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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Elementos do mapa

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar os elementos formadores do mapa (legenda, título, escala, fonte, orientação).

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem do mapa Brasil Político.

Material complementar:

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B2mRhTK8UbXAs7svCGGPXCRcnZ22ssp8fy3vxS6CvpABGTfvdYgWbzkeptST/geo4-10und05-ficha-de-leitura-do-mapa.pdf

Caça-palavras para sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dzxAHPCEKdPJBBr2tYQ4SqHGVDEPcsfGgHr2pe2CrpwXNNhx7QxDrkN8TwJn/geo4-10und05-caca-palavras.pdf

Link para os mapas:

Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEenqksUtrHgvTmZjv95ZqpJ5aWD43hkZSS7BqRr4h9H9mz7vukKr4euaSB9/geo4-10und05-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Para você saber mais:

O contexto trabalhado são os elementos constituintes dos mapas. São eles: título, escala, orientação, legenda, projeção e fonte.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham manuseado um Mapa do Brasil. Para completar essa habilidade sugere-se associar aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos tratar dos elementos que fazem parte dos Mapas. Comente que mapas são representações de um espaço real e que para compreendermos as informações que eles transmitem, é necessário observar os elementos que estudaremos hoje.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete a imagem do Mapa Brasil. Primeiramente questione os alunos estimulando a leitura do mapa. Após os comentários dos alunos, diga que é um mapa que representa o Brasil com a divisão dos estados e regiões. Comente que os mapas trazem informações diversas e que neles há elementos como cores, símbolos e escritas necessárias para entendermos suas informações. Com esses elementos é possível fazer a leitura das informações que o mapa transmite, como: o lugar representado, a divisão dos estados, as cores utilizadas, os símbolos presentes, entre outras.

Mapa: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1YvDKcnJp8zERRUm60PYyfAmqr5Zyf5Ti

Na impossibilidade de projetar o Mapa, utilize um mapa grande a ser afixado no quadro ou um Atlas ou livro didático em cada dupla.

Para você saber mais:

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade dos alunos sobre a leitura de mapas. Levante questões como:

  • Onde descobrimos o assunto desse mapa?
  • Como descobrimos o significado das cores?
  • Quem produziu esse mapa?
  • O que significa esses símbolos e linhas?
  • Como podemos identificar a direção onde o oceano e estados estão?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Em seguida projete novamente o Mapa do Brasil utilizado na contextualização ou entregue uma cópia de um mapa e distribua uma ficha impressa para cada dupla. Diga que para responder a ficha é necessário observar o mapa. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividade. Peça para que algumas duplas leiam suas fichas para socializar suas descobertas. Em seguida promova comentários sobre a importância desses elementos: O título informa o local representado; a legenda mostra o significado de cores e símbolos; a fonte traz a informação de onde os dados foram retirados; a escala representa quantas vezes o tamanho real foi reduzido; a orientação permite a localização, ou seja, a direção dos lugares representados no mapa.

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B2mRhTK8UbXAs7svCGGPXCRcnZ22ssp8fy3vxS6CvpABGTfvdYgWbzkeptST/geo4-10und05-ficha-de-leitura-do-mapa.pdf

Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEenqksUtrHgvTmZjv95ZqpJ5aWD43hkZSS7BqRr4h9H9mz7vukKr4euaSB9/geo4-10und05-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas projete ou escreva a frase no quadro. Distribua o caça palavras impresso para cada dupla. Em seguida, peça para que as duplas leiam as palavras encontradas. Escreva as palavras num papel pardo a ser afixado no mural da sala. Espera-se que os alunos identifiquem que um mapa possui elementos que contribuem para a leitura das informações transmitidas e consigam identificá-los nos mapas.

Caça-palavras para sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dzxAHPCEKdPJBBr2tYQ4SqHGVDEPcsfGgHr2pe2CrpwXNNhx7QxDrkN8TwJn/geo4-10und05-caca-palavras.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagem do mapa Brasil Político.

Material complementar:

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B2mRhTK8UbXAs7svCGGPXCRcnZ22ssp8fy3vxS6CvpABGTfvdYgWbzkeptST/geo4-10und05-ficha-de-leitura-do-mapa.pdf

Caça-palavras para sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dzxAHPCEKdPJBBr2tYQ4SqHGVDEPcsfGgHr2pe2CrpwXNNhx7QxDrkN8TwJn/geo4-10und05-caca-palavras.pdf

Link para os mapas:

Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEenqksUtrHgvTmZjv95ZqpJ5aWD43hkZSS7BqRr4h9H9mz7vukKr4euaSB9/geo4-10und05-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Para você saber mais:

O contexto trabalhado são os elementos constituintes dos mapas. São eles: título, escala, orientação, legenda, projeção e fonte.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. É importante que já tenham manuseado um Mapa do Brasil. Para completar essa habilidade sugere-se associar aos planos:

  • GEO4_10UND01 Leitura de mapas
  • GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
  • GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos tratar dos elementos que fazem parte dos Mapas. Comente que mapas são representações de um espaço real e que para compreendermos as informações que eles transmitem, é necessário observar os elementos que estudaremos hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete a imagem do Mapa Brasil. Primeiramente questione os alunos estimulando a leitura do mapa. Após os comentários dos alunos, diga que é um mapa que representa o Brasil com a divisão dos estados e regiões. Comente que os mapas trazem informações diversas e que neles há elementos como cores, símbolos e escritas necessárias para entendermos suas informações. Com esses elementos é possível fazer a leitura das informações que o mapa transmite, como: o lugar representado, a divisão dos estados, as cores utilizadas, os símbolos presentes, entre outras.

Mapa: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1YvDKcnJp8zERRUm60PYyfAmqr5Zyf5Ti

Na impossibilidade de projetar o Mapa, utilize um mapa grande a ser afixado no quadro ou um Atlas ou livro didático em cada dupla.

Para você saber mais:

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade dos alunos sobre a leitura de mapas. Levante questões como:

  • Onde descobrimos o assunto desse mapa?
  • Como descobrimos o significado das cores?
  • Quem produziu esse mapa?
  • O que significa esses símbolos e linhas?
  • Como podemos identificar a direção onde o oceano e estados estão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Em seguida projete novamente o Mapa do Brasil utilizado na contextualização ou entregue uma cópia de um mapa e distribua uma ficha impressa para cada dupla. Diga que para responder a ficha é necessário observar o mapa. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividade. Peça para que algumas duplas leiam suas fichas para socializar suas descobertas. Em seguida promova comentários sobre a importância desses elementos: O título informa o local representado; a legenda mostra o significado de cores e símbolos; a fonte traz a informação de onde os dados foram retirados; a escala representa quantas vezes o tamanho real foi reduzido; a orientação permite a localização, ou seja, a direção dos lugares representados no mapa.

Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B2mRhTK8UbXAs7svCGGPXCRcnZ22ssp8fy3vxS6CvpABGTfvdYgWbzkeptST/geo4-10und05-ficha-de-leitura-do-mapa.pdf

Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DEenqksUtrHgvTmZjv95ZqpJ5aWD43hkZSS7BqRr4h9H9mz7vukKr4euaSB9/geo4-10und05-mapa-grandes-regioes-brasileiras.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas projete ou escreva a frase no quadro. Distribua o caça palavras impresso para cada dupla. Em seguida, peça para que as duplas leiam as palavras encontradas. Escreva as palavras num papel pardo a ser afixado no mural da sala. Espera-se que os alunos identifiquem que um mapa possui elementos que contribuem para a leitura das informações transmitidas e consigam identificá-los nos mapas.

Caça-palavras para sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dzxAHPCEKdPJBBr2tYQ4SqHGVDEPcsfGgHr2pe2CrpwXNNhx7QxDrkN8TwJn/geo4-10und05-caca-palavras.pdf

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