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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Leitura de legenda pictórica

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre interpretar informações no mapa a partir da legenda com símbolos.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Ficha para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QJjazs78hTK783b8B5V8qAY35jHA4xAQ2V5BTazDjAWEyScp7WsTVy4XvjQG/geo4-10und03-ficha-de-leitura-de-legendas.pdf

Material para Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4y8xH5TfVzRkHcbmNPbxYYfgRDHRWCSyVtVU6cShggkaeQpQ2QCvVQvkr3V/geo4-10und03-jogo-da-memoria.pdf

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em duplas. É importante que já tenham manuseado um Atlas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão ler informações em mapas. Comente que mapas servem para localização de lugares, mas que também trazem informações sobre a população, vegetação, meio ambiente. Diga que nessa aula estudaremos um recurso muito importante que nos ajuda a ler e entender os mapas: a legenda.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas que representam diferentes lugares e que trazem símbolos (desenhos) com diferentes informações. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias. Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são os diferentes símbolos, ou seja, pictórica.

Caso haja impossibilidade de projetar o mapa, utilize um Atlas Geográfico com as duplas.

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas que representam diferentes lugares e que trazem símbolos (desenhos) com diferentes informações. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias. Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são os diferentes símbolos, ou seja, pictórica.

Caso haja impossibilidade de projetar o mapa, utilize um Atlas Geográfico com as duplas.

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar as crianças em como descobrir as informações no mapa. Comente que os mapas trazem recursos que ajudam a sua leitura como a legenda. Faça questionamentos como:

  • Como descobrimos informações lendo a legenda?
  • Por que os símbolos são diferentes?
  • O que os símbolos representam?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão fazer a leitura de um mapa utilizando sua legenda. O mapa utilizado na atividade é o que está no slide 4. Distribua um mapa impresso com a ficha de leitura para cada dupla. Diga que para preencher a ficha é necessário recorrer a legenda do mapa. Caminhe pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade, principalmente que estejam utilizando a legenda. Em seguida, peça para que algumas duplas leiam suas fichas para socializar as descobertas.

Material complementar:

Ficha para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QJjazs78hTK783b8B5V8qAY35jHA4xAQ2V5BTazDjAWEyScp7WsTVy4XvjQG/geo4-10und03-ficha-de-leitura-de-legendas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão brincar de Jogo da Memória. Entregue um jogo impresso a cada dupla. Comente que as peças do jogo são compostas por símbolos utilizados em legendas. Converse sobre as regras: encontrar os pares corretos, ou seja, encontrar um símbolo e o que ele representa. Circule pela turma e garanta que estejam compreendendo o jogo. Nesse momento espera-se que a turma reconheça a legenda como recurso para compreender mapas.

Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4y8xH5TfVzRkHcbmNPbxYYfgRDHRWCSyVtVU6cShggkaeQpQ2QCvVQvkr3V/geo4-10und03-jogo-da-memoria.pdf

Na impossibilidade de imprimir o jogo, recorte figuras de revistas. Organize a turma em círculo para jogar no coletivo.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Ficha para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QJjazs78hTK783b8B5V8qAY35jHA4xAQ2V5BTazDjAWEyScp7WsTVy4XvjQG/geo4-10und03-ficha-de-leitura-de-legendas.pdf

Material para Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4y8xH5TfVzRkHcbmNPbxYYfgRDHRWCSyVtVU6cShggkaeQpQ2QCvVQvkr3V/geo4-10und03-jogo-da-memoria.pdf

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em duplas. É importante que já tenham manuseado um Atlas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão ler informações em mapas. Comente que mapas servem para localização de lugares, mas que também trazem informações sobre a população, vegetação, meio ambiente. Diga que nessa aula estudaremos um recurso muito importante que nos ajuda a ler e entender os mapas: a legenda.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas que representam diferentes lugares e que trazem símbolos (desenhos) com diferentes informações. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias. Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são os diferentes símbolos, ou seja, pictórica.

Caso haja impossibilidade de projetar o mapa, utilize um Atlas Geográfico com as duplas.

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens dos mapas. Comente sobre os mapas. Diga que são mapas que representam diferentes lugares e que trazem símbolos (desenhos) com diferentes informações. Diga que nesses mapas o destaque é a legenda, objeto de estudo dessa aula. Diga que legenda é um elemento presente nos mapas que explica os símbolos usados como cores, formas, linhas de diferentes espessuras, por exemplo ruas e rodovias. Comente que no caso desses mapas o recurso trabalhado nas legendas são os diferentes símbolos, ou seja, pictórica.

Caso haja impossibilidade de projetar o mapa, utilize um Atlas Geográfico com as duplas.

Para você saber mais:

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas, tracejados, trajetos, contornos) dispostos no mapa têm a finalidade de representar as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma legenda.

PENA, Rodolfo F. Alves. Simbologia dos Mapas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/simbologia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Legenda dos Mapas. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/legenda-dos-mapas.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Mapas Temáticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 20 mai 2019.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar as crianças em como descobrir as informações no mapa. Comente que os mapas trazem recursos que ajudam a sua leitura como a legenda. Faça questionamentos como:

  • Como descobrimos informações lendo a legenda?
  • Por que os símbolos são diferentes?
  • O que os símbolos representam?
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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão fazer a leitura de um mapa utilizando sua legenda. O mapa utilizado na atividade é o que está no slide 4. Distribua um mapa impresso com a ficha de leitura para cada dupla. Diga que para preencher a ficha é necessário recorrer a legenda do mapa. Caminhe pela sala e garanta que todos estejam compreendendo a atividade, principalmente que estejam utilizando a legenda. Em seguida, peça para que algumas duplas leiam suas fichas para socializar as descobertas.

Material complementar:

Ficha para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QJjazs78hTK783b8B5V8qAY35jHA4xAQ2V5BTazDjAWEyScp7WsTVy4XvjQG/geo4-10und03-ficha-de-leitura-de-legendas.pdf

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Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Projete ou escreva a frase no quadro. Diga que vão brincar de Jogo da Memória. Entregue um jogo impresso a cada dupla. Comente que as peças do jogo são compostas por símbolos utilizados em legendas. Converse sobre as regras: encontrar os pares corretos, ou seja, encontrar um símbolo e o que ele representa. Circule pela turma e garanta que estejam compreendendo o jogo. Nesse momento espera-se que a turma reconheça a legenda como recurso para compreender mapas.

Jogo da Memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4y8xH5TfVzRkHcbmNPbxYYfgRDHRWCSyVtVU6cShggkaeQpQ2QCvVQvkr3V/geo4-10und03-jogo-da-memoria.pdf

Na impossibilidade de imprimir o jogo, recorte figuras de revistas. Organize a turma em círculo para jogar no coletivo.

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