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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Problemas: tenho grande probabilidade de acertos!

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Probabilidade Frequentista

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Amélia Escaleira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA28 - Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Objetivos específicos

Estabelecer estratégias de resolução para situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência, para o cálculo da probabilidade frequentista.

Conceito-chave

Probabilidade Frequentista

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Interpretação de texto, identificar as informações necessárias para o cálculo das probabilidades, determinar a probabilidade de um evento e representá-la nas formas fracionária, decimal ou percentual.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos respondam a questão proposta justificando sua opção. Discuta com eles as soluções apresentadas. Destaque que a tabela proporciona uma leitura melhor das informações, principalmente quando temos um número muito grande de dados. Essa organização nos permite uma visão mais clara e mais rápida dos parâmetros que serão analisados.

Propósito: Retomar o conceito de organização dos dados na forma de tabelas para uma estimativa da probabilidade em situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • De que outras formas podemos apresentar os dados coletados em uma pesquisa?
  • Quais as vantagens que você observa ao utilizarmos tabelas?
  • Você acha que nas duas situações apresentadas conseguiria estimar a probabilidade de um determinado evento? Qual seria a diferença?
  • Você já viu em jornais, revistas ou na televisão o uso de tabelas? Em caso afirmativo, dê exemplos.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que um aluno leia o problema proposto em voz alta. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles ficam muito tempo usando jogos eletrônico, faça um levantamento rápido para avaliar o tempo que eles passam jogando. Discuta com eles os problemas que podem surgir com o uso excessivo de jogos eletrônicos. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos e acessar a resolução desta atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Na opinião de vocês, qual seria o tempo ideal, por semana, para ficar jogando?
  • Uma estimativa da probabilidade, como a calculada por Ana, nos ajuda a verificar se há problemas comportamento excessivo dos adolescentes com relação a jogos eletrônicos?
  • Que outras atividades um jovem pode fazer diariamente?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema apresentado, peça que os alunos expliquem, com suas palavras o que entenderam. Proponha a discussão e resolução do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Estimule os alunos a apresentarem diferentes formas de discutir o problema, fazendo perguntas como: “Qual você acha que é a primeira informação que precisa obter? ”, “Ana conseguiria realizar essa estimativa sem esses valores?”

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Inicialmente, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para resolver o problema e discuta com a turma. Pergunte aos alunos o que eles entendem por “corresponder a 1/6 do dia”. Ressalte que essa informação é necessária por que Ana se baseou nela para determinar qual o evento que teria a probabilidade estimada. Retorne à tabela apresentada, no slide anterior, e pergunte aos alunos quais seriam as linhas relacionadas diretamente com “corresponder a 1/6 do dia”. Explore esse contexto de fração de uma quantidade e pergunte aos alunos quantas horas seriam 1/8 ou 1/4 de um dia.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros que possam surgir.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Relembre com eles que para o cálculo da probabilidade frequentista é necessário saber o número total de vezes que o evento ocorreu e o número total de repetições do experimento, que nesse caso corresponde ao número total de adolescentes consultados (1350). Chame atenção dos alunos para o fato de que o evento inclui os tempos: “mais de 4h até 6h”, “mais de 6h até 8h”, “mais de 8 horas” e, nesse caso, não conseguimos saber pois uma das informações foi borrada.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Pergunte se alguma dupla encontrou o número de vezes que o evento ocorre de alguma forma diferente e peça para eles demonstrarem para a turma.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Retorne para a tabela feita por Ana e destaque quais são as linha que estão relacionadas com o evento escolhido. Explique que para um melhor desenvolvimento do problema é interessante “dar nomes” às lacunas que foram borradas, assim chamaremos de x a linha “mais de 6 até 8 horas” e de y a linha “até 2 horas”. Aproveite para ressaltar que essas letras são ditas incógnitas em uma equação.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual o tempo que a maioria dos adolescentes passa com jogo eletrônico?
  • Que outras estimativas poderiam ser feitas com base nessa tabela?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Relembre com os alunos como resolver uma equação do 1o grau, coloque alguns exemplos no quadro. Pergunte aos alunos se poderia calcular y antes de x e peça para que eles expliquem o porque. Sugira que os alunos escrevam os valores obtidos na tabela de Ana e confirmem o cálculo da estimativa feita por ela, destaque que esse procedimento será uma “prova real” dos resultados encontrados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos o resumo apresentado e destaque a importância da organização dos dados para a compreensão de um problema.

Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar o uso de tabelas para a organização dos dados a serem utilizados na estimativa da probabilidade frequentista de um evento.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Peça que eles resolvam individualmente a atividade. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência, para o cálculo da probabilidade frequentista.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual o tipo sanguíneo mais raro? E o mais comum?
  • Como conseguimos saber o número total de moradores que participaram da pesquisa?
  • Quais as formas que podemos usar para representar a probabilidade de um evento?
  • Será que a informação apresentada na tabela pode servir para estimar o tipo sanguíneo de um indivíduo de qualquer lugar do nosso país?
  • O que poderia ser feito para aprimorar o cálculo da estimativa de probabilidade?

Materiais complementares para download:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciane Amélia Escaleira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA28 - Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.

Objetivos específicos

Estabelecer estratégias de resolução para situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência, para o cálculo da probabilidade frequentista.

Conceito-chave

Probabilidade Frequentista

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Interpretação de texto, identificar as informações necessárias para o cálculo das probabilidades, determinar a probabilidade de um evento e representá-la nas formas fracionária, decimal ou percentual.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos respondam a questão proposta justificando sua opção. Discuta com eles as soluções apresentadas. Destaque que a tabela proporciona uma leitura melhor das informações, principalmente quando temos um número muito grande de dados. Essa organização nos permite uma visão mais clara e mais rápida dos parâmetros que serão analisados.

Propósito: Retomar o conceito de organização dos dados na forma de tabelas para uma estimativa da probabilidade em situações do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • De que outras formas podemos apresentar os dados coletados em uma pesquisa?
  • Quais as vantagens que você observa ao utilizarmos tabelas?
  • Você acha que nas duas situações apresentadas conseguiria estimar a probabilidade de um determinado evento? Qual seria a diferença?
  • Você já viu em jornais, revistas ou na televisão o uso de tabelas? Em caso afirmativo, dê exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que um aluno leia o problema proposto em voz alta. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles ficam muito tempo usando jogos eletrônico, faça um levantamento rápido para avaliar o tempo que eles passam jogando. Discuta com eles os problemas que podem surgir com o uso excessivo de jogos eletrônicos. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos e acessar a resolução desta atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Na opinião de vocês, qual seria o tempo ideal, por semana, para ficar jogando?
  • Uma estimativa da probabilidade, como a calculada por Ana, nos ajuda a verificar se há problemas comportamento excessivo dos adolescentes com relação a jogos eletrônicos?
  • Que outras atividades um jovem pode fazer diariamente?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça a leitura do problema apresentado, peça que os alunos expliquem, com suas palavras o que entenderam. Proponha a discussão e resolução do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Estimule os alunos a apresentarem diferentes formas de discutir o problema, fazendo perguntas como: “Qual você acha que é a primeira informação que precisa obter? ”, “Ana conseguiria realizar essa estimativa sem esses valores?”

Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Inicialmente, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para resolver o problema e discuta com a turma. Pergunte aos alunos o que eles entendem por “corresponder a 1/6 do dia”. Ressalte que essa informação é necessária por que Ana se baseou nela para determinar qual o evento que teria a probabilidade estimada. Retorne à tabela apresentada, no slide anterior, e pergunte aos alunos quais seriam as linhas relacionadas diretamente com “corresponder a 1/6 do dia”. Explore esse contexto de fração de uma quantidade e pergunte aos alunos quantas horas seriam 1/8 ou 1/4 de um dia.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros que possam surgir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Relembre com eles que para o cálculo da probabilidade frequentista é necessário saber o número total de vezes que o evento ocorreu e o número total de repetições do experimento, que nesse caso corresponde ao número total de adolescentes consultados (1350). Chame atenção dos alunos para o fato de que o evento inclui os tempos: “mais de 4h até 6h”, “mais de 6h até 8h”, “mais de 8 horas” e, nesse caso, não conseguimos saber pois uma das informações foi borrada.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Pergunte se alguma dupla encontrou o número de vezes que o evento ocorre de alguma forma diferente e peça para eles demonstrarem para a turma.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Retorne para a tabela feita por Ana e destaque quais são as linha que estão relacionadas com o evento escolhido. Explique que para um melhor desenvolvimento do problema é interessante “dar nomes” às lacunas que foram borradas, assim chamaremos de x a linha “mais de 6 até 8 horas” e de y a linha “até 2 horas”. Aproveite para ressaltar que essas letras são ditas incógnitas em uma equação.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual o tempo que a maioria dos adolescentes passa com jogo eletrônico?
  • Que outras estimativas poderiam ser feitas com base nessa tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).

Orientações: Relembre com os alunos como resolver uma equação do 1o grau, coloque alguns exemplos no quadro. Pergunte aos alunos se poderia calcular y antes de x e peça para que eles expliquem o porque. Sugira que os alunos escrevam os valores obtidos na tabela de Ana e confirmem o cálculo da estimativa feita por ela, destaque que esse procedimento será uma “prova real” dos resultados encontrados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos o resumo apresentado e destaque a importância da organização dos dados para a compreensão de um problema.

Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Destacar o uso de tabelas para a organização dos dados a serem utilizados na estimativa da probabilidade frequentista de um evento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Peça que eles resolvam individualmente a atividade. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência, para o cálculo da probabilidade frequentista.

Discuta com a turma:

  • Observando a tabela, qual o tipo sanguíneo mais raro? E o mais comum?
  • Como conseguimos saber o número total de moradores que participaram da pesquisa?
  • Quais as formas que podemos usar para representar a probabilidade de um evento?
  • Será que a informação apresentada na tabela pode servir para estimar o tipo sanguíneo de um indivíduo de qualquer lugar do nosso país?
  • O que poderia ser feito para aprimorar o cálculo da estimativa de probabilidade?

Materiais complementares para download:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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