GE04_05UND08 - Atividade Malha Municipal Brasileira (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: A administração do Município
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de reconhecer o município como a menor unidade político-administrativa que ocupamos e perceberão a sua importância para a administração estadual e federal.
Materiais necessários: Projetor, quadro, pincel ou giz e cópias do mapa da Bahia, cópias da atividade ação propositiva.
Material complementar:
Ação Propositiva Mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf
Atividade Ação Propositiva - A importância dos Municípios - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDs42cNH3sm7kAp25U9d79rksd6AnCZrukuP6EvfU3WkaGRPcyjWqXbfHncP/ge04-05und08-atividade-malha-municipal-brasileira-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
Link do mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf
Para saber mais:
O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.
FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: A aula poderá ser ministrada após o trabalho com os conceitos referentes ao papel do prefeito e do governador encontrado na aula GE04_05UND07.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que no território nacional existem divisões internas que servem para facilitar a administração, assim foi estabelecida uma fragmentação do território brasileiro em estados, municípios e distritos. Destaque que o tema estudado tratará do município como a unidade político-administrativa onde vivemos.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete o texto que está no slide para os alunos e promova uma leitura oral e coletiva com a turma. Chame a atenção da turma sobre as localidades em destaque e especialmente enfatize a necessidade da divisão político-administrativa do território nacional. Destaque que os municípios representam a unidade político-administrativa mais próxima da população. Escute as ideias que os alunos trazem a partir do texto e contextualize com o tema da aula.
Na impossibilidade de projetar o texto no quadro, organize previamente uma impressão do mesmo e distribua para os alunos, ou ainda escreva em uma cartolina.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Retome com a turma o título do trecho “Somos sempre de algum lugar do mundo” apresentado na contextualização. Comente com a turma quais são os espaços que ocupamos considerando o país, a região do IBGE, a unidade federativa e o município. Registre no quadro as informações e reflita com a turma sobre o município, pois ele representa a unidade político-administrativa que ocupamos e levantem coletivamente o motivo de tantas subdivisões do território nacional. Após as hipóteses levantadas pela turma comente com eles que a divisão municipal favorece a administração do território.
Para saber mais:
O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.
FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro alunos, entregue a cada grupo cópias dos mapas que apresentam a evolução da malha municipal brasileira (disponível abaixo). De posse do mapa os grupos deverão ler a atividade e resolver a tarefa a partir da análise do mapa e leitura do texto. Chame a atenção dos grupos para os mapas e o crescimento do número de municípios, leia com eles o texto presente na atividade, evidenciando a importância da divisão político-administrativa do município, pois permite uma administração mais próxima das demandas da população local. Em seguida permita que cada grupo identifique um problema do município e busque soluções para essa demanda desempenhando o papel do prefeito. Cuide para contextualizar a atividade de forma que possibilite aos alunos perceberem a importância da divisão político-administrativa para gestão municipal.
Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos de cada grupo deverão discutir e apresentar para a turma o que, enquanto prefeito, gostariam de fazer como melhoria para o município. Nesse momento da partilha das produções chame atenção da turma para a importância da divisão municipal. Aproveite para registrar no quadro essa importância (reconhecimento das demandas locais; valorização e divulgação da cultura local; manutenção de serviços de transporte, saúde, educação, entre outros) para que toda a turma tenha acesso e peça que eles anotem em seus cadernos. Chame a atenção da turma para a extensão territorial do país, lembre a eles que o país possui aproximadamente 5.570 municípios. Destaque que essa divisão facilita a administração, ou seja, o conhecimento das necessidades do município e a tomada de decisões de forma mais efetiva pelo prefeito e vereadores responsáveis por cuidar dos municípios.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Atlas Escolas; Google Maps; Google Earth e Google Desenhos.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Encaminhe, por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe, o seguinte vídeo:
- As regiões do Brasil - Introdução – disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe o slide previsto no plano original para esta etapa da aula. Peça aos alunos que:
- leiam o texto;
- identifiquem o município de Pirapora no mapa.
Para isso, solicite que acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui.
Espera-se que percebam a escala geográfica que se refere a um município dentro de um estado que compõe o Brasil (Unidade Federativa).
Problematização
De maneira sincrônica, ou seja, na oportunidade de uma aula virtual com a turma, apresente o slide desta etapa e dê seguimento conforme previsto no plano original. De maneira assincrônica, encaminhe o slide desta etapa e peça que identifiquem o endereço onde moram, no Google Maps e ou no Google Earth, como nos exemplos a seguir.
A ideia é que esse exercício ajude na reflexão sobre o título da contextualização: “Somos sempre de algum lugar no mundo”.
Ação propositiva
A atividade prevista no plano original é para ser feita com os alunos em grupos. Avalie se há essa possibilidade no ensino remoto.
Para facilitar, pode-se solicitar que façam em grupos menores, em trios ou em duplas.
Possibilite um espaço de comunicação entre eles, por WhatsApp ou outro canal sugerido pela escola.
Caso, não haja possibilidade de interação, solicite que façam individualmente, com a ajuda dos familiares. A proposta é que preencham a ficha com o auxílio do mapa. Ambos estão disponíveis no plano original.
Dois pontos são importantes na atividade:
1. percepção do crescimento do número de municípios no nosso país e do crescimento dos municípios em si;
2. a importância da divisão político-administrativa do município.
Além disso, os alunos podem acrescentar às reflexões as propostas discutidas e realizadas para o combate do coronavírus no seu município.
Sistematização
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro da proposta da etapa anterior.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Assistam com seus familiares ao seguinte vídeo:
- Como posso acompanhar a Saúde Fiscal do meu município? – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância do município na administração do território.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
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