17804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Feudalismo: suserania e vassalagem

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Feudalismo: suserania e vassalagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender as relações de fidelidade e trabalho entre suseranos e vassalos.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Inicie a aula com uma questão aos alunos:
- Quais palavras definem “fidelidade” para vocês?

Peça a devolutiva para um determinado prazo. Depois, copie e cole estas palavras em uma ferramenta que as organizem em forma de nuvem de palavras, como o Mentimeter (veja como usá-lo aqui). Você terá um mapeamento das concepções deles a respeito do tema. Disponibilize o resultado da nuvem de palavras e as imagens do slide 1. Proponha que reflitam:
- Qual é o sentido desta palavra?
- Ela é importante em um relacionamento?
- De que forma a fidelidade aparece nas imagens?
- Por que fidelidade seria importante entre um senhor (suserano) e um vassalo?

Problematização
Oriente-os de que irão analisar a respeito da relação entre os senhores (suseranos) e vassalos na época Medieval. Disponibilize o documento com o texto “Contrato feudo-vassálico” e as questões para responderem. Eles devem fazer uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é importante praticarem em casa!), com atenção para as obrigações que as partes tinham entre si. Os registros podem ser feitos na ficha de análise, caderno ou em mídias que utilizam, como o Google sala de aula.

Obs: Sugere-se que não realizem a atividade D nesta etapa. Ela será adaptada para a etapa da Sistematização.

Sistematização
Com base nos estudos sobre as relações entre senhores e vassalos, solicite que os estudantes elaborem sentenças corretas e falsas. Eles devem te dar as devolutivas em um prazo que você deve determinar. Selecione o conjunto de sentenças produzido pela turma e crie um jogo de “Fake ou Fato” em uma ferramenta virtual gratuita, como o Kahoot (veja como usá-lo aqui) ou o Mentimeter (veja como usá-lo aqui). Recomendem que criem também outros jogos em casa, a partir destas informações. Com materiais simples que possuam, podem elaborar cartas para jogos de adivinhação, interpretação ou tabuleiros.

Convite às famílias
Para conhecerem mais a respeito da sociedade feudal, especialmente as relações de fidelidade entre suseranos e vassalos, sugira que assistam ao vídeo educativo:
- Sociedades feudais - Tempo de Estudar (História 7º ano). MultiRio, 19 mar. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS6_16UND03

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas