de aula.
Sistematização
Em tempos de distanciamento social, muitos comerciantes têm disponibilizado serviços online para atraírem os clientes. É preciso muita estratégia para que tudo continue funcionando de forma segura. Pensando nisso, os alunos podem ser desafiados a organizarem um projeto de site ou aplicativo que coloque em contato clientes e feirantes, disponibilizando as formas de pagamento, incluindo cartas de crédito. O layout do site pode ser desenvolvido em grupo em um mural do Padlet e testado nele, enquanto outros colegas interagem por meio de comentários e reações. Por exemplo, podem estipular um determinado tipo de reação como correspondente a um valor monetário a ser pago em um produto, simulando uma negociação (veja como usar o Padlet aqui).
Convite às famílias
Para conhecer mais a respeito das feiras na atualidade, sugira que assistam a reportagem:
- Nossa equipe acompanha a rotina dos feirantes de São Paulo. NT Reporter, 15 abr. 2014. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Também é interessante conhecerem as estratégias para manter as feiras em andamento no contexto de pandemia por Coronavírus: Feirantes e clientes se adaptam à nova rotina em feiras livres durante pandemia. G1, 10/05/2020. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e medieval. Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa Medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
Palavras-chave: Feiras, comércio, Idade Média.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA