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Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Outras formas de participação política na Grécia Antiga

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Outras formas de participação política na Grécia Antiga

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Antes de você iniciar este plano de aula, assista ao vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo, uma professora desenvolve um texto coletivo com estudantes do
5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, caneta e dicionário. Materiais complementares impressos ou projetor multimídia.

Material complementar:

Notícia “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf

Notícia “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf

Fonte 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf

Fonte 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf

Fonte 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf

Tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmos escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na Internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/04/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Deixe os estudantes em trios mas garanta que todos os estudantes visualizem o quadro da sala. Caso não seja possível que todos os estudantes enxerguem o quadro, troque-os de lugar. Explique aos estudantes que, você e toda a turma escreverão um texto colaborativo com o título “Outras formas de participação política na Grécia Clássica”. Explique que um texto colaborativo é um texto onde diversas pessoas podem participar de
sua produção, desta forma, todos os alunos poderão opinar sobre o texto, desde que levantem a mão quando quiserem expor seu pensamento.

Escreva no quadro o título da redação e pergunte aos estudantes como o texto pode ser iniciado. Pergunte o que pode ser escrito no primeiro parágrafo. Escute a resposta dos estudantes, faça um “resumo” das ideias e escreva o primeiro parágrafo do texto no quadro. Utilize este método em toda a produção textual. Tente estruturar o texto em três partes: 1, o que tradicionalmente é dito sobre a participação política das mulheres, estrangeiros escravos na Grécia; 2, os exemplos estudados nesta aula que contestam este modelo e; 3, como hoje existem diversas formas de participação política.

Quando o texto estiver concluído, solicite que os alunos façam o registro deles em seus cadernos. No fim da aula, faça algumas perguntas para que os estudantes sejam estimulados a continuar a pesquisa sobre o tema em suas casas. Pergunte aos estudantes quais são os principais problemas no seu bairro e como cada um pode tentar resolver este problema.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI12 “Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Antes de você iniciar este plano de aula, assista ao vídeo Produção de texto colaborativo/coletivo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UpX32mVA86g Acesso em: 9/3/2019. No vídeo, uma professora desenvolve um texto coletivo com estudantes do
5º ano. O vídeo foi produzido pela Escola Sesi - Barra do Piraí - RJ.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, caneta e dicionário. Materiais complementares impressos ou projetor multimídia.

Material complementar:

Notícia “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf

Notícia “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf

Fonte 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf

Fonte 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf

Fonte 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf

Tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmos escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em trios grupos. Tente deixar no mesmo trio alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Assegure que cada grupo possui, no mínimo, um dicionário. Em seguida, entregue para cada grupo a manchete e o excerto da matéria “Um dia sem imigrantes paralisa empresas e serviços nos Estados Unidos”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fhmAWzXe8YYe7rrvDtU8qGAJTnHbZ7dRP5htddZjVZc9VapXU7Xhk2wStqbF/his6-12und05-noticia-1-um-dia-sem-imigrantes.pdf Acesso em: 14/4/2019; e a manchete e o excerto da matéria “Mulheres lutam por igualdade mas problemas históricos persistem”, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RGk77MKttpy3Q5AEBgkDQsFtxNU7QhgJ89wKTq6z2cxV29ErqR3yDqn6jnkk/his6-12und05-noticia-mulheres-lutam-por-igualdade.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, entregue impresso ou escreva no quadro as perguntas do slide 5. Deixe que os grupos debatam sobre as questões, auxilie-os na análise das matérias. É esperado que os estudantes compreendam que a participação política não se limita somente às eleições. Nas matérias, são apontadas outras formas de paralisação política, como a paralisação de atividades econômicas, manifestações nas ruas e até mesmo na Internet. É esperado que os estudantes compreendam que os imigrantes nos Estados Unidos protestavam contra medidas tomadas pelo presidente e que as mulheres protestam no Brasil por igualdade e contra a violência.

Deixe que os alunos levantem suas teorias. Peça para que utilizem o dicionário durante a prática. Quando todos os trios terminarem, peça para que dois, voluntariamente, exponham suas discussões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/04/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Orientações: Entregue para cada trio as três fontes juntamente com a tabela para análise das fontes:

Fonte 1, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQbsKeqkeUXxtHnUpp22qXzgkDQvezHGGHw3aUhmD8bSU7s8vFWr2cyDW7Hj/his6-12und05-fonte-1.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 2, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJ8WmJUUxcFxd9phHjsd9JHt3jgCDFpB26htwEDzqTFmpgdGXVJaPZcNr5Rc/his6-12und05-fonte-2.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Fonte 3, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9aKFVqHEa7AedaMFmFJky2eXHkn7yJW4avSTGKxQFD5e8aZMdtv68QQZfyN/his6-12und05-fonte-3.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Tabela para análise das fontes, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CEeCx3dYhEgUpcQxFdsxPT43hAGmMWD2wKf4sfJT56qYXrUbcB6rkxmTAdfM/his6-12und05-tabela-para-analise-das-fontes.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Em seguida, solicite que os estudantes iniciem a análise das fontes e o preenchimento da tabela de análise. Durante a atividade, passe pelos grupos auxiliando-os na análise das fontes.

Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4GSBJhKZ3h9DNq2YW8KwBgnActEckvruvR3V536fuuEsQD2aUWuw429Cgmnz/his6-12und05-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf, você encontra uma resolução da tabela de análise das fontes. Esta resolução é apenas para você ter um referencial. Deixe que os alunos debatam e construam suas respostas. Quando todos os grupos terminarem, solicite que dois, voluntariamente, exponha suas conclusões para os demais alunos.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Deixe os estudantes em trios mas garanta que todos os estudantes visualizem o quadro da sala. Caso não seja possível que todos os estudantes enxerguem o quadro, troque-os de lugar. Explique aos estudantes que, você e toda a turma escreverão um texto colaborativo com o título “Outras formas de participação política na Grécia Clássica”. Explique que um texto colaborativo é um texto onde diversas pessoas podem participar de
sua produção, desta forma, todos os alunos poderão opinar sobre o texto, desde que levantem a mão quando quiserem expor seu pensamento.

Escreva no quadro o título da redação e pergunte aos estudantes como o texto pode ser iniciado. Pergunte o que pode ser escrito no primeiro parágrafo. Escute a resposta dos estudantes, faça um “resumo” das ideias e escreva o primeiro parágrafo do texto no quadro. Utilize este método em toda a produção textual. Tente estruturar o texto em três partes: 1, o que tradicionalmente é dito sobre a participação política das mulheres, estrangeiros escravos na Grécia; 2, os exemplos estudados nesta aula que contestam este modelo e; 3, como hoje existem diversas formas de participação política.

Quando o texto estiver concluído, solicite que os alunos façam o registro deles em seus cadernos. No fim da aula, faça algumas perguntas para que os estudantes sejam estimulados a continuar a pesquisa sobre o tema em suas casas. Pergunte aos estudantes quais são os principais problemas no seu bairro e como cada um pode tentar resolver este problema.

Para você saber mais: Por meio da interpretação das leis da Grécia Clássica, sobretudo da Atenas Clássica, podemos cair no erro de esgotar a discussão sobre a participação de mulheres, escravos e metecos nas decisões políticas do período. Diversos exemplos, como o de Aspásia de Mileto, mulher e estrangeira que teve influente papel político na Atenas da Era de Ouro, mostram que a participação política não se limitava às instituições legais das cidades. Alguns metecos, sobretudo os que possuíam posses, conseguiram participação nas instituições das democracias do mundo clássico grego.
E até mesmo escravos conseguiram a cidadania, como o caso de Pasion, que conquistou a cidadania ateniense.

Fonte: MARCÉN, Celia Barrio. Aspásia de Mileto: uma mulher livre na Grécia Clássica? Anuario del Centro de la Universidad Nacional de Educación a Distancia en Calatayud. N.º 21, pp. 57-68, 2015, disponível em http://www.calatayud.uned.es/web/actividades/revista-anales/21/03-02-CeliaBarrioMarcen.pdf Acesso em: 14/4/2019.

ANDRADE, Marta Mega de. Os “usos” do feminino. Ou da participação da mulher na pólis dos atenienses no período clássico. Phoinix, Rio de Janeiro, 4: 389-401,1998, UFRJ. Disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/23_-_OS_USOS_DO_FEMININO_-_MARTA_MEGA_FTeVIW7.pdf Acesso em: 14/4/2019.

TRABULSI, José Antônio Dabdab. Cidadania, liberdade e participação na Grécia: uma crítica da leitura liberal. Artigosd Livres, UFF, disponível em http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_livres/artg6-9.pdf Acesso em: 14/4/2019.

Vídeo A mulher grega mítica: ideal e realidade da mulher aristocrática, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc&list=PLzTOwZkuXPyP0mKB73oHgxg2qgAQ3Vph1&index=33&t=0s&fbclid=IwAR1uS7pNVg87ZEno_5Zi2bf6bwExLgYpxxg8iPTZbUDOTT8Mnrq9MpTmKhc Acesso em: 14/4/2019. Documentário produzido por aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

VLASSOPOULOS, Kostas. Free spaces: identity, experience and democracy in classical Athens. Classical Quarterly 57.1 33–52 (2007) Printed in Great Britain. Disponível em https://www.academia.edu/1097846/Free_spaces_identity_experience_and_democracy_in_classical_Athens Acesso em: 14/4/2019.

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Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI12 da BNCC

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Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

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