Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta os alunos serão capazes de identificar as capitais das unidades federativas do Brasil no mapa político.
Materiais necessários: Projetor, mapa político do Brasil, Atlas, cópias do jogo de tabuleiro “Pelas trilhas do Brasil”, dados e peões ou objetos que sirvam como peões e cópias do mapa mudo do Brasil - Divisão Política.
Material complementar:
Contextualização - Trecho da Música: Pelas Capitais (Moraes Moreira): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83ZJWsxgSk68XTEcgqtCeJ9kUkxah5uAfZW5juUfpNerq7bEmTKeYqnP3Gxb/geo4-05und06-pelas-capitais-moraes-moreira.pdf
Sistematização - Modelo Jogo de Tabuleiro:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GcBmWrXzyMy2WVzexzKQkjQWhGBkwy3A3uWRKaVhUn4JeSwvGUgAjxtC5DAv/ge04-05und06-jogo-pelas-trilhas-do-brasil.jpg
Link para os mapas:
Mapa Brasil Divisão Política:
https://drive.google.com/file/d/1Zr5JGp9LDKTbHhBL6oXR_qH--Y4njfnR/view?usp=sharing
Mapa mudo (sem cores) Brasil Divisão Política:
https://drive.google.com/file/d/1VAuDVgwBCMfNgxhgsjzj_nr-0Ro-Qcbx/view?usp=sharing
Para você saber mais:
Segundo a Fundação IBGE, as localidades, quanto ao aspecto administrativo, são classificadas em: (1) Capital Federal – localidade onde está a sede do Governo Federal com os seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; (2) Capital - localidade onde está a sede do Governo de Unidade Político– Administrativa da Federação, excluído o Distrito Federal;
Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano de aula é recomendado que os alunos já tenham conhecimento das unidades federativas do Brasil, para isso é importante trabalhar primeiramente o plano de aula GE04_05UND04 - Unidades Federativas do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará das capitais, ou seja, das unidades administrativas onde encontram-se a sede do governo das unidades federativas. Chame atenção da turma que no caso de Brasília, a capital do Brasil, trata-se da capital federal.
Para saber mais: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define capital de cada estado brasileiro a localidade que abriga a sede do governo estadual. Já Brasília configura a capital federal do Brasil, pois abriga a sede o Governo Federal com seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Contextualização
Orientações: Projete, apresente no atlas, no livro didático, ou ainda, entregue cópias para a turma do mapa do Brasil - Divisão Política. Identifique com eles no mapa os lugares tratados na música. Incentive-os a observar na legenda que aqueles lugares representam capitais brasileiras.
Mapa: Brasil Divisão Política: https://drive.google.com/file/d/1Zr5JGp9LDKTbHhBL6oXR_qH--Y4njfnR/view?usp=sharing
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente o questionamento aos alunos, projete, escreva no quadro ou fale para a turma. Incentive-os a explicarem o que são as capitais para as unidades federativas, permita que eles levantem hipóteses. Elas são municípios, algumas são cidades, pois possuem apenas espaço urbano onde encontra-se localizada a sede do Governo da Unidade Político Administrativa. Chame a atenção da turma para o Distrito Federal/Brasília - pois trata-se da Capital Federal – localidade onde está a sede do Governo Federal com os seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de quatro integrantes, entregue para cada aluno uma cópia do mapa mudo da Divisão Política do Brasil, peça que elas localizem as capitais brasileiras já destacadas no mapa, para isso permita que os grupos consultem o mapa já apresentado na ação propositiva, ou no mapa presente no livro didático ou no próprio atlas. Após a realização da atividade confira com a turma as produções e aproveite para retomar o conceito de capital e capital federal.
Mapa mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H9XvhfH4CrSsYwpQfgBCfaPKc6N4WMDCbbGD54Fz2QGmNsvRcg4b4aNyautF/ge04-05und06-mapa-mudo-acao-propositiva.pdf
Para saber mais: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define capital de cada estado brasileiro a localidade que abriga a sede do governo estadual. Já Brasília configura a capital federal do Brasil, pois abriga a sede o Governo Federal com seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de quatro integrantes, entregue a cada grupo: uma cópia do tabuleiro, um dado e quatro peões, ou outros objetos que sirvam como peões. Cada membro do grupo deverá escolher um peão. Para saber quem iniciará o jogo, cada integrante do grupo lançará o dado uma vez, o jogador que tirar o maior número iniciará a partida. O vencedor será aquele jogador que acertar todas as pistas descritas no tabuleiro e chegar primeiro ao final do jogo. Os alunos poderão consultar o mapa da Divisão Política do Brasil já construído na ação propositiva para dar as respostas exigidas no jogo.
Link para o Jogo “Pelas Trilhas do Brasil”:
https://drive.google.com/file/d/1MZZ1v2ywZIRiBiOfh-WkUkTkrlLyWplV/view?usp=sharing