17803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Império Inca por meio da cartografia

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Império Inca por meio da cartografia

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”,

de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário. Material complementar impresso para cada trio.

Material complementar:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Modelo de palavra cruzada

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wsCpq3VyzWNf4kpr2JjPMGU7md2N4Y7WTMYjQaj3YmFCY67KcnpzfMJecCvA/his6-13und05-modelo-de-cruzadinha.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n. 72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio o modelo de palavra cruzada sobre os incas, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wsCpq3VyzWNf4kpr2JjPMGU7md2N4Y7WTMYjQaj3YmFCY67KcnpzfMJecCvA/his6-13und05-modelo-de-cruzadinha.pdf Acesso em: 7/4/2019.

Solicite que os trios utilizem as fontes desta aula para construir sentenças que contemplem as palavras da palavra cruzada.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9NG2zQnVANxQdJCAFu7bzr9yGbWp8yGJWsuBbyVpBc3ReJKg66ptqeyqK8n5/his6-13und05-resolucao-da-palavra-cruzada.pdf acesso em: 7/4/2019, você encontra a resolução da palavra cruzada. Esta resolução é para você ter um referencial para a correção da palavra cruzada. Deixe que os estudantes construam
suas sentenças.

Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas resoluções da palavra cruzada para os demais alunos da turma.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13 “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”,

de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, dicionário. Material complementar impresso para cada trio.

Material complementar:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Modelo de palavra cruzada

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wsCpq3VyzWNf4kpr2JjPMGU7md2N4Y7WTMYjQaj3YmFCY67KcnpzfMJecCvA/his6-13und05-modelo-de-cruzadinha.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n. 72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso: em 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso: em 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso: em 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso: em 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios, deixe no mesmo trio estudantes que podem se apoiar mutuamente para realização da atividade. Em seguida, entregue para cada trio ou projete para toda a turma:

Mapa da língua quíchua na atualidade

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKaTps3PUQwBXQBh98bqA5uv7XrdHePeN5fpVXPgefZDQtnF8QwFK9TTKK8D/his6-13und05-mapa-da-lingua-quichua-na-atualidade.pdf

Mapa político da América do Sul

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuyFNNshV5nDfs3k4auk9TtSg4mQ58DRPp4ksnq5Z37gsCbvmjwUqW9qATvW/his6-13und05-mapa-politico-da-america-do-sul.pdf

Em seguida, projete ou escreva no quadro as questões do slide 5. Solicite que os estudantes debatam sobre as questões em seus grupos e, em seguida, registrem as discussões em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a língua quíchua é falada na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina. É esperado também que os estudantes apontem alguma teoria para explicar a dispersão da língua quíchua neste amplo território, tais como ela ser uma língua antiga ou falada por um antigo povo que ocupou esta região. Deixe que os estudantes criem suas teorias para explicar a dispersão da língua quíchua.

Quando todos os trios terminarem, solicite que dois trios, voluntariamente, exponham as discussões feitas em seus grupos para os demais alunos.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso: em 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio:

Texto “Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ztbz7P9tjm6zKwCVXZVSfswfkAvGKHsWduySEeQjcTnFPXq9TN8NwbrGt7Rd/his6-13und05-texto-imperio-inca.pdf

Mapa “Expansão do Império Inca”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s3fDAhsmxszKdsjnZ3q8YDremMYwu2MF7gPkW7U6NBMeHtZ8bAqXRvMtBhpc/his6-13und05-mapa-expansao-do-imperio-inca.pdf

Texto “Táticas de conquista”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rRWebVRuKuhAM67qVh5bxyuBpjYrDXwSSmnAU8R4xWWgCamN4nNaQBDSqNMd/his6-13und05-taticas-de-conquista.pdf

Em seguida, escreva no quadro ou projete as questões do slide 9. Deixe que os estudantes debatam em seus respectivos trios e, depois, registrem os debates em seus cadernos. É esperado que os estudantes identifiquem que a região onde atualmente é falada a língua quíchua abrange boa parte do que foi, um dia, o Império Inca. É esperado também que os estudantes identifiquem que os incas utilizavam duas táticas principais para as suas conquistas: a diplomacia e a guerra. Ainda é esperado que os alunos identifiquem que Cusco significa umbigo, isso provavelmente porque os incas acreditavam que Cusco era o centro do Império e, talvez, do próprio mundo.

Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais colegas.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio o modelo de palavra cruzada sobre os incas, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wsCpq3VyzWNf4kpr2JjPMGU7md2N4Y7WTMYjQaj3YmFCY67KcnpzfMJecCvA/his6-13und05-modelo-de-cruzadinha.pdf Acesso em: 7/4/2019.

Solicite que os trios utilizem as fontes desta aula para construir sentenças que contemplem as palavras da palavra cruzada.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9NG2zQnVANxQdJCAFu7bzr9yGbWp8yGJWsuBbyVpBc3ReJKg66ptqeyqK8n5/his6-13und05-resolucao-da-palavra-cruzada.pdf acesso em: 7/4/2019, você encontra a resolução da palavra cruzada. Esta resolução é para você ter um referencial para a correção da palavra cruzada. Deixe que os estudantes construam
suas sentenças.

Quando todos terminarem, solicite que dois grupos, voluntariamente, apresentem suas resoluções da palavra cruzada para os demais alunos da turma.

Para você saber mais: O Império Inca foi o maior império que existiu na América do Sul, se estendendo de norte a sul da Cordilheira dos Andes. A partir de 1438, partindo de Cusco, os incas iniciaram uma política de expansão que durou até 1532, quando foram conquistados pelos espanhóis. Como todo império, os incas possuíam um numeroso e poderoso Exército, milhares de quilômetros de estradas que se espalhavam por todo o império e os quipos, série de cordas que serviam para os registros relativos ao controle do império.

MÓDOLO, Parcival. Os incas: língua, cultura e música. REVISTA USP, São Paulo, n.72, p. 143-156, dezembro/fevereiro 2006-2007, disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13577/15395 Acesso em: 7/4/2019.

PORTUGAL, Ana Raquel. Revivendo tempos incaicos. Editora UNESP, disponível em http://books.scielo.org/id/btxhx/pdf/portugal-9788579830006-04.pdf Acesso em: 7/4/2019.

BERTAZONI, Cristiana. A cordilheira e a floresta. Revista de História, 1º/4/2013, disponível em https://www.academia.edu/3529433/A_Cordilheira_e_a_Floresta Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Civilizações perdidas - Incas. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zEtrgEbv4v8 Acesso em: 7/4/2019.

Documentário El imperio inca, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9v26hYTmmZw Acesso em: 7/4/2019.

Documentário Grandes civilizações, os incas - parte 1, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HmQCtGW-JCk Acesso em: 7/4/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano