17795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Cidadania na Roma Antiga

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Cidadania na Roma Antiga

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Canva.

Contexto
O objetivo desta aula é conhecer as instituições representativas dos diferentes grupos sociais na Roma Antiga e estabelecer relações com o presente no Brasil.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize as imagens do Congresso Nacional e o texto “O poder legislativo”. Proponha que analisem e registrem no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula:
- O que é o Congresso Nacional?
- O que faz o Senado brasileiro?
- Considerando que o Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, quantos senadores o país possui?
- De quantos anos é o mandato de um senador?

Para promover a interação entre a turma, tais perguntas podem ser feitas por meio de enquetes, mapeando as percepções. É possível utilizar o Mentimeter para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução).

Problematização
Disponibilize o conjunto de documentos aos alunos. Oriente-os a fazer a leitura, analisar e registrar no caderno ou em mídias digitais que utilizam, como o Google sala de aula, as seguintes questões (aqui separadas por textos):
- Texto “Sociedade romana”: quem ocupava o Senado romano? A sociedade romana era igualitária? Justifique.
- Texto “Secessios plebis”: o que foram as Secessios plebis?
- Texto “Conquistas da plebe”: quais foram as conquistas da plebe? Observando as datas, podemos dizer que estão relacionadas com as Secessios plebis? Explique.
- Texto “Édito de Caracala”: com o Édito de Caracala a cidadania romana foi ampliada? Explique.

Incentive a interação entre os alunos quanto a estas questões, por meio de uma enquete virtual no Whatsapp, Mentimeter ou durante uma videoconferência.

Sistematização
Disponibilize os gráficos referentes às proporções de gênero e raça na população brasileira e na composição do senado em anos recentes. Oriente-os a analisar tais dados e elaborar uma conclusão para a questão:
- Mulheres, pretos e pardos são devidamente representados no Senado brasileiro?

Sugira que analisem também as proporções por Estados e regiões, consultando a lista nominal da última eleição (2018 - disponível aqui) e os dados populacionais respectivos. Podem usar estas informações para construir novos gráficos, utilizando o Canva (veja aqui como usá-lo).

Os alunos devem compartilhar as conclusões com a turma em um dos meios utilizados (Whatsapp, murais virtuais ou videoconferência).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito do funcionamento do Congresso Nacional no Brasil contemporâneo, sugira que assistam ao vídeo educativo:
“2 minutos para entender - Congresso Nacional”. Superinteressante, 10/05/2016. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_12UND03

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas