17796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Roma Antiga, a Lei das Doze Tábuas

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Roma Antiga, a Lei das Doze Tábuas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer a Lei das Doze Tábuas e relacioná-la ao conceito de cidadania.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize a imagem da capa da Constituição brasileira. Proponha que analisem e registrem no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- O que é uma Constituição?
- Qual a finalidade de uma Constituição?
- Por que será que a nossa Constituição é chamada de Constituição Cidadã?

Indique que usem um dicionário. Caso necessitem, envie você mesmo as definições disponíveis aqui: Constituição e Cidadania. Acesso: 14/06/2020.

Para promover a interação entre a turma, tais perguntas podem ser feitas por meio de enquetes, para você mapear as percepções. É possível utilizar o Mentimeter para isso (veja como usá-lo aqui - Ative a tradução).

Problematização
Esta etapa contém 6 documentos, cada qual com duas leis a serem analisadas. Reflita qual é a melhor maneira de trabalhá-los com seus alunos, por exemplo:
- Individualmente: propondo um prazo para que analisem todos os documentos ou parte deles. Defina quantos são adequados aos alunos. Sugere-se, pelo menos, dois documentos (4 leis).
- Em grupo: oriente-os a organizarem grupos de até 3 pessoas pelo Whatsapp, para que analisem o conjunto de documentos (2 por pessoa - 4 leis).

Eles devem analisar qual é o conteúdo de cada uma das leis e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula.

Sistematização
Oriente-os a criar outro tópico ou coluna nos registros sobre as Leis das Doze Tábuas, o qual irão completar com uma reflexão sobre diferenças e semelhanças delas em relação às nossas leis atuais.

Crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo) e compartilhe o link com os alunos. Peça que cada um escreva uma das leis que analisou em um “post” (podem inserir imagens) e que os colegas interajam nos comentários, pontuando o que perceberem ser diferente ou semelhante.

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito de Roma Clássica, especialmente , com relação ao direito romano, sugira que assistam ao vídeo educativo: Roma Monarquia e República. Resumo de História - Curso Enem Gratuito, 17/12/2018. Disponível aqui.


Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_12UND04

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas