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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - As escalas nos mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a função das escalas nos mapas.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia dos mapas e da atividade e barbante.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes Mapa Mundi: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o downloads do mapa.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham tido contato com Atlas Geográfico ou com mapa do Brasil e do Mundo. Para subsidiar a aula, utilize o Plano de Aula sobre Elementos do Mapa GEO4_10UND05.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é escala, um dos recursos presentes nos mapas. Diga que a escala é um dos elementos que compõem os mapas junto com a legenda, título, orientação e fonte.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.

Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.

Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.

Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.

Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.

Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.

Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a utilização da escala nos mapas. Comente sobre a escala ser um recurso do mapa que traz uma unidade de medida. Pergunte:

  • Por que será que a escala tem uma medida?
  • Será que em todos os mapas a escala é igual?
  • Qual é sua utilidade?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que cada agrupamento fará uma frase sobre as descobertas sobre a função das escalas nos mapas. Distribua uma folha de papel para cada agrupamento construir sua frase. Garanta que escrevam informações como: representa o espaço real, usa medidas, serve para sabermos o tamanho dos lugares, elas diminuem o espaço verdadeiro. Peça para que pendurem as frases num varal para ficar exposto na sala. Nesse momento espera-se que identifiquem que mapas são representações reais dos lugares e as escalas são utilizadas para representar o espaço em um tamanho proporcional ao tamanho real.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia dos mapas e da atividade e barbante.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes Mapa Mundi: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o downloads do mapa.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham tido contato com Atlas Geográfico ou com mapa do Brasil e do Mundo. Para subsidiar a aula, utilize o Plano de Aula sobre Elementos do Mapa GEO4_10UND05.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que o tema da aula é escala, um dos recursos presentes nos mapas. Diga que a escala é um dos elementos que compõem os mapas junto com a legenda, título, orientação e fonte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.

Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.

Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.

Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3: Mapa do Brasil. Faça uma breve leitura dos elementos como título, fonte, legenda, orientação e escala. Mostre a escala novamente. Atente para o fato dela representar uma unidade de medida. Converse sobre o tema do mapa onde observamos os estados brasileiros divididos por regiões.

Em seguida projete a imagem do slide 4: Países mais extensos do mundo. Faça uma breve leitura. Mostre a legenda e a unidade de medida usada. Localize o Brasil no mapa. Faça com que os alunos percebam que o Brasil está representado nos dois mapas, porém em tamanhos diferentes. Diga que essa diferença na representação do Brasil acontece por conta da Escala utilizada em cada um deles. Retome a escala dos dois mapas para perceberem a diferença entre as unidades de medidas entre eles.

Link para os mapas:

Mapa do Brasil: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes

Mapa Mundi: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/mundo.html

Esse link acessa a página. Para acessá-lo clique em Continentes e Países mais extensos. Em seguida faça o download do mapa.

Na impossibilidade de projetar os mapas, utilize um mapa com tamanho suficiente para seu afixado no quadro, ou utilize um livro didático ou Atlas Geográfico com cada agrupamento.

Para você saber mais:

A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. O aluno deve entender que cada centímetro do mapa corresponde a medida real que se dá em quilômetros.

Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.

Sobre escala acesse:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Escala dos Mapas. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-escala-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: como interpretar reduções em mapas. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Escala Cartográfica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escalas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a utilização da escala nos mapas. Comente sobre a escala ser um recurso do mapa que traz uma unidade de medida. Pergunte:

  • Por que será que a escala tem uma medida?
  • Será que em todos os mapas a escala é igual?
  • Qual é sua utilidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Leia para a turma. Em seguida mostre a imagem do slide 7: Planta da Sala de Tiago. Faça uma breve leitura da imagem, mostre os elementos que a compõem e foque na escala. Diga que a escala representa a medida real da escola de Tiago, ou seja, que cada centímetro do mapa representa 5 metros do espaço real da escola. Em seguida distribua uma atividade impressa para cada agrupamento. Circule pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade. Peça para que alguns agrupamentos socializem suas descobertas com o grupo.

Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5TtT7aDYn8zjqgrR2MPXAd4G2x2Fug2FV4SexBS9cP4tucc99rNVtv4qT6fS/geo4-10und04-utilizando-escalas.pdf

Na impossibilidade de projetar a imagem, faça um desenho da mesma num papel pardo a ser afixada no quadro. Não esqueça de obedecer às medidas, ou seja, as proporções da escala. Faça um cartaz com as atividades impressas para ser afixada no quadro e realize a atividade no coletivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que cada agrupamento fará uma frase sobre as descobertas sobre a função das escalas nos mapas. Distribua uma folha de papel para cada agrupamento construir sua frase. Garanta que escrevam informações como: representa o espaço real, usa medidas, serve para sabermos o tamanho dos lugares, elas diminuem o espaço verdadeiro. Peça para que pendurem as frases num varal para ficar exposto na sala. Nesse momento espera-se que identifiquem que mapas são representações reais dos lugares e as escalas são utilizadas para representar o espaço em um tamanho proporcional ao tamanho real.

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