17784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A influência da cultura portuguesa na arquitetura brasileira

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar a influência da cultura portuguesa na arquitetura colonial brasileira.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Para você saber mais:

Arquitetura colonial (1530-1820). Arquitetura no Brasil. Disponível em: <https://arqbrasil10.wordpress.com/arquitetura-colonial/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão como os portugueses influenciaram a arquitetura colonial brasileira.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide. Explique que a arquitetura no Brasil na época colonial teve forte influência da cultura portuguesa e que, em algumas cidades, ainda podemos observar construções da época colonial.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Peça que as crianças exponham suas ideias sobre o que imaginam que a arquitetura colonial tenha de diferente da arquitetura de hoje. Deixe que as crianças exponham suas opiniões e levantem hipóteses sobre o assunto. Fortaleça a ideia de que a arquitetura faz parte da cultura de um povo e que alguns aspectos culturais podem ser diferentes em épocas diferentes.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique que a arquitetura utilizada no Brasil no período colonial tem forte influência portuguesa, embora, com o passar do tempo tenha assumido características próprias.

Ajude os alunos a observarem os detalhes e características dessa arquitetura utilizando as fotos analisadas para mostrar que:

  • A arquitetura do período colonial Brasileiro é rebuscada, detalhista e expressa as emoções da vida e do ser humano, com muitas cores e detalhes.
  • As cidades deste período possuíam aspecto uniforme, com ruas delimitadas pelas edificações e sem passeio público. A ausência de vegetação também é uma característica marcante destas cidades.
  • As casas eram construídas em todo o limite do terreno e tinham características próprias. Geralmente eram casas de um pavimento. Os sobrados eram reservados às famílias mais ricas ou donas de estabelecimentos comerciais pois o comércio ficava na parte de baixo e a casa da família na parte de cima da construção.
  • As telhas de barro eram utilizadas para cobertura das residências, sendo que os cobertos eram feitos com apenas duas águas, uma para trás e uma para frente do terreno.
  • Os materiais utilizados para construção eram primitivos, as paredes eram mais simples construídas de pau-a-pique, taipa de pilão ou adobe. Já os casarões das pessoas mais importantes e ricas da época eram construídos com pedra e barro ou tijolos.

Diga ainda que, além de Ouro Preto, existem no Brasil outras muitas cidades que preservam prédios do período colonial. Exemplos delas são: Salvador na Bahia, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Cristóvão em Sergipe, Natal no Rio Grande do Norte, São Luís no Maranhão, Belém no Pará e Recife em Pernambuco, dentre muitas outras.

Se julgar apropriado, converse com o professor da disciplina de Arte da escola para que ele aborde com a turma a arquitetura do período colonial brasileiro, falando sobre suas características, sobre as influências que recebeu, etc.

Entregue para as crianças uma folha em branco e peça que elas pensem nas imagens que observaram e desenhem uma construção da época colonial com seus detalhes, características e cores. Se for necessário, deixe as imagens projetadas para que as crianças as consultem.

Monte com a turma um painel sobre a influência portuguesa na arquitetura colonial Brasileira. Escreva com os alunos um texto coletivo, para servir de legenda para o painel, explicando que Ouro Preto é uma das cidades brasileiras que preserva a arquitetura colonial e, com ela, parte da cultura trazida ao Brasil pelo povo português.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Para você saber mais:

Arquitetura colonial (1530-1820). Arquitetura no Brasil. Disponível em: <https://arqbrasil10.wordpress.com/arquitetura-colonial/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão como os portugueses influenciaram a arquitetura colonial brasileira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide. Explique que a arquitetura no Brasil na época colonial teve forte influência da cultura portuguesa e que, em algumas cidades, ainda podemos observar construções da época colonial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Peça que as crianças exponham suas ideias sobre o que imaginam que a arquitetura colonial tenha de diferente da arquitetura de hoje. Deixe que as crianças exponham suas opiniões e levantem hipóteses sobre o assunto. Fortaleça a ideia de que a arquitetura faz parte da cultura de um povo e que alguns aspectos culturais podem ser diferentes em épocas diferentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que as crianças observem as fotos da arquitetura colonial de Ouro Preto nos próximos slides.

Promova uma discussão entre as crianças sobre as características dessas construções. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e percepções sobre as imagens que observam. Para estimular que as crianças pensem no que estão observando faça perguntas como:

  • Quais os detalhes dessa construção?
  • O que essa construção tem de diferente das construções que vemos habitualmente?
  • O que há de parecido entre essas construções?

Se julgar apropriado mostre mais fotografias da cidade de Ouro Preto. Elas são de fácil acesso na internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique que a arquitetura utilizada no Brasil no período colonial tem forte influência portuguesa, embora, com o passar do tempo tenha assumido características próprias.

Ajude os alunos a observarem os detalhes e características dessa arquitetura utilizando as fotos analisadas para mostrar que:

  • A arquitetura do período colonial Brasileiro é rebuscada, detalhista e expressa as emoções da vida e do ser humano, com muitas cores e detalhes.
  • As cidades deste período possuíam aspecto uniforme, com ruas delimitadas pelas edificações e sem passeio público. A ausência de vegetação também é uma característica marcante destas cidades.
  • As casas eram construídas em todo o limite do terreno e tinham características próprias. Geralmente eram casas de um pavimento. Os sobrados eram reservados às famílias mais ricas ou donas de estabelecimentos comerciais pois o comércio ficava na parte de baixo e a casa da família na parte de cima da construção.
  • As telhas de barro eram utilizadas para cobertura das residências, sendo que os cobertos eram feitos com apenas duas águas, uma para trás e uma para frente do terreno.
  • Os materiais utilizados para construção eram primitivos, as paredes eram mais simples construídas de pau-a-pique, taipa de pilão ou adobe. Já os casarões das pessoas mais importantes e ricas da época eram construídos com pedra e barro ou tijolos.

Diga ainda que, além de Ouro Preto, existem no Brasil outras muitas cidades que preservam prédios do período colonial. Exemplos delas são: Salvador na Bahia, São Sebastião do Rio de Janeiro, São Cristóvão em Sergipe, Natal no Rio Grande do Norte, São Luís no Maranhão, Belém no Pará e Recife em Pernambuco, dentre muitas outras.

Se julgar apropriado, converse com o professor da disciplina de Arte da escola para que ele aborde com a turma a arquitetura do período colonial brasileiro, falando sobre suas características, sobre as influências que recebeu, etc.

Entregue para as crianças uma folha em branco e peça que elas pensem nas imagens que observaram e desenhem uma construção da época colonial com seus detalhes, características e cores. Se for necessário, deixe as imagens projetadas para que as crianças as consultem.

Monte com a turma um painel sobre a influência portuguesa na arquitetura colonial Brasileira. Escreva com os alunos um texto coletivo, para servir de legenda para o painel, explicando que Ouro Preto é uma das cidades brasileiras que preserva a arquitetura colonial e, com ela, parte da cultura trazida ao Brasil pelo povo português.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano