17800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Império Asteca por meio dos códices

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Império Asteca por meio dos códices

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer o Império asteca e suas principais táticas de conquista.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens dos soldados dos EUA e da Rússia. Proponha que reflitam:
- Por que Estados Unidos e a Rússia atacaram o Iraque e a Ucrânia? Quais poderiam ser os interesses destes países?
- Estados Unidos e Rússia podem ser considerados Impérios?

Para que a turma interaja, você pode organizar uma enquete a respeito de motivos que levam países como estes a empreenderem guerras com outros países. Para isso, podem utilizar o Mentimeter (veja aqui como utilizá-lo - ative a tradução da página).

Problematização
Disponibilize o trecho de texto “Guerras astecas” e as três imagens dos códices. Os alunos devem analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as respectivas questões centrais:
- Texto “Guerras astecas”: por quais motivos os astecas conquistavam outros povos?
- Códice Mendoza: o que os astecas obtinham com as conquistas?
- Códice Florentino: quem eram os guerreiros jaguar e águia? Como se vestiam?
- Códice Mendoza: como um soldado subia na hierarquia do Exército asteca?

Ao fim, os alunos devem chegar a conclusões sobre:
- Qual seria o interesse dos espanhóis em conhecer os códices astecas?
- Como isso poderia ajudá-los a conquistar seus territórios?

Tais questões podem ser objeto de uma enquete entre a turma ou tema de discussão para um momento de videoconferência.

Sistematização
Convide os alunos a organizarem um Museu Virtual dos “Códices astecas”. Para isso, podem expor imagens reais dos códices estudados, bem como um setor para imagens das releituras que podem produzir. Recomende que criem um mural no Padlet e distribuam funções entre a turma: responsáveis por alimentar os textos e imagens, manter o layout, inserir posts de curiosidades, pesquisar links de textos e vídeos interessantes sobre esta civilização, dentre outros. Cada um pode colaborar um pouco.

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da civilização asteca, podem assistir a interessante animação: Grandes civilizações, os Astecas. TV Escola. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_13UND04

(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas