17805
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Comércio medieval: as feiras

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Comércio medieval: as feiras

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização.

Tesouras.

Material complementar:

Contexto - Você já foi à feira?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HawEUsXXeCErsVwkyMMtq6Atn7JjRWcEWqZ2MFKbJGZKjS48F8f5mRVAtXsY/his6-16und05-voce-ja-foi-a-feira.pdf

Problematização

Primeira etapa:

Resolução Atividades sobre os documentos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNXQQ4NCrFpVEkJ4XPPAkZK77NuY7GMdBY7f2wGw83q6rgRqq6U3tc3vT7Vm/his6-16und05-resolucao-atividades-sobre-os-documentos.pdf

Segunda etapa:

Resolução Clientes da feira:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apQ9cAZ33hc7xVGUhPyZPeXypZrtKDUKBWu2fbfnnCqwbKwSUw4BG4dX5dWm/his6-16und05-resolucao-clientes-da-feira.pdf

Resolução Feirantes 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ErH2W2S3QJRJP7VaVG7EKnP9KA22zNjxCZVqY7wJNpAbT5JqjABT6muxeVW9/his6-und05-resolucao-feirantes-1.pdf

Resolução Feirantes 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sgu2H9acqFmTG2szDzbHF88JEm86VT6R7AX9KZ9r8Un3v92RD8U4KmTAWbpC/his6-16und05-resolucao-feirantes-2.pdf

Resolução Cartas de crédito:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/afCCsVFKdAwwvfHZsHgHFFD96jQZ4cEqcMUxgup5ZM36dDPEsHmUrWd4YaaX/his6-und1605-resolucao-cartas-de-credito.pdf

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI

Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/

Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf

Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as feiras medievais é importante salientar aos alunos que esta atividade tornou-se mais frequente a partir do século XI, quando os mercadores deslocavam-se de uma região para outra a fim de comercializar seus produtos. Estes homens acabavam se instalando perto das estradas ou ainda nos burgos (pequenas aglomerações populacionais assentadas próximas dos castelos). Com o tempo as cidades foram se desenvolvendo cada vez mais e as feiras passaram a ser realizadas também nestas localidades. Entre as principais podemos citar as de Champagne (França), Flandres (Bélgica), Gênova e Veneza (Itália) que geralmente ocorriam de uma a duas vezes ao ano.

Os mercadores vendiam especiarias (pimenta, gengibre), perfumes, seda, lã, peles, mel, cera, trigo, madeira, cobre, ferro, sal, animais, produtos de uso doméstico (cestos, talheres etc.), roupas, sapatos, entre outros produtos oriundos da Europa e de outras partes do mundo. A importância deste comércio foi fundamental para o desenvolvimento da economia, haja vista que foi a partir das feiras que a moeda começou a circular com maior intensidade, além do surgimento das casas de câmbio, que trocavam o dinheiro de diferentes regiões, e as cartas de crédito, que emprestavam capital àqueles que não podiam comprar as mercadorias à vista.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI

Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/

Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf

Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HawEUsXXeCErsVwkyMMtq6Atn7JjRWcEWqZ2MFKbJGZKjS48F8f5mRVAtXsY/his6-16und05-voce-ja-foi-a-feira.pdf)

Para que os alunos possam compreender a importância das feiras para a economia medieval é necessário aproximá-los do tema. Desta forma, na Contextualização, os alunos irão responder uma série de questionamentos vinculados às feiras de modo que compreendam melhor sua dinâmica
para a atualidade e para a Idade Média.

-Primeiramente peça para que observem as imagens deixando claro que aquelas que estão à esquerda são feiras medievais e as demais são registros de feiras atuais. Depois, dirija a pergunta do slide para a sala (Você já foi à feira?).

-Permita que os alunos respondam a questão e contem um pouco sobre sua ida às feiras. Questione-os perguntando quantas vezes já foram e o que costumam comprar e se os familiares vão com frequência.

Caso nenhum aluno da sala tenha ido a feiras, pergunte a eles se conhecem alguém que frequente estes espaços e o que estes conhecidos costumam comprar ou vender. Pergunte ainda como eles acham que é uma feira com base na análise das imagens.

-Com base na experiência de vocês e da análise das imagens, o ambiente das feiras é calmo ou é agitado?

Provavelmente os alunos responderão que as feiras são bem dinâmicas devido à quantidade de pessoas circulando, produtos variados e os vendedores que anunciam as mercadorias.

-Com base nas imagens das feiras atuais, quais os produtos vocês acreditam que são mais vendidos?

Para esta questão as respostas podem ser variadas de acordo com a experiência de cada aluno, mas procure frisar a importância de observarem as imagens do slide. É importante que percebam que hoje em dia a venda de frutas, verduras e legumes predomina.

-Por que vocês acreditam que as pessoas que frequentam as feiras preferem comprar seus alimentos lá em vez de comprar no supermercado?

Estimule os alunos a pensar na questão da qualidade e do preço dos produtos. No caso de frutas, legumes e verduras muitos produtores não utilizam agrotóxicos sendo, portanto, mais saudáveis. Com relação aos demais artigos vendidos como roupas, eletrônicos e utilidades domésticas frise a questão do preço que costuma ser mais barato, além de ser negociável com os próprios vendedores.

-Analisando as imagens das feiras medievais e modernas, quais as semelhanças que vocês poderiam apontar?

É esperado que os alunos notem a dinâmica das feiras com a circulação de pessoas, a variedade dos produtos, a presença de barracas, os mesmos artigos sendo vendidos até os dias atuais etc.

-Qual a importância e o papel do feirante na Idade Média e nos dias atuais?

Os alunos certamente responderão que sem o feirante não seria possível a realização das feiras sendo eles são os responsáveis por trazer os produtos até os clientes.

-Com que frequência as feiras ocorrem hoje? Com que frequência vocês acreditam que elas ocorriam na Idade Média?

A resposta à primeira questão pode variar dependendo da região do país. Existem cidades que promovem feiras cotidianamente, outras algumas vezes na semana ou até mesmo uma vez ao mês. Sobre a frequência das feiras medievais permita que os alunos deem suas respostas e depois informe-os que elas eram realizadas apenas algumas vezes ao ano.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Sc%C3%A8ne_de_foire_-_ca_1400_-_BNF_Fr12559_f167.jpg. Acesso em: 7 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/Medieval_market_ms.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Vendor_un_S%C3%A3o_Paulo_Sa%C3%BAde_Market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Street_Scene_with_Market_-_Salvador_-_Brazil.jpg.
Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Sa%C3%BAde_flea_market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil_02.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Esta parte da aula está dividida em duas etapas: na primeira delas os alunos estudarão trechos de documentos relacionados às feiras medievais, onde serão relatados sua periodicidade, os principais produtos comercializados, seus preços e as dificuldades vivenciadas pelos feirantes. Posteriormente, eles vivenciarão o papel de clientes, feirantes e fornecedores de crédito em uma feira fictícia que será realizada na última etapa da aula.

PRIMEIRA ETAPA:

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem grupos de acordo com a orientação do professor.

-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNXQQ4NCrFpVEkJ4XPPAkZK77NuY7GMdBY7f2wGw83q6rgRqq6U3tc3vT7Vm/his6-16und05-resolucao-atividades-sobre-os-documentos.pdf )

-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.

-Esta etapa tem apenas 10 minutos.

-Atenção: para a última etapa da aula será necessário, pelo menos, a formação de quatro grupos. Portanto, caso a sala seja pequena, divida os alunos em duplas ou trios. Veja em qual situação sua classe se encaixa e siga a recomendação:

Se a sala for pequena: é necessário que haja, pelo menos, um grupo de clientes para fazer as compras, dois grupos de feirantes (haverá duas “barracas” na feira) e um grupo para a carta de crédito. Estes grupos podem ser duplas ou trios, dependendo do tamanho da sala.

Se a sala for grande: recomenda-se de dois a três grupos de clientes, três ou quatro grupos de feirantes e dois ou três grupos para representar aqueles que emprestavam dinheiro. Estes grupos podem ser trios ou quartetos. Se for necessário, forme mais grupos para cada função e imprima mais cópias dos documentos até que todos os grupos estejam com uma atividade na feira.

Atenção: conforme especificado na primeira etapa da aula, monte os grupos de acordo com o tamanho da classe.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-A folha desta primeira etapa permanecerá com os grupos.

-Siga o tempo indicado (10 minutos) para a realização da atividade.

SEGUNDA ETAPA:

Nesta etapa será iniciada a montagem de uma feira medieval que se realizará na Sistematização, onde os alunos vão representar os clientes que comprarão os produtos, os feirantes que venderão diversas mercadorias e os responsáveis por emprestar dinheiro a quem necessitasse. Siga as recomendações abaixo:

-Os alunos deverão permanecer em seus grupos.

-Para a otimização da atividade será o professor o responsável por escolher qual papel cada grupo terá na feira medieval.

-A etapa terá 12 minutos

-Imprima os arquivos a seguir e distribua para os grupos que ficaram com a função determinada:

Arquivo para os clientes (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apQ9cAZ33hc7xVGUhPyZPeXypZrtKDUKBWu2fbfnnCqwbKwSUw4BG4dX5dWm/his6-16und05-resolucao-clientes-da-feira.pdf ).
Os clientes devem levar a lista de compras e as moedas para a feira.

Arquivo para os feirantes 1 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ErH2W2S3QJRJP7VaVG7EKnP9KA22zNjxCZVqY7wJNpAbT5JqjABT6muxeVW9/his6-und05-resolucao-feirantes-1.pdf ).
Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.

Arquivo para os feirantes 2 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sgu2H9acqFmTG2szDzbHF88JEm86VT6R7AX9KZ9r8Un3v92RD8U4KmTAWbpC/his6-16und05-resolucao-feirantes-2.pdf ). Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.

Arquivo para as cartas de crédito (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/afCCsVFKdAwwvfHZsHgHFFD96jQZ4cEqcMUxgup5ZM36dDPEsHmUrWd4YaaX/his6-und1605-resolucao-cartas-de-credito.pdf ).
Os responsáveis pelas cartas de crédito deverão recortar as moedas e os recibos para utilizar na feira. Eles também usarão uma caneta para o preenchimento do recibo.

-Distribua algumas tesouras sem ponta para os grupos, de modo que os alunos agilizem o recorte de cada uma das mercadorias, moedas ou recibos.

Como adequar à sua realidade: Os arquivos poderão ser copiados em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para impressão copie as orientações numa folha almaço e peça para que os alunos desenhem seus produtos. Neste caso serão necessárias mais aulas para cumprir
toda a atividade aqui proposta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos vivenciarão a experiência de uma feira medieval. Espera-se que eles possam compreender melhor a dinâmica desses eventos da Idade Média, os principais produtos comercializados, a negociação, a questão dos empréstimos e a necessidade de armazenamento de mercadorias por um longo período.

-Para otimização do seu tempo e organização da atividade, leia as orientações do slide com a sala.

-Em seguida, ajude os feirantes e os responsáveis pelos empréstimos a organizar suas barracas juntando duas ou três carteiras para a exposição dos produtos e serviços.

-Enquanto organizam a exposição da feira, os clientes devem aguardar para dar início às compras.

-Durante o desenvolvimento da atividade observe se todos estão cumprindo as regras expostas no slide.

-Estimule os clientes a pechinchar os preços e comprar mais mercadorias caso necessitem. Para tanto, peça que os feirantes utilizem as informações sobre os produtos que foram disponibilizadas na folha da Problematização. Desta forma, poderão fazer propaganda de suas mercadorias e explicar a serventia das mesmas no medievo.

-Veja se os responsáveis pelas cartas de crédito estão preenchendo corretamente os recibos e recolhendo as assinaturas. Reforce com eles o fato de estipularem um prazo (como no documento analisado) para o pagamento dos empréstimos.

Durante a realização da atividade questione os alunos sobre a dinâmica da feira. Para tanto, lance as seguintes indagações:

-Para os clientes: Vocês sabiam que os produtos anunciados tinham esta serventia na Idade Média? Agora que sabem dessas informações precisarão comprar mais?

-Para os feirantes: É mais vantajoso vender pelo preço anunciado ou tentar fazer promoções para que o cliente compre mais?

-Para os feirantes: Qual mercadoria está sendo mais vendida?

-Para os responsáveis pelas cartas de crédito: Quanto dinheiro os clientes estão pedindo emprestado?. A quantia é alta ou baixa?. Qual foi o prazo estabelecido para o pagamento da dívida?

-Quais características desta feira medieval permaneceram nas feiras da atualidade?

Espera-se que com esta atividade os alunos não tenham apenas uma noção da importância das feiras para o comércio medieval, mas sejam capazes de notar que algumas características destes eventos ainda permanecem nas feiras atuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização.

Tesouras.

Material complementar:

Contexto - Você já foi à feira?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HawEUsXXeCErsVwkyMMtq6Atn7JjRWcEWqZ2MFKbJGZKjS48F8f5mRVAtXsY/his6-16und05-voce-ja-foi-a-feira.pdf

Problematização

Primeira etapa:

Resolução Atividades sobre os documentos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNXQQ4NCrFpVEkJ4XPPAkZK77NuY7GMdBY7f2wGw83q6rgRqq6U3tc3vT7Vm/his6-16und05-resolucao-atividades-sobre-os-documentos.pdf

Segunda etapa:

Resolução Clientes da feira:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apQ9cAZ33hc7xVGUhPyZPeXypZrtKDUKBWu2fbfnnCqwbKwSUw4BG4dX5dWm/his6-16und05-resolucao-clientes-da-feira.pdf

Resolução Feirantes 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ErH2W2S3QJRJP7VaVG7EKnP9KA22zNjxCZVqY7wJNpAbT5JqjABT6muxeVW9/his6-und05-resolucao-feirantes-1.pdf

Resolução Feirantes 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sgu2H9acqFmTG2szDzbHF88JEm86VT6R7AX9KZ9r8Un3v92RD8U4KmTAWbpC/his6-16und05-resolucao-feirantes-2.pdf

Resolução Cartas de crédito:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/afCCsVFKdAwwvfHZsHgHFFD96jQZ4cEqcMUxgup5ZM36dDPEsHmUrWd4YaaX/his6-und1605-resolucao-cartas-de-credito.pdf

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI

Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/

Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf

Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as feiras medievais é importante salientar aos alunos que esta atividade tornou-se mais frequente a partir do século XI, quando os mercadores deslocavam-se de uma região para outra a fim de comercializar seus produtos. Estes homens acabavam se instalando perto das estradas ou ainda nos burgos (pequenas aglomerações populacionais assentadas próximas dos castelos). Com o tempo as cidades foram se desenvolvendo cada vez mais e as feiras passaram a ser realizadas também nestas localidades. Entre as principais podemos citar as de Champagne (França), Flandres (Bélgica), Gênova e Veneza (Itália) que geralmente ocorriam de uma a duas vezes ao ano.

Os mercadores vendiam especiarias (pimenta, gengibre), perfumes, seda, lã, peles, mel, cera, trigo, madeira, cobre, ferro, sal, animais, produtos de uso doméstico (cestos, talheres etc.), roupas, sapatos, entre outros produtos oriundos da Europa e de outras partes do mundo. A importância deste comércio foi fundamental para o desenvolvimento da economia, haja vista que foi a partir das feiras que a moeda começou a circular com maior intensidade, além do surgimento das casas de câmbio, que trocavam o dinheiro de diferentes regiões, e as cartas de crédito, que emprestavam capital àqueles que não podiam comprar as mercadorias à vista.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=5Ve4OAAl3VI

Este vídeo aborda resumidamente o comércio medieval demonstrando como as mercadorias eram transportadas na época e como funcionava a dinâmica das feiras.

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

Artigo que aborda resumidamente as principais características do comércio medieval com enfoque para o tema das feiras.

https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-das-feiras/

Artigo que aborda o surgimento e desenvolvimento das feiras medievais.

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00293_01O.pdf

Artigo que trata do surgimento do comércio medieval destacando o papel das feiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HawEUsXXeCErsVwkyMMtq6Atn7JjRWcEWqZ2MFKbJGZKjS48F8f5mRVAtXsY/his6-16und05-voce-ja-foi-a-feira.pdf)

Para que os alunos possam compreender a importância das feiras para a economia medieval é necessário aproximá-los do tema. Desta forma, na Contextualização, os alunos irão responder uma série de questionamentos vinculados às feiras de modo que compreendam melhor sua dinâmica
para a atualidade e para a Idade Média.

-Primeiramente peça para que observem as imagens deixando claro que aquelas que estão à esquerda são feiras medievais e as demais são registros de feiras atuais. Depois, dirija a pergunta do slide para a sala (Você já foi à feira?).

-Permita que os alunos respondam a questão e contem um pouco sobre sua ida às feiras. Questione-os perguntando quantas vezes já foram e o que costumam comprar e se os familiares vão com frequência.

Caso nenhum aluno da sala tenha ido a feiras, pergunte a eles se conhecem alguém que frequente estes espaços e o que estes conhecidos costumam comprar ou vender. Pergunte ainda como eles acham que é uma feira com base na análise das imagens.

-Com base na experiência de vocês e da análise das imagens, o ambiente das feiras é calmo ou é agitado?

Provavelmente os alunos responderão que as feiras são bem dinâmicas devido à quantidade de pessoas circulando, produtos variados e os vendedores que anunciam as mercadorias.

-Com base nas imagens das feiras atuais, quais os produtos vocês acreditam que são mais vendidos?

Para esta questão as respostas podem ser variadas de acordo com a experiência de cada aluno, mas procure frisar a importância de observarem as imagens do slide. É importante que percebam que hoje em dia a venda de frutas, verduras e legumes predomina.

-Por que vocês acreditam que as pessoas que frequentam as feiras preferem comprar seus alimentos lá em vez de comprar no supermercado?

Estimule os alunos a pensar na questão da qualidade e do preço dos produtos. No caso de frutas, legumes e verduras muitos produtores não utilizam agrotóxicos sendo, portanto, mais saudáveis. Com relação aos demais artigos vendidos como roupas, eletrônicos e utilidades domésticas frise a questão do preço que costuma ser mais barato, além de ser negociável com os próprios vendedores.

-Analisando as imagens das feiras medievais e modernas, quais as semelhanças que vocês poderiam apontar?

É esperado que os alunos notem a dinâmica das feiras com a circulação de pessoas, a variedade dos produtos, a presença de barracas, os mesmos artigos sendo vendidos até os dias atuais etc.

-Qual a importância e o papel do feirante na Idade Média e nos dias atuais?

Os alunos certamente responderão que sem o feirante não seria possível a realização das feiras sendo eles são os responsáveis por trazer os produtos até os clientes.

-Com que frequência as feiras ocorrem hoje? Com que frequência vocês acreditam que elas ocorriam na Idade Média?

A resposta à primeira questão pode variar dependendo da região do país. Existem cidades que promovem feiras cotidianamente, outras algumas vezes na semana ou até mesmo uma vez ao mês. Sobre a frequência das feiras medievais permita que os alunos deem suas respostas e depois informe-os que elas eram realizadas apenas algumas vezes ao ano.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido.

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Sc%C3%A8ne_de_foire_-_ca_1400_-_BNF_Fr12559_f167.jpg. Acesso em: 7 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/Medieval_market_ms.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Vendor_un_S%C3%A3o_Paulo_Sa%C3%BAde_Market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Street_Scene_with_Market_-_Salvador_-_Brazil.jpg.
Acesso em: 31 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Sa%C3%BAde_flea_market%2C_S%C3%A3o_Paulo%2C_Brazil_02.jpg. Acesso em: 31 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Esta parte da aula está dividida em duas etapas: na primeira delas os alunos estudarão trechos de documentos relacionados às feiras medievais, onde serão relatados sua periodicidade, os principais produtos comercializados, seus preços e as dificuldades vivenciadas pelos feirantes. Posteriormente, eles vivenciarão o papel de clientes, feirantes e fornecedores de crédito em uma feira fictícia que será realizada na última etapa da aula.

PRIMEIRA ETAPA:

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem grupos de acordo com a orientação do professor.

-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PNXQQ4NCrFpVEkJ4XPPAkZK77NuY7GMdBY7f2wGw83q6rgRqq6U3tc3vT7Vm/his6-16und05-resolucao-atividades-sobre-os-documentos.pdf )

-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.

-Esta etapa tem apenas 10 minutos.

-Atenção: para a última etapa da aula será necessário, pelo menos, a formação de quatro grupos. Portanto, caso a sala seja pequena, divida os alunos em duplas ou trios. Veja em qual situação sua classe se encaixa e siga a recomendação:

Se a sala for pequena: é necessário que haja, pelo menos, um grupo de clientes para fazer as compras, dois grupos de feirantes (haverá duas “barracas” na feira) e um grupo para a carta de crédito. Estes grupos podem ser duplas ou trios, dependendo do tamanho da sala.

Se a sala for grande: recomenda-se de dois a três grupos de clientes, três ou quatro grupos de feirantes e dois ou três grupos para representar aqueles que emprestavam dinheiro. Estes grupos podem ser trios ou quartetos. Se for necessário, forme mais grupos para cada função e imprima mais cópias dos documentos até que todos os grupos estejam com uma atividade na feira.

Atenção: conforme especificado na primeira etapa da aula, monte os grupos de acordo com o tamanho da classe.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para verificar o andamento da mesma e auxiliar em possíveis dúvidas.

-A folha desta primeira etapa permanecerá com os grupos.

-Siga o tempo indicado (10 minutos) para a realização da atividade.

SEGUNDA ETAPA:

Nesta etapa será iniciada a montagem de uma feira medieval que se realizará na Sistematização, onde os alunos vão representar os clientes que comprarão os produtos, os feirantes que venderão diversas mercadorias e os responsáveis por emprestar dinheiro a quem necessitasse. Siga as recomendações abaixo:

-Os alunos deverão permanecer em seus grupos.

-Para a otimização da atividade será o professor o responsável por escolher qual papel cada grupo terá na feira medieval.

-A etapa terá 12 minutos

-Imprima os arquivos a seguir e distribua para os grupos que ficaram com a função determinada:

Arquivo para os clientes (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/apQ9cAZ33hc7xVGUhPyZPeXypZrtKDUKBWu2fbfnnCqwbKwSUw4BG4dX5dWm/his6-16und05-resolucao-clientes-da-feira.pdf ).
Os clientes devem levar a lista de compras e as moedas para a feira.

Arquivo para os feirantes 1 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ErH2W2S3QJRJP7VaVG7EKnP9KA22zNjxCZVqY7wJNpAbT5JqjABT6muxeVW9/his6-und05-resolucao-feirantes-1.pdf ).
Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.

Arquivo para os feirantes 2 (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sgu2H9acqFmTG2szDzbHF88JEm86VT6R7AX9KZ9r8Un3v92RD8U4KmTAWbpC/his6-16und05-resolucao-feirantes-2.pdf ). Os feirantes devem colocar o preço de cada produto no verso das imagens. O preço de cada produto deverá ser múltiplo de 10, pois não haverá troco.

Arquivo para as cartas de crédito (disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/afCCsVFKdAwwvfHZsHgHFFD96jQZ4cEqcMUxgup5ZM36dDPEsHmUrWd4YaaX/his6-und1605-resolucao-cartas-de-credito.pdf ).
Os responsáveis pelas cartas de crédito deverão recortar as moedas e os recibos para utilizar na feira. Eles também usarão uma caneta para o preenchimento do recibo.

-Distribua algumas tesouras sem ponta para os grupos, de modo que os alunos agilizem o recorte de cada uma das mercadorias, moedas ou recibos.

Como adequar à sua realidade: Os arquivos poderão ser copiados em preto e branco ou colorido. Caso não disponha de recursos para impressão copie as orientações numa folha almaço e peça para que os alunos desenhem seus produtos. Neste caso serão necessárias mais aulas para cumprir
toda a atividade aqui proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos vivenciarão a experiência de uma feira medieval. Espera-se que eles possam compreender melhor a dinâmica desses eventos da Idade Média, os principais produtos comercializados, a negociação, a questão dos empréstimos e a necessidade de armazenamento de mercadorias por um longo período.

-Para otimização do seu tempo e organização da atividade, leia as orientações do slide com a sala.

-Em seguida, ajude os feirantes e os responsáveis pelos empréstimos a organizar suas barracas juntando duas ou três carteiras para a exposição dos produtos e serviços.

-Enquanto organizam a exposição da feira, os clientes devem aguardar para dar início às compras.

-Durante o desenvolvimento da atividade observe se todos estão cumprindo as regras expostas no slide.

-Estimule os clientes a pechinchar os preços e comprar mais mercadorias caso necessitem. Para tanto, peça que os feirantes utilizem as informações sobre os produtos que foram disponibilizadas na folha da Problematização. Desta forma, poderão fazer propaganda de suas mercadorias e explicar a serventia das mesmas no medievo.

-Veja se os responsáveis pelas cartas de crédito estão preenchendo corretamente os recibos e recolhendo as assinaturas. Reforce com eles o fato de estipularem um prazo (como no documento analisado) para o pagamento dos empréstimos.

Durante a realização da atividade questione os alunos sobre a dinâmica da feira. Para tanto, lance as seguintes indagações:

-Para os clientes: Vocês sabiam que os produtos anunciados tinham esta serventia na Idade Média? Agora que sabem dessas informações precisarão comprar mais?

-Para os feirantes: É mais vantajoso vender pelo preço anunciado ou tentar fazer promoções para que o cliente compre mais?

-Para os feirantes: Qual mercadoria está sendo mais vendida?

-Para os responsáveis pelas cartas de crédito: Quanto dinheiro os clientes estão pedindo emprestado?. A quantia é alta ou baixa?. Qual foi o prazo estabelecido para o pagamento da dívida?

-Quais características desta feira medieval permaneceram nas feiras da atualidade?

Espera-se que com esta atividade os alunos não tenham apenas uma noção da importância das feiras para o comércio medieval, mas sejam capazes de notar que algumas características destes eventos ainda permanecem nas feiras atuais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano