17788
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A administração do Município

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer a importância do município na administração do território.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de reconhecer o município como a menor unidade político-administrativa que ocupamos e perceberão a sua importância para a administração estadual e federal.

Materiais necessários: Projetor, quadro, pincel ou giz e cópias do mapa da Bahia, cópias da atividade ação propositiva.

Material complementar:

Ação Propositiva Mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Atividade Ação Propositiva - A importância dos Municípios - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDs42cNH3sm7kAp25U9d79rksd6AnCZrukuP6EvfU3WkaGRPcyjWqXbfHncP/ge04-05und08-atividade-malha-municipal-brasileira-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Link do mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Para saber mais:

O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.

FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A aula poderá ser ministrada após o trabalho com os conceitos referentes ao papel do prefeito e do governador encontrado na aula GE04_05UND07.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que no território nacional existem divisões internas que servem para facilitar a administração, assim foi estabelecida uma fragmentação do território brasileiro em estados, municípios e distritos. Destaque que o tema estudado tratará do município como a unidade político-administrativa onde vivemos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete o texto que está no slide para os alunos e promova uma leitura oral e coletiva com a turma. Chame a atenção da turma sobre as localidades em destaque e especialmente enfatize a necessidade da divisão político-administrativa do território nacional. Destaque que os municípios representam a unidade político-administrativa mais próxima da população. Escute as ideias que os alunos trazem a partir do texto e contextualize com o tema da aula.

Na impossibilidade de projetar o texto no quadro, organize previamente uma impressão do mesmo e distribua para os alunos, ou ainda escreva em uma cartolina.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Retome com a turma o título do trecho “Somos sempre de algum lugar do mundo” apresentado na contextualização. Comente com a turma quais são os espaços que ocupamos considerando o país, a região do IBGE, a unidade federativa e o município. Registre no quadro as informações e reflita com a turma sobre o município, pois ele representa a unidade político-administrativa que ocupamos e levantem coletivamente o motivo de tantas subdivisões do território nacional. Após as hipóteses levantadas pela turma comente com eles que a divisão municipal favorece a administração do território.

Para saber mais:

O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.

FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro alunos, entregue a cada grupo cópias dos mapas que apresentam a evolução da malha municipal brasileira (disponível abaixo). De posse do mapa os grupos deverão ler a atividade e resolver a tarefa a partir da análise do mapa e leitura do texto. Chame a atenção dos grupos para os mapas e o crescimento do número de municípios, leia com eles o texto presente na atividade, evidenciando a importância da divisão político-administrativa do município, pois permite uma administração mais próxima das demandas da população local. Em seguida permita que cada grupo identifique um problema do município e busque soluções para essa demanda desempenhando o papel do prefeito. Cuide para contextualizar a atividade de forma que possibilite aos alunos perceberem a importância da divisão político-administrativa para gestão municipal.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDs42cNH3sm7kAp25U9d79rksd6AnCZrukuP6EvfU3WkaGRPcyjWqXbfHncP/ge04-05und08-atividade-malha-municipal-brasileira-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos de cada grupo deverão discutir e apresentar para a turma o que, enquanto prefeito, gostariam de fazer como melhoria para o município. Nesse momento da partilha das produções chame atenção da turma para a importância da divisão municipal. Aproveite para registrar no quadro essa importância (reconhecimento das demandas locais; valorização e divulgação da cultura local; manutenção de serviços de transporte, saúde, educação, entre outros) para que toda a turma tenha acesso e peça que eles anotem em seus cadernos. Chame a atenção da turma para a extensão territorial do país, lembre a eles que o país possui aproximadamente 5.570 municípios. Destaque que essa divisão facilita a administração, ou seja, o conhecimento das necessidades do município e a tomada de decisões de forma mais efetiva pelo prefeito e vereadores responsáveis por cuidar dos municípios.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de reconhecer o município como a menor unidade político-administrativa que ocupamos e perceberão a sua importância para a administração estadual e federal.

Materiais necessários: Projetor, quadro, pincel ou giz e cópias do mapa da Bahia, cópias da atividade ação propositiva.

Material complementar:

Ação Propositiva Mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Atividade Ação Propositiva - A importância dos Municípios - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDs42cNH3sm7kAp25U9d79rksd6AnCZrukuP6EvfU3WkaGRPcyjWqXbfHncP/ge04-05und08-atividade-malha-municipal-brasileira-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Link do mapa Evolução da Malha Municipal - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Para saber mais:

O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.

FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: A aula poderá ser ministrada após o trabalho com os conceitos referentes ao papel do prefeito e do governador encontrado na aula GE04_05UND07.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que no território nacional existem divisões internas que servem para facilitar a administração, assim foi estabelecida uma fragmentação do território brasileiro em estados, municípios e distritos. Destaque que o tema estudado tratará do município como a unidade político-administrativa onde vivemos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete o texto que está no slide para os alunos e promova uma leitura oral e coletiva com a turma. Chame a atenção da turma sobre as localidades em destaque e especialmente enfatize a necessidade da divisão político-administrativa do território nacional. Destaque que os municípios representam a unidade político-administrativa mais próxima da população. Escute as ideias que os alunos trazem a partir do texto e contextualize com o tema da aula.

Na impossibilidade de projetar o texto no quadro, organize previamente uma impressão do mesmo e distribua para os alunos, ou ainda escreva em uma cartolina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Retome com a turma o título do trecho “Somos sempre de algum lugar do mundo” apresentado na contextualização. Comente com a turma quais são os espaços que ocupamos considerando o país, a região do IBGE, a unidade federativa e o município. Registre no quadro as informações e reflita com a turma sobre o município, pois ele representa a unidade político-administrativa que ocupamos e levantem coletivamente o motivo de tantas subdivisões do território nacional. Após as hipóteses levantadas pela turma comente com eles que a divisão municipal favorece a administração do território.

Para saber mais:

O artigo abaixo apresenta a estrutura político-administrativa do Brasil, bem como a importância dessa administração nas escalas municipal estadual e nacional, visto a grande extensão territorial e variedade populacional presente no território.

FREITAS, Eduardo de. A Estrutura Político-Administrativa do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-estrutura-politicoadministrativa-brasil.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro alunos, entregue a cada grupo cópias dos mapas que apresentam a evolução da malha municipal brasileira (disponível abaixo). De posse do mapa os grupos deverão ler a atividade e resolver a tarefa a partir da análise do mapa e leitura do texto. Chame a atenção dos grupos para os mapas e o crescimento do número de municípios, leia com eles o texto presente na atividade, evidenciando a importância da divisão político-administrativa do município, pois permite uma administração mais próxima das demandas da população local. Em seguida permita que cada grupo identifique um problema do município e busque soluções para essa demanda desempenhando o papel do prefeito. Cuide para contextualizar a atividade de forma que possibilite aos alunos perceberem a importância da divisão político-administrativa para gestão municipal.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AsZpEHePanewKGcWKU77fZNsc2JMeYHV6aV9ZNrnFbdKaTbWEy586Jg2njtZ/ge04-05und08-mapa-evolucao-da-malha-municipal-acao-propositiva.pdf

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UDs42cNH3sm7kAp25U9d79rksd6AnCZrukuP6EvfU3WkaGRPcyjWqXbfHncP/ge04-05und08-atividade-malha-municipal-brasileira-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa os alunos de cada grupo deverão discutir e apresentar para a turma o que, enquanto prefeito, gostariam de fazer como melhoria para o município. Nesse momento da partilha das produções chame atenção da turma para a importância da divisão municipal. Aproveite para registrar no quadro essa importância (reconhecimento das demandas locais; valorização e divulgação da cultura local; manutenção de serviços de transporte, saúde, educação, entre outros) para que toda a turma tenha acesso e peça que eles anotem em seus cadernos. Chame a atenção da turma para a extensão territorial do país, lembre a eles que o país possui aproximadamente 5.570 municípios. Destaque que essa divisão facilita a administração, ou seja, o conhecimento das necessidades do município e a tomada de decisões de forma mais efetiva pelo prefeito e vereadores responsáveis por cuidar dos municípios.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano