Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos respondam a questão proposta justificando sua opção. Discuta com eles as soluções apresentadas. Destaque que a tabela proporciona uma leitura melhor das informações, principalmente quando temos um número muito grande de dados. Essa organização nos permite uma visão mais clara e mais rápida dos parâmetros que serão analisados.
Propósito: Retomar o conceito de organização dos dados na forma de tabelas para uma estimativa da probabilidade em situações do cotidiano.
Discuta com a turma:
- De que outras formas podemos apresentar os dados coletados em uma pesquisa?
- Quais as vantagens que você observa ao utilizarmos tabelas?
- Você acha que nas duas situações apresentadas conseguiria estimar a probabilidade de um determinado evento? Qual seria a diferença?
- Você já viu em jornais, revistas ou na televisão o uso de tabelas? Em caso afirmativo, dê exemplos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando a situação e peça que um aluno leia o problema proposto em voz alta. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles ficam muito tempo usando jogos eletrônico, faça um levantamento rápido para avaliar o tempo que eles passam jogando. Discuta com eles os problemas que podem surgir com o uso excessivo de jogos eletrônicos. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos e acessar a resolução desta atividade. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.
Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.
Discuta com a turma:
- Na opinião de vocês, qual seria o tempo ideal, por semana, para ficar jogando?
- Uma estimativa da probabilidade, como a calculada por Ana, nos ajuda a verificar se há problemas comportamento excessivo dos adolescentes com relação a jogos eletrônicos?
- Que outras atividades um jovem pode fazer diariamente?
Materiais complementares para download:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Faça a leitura do problema apresentado, peça que os alunos expliquem, com suas palavras o que entenderam. Proponha a discussão e resolução do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Estimule os alunos a apresentarem diferentes formas de discutir o problema, fazendo perguntas como: “Qual você acha que é a primeira informação que precisa obter? ”, “Ana conseguiria realizar essa estimativa sem esses valores?”
Propósito: Analisar uma situação apresentada, interpretando uma tabela de frequências para o cálculo da estimativa de probabilidade.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).
Orientações: Inicialmente, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para resolver o problema e discuta com a turma. Pergunte aos alunos o que eles entendem por “corresponder a 1/6 do dia”. Ressalte que essa informação é necessária por que Ana se baseou nela para determinar qual o evento que teria a probabilidade estimada. Retorne à tabela apresentada, no slide anterior, e pergunte aos alunos quais seriam as linhas relacionadas diretamente com “corresponder a 1/6 do dia”. Explore esse contexto de fração de uma quantidade e pergunte aos alunos quantas horas seriam 1/8 ou 1/4 de um dia.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos os possíveis erros que possam surgir.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).
Orientações: Relembre com eles que para o cálculo da probabilidade frequentista é necessário saber o número total de vezes que o evento ocorreu e o número total de repetições do experimento, que nesse caso corresponde ao número total de adolescentes consultados (1350). Chame atenção dos alunos para o fato de que o evento inclui os tempos: “mais de 4h até 6h”, “mais de 6h até 8h”, “mais de 8 horas” e, nesse caso, não conseguimos saber pois uma das informações foi borrada.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).
Orientações: Pergunte se alguma dupla encontrou o número de vezes que o evento ocorre de alguma forma diferente e peça para eles demonstrarem para a turma.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).
Orientações: Retorne para a tabela feita por Ana e destaque quais são as linha que estão relacionadas com o evento escolhido. Explique que para um melhor desenvolvimento do problema é interessante “dar nomes” às lacunas que foram borradas, assim chamaremos de x a linha “mais de 6 até 8 horas” e de y a linha “até 2 horas”. Aproveite para ressaltar que essas letras são ditas incógnitas em uma equação.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.
Discuta com a turma:
- Observando a tabela, qual o tempo que a maioria dos adolescentes passa com jogo eletrônico?
- Que outras estimativas poderiam ser feitas com base nessa tabela?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 10).
Orientações: Relembre com os alunos como resolver uma equação do 1o grau, coloque alguns exemplos no quadro. Pergunte aos alunos se poderia calcular y antes de x e peça para que eles expliquem o porque. Sugira que os alunos escrevam os valores obtidos na tabela de Ana e confirmem o cálculo da estimativa feita por ela, destaque que esse procedimento será uma “prova real” dos resultados encontrados.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos e discutir as diferentes propostas de resolução, com uso de diversas representações.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos o resumo apresentado e destaque a importância da organização dos dados para a compreensão de um problema.
Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Destacar o uso de tabelas para a organização dos dados a serem utilizados na estimativa da probabilidade frequentista de um evento.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o problema junto com os alunos, destacando que as informações estão descritas em uma tabela. Peça que eles resolvam individualmente a atividade. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos.
Propósito: Verificar se os alunos aprenderam a resolver situações-problema, interpretando tabelas simples de frequência, para o cálculo da probabilidade frequentista.
Discuta com a turma:
- Observando a tabela, qual o tipo sanguíneo mais raro? E o mais comum?
- Como conseguimos saber o número total de moradores que participaram da pesquisa?
- Quais as formas que podemos usar para representar a probabilidade de um evento?
- Será que a informação apresentada na tabela pode servir para estimar o tipo sanguíneo de um indivíduo de qualquer lugar do nosso país?
- O que poderia ser feito para aprimorar o cálculo da estimativa de probabilidade?
Materiais complementares para download:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar