17804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Trabalho e formas de organização social e cultural

Plano de aula - Feudalismo: suserania e vassalagem

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Feudalismo: suserania e vassalagem

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bardella Fiorot

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Material complementar:

Contexto - Fidelidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qv8Vj7YcR9krFvhWQsettMAVn8BnjFRKpCX8J6e75e8ycRqwApkBcrD269V5/his6-16und03-contexto-fidelidade.pdf

Problematização - Resolução Contrato feudo-vassálico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzrwzHeWMgQmZcf9ERGubu2sm7exJs2SuXFh3Tu4aZ5kPqxMcfPSjJ4ugRXm/his6-16und03-resolucao-contrato-feudo-vassalico.pdf

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/

Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e à caracterização do assunto neste momento inicial da aula.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm

Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.

https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868

Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático que resume o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre a dinâmica estabelecida entre suseranos e vassalos é necessário, primeiramente, esclarecer aos alunos que ela ocorreu na Idade Média durante o sistema econômico do feudalismo (auge entre os séculos XI e XIII), cuja base era agrícola e o trabalho desempenhado sobretudo pelos servos.

Com relação aos suseranos, diga que estes eram proprietários de terra e que necessitavam dos vassalos (guerreiros) para garantir a proteção de seus domínios e de seus empregados (servos). O vassalo jurava fidelidade ao senhor, cumprindo uma série de exigências, sendo uma delas a dedicação exclusiva de seu trabalho a apenas um suserano. Em troca recebia o chamado feudo, que era o pagamento pelos seus serviços. Este poderia ser em terra, dinheiro ou objetos materiais de valor relevante.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/

Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e caracterização do assunto neste momento inicial da aula.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm

Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.

https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868

Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qv8Vj7YcR9krFvhWQsettMAVn8BnjFRKpCX8J6e75e8ycRqwApkBcrD269V5/his6-16und03-contexto-fidelidade.pdf).

Para que os alunos possam entender a relação estabelecida entre senhores (suseranos) e seus vassalos, será importante a análise das imagens
acima e a descoberta da palavra que resume esta dinâmica da sociedade medieval: fidelidade (esta encontra-se a partir da letra F na primeira linha
do caça-palavras estando na transversal). Inicie o debate com os seguintes questionamentos:

1) Peça para que os alunos observem atentamente todas as imagens e procurem no caça-palavras o sentimento ou a qualidade que resume as relações sociais das imagens.

2) Quando os alunos detectarem a palavra fidelidade, pergunte qual o sentido desta palavra e por que ela é importante para um relacionamento.

É esperado que os alunos respondam que fidelidade está associada a respeito ao outro e à lealdade, apontando que este sentimento é encontrado
tanto nas relações humanas quanto naquelas relacionadas aos animais.

3) De que forma a fidelidade aparece em cada uma das imagens?

Os alunos deverão apontar que a fidelidade está expressa na primeira imagem por meio das alianças que demonstram compromisso onde uma mulher e um homem aparecem de mãos dadas, mostrando que existe uma relação entre eles. No caso da imagem do cão, os alunos provavelmente apontarão a fidelidade canina. Desta forma, faça os alunos compartilharem suas próprias experiências com seus animais, apontando se estes os esperam quando chegam após a escola, se sentem saudades, se são obedientes aos comandos, se ficam tristes quando os donos estão tristes etc. Por fim, os alunos terão que analisar a fidelidade na imagem que é menos familiar a eles: trata-se de uma pintura medieval retratando um senhor (sentado) recebendo o juramento de fidelidade de seu vassalo. Permita que os alunos digam a opinião deles sobre a imagem. Provavelmente apontarão a existência de uma relação entre as personagens da pintura devido à junção das mãos (assim como na primeira imagem).

4) Diga que na imagem medieval há um senhor (suserano) e um vassalo e peça para apontarem quem é quem na representação.

Estas personagens não serão completamente inéditas para os alunos, haja vista que no objetivo da aula elas serão apresentadas.

5) O que o vassalo parece estar fazendo?

É esperado que os alunos digam que o vassalo está ajoelhado parecendo prometer algo ao senhor ou entregando alguma coisa a ele devido à posição das mãos. Esclareça aos alunos que a relação de trabalho de ambos era baseada na fidelidade, onde o vassalo só poderia ser fiel a um senhor, protegendo as terras dele em troca de um pagamento.

6) Pensando na proteção das terras do senhor, por que a fidelidade seria importante na relação dele com o vassalo?

Nesta questão os alunos podem apontar várias hipóteses, mas é necessário que cheguem à conclusão de que a fidelidade era importante para que as terras estivessem seguras. Devem ressaltar também que um senhor possuía muitos vassalos, haja vista que a propriedade era grande e necessitava do auxílio de várias pessoas que zelassem por sua proteção.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso faça a impressão do caça-palavras é importante aproximá-lo dos alunos quando estes forem procurar o sentimento que define as relações estabelecidas nas imagens, facilitando, assim,
a visualização dos alunos.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático que resume o papel do clero, nobres e servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Marriage_Forgiveness.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Licking_dog.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/LFM7.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula, os alunos irão analisar um documento (O contrato feudo-vassálico) referente à relação estabelecida entre suseranos
e vassalos. No escrito, os estudantes verificarão os requisitos necessários para que o vassalo desempenhe seu papel, mostrando os deveres do mesmo, mas também os direitos que o senhor deveria lhe assegurar. O objetivo é deixar clara a noção de fidelidade e trabalho entre ambos. Posteriormente, criarão um caça-palavras com base em questões feitas por eles próprios relacionadas ao documento lido, contribuindo para um maior entendimento acerca do tema da aula.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzrwzHeWMgQmZcf9ERGubu2sm7exJs2SuXFh3Tu4aZ5kPqxMcfPSjJ4ugRXm/his6-16und03-resolucao-contrato-feudo-vassalico.pdf)

-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.

-Esta etapa tem apenas 24 minutos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para garantir que os alunos estejam entendendo o documento, auxiliando em possíveis dúvidas.

-Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar na compreensão do texto caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.

-Durante a criação do caça-palavras, deixe claro para todos os grupos que as questões que eles deverão formular nas linhas abaixo do caça-palavras devem ter como resposta apenas uma palavra que estará dentro do mesmo. A resposta deve ser encontrada no documento que foi analisado na aula para que todos tenham condições de responder.

-Atenção à forma como os alunos estão preenchendo o caça-palavras. Frise que é importante que coloquem primeiro as respostas das perguntas que fizeram para, posteriormente, preencher com o restante das letras.

-Reforce a necessidade de eles anotarem as próprias respostas em uma folha separada, pois se os alunos não conseguirem responder as questões, eles terão um gabarito com as respostas para fornecer aos colegas.

-Quando os grupos finalizarem o caça-palavras, peça para cortarem a folha na linha pontilhada, entregando a você o jogo com as questões.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para a realização do caça-palavras, recomenda-se a utilização de papel quadriculado. Distribua um pedaço com 15 quadradinhos (largura) por 12 (comprimento) para cada grupo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nesta atividade os grupos resolverão o caça-palavras criado na etapa da Problematização. Esta atividade reforçará os conhecimentos dos alunos acerca das relações de trabalho estabelecidas entre os senhores e seus vassalos.

-Após recolher todos os caça-palavras, distribua um por grupo tendo o cuidado de não dar o jogo para os alunos que o confeccionaram.

-Estimule os alunos a resolver as questões procurando as respostas no documento. Para tanto, reforce a utilização da folha da Problematização.

-Circule entre os grupos para verificar se as questões estão sendo resolvidas corretamente.

-Uma vez respondidas as questões, os alunos deverão procurar as respostas no caça-palavras.

No fim da aula, lance o seguinte questionamento:

-Como vocês poderiam resumir a relação entre o senhor e seus vassalos?

É esperado que no fim da aula os alunos tenham compreendido como se estabeleciam as dinâmicas de trabalho e relações entre senhores e vassalos bem como as atribuições de cada um neste processo. Reforce o conceito de fidelidade bem como a questão dos senhores e vassalos possuírem direitos e deveres mútuos.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Dicionário.

Material complementar:

Contexto - Fidelidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qv8Vj7YcR9krFvhWQsettMAVn8BnjFRKpCX8J6e75e8ycRqwApkBcrD269V5/his6-16und03-contexto-fidelidade.pdf

Problematização - Resolução Contrato feudo-vassálico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzrwzHeWMgQmZcf9ERGubu2sm7exJs2SuXFh3Tu4aZ5kPqxMcfPSjJ4ugRXm/his6-16und03-resolucao-contrato-feudo-vassalico.pdf

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/

Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e à caracterização do assunto neste momento inicial da aula.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm

Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.

https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868

Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático que resume o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre a dinâmica estabelecida entre suseranos e vassalos é necessário, primeiramente, esclarecer aos alunos que ela ocorreu na Idade Média durante o sistema econômico do feudalismo (auge entre os séculos XI e XIII), cuja base era agrícola e o trabalho desempenhado sobretudo pelos servos.

Com relação aos suseranos, diga que estes eram proprietários de terra e que necessitavam dos vassalos (guerreiros) para garantir a proteção de seus domínios e de seus empregados (servos). O vassalo jurava fidelidade ao senhor, cumprindo uma série de exigências, sendo uma delas a dedicação exclusiva de seu trabalho a apenas um suserano. Em troca recebia o chamado feudo, que era o pagamento pelos seus serviços. Este poderia ser em terra, dinheiro ou objetos materiais de valor relevante.

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/

Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e caracterização do assunto neste momento inicial da aula.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm

Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.

https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868

Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qv8Vj7YcR9krFvhWQsettMAVn8BnjFRKpCX8J6e75e8ycRqwApkBcrD269V5/his6-16und03-contexto-fidelidade.pdf).

Para que os alunos possam entender a relação estabelecida entre senhores (suseranos) e seus vassalos, será importante a análise das imagens
acima e a descoberta da palavra que resume esta dinâmica da sociedade medieval: fidelidade (esta encontra-se a partir da letra F na primeira linha
do caça-palavras estando na transversal). Inicie o debate com os seguintes questionamentos:

1) Peça para que os alunos observem atentamente todas as imagens e procurem no caça-palavras o sentimento ou a qualidade que resume as relações sociais das imagens.

2) Quando os alunos detectarem a palavra fidelidade, pergunte qual o sentido desta palavra e por que ela é importante para um relacionamento.

É esperado que os alunos respondam que fidelidade está associada a respeito ao outro e à lealdade, apontando que este sentimento é encontrado
tanto nas relações humanas quanto naquelas relacionadas aos animais.

3) De que forma a fidelidade aparece em cada uma das imagens?

Os alunos deverão apontar que a fidelidade está expressa na primeira imagem por meio das alianças que demonstram compromisso onde uma mulher e um homem aparecem de mãos dadas, mostrando que existe uma relação entre eles. No caso da imagem do cão, os alunos provavelmente apontarão a fidelidade canina. Desta forma, faça os alunos compartilharem suas próprias experiências com seus animais, apontando se estes os esperam quando chegam após a escola, se sentem saudades, se são obedientes aos comandos, se ficam tristes quando os donos estão tristes etc. Por fim, os alunos terão que analisar a fidelidade na imagem que é menos familiar a eles: trata-se de uma pintura medieval retratando um senhor (sentado) recebendo o juramento de fidelidade de seu vassalo. Permita que os alunos digam a opinião deles sobre a imagem. Provavelmente apontarão a existência de uma relação entre as personagens da pintura devido à junção das mãos (assim como na primeira imagem).

4) Diga que na imagem medieval há um senhor (suserano) e um vassalo e peça para apontarem quem é quem na representação.

Estas personagens não serão completamente inéditas para os alunos, haja vista que no objetivo da aula elas serão apresentadas.

5) O que o vassalo parece estar fazendo?

É esperado que os alunos digam que o vassalo está ajoelhado parecendo prometer algo ao senhor ou entregando alguma coisa a ele devido à posição das mãos. Esclareça aos alunos que a relação de trabalho de ambos era baseada na fidelidade, onde o vassalo só poderia ser fiel a um senhor, protegendo as terras dele em troca de um pagamento.

6) Pensando na proteção das terras do senhor, por que a fidelidade seria importante na relação dele com o vassalo?

Nesta questão os alunos podem apontar várias hipóteses, mas é necessário que cheguem à conclusão de que a fidelidade era importante para que as terras estivessem seguras. Devem ressaltar também que um senhor possuía muitos vassalos, haja vista que a propriedade era grande e necessitava do auxílio de várias pessoas que zelassem por sua proteção.

Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso faça a impressão do caça-palavras é importante aproximá-lo dos alunos quando estes forem procurar o sentimento que define as relações estabelecidas nas imagens, facilitando, assim,
a visualização dos alunos.

Para você saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA

Vídeo didático que resume o papel do clero, nobres e servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).

Imagens:

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Marriage_Forgiveness.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Licking_dog.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/LFM7.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Nesta etapa da aula, os alunos irão analisar um documento (O contrato feudo-vassálico) referente à relação estabelecida entre suseranos
e vassalos. No escrito, os estudantes verificarão os requisitos necessários para que o vassalo desempenhe seu papel, mostrando os deveres do mesmo, mas também os direitos que o senhor deveria lhe assegurar. O objetivo é deixar clara a noção de fidelidade e trabalho entre ambos. Posteriormente, criarão um caça-palavras com base em questões feitas por eles próprios relacionadas ao documento lido, contribuindo para um maior entendimento acerca do tema da aula.

Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:

- Formem duplas ou trios.

-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzrwzHeWMgQmZcf9ERGubu2sm7exJs2SuXFh3Tu4aZ5kPqxMcfPSjJ4ugRXm/his6-16und03-resolucao-contrato-feudo-vassalico.pdf)

-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.

-Esta etapa tem apenas 24 minutos.

-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para garantir que os alunos estejam entendendo o documento, auxiliando em possíveis dúvidas.

-Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar na compreensão do texto caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.

-Durante a criação do caça-palavras, deixe claro para todos os grupos que as questões que eles deverão formular nas linhas abaixo do caça-palavras devem ter como resposta apenas uma palavra que estará dentro do mesmo. A resposta deve ser encontrada no documento que foi analisado na aula para que todos tenham condições de responder.

-Atenção à forma como os alunos estão preenchendo o caça-palavras. Frise que é importante que coloquem primeiro as respostas das perguntas que fizeram para, posteriormente, preencher com o restante das letras.

-Reforce a necessidade de eles anotarem as próprias respostas em uma folha separada, pois se os alunos não conseguirem responder as questões, eles terão um gabarito com as respostas para fornecer aos colegas.

-Quando os grupos finalizarem o caça-palavras, peça para cortarem a folha na linha pontilhada, entregando a você o jogo com as questões.

Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.

Para a realização do caça-palavras, recomenda-se a utilização de papel quadriculado. Distribua um pedaço com 15 quadradinhos (largura) por 12 (comprimento) para cada grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Nesta atividade os grupos resolverão o caça-palavras criado na etapa da Problematização. Esta atividade reforçará os conhecimentos dos alunos acerca das relações de trabalho estabelecidas entre os senhores e seus vassalos.

-Após recolher todos os caça-palavras, distribua um por grupo tendo o cuidado de não dar o jogo para os alunos que o confeccionaram.

-Estimule os alunos a resolver as questões procurando as respostas no documento. Para tanto, reforce a utilização da folha da Problematização.

-Circule entre os grupos para verificar se as questões estão sendo resolvidas corretamente.

-Uma vez respondidas as questões, os alunos deverão procurar as respostas no caça-palavras.

No fim da aula, lance o seguinte questionamento:

-Como vocês poderiam resumir a relação entre o senhor e seus vassalos?

É esperado que no fim da aula os alunos tenham compreendido como se estabeleciam as dinâmicas de trabalho e relações entre senhores e vassalos bem como as atribuições de cada um neste processo. Reforce o conceito de fidelidade bem como a questão dos senhores e vassalos possuírem direitos e deveres mútuos.

Para você saber mais:

http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/

A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Trabalho e formas de organização social e cultural do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano