17794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - A legenda nos mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a função da legenda nos mapas.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens projetadas

Material complementar:

Mapa para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Para você saber mais:

Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.

PENA, Rodolfo F. Alves. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 4 alunos. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas.
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas.
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica.
  • GEO4_10UND05 Elementos do mapa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que estudaremos as legendas um dos elementos fundamentais para compreendermos os mapas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Diga que é a representação de um bairro. Comente que não sabemos o que significa esses desenhos dentro do mapa. Pergunte se alguém tem ideia do que eles podem significar. Diga que o elemento que falta para compreendermos esse mapa é a legenda.

Para você saber mais:

Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.

PENA, Rodolfo F. Alves. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre legendas. Comente questões como: elas podem ter cor? podem ter desenhos? podem ter linhas?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a imagem no quadro. Leia e diga que irão construir uma legenda em um mapa. Projete a imagem do slide 6. faça um breve comentário. Pontue que é um mapa fictício de tesouro. Mostre os símbolos que existem dentro dele. Diga que vão criar uma legenda para explicar os desenhos que estão no mapa. Distribua uma folha de papel impressa para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para cada agrupamento afixar seu mapa no mural para todos socializem suas legendas.

Mapa para ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Na impossibilidade de imprimir o mapa do tesouro, reproduza um semelhante num papel pardo a ser afixado no quadro. faça a legenda no coletivo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a imagem no quadro. Leia e diga que irão construir uma legenda em um mapa. Projete a imagem do slide 6. faça um breve comentário. Pontue que é um mapa fictício de tesouro. Mostre os símbolos que existem dentro dele. Diga que vão criar uma legenda para explicar os desenhos que estão no mapa. Distribua uma folha de papel impressa para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para cada agrupamento afixar seu mapa no mural para todos socializem suas legendas.

Mapa para ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Na impossibilidade de imprimir o mapa do tesouro, reproduza um semelhante num papel pardo a ser afixado no quadro. faça a legenda no coletivo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem. Diga que essa imagem mostra exemplos de símbolos e cores utilizados em legendas nos mapas. Faça a leitura dos símbolos. Nesse momento espera-se que a turma compreenda que as legendas explicam os símbolos utilizados em mapas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens projetadas

Material complementar:

Mapa para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Para você saber mais:

Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.

PENA, Rodolfo F. Alves. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 4 alunos. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas.
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas.
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica.
  • GEO4_10UND05 Elementos do mapa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que estudaremos as legendas um dos elementos fundamentais para compreendermos os mapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Diga que é a representação de um bairro. Comente que não sabemos o que significa esses desenhos dentro do mapa. Pergunte se alguém tem ideia do que eles podem significar. Diga que o elemento que falta para compreendermos esse mapa é a legenda.

Para você saber mais:

Legendas - Convenções gráficas ajudam a compreender os mapas. Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.

PENA, Rodolfo F. Alves. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre legendas. Comente questões como: elas podem ter cor? podem ter desenhos? podem ter linhas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a imagem no quadro. Leia e diga que irão construir uma legenda em um mapa. Projete a imagem do slide 6. faça um breve comentário. Pontue que é um mapa fictício de tesouro. Mostre os símbolos que existem dentro dele. Diga que vão criar uma legenda para explicar os desenhos que estão no mapa. Distribua uma folha de papel impressa para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para cada agrupamento afixar seu mapa no mural para todos socializem suas legendas.

Mapa para ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Na impossibilidade de imprimir o mapa do tesouro, reproduza um semelhante num papel pardo a ser afixado no quadro. faça a legenda no coletivo.

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a imagem no quadro. Leia e diga que irão construir uma legenda em um mapa. Projete a imagem do slide 6. faça um breve comentário. Pontue que é um mapa fictício de tesouro. Mostre os símbolos que existem dentro dele. Diga que vão criar uma legenda para explicar os desenhos que estão no mapa. Distribua uma folha de papel impressa para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para cada agrupamento afixar seu mapa no mural para todos socializem suas legendas.

Mapa para ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GPbWUGxP3z2gBnmeQy7hDnpsdSYvmFuCH3E3CPMVsAzBy5zfKkArKnDmAkRe/geo4-10und07-mapa-do-tesouro.pdf

Na impossibilidade de imprimir o mapa do tesouro, reproduza um semelhante num papel pardo a ser afixado no quadro. faça a legenda no coletivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a imagem. Diga que essa imagem mostra exemplos de símbolos e cores utilizados em legendas nos mapas. Faça a leitura dos símbolos. Nesse momento espera-se que a turma compreenda que as legendas explicam os símbolos utilizados em mapas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano