Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de reconhecer as regiões do IBGE como um conjunto de unidades federativas que possuem características comuns.
Materiais necessários: Projetor, quadro, giz/pincel, atlas, cópias dos mapas e cópias da atividade Regiões Brasileiras - Características Comuns de suas Unidades Federativas.
Material complementar:
Mapas e Atividades: Regiões Brasileiras (Ação Propositiva) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YVBg2MMQWUgQWnNAGD7myBPn3vB8gBDwey3n8aHhjxcPGFSwVjPrz9bd9gPY/ge04-05und09-mapas-e-atividades-regioes-brasileiras-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
Mapa do Brasil - Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaEfMTQyjGTxwxz9aw7x7tVy7Nd86Y4eKtcJqJcFakuj7nGjsc4vnDUPahyF/ge04-05und09-mapa-brasil-grandes-regioes.pdf
Mapa do Brasil - Unidades Federativas:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruVEx6SqaU5y4CwyzQ8kPwqB4kuYvXNzPEdQ23Sh9uFXzXyRuMbfxrBGcxRf/ge04-05und09-mapa-brasil-unidades-federativas.pdf
Para você saber mais:
Para desenvolver a aula você poderá buscar informações na plataforma do IBGE educa disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2850-nosso-territorio/19637-divisao-territorial.html.>. Acesso em: 20 mai 2019. Nela você encontrará informações sobre a regionalização, além de mapas.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento da aula é importante que os alunos já reconheçam a Regionalização do Brasil definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalhado no plano de aula GE04_05UND01.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Distribua a turma em cinco grupos. Apresente para a turma o tema da aula. Ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou falado. Chame a atenção da turma para o tema, e destaque que na aula eles irão caracterizar as regiões brasileiras, ou seja, a partir da identificação de cada uma das regiões e suas respectivas unidades administrativas, eles serão capazes de destacar seus aspectos (características) comuns.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente para a turma o mapa do Brasil “Grandes Regiões”, ele poderá ser projetado, observado em um atlas, ou ainda impresso e entre cópias aos grupos. Permita que os alunos observem o mapa, lei com eles o título e chame a atenção para a divisão em cores e para o nome presente dentro de cada cor. Destaque com a turma que se trata do mapa do Brasil dividido em cinco regiões.
Link do mapa - Brasil Grandes Regiões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaEfMTQyjGTxwxz9aw7x7tVy7Nd86Y4eKtcJqJcFakuj7nGjsc4vnDUPahyF/ge04-05und09-mapa-brasil-grandes-regioes.pdf
Para você saber mais:
Na plataforma IBGE educa para crianças, você vai encontrar uma explicação bem breve e sucinta sobre a divisão do país em cinco regiões, que poderá subsidiar sua explicação a turma. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2850-nosso-territorio/19637-divisao-territorial.html>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Orientações: Apresente aos grupos o segundo mapa Brasil - Unidades Federativas, ele também poderá ser projetado, observado em um atlas, ou impresso para os grupos. Chame a atenção deles para o título e para as cores do mapa, destaque que se trata do mapa de Grandes Regiões, pois as cores foram mantidas, porém agora foram inseridas as unidades federativas em cada uma das regiões. Observe com a turma em qual região encontra-se localizada a unidade federativa onde vivem.
Link do mapa Brasil - Unidades Federativas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruVEx6SqaU5y4CwyzQ8kPwqB4kuYvXNzPEdQ23Sh9uFXzXyRuMbfxrBGcxRf/ge04-05und09-mapa-brasil-unidades-federativas.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Com a turma distribuída em cinco grupos, apresente para eles o questionamento, que poderá ser projetado ou escrito no quadro. Retome com a turma o Mapa da Unidades Federativas para que eles observem quais outros estados fazem parte da região onde eles vivem. Após identificarem releia o questionamento permitindo que os grupos levantem hipóteses sobre as características comuns. Destaque com a turma alguns aspectos que tornam as unidades federativas semelhantes como características naturais (vegetação e clima, principalmente), econômicos e populacionais.
Para você saber mais:
Na página da Comissão Nacional de Classificação do IBGE, disponível no link, você vai encontrar informações sobre a divisão do Brasil em cinco regiões:
Comissão Nacional de Classificação (CONCLA). IBGE. Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/94-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/1462-divisao-territorial.html>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Nessa etapa cada um dos cinco grupos será nomeado com o nome de uma das regiões (Grupo 1- Norte; Grupo 2 - Nordeste; Grupo 3 - Centro-Oeste; Grupo 4 - Sudeste; Grupo 5 - Sul). Após nomeá-los, entregue a cada grupo uma folha com a cópia dos mapas analisados na contextualização e uma folha com a descrição da região e suas unidades federativas. Os grupos deverão fazer a leitura do trecho, identificaram e registrarem três características da região estudada. Passados 12 minutos da atividade cada grupo deverá fazer a apresentação para os demais colegas.
Link da atividade - Regiões Brasileiras - Características Comuns de suas Unidades Federativas -
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula construa com a turma de forma coletiva, em uma folha de papel Kraft, as principais características das regiões brasileiras e suas unidades federativas identificadas pelos grupos. Aproveite o momento para chamar atenção dos alunos para a região na qual eles vivem.