Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar quem são os administradores municipal e estadual e qual o papel deles na gestão do território.
Materiais necessários: Projetor, cópias da atividade da ação propositiva, quadro, giz ou pincel, lápis, borracha, caderno.
Material complementar:
Contextualização – Notícias:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NKZZJXpErDNTzCyJYfQYZUe7fFws2CBZpCvw7ujefVHUAdAtBMaACtyxeGDm/ge04-05und07-noticias-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva - Atividade Os papéis do prefeito e do governador:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PpqCXUczVUK49TtdtZpfm2ufbsfHrDHFUSSCHnDsuwZ954xABdtaXrR4Nk7C/ge04-05und07-o-papel-do-prefeito-e-governador-acao-propositiva.pdf
Para saber mais:
Na cartilha elaborada pela CGU, você poderá encontrar outros exemplos de serviços prestados pelo presidente, governadores e prefeitos:
BRASIL, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Guia Prático da Cidadania: falando com a Administração Pública. Brasília-DF, CGU, p. 17-19. Disponível em: . Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para facilitar o desenvolvimento da turma nesta aula seria recomendado trabalhar anteriormente a aula GEO4_05UND04 que aborda de forma mais detalhadas as unidades federativas que compõem o Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da administração das unidades federativas, retome com a turma o conceito de unidades federativas que representam os 26 estados e o Distrito Federal que são administrados pelos governos estaduais, porém estão subordinados ao governo federal.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente para a turma o slide com as notícias, leia cada uma delas. Chame a atenção da turma para o assunto abordado que se refere a reunião entre prefeitos e o governador de diferentes unidades federativas para solucionar problemas dos municípios. Destaque com a turma que existe um pacto entre o governo federal (presidente do Brasil), os governos estaduais (governador) e governos municipais (prefeitos) e que cada um deles tem suas atribuições, apresente como exemplo a oferta de escolas, existem escolas federais mantidas pelo presidente, escolas estaduais mantidas pelos governadores e escolas municipais mantidas pelos prefeitos.
Notícias: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NKZZJXpErDNTzCyJYfQYZUe7fFws2CBZpCvw7ujefVHUAdAtBMaACtyxeGDm/ge04-05und07-noticias-contextualizacao.pdf
Para saber mais:
Na cartilha elaborada pela CGU, você poderá encontrar outros exemplos de serviços prestados pelo presidente, governadores e prefeitos:
BRASIL, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Guia Prático da Cidadania: falando com a Administração Pública. Brasília-DF, CGU, p. 17-19. Disponível em: <http://www.ouvidorias.gov.br/central-de-conteudos/biblioteca/arquivos/cartilha-cidada-completa.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a identificar quem é o governador da unidade federativa onde vivem, além de identificarem também quem é o prefeito. Lembre-se de destacar com a turma que o governador da unidade federativa e o prefeito do município são eleitos pela população por meio do voto a cada quatro anos. Permita que os alunos tentem identificar qual a função do prefeito e do governador do município e unidade federativa onde ele vive. Chame a atenção da turma para as atividades realizadas pelo prefeito do município, como a reforma de escolas municipais, a pavimentação de ruas do município, do mesmo forma o governador em na esfera da unidade federativa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Distribua a turma em duplas, entregue a cada integrante da dupla uma cópia da atividade. O desafio da dupla e ler as afirmativas e organizá-las como atribuição do governador (a) ou do prefeito (a), lembre as duplas dos aspectos discutidos nas outras etapas da aula e reforce que o governador é responsável por administrar o conjunto de municípios que formam uma unidade federativa, já o prefeito administra um município. Depois de passados alguns minutos inicie a leitura de cada afirmativa com a turma e permita que os alunos apresentem suas conclusões sobre as atribuições do governador e do prefeito, aproveite para chamar a atenção dos alunos para o papel de cada um e como o seu desenvolvimento integrado favorece a vida da população.
Atividade Ação Propositiva: O papel do governador e do prefeito
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PpqCXUczVUK49TtdtZpfm2ufbsfHrDHFUSSCHnDsuwZ954xABdtaXrR4Nk7C/ge04-05und07-o-papel-do-prefeito-e-governador-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após a realização da ação propositiva, onde os alunos puderam perceber o papel do governador da unidade federativa e do prefeito do município (mais próximo da população). Destaque para a turma que o desafio agora é escrever coletivamente uma carta para o prefeito do município onde vivem. Para isso, escolha com a turma um problema enfrentado no município e iniciem a produção da carta, inicie colocando o nome do município e a data que a turma está escrevendo a carta, em seguida o nome do prefeito e a saudação, para então escrever a reivindicação. Incentive a turma a pensar como apresentar ao prefeito o problema identificado e como solicitar a solução. Caso seja possível e de interesse, tente remeter, de fato a carta para a prefeitura local.